sexta-feira, 8 de março de 2013

5 dicas para encarar concursos em 2013


Para aqueles que têm dificuldades em manter uma rotina de estudos, escolher pelos cursinhos preparatórios pode ser uma opção interessante



Petrobras, Correios e BNDES são os concursos públicos brasileiros mais concorridos para quem sonha com um cargo público. Conquistar um bom resultado nessas provas, obviamente, não é fácil. Por isso, a dica para quem vai encarar esses ou outros, é investir nos estudos e também no preparo psicológico.

"É importante ter em mente que a prova é dividida em três partes: conhecimento técnico, conhecimento emocional e um pouco de sorte, que sempre cai bem", afirma o psicólogo Fernando Elias José, especialista em preparo psicológico de estudantes e concurseiros.
Para aqueles que têm dificuldades em manter uma rotina de estudos, escolher pelos cursinhos preparatórios pode ser uma opção interessante. Nesse caso, as instituições costumam realizar atualizações constantes dos conteúdos e oferecem informações úteis aos concurseiros.
Imagem: Thinkstock

A prova para os Correios, por exemplo, já deve acontecer nos primeiros meses do ano, com a expectativa de disponibilizar mais de 6 mil vagas. "É importante que o concurseiro não espere a publicação do edital para começar a estudar porque em muitos concursos, o edital poderá sair até um mês antes das provas. Uma boa saída é incluir nos estudos a resolução de provas anteriores", aconselha o psicólogo.

Fernando Elias destaca algumas dicas importantes para quem já está estudando:

- Mantenha um roteiro de estudo diário;
- Organize-se com duas matérias por dia;
- Resolva questões após a leitura da matéria para fixar o conteúdo;
- Não ultrapasse 8 horas de estudo por dia;
- Durma em média 8 horas por noite e tenha uma alimentação balanceada com uma rotina de exercícios físicos;
- Não caia no estresse. Reserve um tempo para o contato com amigos e familiares. 
Fonte: Administradores.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário