quarta-feira, 6 de março de 2013

Alta no preço do diesel terá impacto de 1,25% no preço do frete, diz CNT


DE BRASÍLIA

O presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade, avalia que o reajuste de 5% no preço do óleo diesel nas refinarias vai aumentar em 1,25% o preço do frete e terá impacto na inflação.
Segundo ele, o país possui cerca de 60% de suas cargas transportadas por caminhões, que consomem óleo diesel.
O presidente da CNT se reúne nesta quarta-feira (6) com o ministro da Fazenda. Também participam da reunião representantes da indústria, agropecuária, serviços, comércio e bancos.
Ao chegar para a reunião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi questionado se o governo compensaria o aumento do diesel com redução de tributos. "Não vai haver compensação", respondeu o ministro.
Quando houve alta nos preços da gasolina e do diesel em 2012, o Ministério da Fazenda isentou a comercialização destes combustíveis da cobrança da Cide, imposto federal sobre combustíveis.
PETROBRAS
Como forma de aliviar as perdas com importação de combustíveis, a Petrobras anunciou nesta terça-feira (5) um novo aumento no preço do diesel nas refinarias, de 5%.
Há pouco mais de um mês o valor do combustível foi reajustado em 5,4% -a gasolina na ocasião ficou 6,6% mais cara para as refinarias.
O lucro da Petrobras caiu 36% em 2012, o pior resultado desde 2004 e que teve como reflexo a defasagem de preços dos combustíveis no mercado interno em relação ao internacional.
A estimativa é que o diesel suba 3% nas bombas, diz o CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura). O novo preço vigora desde a 0h de hoje e já deve começar a ser repassado.
O aumento tem efeito nos custos do transporte de cargas, de passageiros e na agricultura -o diesel é um dos principais insumos do setor. Além disso, há termelétricas que utilizam o combustível.

Fonte: Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário