quinta-feira, 7 de março de 2013

Contaminados de Paulínia (SP) ainda aguardam indenização da Shell


MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

Ex-moradores do bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia (a 126 km de São Paulo), esperam receber indenizações da Shell, após a empresa fechar anteontem acordo trabalhista com ex-funcionários da fábrica de inseticidas e agrotóxicos da cidade.
A maioria das pessoas já recebeu dinheiro para comprar outra casa, mas, segundo advogados, ninguém conseguiu obter as indenizações que exigem na Justiça civil.
Duas famílias não aceitaram o valor oferecido pelas chácaras e vivem até hoje em hotéis, longe da produção rural e dos animais que tinham -dois deles, encaminhados para pet shops, morreram.
Cerca de 290 pessoas moraram em alguma das 66 propriedades ao redor da unidade Paulínia no período em que ela produzia, de 1977 a 2002. Hoje, a área está cercada, com circulação restrita e ninguém mais mora lá.
Exames indicam que esses moradores foram contaminados por elementos organoclorados e metais pesados. A Shell defende que não há evidências de que danos à saúde tenham sido resultado da exposição às substâncias.
"No início, a prefeitura ajudou com exames. Hoje, estamos por conta própria", disse Antônia Pelegrini, 52.
Ela não atribui a morte do marido, que teve câncer e morreu em 2005, à contaminação, mas teme pelas filhas. "Já não pude criar minhas filhas como gostaria, pois estamos há dez anos morando em um hotel".
Para a também ex-moradora Lúcia do Nascimento, 51, que hoje tem nova casa, a ajuda para atendimento médico seria um alívio. "Ainda morávamos lá quando meus filhos começaram a ter sangramento no nariz e alergia; eu achava que era sarna."
Segundo ela, até hoje há muito incômodo, como dores de cabeça. "Com o caso dos trabalhadores, ficamos com esperança. Não é possível a Shell deixar ex-moradores na mão. A Shell disse que "buscou todas as formas de entendimento" com as famílias que estão em hotel.

As informações são da Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário