quarta-feira, 20 de março de 2013

Estudante que colocou receita de Miojo em redação do Enem obtém 560 pontos


De acordo com a redação do candidato, a receita foi para o texto “não ficar cansativo”


O tema era imigração no Brasil no século XXI, mas um candidato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 resolveu trazer um “adicional” para sua redação na prova.
Em meio ao texto que aborda a temática, o aluno redigiu uma "receita" de preparação do macarrão instantâneo conhecido popularmente como Miojo. O mais impressionante, no entanto, foi a nota obtida pelo aluno: 560 pontos, considerada extremamente alta em relação a média. No quesito que se refere à coerência dos argumentos, o candidato teve nota 100 (50% do valor).
Na redação, o concorrente discorre normalmente sobre o tema em questão nos dois primeiros parágrafos, no entanto, começa a descrever o "passo a passo" para cozinhar o alimento:
"Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml’s de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva". Veja o texto:

enem
Fonte: reprodução
Após o trecho, ele retoma os movimentos imigratórios e encerra o texto de forma adequada. Por entender que o aluno não feriu os direitos humanos e não usou palavras ofensivas, o Ministério da Educação (MEC) explicou que ele não fugiu ao tema nem teve a intenção de anular a redação.

As informações são do administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário