segunda-feira, 18 de março de 2013

Governador inaugura amanhã a nova penitenciária da região

Complexo dividido em dois terá capacidade para abrigar 1.536 presos
 

 
 

A penitenciária fica aproximadamente a 8,5 km do Centro de Capela do Alto (Foto: Guilherme Lara Campos/SP)
 
Veja mais Fotos
 
Uma nova penitenciária masculina e um Centro de Detenção Provisória (CDP) serão inaugurados amanhã à tarde em Pilar do Sul pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na última quinta-feira, ele visitou o complexo penitenciário para avaliar a estrutura da construção orçada em mais de R$ 57 milhões. A penitenciária localiza-se a 8,5 km do centro da cidade e vai abrigar tanto presos já condenados quanto os que aguardam julgamento.

Detentos de todo o sistema penitenciário do Estado poderão ser transferidos para a nova unidade. Cada área tem capacidade para abrigar 768 presos; juntas, elas comportam 1.536 presos. O CDP e a penitenciária de Capela do Alto fazem parte do plano de expansão de unidades prisionais. “São Paulo não vai mais ter preso em cadeia, todos que aguardam julgamento vão para CDP”, afirmou Alckmin durante a visita.

As duas unidades possuem sala de aula e biblioteca para o preso poder estudar; e também cozinha, padaria e parte de confeitaria. “Com isso, evitamos comprar quentinha (marmitex), só compramos o alimento diretamente da agricultura familiar e dos assentamentos por um programa chamado Pais [Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social], que é do governo do Estado”, explicou.

As duas unidades custaram ao governo R$ 57.635.424,82 e o terreno onde foi construída a penitenciária situa-se na zona rural da cidade, distante aproximadamente 8,5 km do Centro. O acesso à área será feito a partir do quilômetro 134 da rodovia Raposo Tavares, a SP 270. 

Para a operação de cada uma das unidades o projeto prevê a contratação por meio de concursos públicos ou solicitação de transferências dos 266 funcionários para atuarem no CDP e outros 271 para a penitenciária. Já foram requisitados agentes de segurança, médicos, assistentes sociais, psicólogos, oficiais administrativos e operacionais, entre outros. Eles atuarão em áreas setorizadas, todas voltadas para o atendimento ao reeducando de acordo com a atividade. 

Os agentes atuarão nos setores externo e interno, separados pela muralha, no controle da segurança, visando ao acesso, a afluxo e circulação de pessoas. Para coibir a entrada de objetos não permitidos, as unidades estão equipadas com os seguintes equipamentos de segurança: portais detectores de metais de alta intensidade e sensibilidade, aparelhos de raio X de maior e menor porte e banquinhos detectores de metais.

TRABALHO E REDUÇÃO – Trinta detentos vão trabalhar na parte de cozinha e confeitaria; outros participarão de oficinas na área industrial. Hoje, o sistema prisional paulista tem 50 mil presos trabalhando. Na execução das obras do Rodoanel Norte haverá 800 egressos. “É uma forma de dar oportunidade e qualificação profissional”, destacou o governador.

O plano de expansão de unidades prisionais visa zerar presos em cadeias. Alckmin citou o exemplo da cadeia de São Roque, onde 150 presos estão alojados. Com o CDP de Capela do Alto, esse número será zerado. “São Paulo será o único Estado a não ter preso em Distrito Policial, só nos modernos CDPs.”


As informações são do Jornal Diário de Sorocaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário