sexta-feira, 15 de março de 2013

Governo anuncia programa de R$ 32,9 bi para inovação


Chamado de Plano Inova Empresa, o programa objetiva incentivar a inovação tecnológica, a produtividade e a competitividade de empresas brasileiras

Marcela Mattos, de Brasília
Presidente Dilma Rousseff durante lançamento do Programa Inova Empresa por ocasião da reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)
Presidente Dilma Rousseff durante lançamento do Programa Inova Empresa nesta quinta-feira em Brasília (Roberto Stuckert Filho/PR)
O novo plano terá coordenação da Casa Civil, dos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fazenda, da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior e da Secretaria de Micro e Pequena Empresa
O governo federal anunciou, na manhã desta quinta-feira, um pacote de 32,9 bilhões de reais em investimentos para inovação na indústria brasileira. Parte do programa Plano Inova Empresa, a destinação de recursos tem como objetivo estimular instituições de pesquisa e desenvolvimento (P&D) a realizar prospecção de projetos empresariais e arranjos cooperativos para inovação e criar um ambiente favorável à formação de recursos humanos. Os recursos serão aplicados ainda neste ano e no próximo.
O novo plano terá coordenação da Casa Civil, dos ministérios de Ciência, Tecnologia, da Fazenda, da Indústria e da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, que está sendo criada. Além do aporte de 32,9 bilhões de reais já programados, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANT) deve aplicar mais 3,5 bilhões para atividades no setor de telecomunicações.
O Inova Empresa prevê quatro linhas de financiamento para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A maior parte dos recursos será destinada ao crédito para empresas, com disponibilidade de 20,9 bilhões de reais revertidos em empréstimos com taxas de juros de 2,5% a 5% ao ano. Os empresários terão quatro anos de carência e 12 para o pagamento. Além disso, serão investidos 1,2 bilhão de reais para subvenção econômica; 4,2 bilhões de reais para fomento para projetos e 2,2 bilhões de reais para participação acionária em empresas de base tecnológica.
Para a presidente Dilma Rousseff, o diferencial do Inova Empresa não é apenas o aporte concedido pela União. Ela ressaltou que a integração entre a União e os ministérios assegurará que os recursos cheguem diretamente no setor de inovação. “Nenhuma agência tem autorização para tratar do assunto. É algo a ser decidido de forma compartilhada”, disse Dilma. “Isso significa que nós vamos ter uma porta única para que esses recursos trilhem um único caminho.”
Os incentivos destinam-se a sete eixos estratégicos: saúde, energia, petróleo e gás, sustentabilidade socioambiental, tecnologia da informação e comunicação, defesa e agropecuária e agroindústria. A presidente Dilma Rousseff anunciou que, em breve, o governo intensificará os investimentos na área de inovação na agricultura, pecuária e agroindústria. “Esse é um setor que temos um diferencial. Vamos lançar um plano direcionado junto com o Plano Safra”, antecipou a presidente.
Antes do anúncio, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, afirmou que o governo manterá seu foco na indústria manufatureira. Ao ressaltar a importância da redução dos custos de trabalho e do capital do país, Pimentel disse que haverá a desoneração de todo o setor. Será prioridade ainda a inovação tecnológica e a qualificação profissional. Na semana passada,o governo anunciou a desoneração da cesta básica.
Modelo – Também nesta manhã, a presidente Dilma Rousseff anunciou o lançamento da Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), uma organização social que tem a Embrapa como espelho. Com a previsão de receber 1 bilhão de reais em investimento, a estatal visa fomentar o processo de cooperação entre empresas nacionais, com destaque para as de pequeno e médio porte, e instituições tecnológicas ou de direito privado sem fins lucrativos. “Esse será um dos locais de casamento entre o setor público e o privado”, disse Dilma. 
As informações são da Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário