segunda-feira, 18 de março de 2013

Índia: seis detidos por estupro de turista suíça vão à justiça


Vítima informou ter sido estuprada por quatro homens. Outros dois teriam participado do crime, na sexta-feira, em Madhya Pradesh, informou a polícia

Suspeitos são escoltados por policiais para delegacia na Índia. Eles teriam participado do estupro coletivo de uma turista suíça
Suspeitos são escoltados por policiais para delegacia na Índia. Eles teriam participado do estupro coletivo de uma turista suíça (Sanjeev Gupta/EFE)
Seis indianos compareceram nesta segunda-feira a uma corte no estado de Madhya Pradesh, na Índia, acusados pelo estupro coletivo de uma turista suíça no centro do país. O ataque ocorreu na sexta-feira, quando a mulher de 39 anos estava com o marido. Os dois viajavam de bicicleta de Orchha a Agra, para visitar o Taj Mahal, um dos principais pontos turísticos do país. No meio do trajeto, de aproximadamente 250 km, decidiram acampar em uma área de floresta em Madhya Pradesh.

Inicialmente, cinco homens com idades entre 20 e 25 anos foram detidos. Na delegacia do distrito de Datia, onde o crime ocorreu, foram filmados e fotografados com os rostos cobertos. Um jovem de 19 anos, que também estaria envolvido no ataque, foi detido no estado vizinho de Uttar Pradesh.

A vítima declarou à polícia ter sido estuprada por quatro homens, que serão acusados de estupro coletivo. Os seis responderão por roubo, pois confessaram participação no crime, informou a polícia. No entanto, confissões conseguidas quando os suspeitos estão detidos não são aceitas como provas pelas cortes indianas. Segundo a agência Press Trust of India, pelo menos um dos detidos estava armado com um fuzil de caça.

Agressão - A polícia informou que o homem foi espancado e amarrado a uma árvore, antes que a mulher fosse atacada. O grupo também roubou um celular, um laptop e 10.000 rúpias (cerca de 185 dólares) do casal.
Saiba mais: Estupro coletivo de jovem incentiva transformação na Índia

Os detidos fazem parte de uma tribo que vive perto do local onde o casal estava acampado, segundo o vice-inspetor-geral da polícia local, D.K. Arya. A polícia enviou amostras de sangue dos suspeitos para que seja realizado um teste de DNA.

A mulher foi examinada em um hospital local e depois deixou a região com o marido, um mecânico de 30 anos. O casal está em Nova Délhi, segundo um comunicado da embaixada suíça, e se dispõe a “colaborar plenamente com a investigação em curso e no processo de identificação”. Desta forma, os dois permanecerão na Índia.

O caso aconteceu três meses depois do estupro coletivo de uma jovem estudante indiana em Nova Délhi, que resultou em protestos no país. Muitas pessoas acusam as autoridades de negligência ante a violência contra as mulheres.

(Com agência France Presse)
As informações são da Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário