sexta-feira, 8 de março de 2013

Polícia identifica suspeito de matar dono de imobiliária nos Jardins


GIOVANNA BALOGH
DE SÃO PAULO

A Polícia Civil identificou o homem que atirou e matou o empresário João Alberto de Camargo Cardoso, 70, morto após reagir a um assalto no Jardim Europa, bairro nobre da zona oeste de São Paulo. O suspeito é um ladrão de relógios que age na região. Ele permanece foragido.
De acordo com o delegado Valter Sérgio de Abreu, titular do 15º DP (Itaim Bibi), o suspeito foi identificado por uma testemunha logo após o crime, mas a polícia ainda não havia divulgado a identidade do suspeito para não atrapalhar a investigação. Segundo o delegado, Janilson Machado dos Santos, 30, é o autor dos disparos. Ele tem passagens por roubo e homicídio.
O crime contra o empresário ocorreu na manhã do último dia 27. Segundo a polícia, a vítima reagiu e foi baleada três vezes.
Informações apontam que o empresário notou que era seguido quando dirigia seu Mercedes Benz CLS 350 blindado. O veículo é avaliado em R$ 600 mil. Cardoso, segundo a polícia, decidiu estacionar na imobiliária Esquema, de sua propriedade, e procurar refúgio no local. A imobiliária fica na avenida Europa.
Segundo o depoimento de uma testemunha à polícia, Santos parou uma moto preta na porta do local e entrou em seguida. Ele pediu o relógio Patek Philippe, avaliado em cerca de R$ 177 mil, que a vítima usava. O empresário se negou a entregar o relógio. O assaltante fez três disparos contra a vítima e fugiu do local com o objeto.
BUSCAS
Nesta sexta-feira, os policiais do 15º DP e do GOE (Grupo de Operações Especiais) foram até a casa da namorada do assaltante, em Embu (Grande SP) para cumprir três mandados de buscas e apreensão.
Segundo a polícia, dois relógios foram encontrados no local. A namorada dele, Jessica dos Santos Silva, 20, negou envolvimento no crime. Ela foi detida e vai responder por receptação. Jessica disse à polícia que Santos apenas deixou os objetos com ela e que não sabia que eles eram roubados.
Abreu diz que nenhum dos relógios é de Cardoso, mas um casal assaltado poucos dias antes na região reconheceu o criminoso e recuperou o relógio com a polícia.
OUTROS CASOS
O delegado Abreu diz que o roubo de relógios tem sido frequente na região dos Jardins e Itaim Bibi, bairros nobres de São Paulo. Além de identificar o suspeito de matar o empresário, a polícia prendeu, somente na última semana, outros três assaltantes de relógio. Um quarto criminoso acabou sendo morto pela polícia.
Na última terça-feira (5), Cristiano José de Assis Pereira, 28, foi preso na avenida São Gabriel com uma arma de brinquedo na posse de um relógio e um Iphone. Além dele, a polícia deteve um adolescente de 15 anos que também teria participação em um assalto.
No mesmo dia, no cruzamento da Renato Paes de Barros com a Joaquim Floriano, um policial civil presenciou um assalto e acabou baleando um suspeito. Esse criminoso estava com um relógio Raymond Weil, avaliado em 2 mil euros, celulares e também portava uma arma de brinquedo. O criminoso tentou fugir, mas acabou sendo preso.
Já na última quarta-feira (6), um PM também presenciou um assalto na avenida Juscelino Kubitschek e trocou tiros com o motoboy Humberto de Jesus Pereira, 34. O criminoso, que estava na posse de um relógio e cheques, foi baleado e morreu.
Para o delegado, ainda não existe nenhuma relação entre os criminosos. "Estamos em busca dos receptadores desses relógios para acabar com esse tipo de crime", diz o delegado. Segundo ele, os criminosos agem sempre de moto para facilitar a fuga.
J. Duran Machfee/Futura Press
Fachada da imobiliária onde o empresário João Alberto Cardoso Camargo foi morto ao reagir a um assalto; vítima estava em carro blindado
Fachada da imobiliária onde João Alberto Cardoso Camargo foi baleado ao reagir a assalto; vítima estava em carro blindado
As informações são da Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário