sexta-feira, 8 de março de 2013

Prefeitura de Sorocaba negocia novo empréstimo internacional



Pannunzio dá detalhes sobre a verba de R$ 228,1 mi que a cidade receberá
 
 
 

O prefeito Antônio Carlos Pannunzio fez o anúncio cercado de seus secretários (Foto: Fernando Rezende)
 
 
Após anunciar o repasse de R$ 228,1 milhões do governo federal para o município, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) anunciou que está negociando um novo empréstimo internacional. O montante de US$ 70 milhões deve ser destinado para financiar o programa Sorocaba Total 2, e hoje o parlamentar deve receber os responsáveis para definir a liberação. “Lógico que a Prefeitura terá de dar uma contrapartida idêntica, mas o nível de endividamento da cidade é um dos menores do Brasil. Os juros são baixos e de longo prazo para pagamento.”

Quanto ao repasse federal, o prefeito detalhou que o valor será aplicado nos setores de mobilidade urbana, saneamento e pavimentação. Mesmo com a verba, a Prefeitura terá de complementar os valores. 

TRANSPORTE – O projeto de implantação do BRT (Bus Rapid Transit), conhecido como ônibus rápido, foi iniciado ainda no governo de Vitor Lippi e promessa de campanha de Pannunzio. Somente as obras para implantar o projeto irão consumir R$ 127,2 milhões e ainda não tem prazo de conclusão, mas, após iniciadas, devem ser feitas em um ano e meio. “A presidente Dilma fez uma recomendação expressa para uso do regime diferenciado de contas para ganharmos tempo nos processos licitatórios. Agora, vamos analisar juridicamente a viabilidade”, explica Pannunzio. Ele afirmou ainda que o projeto do BRT de Sorocaba foi considerado um dos dois melhores apresentados e salientou a complexidade desse projeto.  

Será necessário abrir licitação para as concessionárias interessadas em operar nas linhas do BRT e, segundo Gianolla, o contrato vigente permite o repasse automático às empresas que operam atualmente. “É possível, caso as empresas queiram e está previsto nos contratos a modernização.” As linhas devem ligar as regiões norte/sul e leste/oeste, por isso, o presidente da Urbes informa que provavelmente as obras não serão iniciadas simultaneamente para que não interfiram no trânsito como um tudo. “Se houver de optar, vamos priorizar as avenidas Ipanema e Itavuvu, que hoje concentram cerca de 65% da demanda de usuários.” 

Gianolla ainda destacou que o projeto BRT considera inúmeros itens, como faixas exclusivas e informação disponível aos usuários via internet. Por conta disso, o trecho de dois quilômetros de faixas exclusivas na cidade é considerado parte do projeto. A expectativa é de colocar em circulação aproximadamente 60 veículos articulados e ainda não há previsão de adaptação dos terminais e redução de tarifa aos usuários.

SANEAMENTO – Também foi anunciada a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), no Parque Vitória Régia, e ampliação da principal Estação de Tratamento de Esgoto S-1 (ETE S-1), no Jardim Brasilândia. O total de R$ 92,3 milhões destinados às obras terá R$ 38,5 milhões a fundo perdido utilizado na ETE e R$ 53,4 milhões, com contrapartida de 10% do Saae, na viabilização da ETA. A necessidade de ampliação da ETE em 30% deve-se ao fato do crescimento da cidade, afirma o diretor da autarquia, Wilson Unterkircher Filho. “Em função do crescimento e o encaminhamento de resíduos de indústrias, assim ganhamos capacidade de tratamento e diminuímos as demandas biológicas, para não operar próximo ao limite.”

Já a nova estação terá algumas características peculiares, tais como a captação diretamente no rio Sorocaba e o processamento da água à base de ozônio. A captação no rio será possível graças à recuperação da qualidade de suas águas nos últimos anos, em decorrência das obras do Programa de Despoluição do Rio Sorocaba. Segundo Unterkircher Filho, a nova estação será construída numa área de 166.000 metros quadrados, já adquirida pelo Saae/Sorocaba e localizada nas proximidades do Conjunto Habitacional “Herbert de Souza”.

Essa obra contará com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, será totalmente automatizada e terá capacidade para tratar, inicialmente, 750 litros de água por segundo, com ampliação prevista para 1.500 litros por segundo, numa segunda etapa. De acordo com os projetos definidos, será instalada mais uma unidade de tratamento preliminar; três novos decantadores primários; três novos decantadores secundários; três tanques de aeração; uma nova casa de sopradores e mais uma unidade de secagem de lodo. A previsão da autarquia é de que, depois de vencidas as etapas de elaboração de projetos executivos e de licitações, as obras tenham início daqui a um ano.

PAVIMENTAÇÃO – O recurso para obras de pavimentação foi o menor com R$ 8,6 milhões e beneficiará principalmente a zona oeste, que, segundo o secretário José Carlos Comitre, é a região que mais necessita do serviço. Entre as vias está a rua Protássio de Camargo Sampaio, no Jardim Francine; Euclides C. Araújo, no Jardim Iporanga 1; além de recapeamentos. Ainda não será dessa vez que todas as vias de terra serão beneficiadas.

As informações são do Jornal Diário de Sorocaba.

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