terça-feira, 5 de março de 2013

Samu de Votorantim completa um ano com 1.724 atendimentos


Samu-192 completou um ano de bons serviços de emergência prestados também à populaçäo votorantinense (Foto: AI/PMV)
 
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A Base Descentralizada de Votorantim do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) completou um ano de funcionamento na sexta-feira, 1º de março, contabilizando 1.724 atendimentos no período. A unidade está em funcionamento desde a implantação do Samu-192 Regional, com sede em Sorocaba, responsável pela centralização dos chamados e otimização dos recursos em onze cidades da região: Votorantim, Sorocaba, Capela do Alto, Ibiúna, Piedade, Iperó, Araçariguama, Mairinque, Alumínio e Pilar do Sul.

A secretária de Saúde da Prefeitura local, Izilda Maris Chiozzoto Moraes, destaca a importância do trabalho que vem sendo realizado pela equipe do Samu-192 em Votorantim, agilizando os atendimentos e garantindo os encaminhamentos para os serviços adequados de acordo com o tipo de ocorrência, observando a classificação feita pela Central de Regulação Regional, localizada em Sorocaba. 

PERFIL DOS ATENDIMENTOS - Os bairros de Votorantim que geraram o maior número de atendimentos neste primeiro ano de funcionamento do Samu-192 no Município foram os jardins Primavera, Novo Mundo, São Lucas e São Mateus, bairro da Vossoroca e Parque Bela Vista. Das 1.724 ocorrências atendidas, 59% foram de homens e 41% de mulheres. As faixas etárias com maior demanda foram de 20 a 29 anos (30%) e 40 a 59 anos (26%). 

Quanto ao tipo de atendimento, 545 foram de casos clínicos e 31% de trauma, além de atendimentos obstétricos, pediátricos e psiquiátricos, entre outros, cada um desses com menos de 10%. As transferências foram de 70% para os Pronto-Atendimentos da cidade, 7% para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e 23% divididos entre outras unidades.  

USO CONSCIENTE E ADEQUADO - O número de ocorrências atendidas durante o primeiro ano confirma, por outro lado, a relevância dos serviços para Votorantim, porém revela dificuldades com trotes e chamados que não são cancelados pelo solicitante que já conseguiu transportar o paciente que precisava de atendimento. "Nessas situações, acabamos deslocando a unidade do Samu sem necessidade, comprometendo esse recurso e podendo prejudicar quem realmente precisa de socorro", salienta a coordenadora da Base Descentralizada de Votorantim, Patrícia Dias Garrido. 

Outra dificuldade, segundo a coordenação, é a falta de entendimento dos solicitantes sobre a diferença dos serviços prestados pelo Samu-192 e pela Central de Ambulâncias - conhecidas como `ambulâncias brancas' e que fazem apenas transporte de pacientes. Esse atendimento de transporte funciona 24 horas por dia e deve ser solicitado pelo telefone 3247-2654. Já para os casos que necessitam de uma assistência de urgência ou emergência, como quedas, quadros de hipoglicemia, desmaios, acidentes e crises convulsivas, para esta sim deve ser chamado o Samu, pelo número 192. A avaliação é feita ainda por telefone por técnicos treinados e capacitados para classificar cada caso, orientar o solicitante e destinar a viatura do Samu equipada com os recursos adequados de acordo com a necessidade. 

Para prestar esclarecimentos e incentivar o uso consciente e adequado do Samu-192 e do serviço de ambulâncias, Patrícia explica que já foram realizadas muitas ações orientativas em eventos em Votorantim. "Observamos que esse tipo de ação tem um bom retorno e, durante um tempo, temos uma redução desses problemas, especialmente os trotes, mas precisamos da atenção permanente da população fazendo uso correto dos serviços", destacou a coordenadora.

As informações são do Jornal Diário de Sorocaba.

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