sexta-feira, 22 de março de 2013

UFC aperta cerco contra drogas que ajudam desempenho


No mesmo dia, dirigente da franquia pediu pena menor para uso de maconha

Nick Diaz, 27 vitórias e 8 derrotas no MMA: mestre em confusões
Com várias polêmicas dentro e fora do octógono, Nick Diaz já testou positivo para maconha em duas ocasiões ( Josh Hedges/Zuffa LLC/Divulgação)
Dana White e sua trupe adoram divulgar que o UFC é um dos torneios esportivos mais rigorosos quando o assunto é controle de doping - é comum os lutadores passarem por exames de surpresa antes e depois de seus combates. Apesar desse rigor, que deveria desencorajar o doping, são relativamente frequentes os casos de atletas flagrados nos testes - o que levou a franquia a apertar o cerco contra os atletas que usam substâncias ilegais para melhorar seu desempenho dentro do octógono. Ao mesmo tempo, o UFC tenta, junto com as comissões atléticas que regulamentam as competições de MMA nos Estados Unidos, suavizar as punições aos atletas flagrados pelo uso de uma droga que não é usada para melhorar o rendimento, a maconha. A sinalização dos dirigentes é clara: a intenção é combater implacavelmente o consumo de substâncias que podem influenciar o resultado de uma luta, mas evitar punições esportivas para casos de consumo de uma droga que não está ligada à performance do atleta.
Na quinta-feira, por exemplo, o americano Lavar Johnson foi demitido do UFC depois de ser flagrado no exame antidoping. Ele está suspenso de todas as lutas de MMA por nove meses. Além disso, Dana White prometeu ficar de olho nos lutadores que fazem uso de reposição hormonal como Chael Sonnen e Vitor Belfort. Muitos desses atletas constantemente apresentam índice de testosterona acima do normal. A prática é legalizada pelas comissões atléticas americanas, mas o chefão do UFC já avisou que pretende barrar a prática nos próximos meses. Na contramão dos esteroides, a maconha pode ter a pena reduzida no torneio. No mesmo dia em que Johnson foi demitido, um dirigente do UFC, Marc Ratner, procurou a Comissão Atlética de Nevada, que regulamenta as lutas em Las Vegas - o principal palco das noitadas de UFC -, e pediu que a maconha seja combatida com penas mais brandas. Nick Diaz, por exemplo, ficou mais de um ano afastado do octógono porque foi flagrado num exame - ele disse que fumava maconha algumas vezes para reduzir a ansiedade. Vários lutadores já testaram positivo para uso de maconha no UFC. Alguns alegaram fazer o uso medicinal da droga, que é permitido em alguns estados do país.
As informações são da Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário