terça-feira, 19 de março de 2013

UPH Zona Oeste de Sorocaba, fica sem laboratório


Processamento de exames está sendo feito no laboratório que presta serviço à UPH Zona Norte

Rosimeire Silva
rosimeire.silva @jcruzeiro.com.br

Pacientes que procuram atendimento na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Oeste têm sido surpreendidos com a informação de que os exames laboratoriais não podem mais ser feitos na unidade. Isso porque o laboratório foi fechado, sem que os próprios funcionários tenham conhecimento do motivo. A orientação é para que os pacientes que necessitassem de exames de maior urgência procurem a UPH Zona Norte ou o Pronto-Socorro da Santa Casa.

A dona de casa Natalina Neusa da Silva Oliveira, 45 anos, moradora do bairro Barcelona, teve que levar o seu filho na UPH Zona Oeste no final de semana devido a uma forte dor de garganta e febre. Ela contou que ao ser atendida, foi informada que se precisasse de algum tipo de exame teria que procurar outra unidade, pois o laboratório estava fechado. "Felizmente, meu filho não precisou passar por exames, mas outras mães estavam preocupadas, pois o resultado dos exames iriam demorar até 12 horas para ficarem prontos, pois o material coletado tinha que ser mandado para a zona norte, para depois retornar".

Sobre o fechamento do laboratório, a dona de casa disse que perguntou à medica que fazia o atendimento e ela não soube responder. Natalina afirma que sempre que sua família precisa de atendimento de urgência, procura o UPH Zona Oeste, mas que agora está preocupada por não poder mais contar esse serviço. "A Prefeitura deveria pelo menos dar uma satisfação para a população do motivo de ter fechado o laboratório. Ao invés de melhorar o atendimento à população, o que estamos vendo é piorar aquilo que já estava bom", reclama a dona de casa.
 
Em licitação 
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) informou que o laboratório que prestava serviços à unidade era terceirizado e como não estava cumprindo os serviços contratados a contento, foi denunciado pela Prefeitura na primeira semana de março. De acordo com a SES, o processo licitatório para a contratação de um novo laboratório já está sendo concluído, sendo que a estimativa é de que entre 30 e 40 dias uma nova empresa possa assumir o serviço.

Atualmente, conforme a secretaria, o processamento dos exames realizados pela UPH Zona Oeste está sendo feito pelo laboratório que presta serviço à UPH Zona Norte. A SES reconheceu, no entanto, que os resultados estão levando um tempo maior para ficarem prontos. Sem especificar o prazo médio de espera, a pasta informou que o tempo varia conforme o tipo do exame.

A UPH Zona Oeste é responsável pela realização de uma média de 350 a 400 exames por dia, referentes a atendimentos de urgência e emergência, como de urina, hemogramas, entre outros.
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário