sábado, 20 de abril de 2013

Prefeitura de Sorocaba abre concurso para a contratação de 189 médicos


Previsão é de que os profissionais comecem a trabalhar no início de agosto
Marcelo Andrade
marcelo.andrade@jcruzeiro.com.br

A Prefeitura de Sorocaba deu início ao processo de contratação de mais 189 médicos, desta vez por meio de concurso público, com objetivo de desafogar a demanda da rede pública municipal de saúde. O edital de divulgação de abertura das inscrições a partir da próxima segunda-feira, dia 22, foi publicado na edição de ontem do jornal Município de Sorocaba, órgão oficial de divulgação de atos e ações do Poder Executivo. No mês passado, em caráter emergencial, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) contratou, em caráter emergencial, ou seja, sem concurso público e temporário, 34 médicos, de um total de 73 que previa inicialmente, conforme previa edital á época. O secretário de Gestão de Pessoas, Rodrigo Maldonado, informou que a previsão é de que todos os profissionais a serem contratados por este novo concurso comecem a trabalhar no início de agosto.

Esta decisão tem relação com o compromisso de Pannunzio anunciado logo que foi declarada a sua vitória nas eleições de 28 de outubro do ano passado, quando ele disse que a saúde seria a sua principal prioridade de governo. E ela também acontece num momento em que crescem as demandas e, sobretudo reclamações na área da saúde. O edital publicado ontem abre 59 vagas para clínico geral, 29 para ginecologista, 25 para pediatras, 39 para plantonistas em clínica geral e mais 33 para plantonista em pediatria, além de quatro vagas para clínico geral da Fundação de Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais (Funserv). Para o cargo de clínico geral é preciso ter curso superior completo e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Já para os demais cargos, é necessário ter curso superior em medicina e registro no respectivo CRM, acompanhado do título de especialista ou residência na área. Todos os cargos com salário de R$ 41,79 por hora, com carga horária de 15 horas semanais. De acordo com o edital, as inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de maio, exclusivamente pelo site www.publiconsult.com.br . Já a prova será realizada no dia 9 de junho.
O secretário da Saúde, Armando Raggio, em entrevista publicada há dois meses no Cruzeiro do Sul, informou que a Prefeitura estava com editais preparados, alguns para a contratação de médicos em caráter emergencial e outros por concurso. Na ocasião, ele também disse acreditar que a Prefeitura poderia contratar até mais de 100 médicos, mas este objetivo não seria alcançado imediatamente porque seria preciso preparar as condições para melhor aproveitamento e engajamento dos profissionais.

Também há dois meses, o secretário de Gestão de Pessoas, Rodrigo Maldonado, disse que o objetivo da administração municipal era realizar de imediato um concurso público para contratar 120 médicos. Exato um mês depois dessa entrevista, a Prefeitura publicou edital para a contração de forma emergencial de 73 médicos. Desse total apenas 34 se interessaram e passaram a atuar na rede pública de saúde. Na ocasião, a contratação foi feita mediante a análise do currículo e por ordem de comparecimento à Secretaria da Saúde. 

OtimismoOntem, Maldonado disse acreditar que a Prefeitura consiga preencher o quadro desses profissionais com a realização desse concurso e assim passe a atender a demanda nessa área dentro de um curto espaço de tempo. Segundo ele, os contratados inicialmente foram em processo seletivo emergencial, o que significa contratação em regime celetista temporário. "Agora foi aberto concurso público para profissionais que serão efetivos", explicou, referindo-se às garantias e benefícios previstos nesse sistema de contratação profissional, o que passa a atrair mais interessados. O concurso é para 189 médicos, número que será chamado de imediato, mas o concurso tem validade de para 2 anos e poderemos chamar mais médicos, conforme a necessidade", completou.

Já o secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, lembrou, em entrevista realizada no início do ano, que a contratação de médicos não é tarefa fácil para os municípios. Segundo ele, existe uma disputa entre os municípios, alguns remunerando melhor que Sorocaba em determinados dias da semana e, às vezes, Sorocaba remunerando melhor em outros dias da semana. "Precisamos fazer uma equalização disso", disse Raggio naquela entrevista. Porém, o secretário de Gestão de Pessoas, Rodrigo Maldonado, não informou ontem se a equalização foi realizada. Em relação ao salário, o edital destaca apenas que ele tem por base o mês de janeiro de 2013, ou seja, já incluso o reajuste ao funcionalismo público municipal de 6,09%.

A reportagem tentou, sem sucesso, manter contato com o presidente do Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Região, Antônio Sérgio Ismael, e ainda com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sérgio Ponciano de Oliveira, para opinarem sobre a questão.
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário