sábado, 16 de março de 2013

Academia Master de musculação

Com o novo endereço, a academia conta agora com mais espaço e conforto para os clientes, maior ventilação e iluminação interna.





De fácil acesso e em ótima localização, a academia agora conta com novas opções de aparelhos e maior conforto para o treino dos alunos.
Sob nova gestão administrativa a academia mudou de cara e de endereço, oferecendo a todos mais comodidade e facilidade de localização.



A academia conta com as atividades de musculação, Fitness, condicionamento físico e em breve oferecerá aulas de artes marciais. A matrícula é grátis e se você disser que leu essa matéria, vai ganhar um desconto na primeira mensalidade.






A academia Master está localizada na rua Comendador Oeterer, n° 897 - 1° andar - Vila Carvalho, Sorocaba.
O contato também pode ser feito pelo telefone: 3033-1344 





A academia fica ao lado do cemitério da Saudade.



















Por Everton Soares

Insatisfação com saúde é maior no Brasil que na América Latina, diz ONU


País ficou em 108º em aprovação da saúde, entre 126 nações pelo mundo.
Brasil perde para Afeganistão e Serra Leoa em satisfação com serviço.



Rafael SampaioDo G1, em São Paulo

Ambulância fez resgate de membro da escola (Foto: Márcio Pinho/G1)Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de
Urgência (Samu) (Foto: Márcio Pinho/G1)
O índice de insatisfação com a qualidade e o atendimento à saúde é maior no Brasil do que na média da América Latina, aponta um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quinta-feira (14). Enquanto o índice de satisfação com a saúde do país foi de 44%, em média 57% da população da América Latina demonstrou aprovar o serviço, número maior do que o brasileiro.
Os dados, contabilizados pelo Instituto Gallup em vários países do mundo, foram coletados entre 2007 e 2009 e são os mais atuais disponíveis, de acordo com o relatório da ONU. Os indivíduos entrevistados responderam a perguntas como: "Em seu país, você confia nos hospitais e no sistema de saúde oferecido?"
O Brasil ficou na 108ª posição em satisfação com seu sistema de saúde, em comparação com 126 países de todo o mundo, analisados pelo Relatório de Desenvolvimento Humano 2013. O índice de aprovação brasileiro também é menor do que a média mundial, de 61%.
Nenhum país da América Latina teve índice de satisfação tão baixo quanto o Brasil - a exceção é o Haiti, em que só 35% da população disse aprovar o sistema de saúde. Países como Uruguai (77% de aprovação), Venezuela (75%), México (69%) e Bolívia (59%) consideraram os próprios serviços de saúde melhores do que a população brasileira.
O Brasil, por outro lado, é apontado como um dos países que universalizou a vacinação (99% das crianças com um ano receberam ao menos uma dose da vacina contra a rubéola em 2010, por exemplo).O Brasil perde em satisfação com a saúde também para países como Afeganistão (46% de aprovação), Serra Leoa (46%), Camarões (54%) e Senegal (57%). O líder do ranking é Luxemburgo, pequeno país europeu em que 90% da população disse aprovar os próprios serviços de saúde.
Para a ONU, uma das principais causas do empobrecimento em muitos países é a falta de acesso a tratamentos de saúde de qualidade, sejam gratuitos ou não. "Um serviço de saúde ruim, especialmente ao atender o chefe da família, é uma das grandes causas da pobreza, pois compromete a fonte de renda familiar e gera gastos com atendimento particular", diz o relatório.
O Brasil é destaque no relatório pela atuação do movimento sanitarista realizado por profissionais da saúde. Segundo a ONU, os profissionais "desempenham um papel central no desenvolvimento do sistema público de saúde [SUS] do país".
As informações são do G 1 .

Jogar games uma hora por dia ajuda a ‘treinar’ o cérebro


Novo estudo mostrou que o hábito melhora, de fato, as habilidades cognitivas, mas apenas aquelas que são exigidas durante um determinado jogo

Games: Jogar uma hora por dia já é o suficiente para treinar determinadas habilidades cognitivas, diz estudo
Games: Jogar uma hora por dia já é o suficiente para treinar determinadas habilidades cognitivas, diz estudo (Thinktock)
Jogar videogame durante uma hora todos os dias já é o suficiente para surtir efeitos positivos na cognição de uma pessoa. Mas, de acordo um estudo da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, o hábito treina o cérebro apenas em relação a tarefas cognitivas específicas que são exigidas em cada jogo. Os resultados da pesquisa foram publicados nesta quarta-feira no periódico PLoS One.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Enhancing Cognition with Video Games: A Multiple Game Training Study

Onde foi divulgada: periódico PLoS One

Quem fez: Adam C. Oei e Michael Patterson

Instituição: Universidade Tecnológica de Nanyang, Singapura

Dados de amostragem: 75 jovens de 21 anos em média

Resultado: Jogar um determinado jogo de videogame durante uma hora, cinco dias por semana e ao longo de um mês, já é suficiente para melhorar o desempenho em habilidades cognitivas específicas que são exigidas nesses jogos.
Segundo os autores do estudo, embora trabalhos anteriores tenham observado que jogos de ação beneficiam a cognição, esta é a primeira vez em que uma pesquisa mostra que diferentes tipos de jogos - e não só os de ação - podem melhorar habilidades cognitivas distintas.
O estudo selecionou 75 pessoas com uma idade média de 21 anos que foram distribuídas em cinco grupos. Cada grupo foi orientado a jogar, em um smartphone, um tipo de jogo durante uma hora por dia. Entre os jogos, havia tanto os de ação, como um em que era preciso encontrar objetos escondidos em um curto espaço de tempo, mas também de outros tipos, como aqueles que consistiam em, por exemplo, combinar três objetos idênticos ou jogar algo parecido com o The Sims.
Desempenhos - Antes e depois do período em que os participantes deveriam passar jogando os games, eles realizaram testes que avaliaram diversas capacidades cognitivas de cada um. De acordo com os resultados, as pessoas melhoraram seu desempenho especificamente nas tarefas que eram exigidas nos jogos. Por exemplo, as pessoas que jogaram desafios de ação melhoraram a sua capacidade de rastrear objetos em um curto espaço de tempo. Aquelas que se dedicaram a jogos em que era preciso combinar três objetos semelhantes, por sua vez, melhoraram a atuação em testes de memória visual.
Segundo as conclusões do estudo, portanto, o videogame não parece provocar uma melhora em todas as habilidades cognitivas, mas sim das capacidades exigidas nos jogos. “No geral, esses resultados sugerem que muitas melhorias cognitivas relacionadas aos jogos provavelmente não se devem ao treinamento de sistemas cognitivos gerais, como o controle da atenção, por exemplo, mas sim devido a processos cognitivos que acontecem durante o jogo”, escreveram os autores.
As informações são da Veja.

Câmara dos Deputados flerta com a censura na web


Novo procurador quer banir todo conteúdo que, em sua avaliação, represente calúnia, injúria ou difamação a colegas. No 1º semestre de 2012, órgãos públicos tentaram remoção de 2.310 conteúdos nas plataformas do Google

Laryssa Borges e Renata Honorato
Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Câmara dos Deputados (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)
Recém-empossado no cargo de procurador da Câmara dos Deputados, o deputado Cláudio Cajado (DEM-BA) flerta com a censura na web. Ele pretende banir da internet todo conteúdo que, em sua avaliação, represente calúnia, injúria ou difamação a congressistas. Sob o argumento de ser “responsável pela defesa da honra e da imagem da instituição e de seus parlamentares”, o parlamentar quer fechar um acordo com o Google para facilitar a retirada de vídeos do YouTube e textos do Blogger, ambas plataformas da empresa, sem necessidade de notificação judicial.
A ideia do deputado é tornar sistemáticas iniciativas ocorridas nas eleições de 2012, quando candidatos a prefeito e vereador pleitearam a retirada do ar de conteúdos que não lhes eram simpáticos, sendo em muitos casos atendidos pela Justiça Eleitoral. Na época, a Polícia Federal chegou a prender o diretor-geral do Google no Brasil, Fábio Coelho, porque a empresa, que ainda recorria de uma decisão judicial, não havia banido vídeos desfavoráveis a Alcides Bernal (PP), um dos candidatos a prefeito de Campo Grande (MS).
Segundo relatório do Google, entre janeiro e junho de 2012, órgãos das diferentes esferas do poder público (federal, estadual e municipal) solicitaram a remoção de 2.310 conteúdos publicados em suas plataformas — Picasa, YouTube, Orkut e Blogger, além do próprio serviço de buscas. Metade dos pedidos (1.231, ou 53%) alegava que o material não passava de pura difamação. A Procuradoria da Câmara trabalha para aumentar as estatísticas. Atualmente, o órgão tenta negociar com a companhia dois casos de remoção de conteúdo considerado impróprio pelos deputados envolvidos e também pelo procurador Cajado.
O levantamento do Google não filtra as solicitações vindas a partir dos deputados federais, mas a empresa garante que o volume de pedidos a cada semestre é de pouco mais de uma centena. "Nos períodos eleitorais, esse número dobra ou triplica", explica Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil. A companhia reitera ainda ainda que sua posição é de defesa do direito de acesso à informação e da liberdade de expressão. "Informação geralmente significa mais escolhas, mais poder, melhores oportunidades econômicas e mais liberdade para as pessoas", disse publicamente o presidente da companhia, Fábio Coelho, na ocasião de suadetenção, no ano passado.
Cajado é contra esse "excesso de liberdade" na internet e não se acanha ao expor a intenção de facilitar a remoção de conteúdo envolvendo congressistas. "Temos que estabelecer essa discussão sobre as ofensas em vídeos e textos independentemente da Justiça, pelo bom senso das pessoas", justificou o deputado ao site de VEJA. Logo após assumir o posto de procurador da Câmara, ele procurou o Google. Argumentou que a retirada imediata de vídeos considerados ofensivos seria uma reposta à uma "violação ao espírito democrático que deve prevalecer nas relações entre Poder Legislativo e meios de comunicação".
Saulo Cruz/Agência Câmara
Deputado Cláudio Cajado DEM/BA
Deputado Cláudio Cajado (DEM-BA)
Sociedade — Para especialistas, o verdadeiro espírito democrático deve soprar em favor da sociedade, garantindo-lhe direito à informação e à expressão. "Quando se parte do pressuposto de que a remoção de conteúdos desse tipo é aceitável, abre-se margem para a censura", diz Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, entidade sem fins lucrativos que defende a liberdade de expressão e o direito à informação. "A publicação de conteúdos ofensivos ou difamatórios deve ser combatida, mas para isso já existem recursos previstos na Constituição. Da forma como se pretende essa suposta proteção à figura pública pode dar espaço a abusos."
Marcos da Costa, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), lembra que questões relacionadas à vida pública de um deputado federal não devem sofrer nenhum tipo de censura. "Denúncias contra autoridades públicas devem ser apuradas, e o mesmo espaço pode ser usado para resposta: os homens públicos devem encarar as críticas como oportunidade de aprimoramento", diz Costa. José Arthur Giannotti, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), aprofunda o raciocínio. "A Câmara não pode defender a ideia de ocultar os podres da própria Câmara", afirma. "Existe ainda o perigo de esse mecanismo defender os próprios interesses ao restringir informações do público."
Filtro — Apesar da controversa iniciativa de Cajado, a grita parlamentar contra conteúdos desabonadores publicados na internet não é automaticamente levada adiante. De janeiro de 2012 a março deste ano, das 30 reclamações de deputados federais contra textos e vídeos supostamente ofensivos, apenas três foram consideradas procedentes pela própria Procuradoria. Em um dos casos arbitrado pela Justiça, o Google foi obrigado a retirar 11 vídeos considerados caluniosos contra o atual líder do Partido da República (PR) na Câmara, o ex-governador Anthony Garotinho (RJ).
"Não é aceitável que se usem palavras pejorativas e ofensivas e, por outro lado, não se imponha nenhum tipo de óbice", diz Cláudio Cajado. Para ele, a iniciativa de retirar prontamente vídeos caluniosos (ou assim vistos pelos próprios políticos) da internet, sem determinação judicial, não seria nem censura prévia nem tampouco violação à liberdade de imprensa. "Não podemos pensar olhando só para o próprio umbigo e dizer 'eu vou fazer, acho que estou certo, mesmo que esteja ofendendo'. E o Google não pode se eximir de responsabilidade", afirma.
A batalha de Cajado contra provedores de internet não é nova. Não satisfeito em ver arquivado um processo que respondia por corrupção eleitoral, coação de eleitor e falsidade documental, o próprio Cajado recorreu à Justiça para que fosse extinto até o registro da representação criminal contra ele. Como esperado, o Supremo Tribunal Federal (STF) não deu ouvidos à tentativa do parlamentar de restringir o acesso à informação.
Legislação — Embora Cajado tenha decidido negociar diretamente com o Google a manutenção ou não de vídeos ofensivos contra parlamentares, o Supremo Tribunal Federal já chamou para si a decisão de definir de uma vez por todas se empresas que hospedam sites na internet têm de fiscalizar o conteúdo publicado e retirá-lo do ar quando for considerado ofensivo – ao menos até a votação do Marco Civil da Internet. Em um processo sobre o qual incide o instituto da repercussão geral, que prevê que a decisão do STF será aplicada a todos os casos semelhantes, os ministros da corte vão decidir exatamente se é preciso ou não haver intervenção do Judiciário para a retirada de textos e vídeos considerados caluniosos.
Em resumo, toda a ofensiva de Claudio Cajado contra o Google, independentemente do resultado, pode ser inócua, já que a palavra final caberá, como se espera, à mais alta corte do país. Para o gigante da internet, que integra a ação com repercussão geral a ser julgada pelo Supremo, “um dos principais e mais respeitados deveres é justamente o de não monitorar e não censurar as informações armazenadas em seus servidores". O procurador rebate: "A internet tem que ser livre, mas temos que ter o controle sobre os atos criminosos e incorretos para que haja o direito de resposta ou a reparação por aquele que praticou o crime."
O Ministério Público Federal, que atua na discussão da responsabilidade dos provedores de internet sobre os conteúdos veiculados em suas plataformas, diz que não pode haver censura prévia das manifestações veiculadas na rede sob pena de se ferir o princípio da liberdade de expressão. O subprocurador-geral da República Wagner de Castro Mathias Neto, responsável pela manifestação do MP contra o Google, avalia, no entanto, que o provedor tem a obrigação de coibir a veiculação de informações caluniosas assim que for informado. Caso contrário, "estará atuando com evidente culpa e sua responsabilidade será solidária com o autor do conteúdo".
É imprescindível ressaltar que um deputado federal deve ter proteção contra excessos, especialmente quando os ataques são anônimos. E essa proteção já é prevista em lei. Se a Procuradoria da Câmara não fechar um acordo com o Google, o órgão usará seu corpo jurídico — e dinheiro público — para brigar em defesa dos congressistas. Como aos olhos da Justiça brasileira o direito individual deve prevalecer sobre a garantia de liberdade de expressão e de acesso à informação, em um cenário como esse, os deputados não só levariam a melhor, como ainda poderiam ser indenizados financeiramente.
As informações são da Veja.

Argentina faz Brasil provar veneno protecionista


Governo Cristina recorre à velha cartilha petista para revisar regras de acordo comercial entre os países e, assim, beneficiar indústria local. Ponto central das discussões é o comércio de autopeças

Naiara Infante Bertão
As presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Brasil, Dilma Rousseff, se abraçam durante cúpula do Mercosul
Cristina Kirchner e Dilma Rousseff: parceria comercial entre Brasil e Argentina está em perigo (Leo La Valle/EFE)
A poucos meses do vencimento da primeira fase do acordo automotivo estabelecido em 2008 entre Brasil e Argentina, o país vizinho quer rever as regras. O governo Kirchner lançou mão da cartilha protecionista do PT para reproduzir o que as autoridades brasileiras fizeram no ano passado em relação ao México, quando a presidente Dilma Rousseff determinou a criação decotas de importação de carros mexicanos, num momento em que os países discutiam umtratado de livre-comércio. O plano argentino ampliou a tensão comercial entre os dois países, cujas relações, pelo menos no âmbito do comércio exterior, não têm sido das mais amigáveis.
No acordo vigente ainda hoje, assinado nos termos da Associação Latino-americana de Integração (Aladi) em 2006 - e não do Mercosul -, consta um dispositivo que tornaria o acordo bilateral neste setor livre de qualquer barreira tarifária a partir de 1º de julho de 2013, como são os outros contratos estabelecidos no âmbito do Mercosul.
Contudo, na avaliação argentina, a perda de validade de tal documento poderia implicar numa queda de arrecadação que o país não está disposto a aceitar. O acordo atual prevê que o comércio de veículos entre os vizinhos se baseie no chamado índice flex: um coeficiente de proporção das exportações e importações que significa que, para cada 100 dólares importados, cada país tem direito de exportar 195 dólares sem qualquer imposto. Com o livre-comércio, a Argentina teme acabar importando muito mais do Brasil do que o contrário.
Assim, o governo Kirchner decidiu fazer mais uma de suas usuais intervenções: acionou o brasileiro, dizendo que vai apresentar uma nova proposta que não prejudique tanto sua balança comercial. Novamente, o kirchnerismo utiliza uma ferramenta da qual o governo brasileiro tem se valido muito para proteger a indústria nacional e encarecer as importações.
A história se repete - O Brasil pediu a revisão do acordo automotivo com o México depois que a importação de carros fabricados em território do parceiro latino subiu 70% em 2011. A alegação, à época, foi de que os fabricantes brasileiros eram prejudicados pelo câmbio (o real é mais valorizado que o peso mexicano em relação ao dólar), o Custo Brasil e os salários mais altos que no México. Depois de discussões, o acordo foi revisado e novas cotas de volume comercializado foram estabelecidas até janeiro de 2015. O Brasil também impôs um aumento no índice de conteúdo nacional nos carros que o México produz até 2016.
Procurado, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) respondeu apenas que as negociações com a Argentina já foram abertas e que o Brasil aguarda o país vizinho apresentar uma nova proposta a ser avaliada. “O Brasil deve ceder à Argentina nessa questão porque nosso vizinho é o principal comprador da indústria automobilística brasileira. O fim do acordo não é interessante nem para o governo nem para os empresários”, diz Mauro Laviola, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
O setor automotivo (veículos, autopeças, máquinas agrícolas e chassis) representa aproximadamente metade da corrente de comércio entre os dois países, o que dimensiona a importância de se manter um bom relacionamento bilateral. Em 2012, a Argentina acumulou déficit de 1 bilhão de dólares com o Brasil no que se refere ao setor automotivo. Os brasileiros venderam 9,1 bilhões de dólares e compraram 8,1 bilhões de dólares do país vizinho.
Segundo Laviola, esse desequilíbrio já foi pior: em 2011, o déficit argentino foi de 3,075 bilhões de dólares. Ele lembra, ainda, que a responsável por essa conta negativa é a cadeia de suprimentos de componentes para as fábricas de veículos instaladas na Argentina, que produzem modelos com grande quantidade de itens importados do Brasil. Em 2011, fabricantes brasileiros venderam 4,64 bilhões de dólares neste segmento para os portenhos. As compras, contudo, ficaram em 1,37 bilhão de dólares.
Diante desse desequilíbrio, que está longe de ser mortal para a indústria portenha, o governo de Cristina Kirchner quer resolvê-lo de forma tão célere quanto os passos de uma milonga. A ideia da governante é fazer com que o Brasil compre mais peças fabricadas na Argentina para serem usadas na produção dos veículos locais. A importação de autopeças argentinas representou, em 2011, apenas 8,14% das compras totais do Brasil neste segmento, enquanto em autoveículos essa participação subiu para 41,75%. “A Argentina reclama porque, hoje, o Brasil prefere comprar peças da Índia, China e Leste Europeu, que têm não só preços melhores como qualidade superior, com maior nível tecnológico de produção”, diz a professora da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Adriana Marotti de Melo.
Fora do tom - O comitê de monitoramento do acordo que avaliará a nova proposta argentina é formado por pessoas do Mdic, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Segundo uma fonte que acompanha as negociações, as autoridades brasileiras surpreenderam-se com o tom usado pelo governo argentino para pedir a mudança dos termos do acordo. “Foi um tom exagerado, como se fosse uma imposição. A tendência é que o Brasil faça uma contraproposta e ceda em partes”, diz a fonte, que preferiu não ter seu nome revelado.
O protecionismo do qual o Brasil será vítima, caso a decisão argentina se concretize, tem se tornado lugar-comum entre governantes da América Latina, na avaliação de Eduardo Correia de Souza, professor de economia do Insper. “O problema é que eles tendem a mudar as regras do jogo para atender, de maneira populista, essas reclamações pontuais. Ou seja, têm dificuldades em fazer acordos de longo prazo prosperarem”, diz Souza. Ele lembra que esta não é a primeira vez que o Brasil e a Argentina se estranham nas relações comerciais: houve a questão dasalvaguarda dos vinhos; a implementação de licenças não automáticas para a importação de produtos; e as barreiras à importação de geladeiras fabricadas no Brasil. “A Cristina (Kirchner) ainda é mais sensível a reivindicações sociais do que a Dilma”, observa o professor. Recentemente, a Argentina estabeleceu a política do ‘uno por uno’: a empresa que quer importar, tem de exportar o mesmo montante em dólar.
As informações são da Veja.

Em pegadinha da Pepsi, corredor da Nascar assusta vendedor de carros


Ação foi gravada por meio de microcâmeras instaladas no carro, no óculos de Gordon e até mesmo em uma latinha de Pepsi levada para o interior do veículo





Reprodução



Era um dia normal para o vendedor de carros Steve, que mora em Concord, na Carolina do Norte (EUA). Contudo, a Pepsi havia planos maiores para ele. Em uma pegadinha realizada pela Pepsi em parceria com o tetracampeão da Nascar, Jeff Gordon, Steve passou por talvez, um dos dias mais tensos de sua vida.
Isso porque Gordon se disfarçou de cliente comum e com um pouco mais de idade, demonstrando interesse em comprar um carro. Quando Steve então apresenta um Camaro modelo 2009, o corredor diz que não tem certeza sobre o veículo, já que ele é "muito para ele". Steve então convence Gordon a fazer um test drive.
Ao entrar no carro, Gordon finge não saber dominar a aceleração do carro e ouve do vendedor que "este é um carro muito poderoso", que precisa de força. Mal sabia Steve que ele se arrependeria do conselho. Instantes depois, Jeff acelera ao extremo e faz manobras perigosas, o que deixa o vendedor de carros assustado e no final da volta, transtornado.
A ação foi gravada por meio de microcâmeras instaladas no carro, no óculos de Gordon e, acredite ou não, até mesmo em uma latinha de Pepsi levada para o interior do veículo. No final, ela se tornou um viral para a campanha da Pepsi MAX que, até agora, já tem mais de 7 milhões de views no YouTube.
adnews - o certo
As informações são do portal administradores.com

sexta-feira, 15 de março de 2013

Sem investidor privado, União pode financiar até 100% do TAV, diz EPL


Presidente da Empresa de Planejamento Logístico explica, porém, que governo quer atrair a iniciativa privada para o projeto

Trem bala chinês: país quer ter pelo menos 16.000 quilômetros de linhas rápidas até 2015
Licitação da primeira fase do trem-bala - a escolha do operador - será dia 19 de setembro (Divulgação)
Considerado estratégico e uma importante obra de infraestrutura para o país, o Trem de Alta Velocidade (TAV), conhecido como trem-bala, vai sair do papel de qualquer jeito, segundo o governo. O presidente da Empresa de Planejamento Logístico (EPL), Bernardo Figueiredo, afirmou que, em um cenário extremo, de que nenhuma empresa ou consórcio da iniciativa privada se interesse em investir no projeto, a União vai arcar com a realização da obra em sua totalidade, por ser um projeto estratégico do ponto de vista do interesse público. "Se a iniciativa privada não se interessar, eu não posso deixar o interesse público relegado ao segundo plano", disse Figueiredo.
Segundo a EPL, o governo está fazendo o possível para atrair o setor privado para a construção do TAV, após o frustrado leilão realizado em julho de 2011, quando não apareceu nenhum interessado na proposta. Um exemplo desse esforço foi a divisão do projetoem duas etapas: primeiro será escolhida a operadora do trem e depois será licitada a construção da obra. O leilão da primeira etapa está marcado para o dia 19 de setembro deste ano e o segundo, ainda sem data definida, acontecerá ano que vem.
Além disso, depois de identificar a necessidade de integrar os trabalhos das empresas que elaborarão o projeto executivo da ferrovia, a EPL divulgou uma nova licitação que vai escolher uma empresa para acompanhar o desenvolvimento dos projetos executivos de engenharia (túneis, pontes, via permanente, estações, pátios de manutenção e de estacionamento etc), que serão desenvolvidos pelas empresas contratadas.
Devido à sua complexidade, o projeto executivo da Estrada de Ferro EF-222, que tem 511 quilômetros e liga as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, foi segmentado para a contratação de várias empresas projetistas. Para este leilão, o edital já foi publicado e a data para a definição do vencedor será 26 de abril. Após a contratação, a EPL estima um prazo de seis meses para a contratação das empresas projetistas e mais 12 meses para elaboração do projeto executivo.
Outra mudança nas regras do leilão do TAV que, segundo o governo foi feita para atrair mais interessados privados ao projeto, foi a diminuição da participação dos investimentos provenientes da iniciativa privada, passando de 70% para 55%. Assim, a participação da EPL na Sociedade de Propósito Específico (SPE) do trem será de 45%. 
Fundos de pensão - Segundo a EPL, fundos de pensão interessados em participar do projeto deverão se associar ao consórcio vencedor da licitação, ou seja, serão incluídos apenas depois que o leilão for decidido - e farão parte da parcela de 55% da iniciativa privada. A EPL explicou ainda que, se os fundos de pensão participassem diretamente na etapa de licitação, associando-se com um consórcio candidato específico, ele distorceria a competição porque arcaria com boa parte dos investimentos do consórcio, o que daria a este a possibilidade de oferecer condições melhores e, assim, teria mais chances de vencer. "Queremos igualdade de condições para os candidatos. Até mesmo os Correios, que já demonstraram interesse em entrar com 5% de participação, só poderiam se associar posteriormente ao projeto, junto ao consórcio vencedor", explicou a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa.
Interesse - Apesar de o setor privado não dar margens para esse tipo de constatação, o governo confia que haverá interesse da inciativa privada. Para o presidente da EPL, é natural que os potenciais sócios estrangeiros do empreendimento tenham dúvidas quanto à demanda (volume de passageiros) e outras questões técnicas e, por isso, colocou a empresa à disposição para esclarecê-las. "Mas quem observa o que acontece no eixo Rio-São Paulo, a situação da ponte aérea, não pode ter dúvida quanto ao mercado", disse Figueiredo.
O projeto do trem-bala ligando São Paulo ao Rio é estudado desde 1999. Segundo informou Figueiredo, o governo Fernando Henrique Cardoso contratou especialistas alemães para fazer estudos, que apontaram o TAV como uma solução sustentável para equacionar o problema do transporte na região. A concessão do TAV durará 40 anos. Os editais dos leilões se encontram no site da EPL. A escolha dos locais onde serão construídas as estações ainda não está fechada, segunda a EPL, ainda está em fase de negociação com os estados a partir de estudos técnicos.
(com Estadão Conteúdo)
Fonte: Veja.

Dilma define novos ministros da Aviação Civil e do Trabalho


Secretário-geral do PDT, Manoel Dias foi indicado pelo partido para substituir Brizola Neto na pasta do Trabalho; Moreira Franco assumirá a Aviação Civil

Laryssa Borges e Marcela Mattos, de Brasília
Wellington Moreira Franco, Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República
Moreira Franco, que assumirá a Secretaria de Aviação Civil (Ruy Baron/Folhapress)
A presidente Dilma Rousseff já acertou pelo menos duas trocas em seu ministério nesta sexta-feira: Manoel Dias, do PDT, assumirá a pasta do Trabalho, e o peemedebista Wellington Moreira Franco chefiará a Secretaria de Aviação Civil, que tem status de ministério. O Palácio do Planalto deverá oficializar as mudanças na tarde desta sexta. Também são esperadas trocas no comando da Agricultura e da Secretaria de Assuntos Estratégicos.
Secretário-geral do PDT e presidente do partido em Santa Catarina, Manoel Dias substituirá o deputado Brizola Neto, também do PDT, que assumiu a pasta em maio de 2012. O PDT, que controla o ministério, chegou a indicar para o cargo o nome do deputado gaúcho Vieira da Cunha, mas Dilma informou ao presidente pedetista, Carlos Lupi, que gostaria de um nome que pudesse permanecer na pasta até o fim de seu governo. Cunha tem pretensões eleitorais em 2014.
A indicação de Manoel Dias também é resultado de sua capacidade de unificar a maior parte da legenda, liderada por Lupi. Desde 2011, a indicação de Dias aparecia entre as preferências dos pedetistas para o ministério.
A reformulação na pasta do Trabalho ocorre depois de o Palácio do Planalto detectar a aproximação de setores do PDT com o PSDB e o PSB, partido dos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos. Apesar de ter rifado o então ministro pedetista Carlos Lupi por suspeitas de irregularidades em 2011, a presidente Dilma Rousseff voltou a conversar com o dirigente recentemente em busca de apoio para as eleições de 2014 e também na tentativa de recompor a fidelidade prometida por deputados do PDT na Câmara. 
Renato Araujo/Agência Brasil
Secretário-geral do PDT Manoel Dias
Manoel Dias assumirá pasta do Trabalho
Desde a nomeação de Brizola Neto, a escolha do ministro era interpretada no PDT como da “cota pessoal” da presidente, e não uma indicação unificada da bancada. O partido ficou irritado por não ter sido ouvido na época e desde então Brizola e o presidente Carlos Lupi travam uma batalha pelo controle real da pasta. Embora integrem a base governista, os pedetistas também não têm garantido votos a projetos considerados prioritários.
Número dois na hierarquia pedetista, o futuro ministro do Trabalho, Manoel Dias, foi acusado de ter atuado irregularmente como funcionário da Câmara dos Deputados em 2011. Ele recebia cerca de 12 000 reais em um cargo de natureza especial na liderança do PDT na Câmara, embora exercesse exclusivamente atividades partidárias.
Aviação Civil - Ex-governador do Rio de Janeiro, o peemedebista Wellington Moreira Franco será o novo ministro da Secretaria de Aviação Civil. Com status de ministério, a pasta é atualmente ocupada pelo técnico Wagner Bittencourt, que agora deve deixar o governo.
Moreira Franco ocupa a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, pasta que também tem status de ministério, mas que era alvo de críticas por não ter nenhum apelo eleitoral. A SAE é responsável por traçar políticas públicas para o futuro e deverá agora ser ocupada pelo também peemedebista Mendes Ribeiro, que deve deixar o Ministério da Agricultura. Mendes Ribeiro enfrenta problemas de saúde. Em seu lugar, na pasta da Agricultura, o favorito para assumir o cargo é o deputado federal Antonio Andrade, do PMDB mineiro.
As informações são da Veja.

Confira 19.480 vagas para estágios, empregos e concursos com salário de até R$ 24 mil


Veja vagas para estágios, programas de trainee, empresas e concursos públicos.
Estágios
Nestlé Jovens Nutricionistas
QUANDO indefinido (até preenchimento das vagas)
VAGAS 180
PRÉ-REQUISITOS os estudantes precisam estar no último ano do curso de Nutrição, com conclusão prevista para dezembro de 2013
ONDE Diversas cidades
www.nestle.com.br
Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios)
QUANDO O ano todo
VAGAS 3.860
PRÉ-REQUISITOS Estudantes do ensino médio, técnico e superior, período matutino e noturno
ONDE Diversas cidades
www.nube.com.br
TIM
QUANDO Até 17/3
VAGAS 100
PRÉ-REQUISITOS Alunos dos cursos ligados à Tecnologia da Informação, Engenharia, e Estatística devem estar, no máximo, a três anos da formatura. Os demais estudantes devem estar entre o penúltimo e último ano da graduação
www.tim.com.br (Sobre a TIM / Carreira / Oportunidades / Programa Estágio Sem Fronteiras)
White Martins
QUANDO Até 18/3
VAGAS 25
PRÉ-REQUISITOS Os estudantes devem ter formatura prevista para dezembro de 2014 ou julho de 2015, nos cursos de engenharia, administração, economia, estatística, ciências contábeis, direito, comunicação social e marketing, além de conhecimentos de inglês e informática e disponibilidade para estagiar 20 ou 30 horas por semana
www.whitemartins.com.br
American International Group
QUANDO Até 15/3
VAGAS 31
PRÉ-REQUISITOS Em São Paulo os candidatos devem estar na graduação nas áreas de administração de empresas, ciências atuariais, matemática, marketing, análise de sistemas, comunicação, economia, estatística e engenharia (todos os cursos), com formação prevista para junho de 2015.
Inglês avançado e interesse em atuar nas seguintes áreas de linhas financeiras, garantia, PME, aviação, responsabilidade civil, crédito, linhas pessoais - auto, vida, viagem, marketing digital, gestão de campanhas, análise de dados, compras, recursos humanos, operações e serviços, vendas, marketing, sistemas, PMO - gestão de projetos e infraestrutura.
As oportunidades no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte ou em Curitiba são para estudantes de administração de empresas com formação prevista para junho de 2015. Inglês avançado e disponibilidade para estagiar na área de vendas são requisitos
www.vagas.com.br/PagEmpr.asp?e=estagiosaig
Sabesp
QUANDO Até 3/4
VAGAS 1.030
PRÉ-REQUISITOS Estudantes do ensino superior, médio regular e médio técnico
www.concursosfcc.com.br
Elavon
QUANDO Prazo não informado
VAGAS Não informado
PRÉ-REQUISITOS Candidatos devem ter inglês avançado e estar matriculados entre o terceiro e o quarto ano de cursos nas áreas de ciências exatas e humanas
www.elavon.com.br/trabalheconosco
Trainee
Ernst & Young Terco
QUANDO O ano todo
VAGAS 900
PRÉ-REQUISITOS Estudantes ou recém-formados ou que estejam estudando ciências contábeis, administração, direito, economia, relações internacionais, ciências atuariais, engenharia, matemática, estatística e cursos relacionados à tecnologia da informação, com conclusão prevista para 2012/2013
ONDE Diversas cidades
www.traineeseyt.com.br
BG Brasil
QUANDO Até 30/4
VAGAS Não informadas
PRÉ-REQUISITOS Candidatos com bacharelado em engenharia (diversas especialidades), economia, administração, matemática, física, ciências contábeis, perfuração, comercial e finanças
ONDE Diversas cidades
www.bg-group.com/graduates
GSK
QUANDO Ao longo do ano
VAGAS 170
PRÉ-REQUISITOS Graduação entre dezembro de 2010 e julho de 2012, possuir inglês fluente e conhecimento de espanhol, além de domínio do Pacote Office
ONDE Rio de Janeiro e São Paulo
www.jovenstalentosgsk.com.br
Leroy Merlin
QUANDO Até 8/4
VAGAS Não informada
PRÉ-REQUISITOS Formação superior completa, concluída entre dezembro de 2008 e dezembro de 2012; disponibilidade para mudança e residência fixa em outras localidades após a conclusão do programa; mobilidade e disponibilidade para trabalhar aos finais de semana
ONDE Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal
www.jovensprofissionais2013.com.br
BDO
QUANDO Até 15/3
VAGAS 150
*PRÉ-REQUISITOS Recém-formados e estudantes cursando ciências contábeis, administração, economia, direito ou tecnologia da informação. As oportunidades são para as áreas de auditoria, consultoria, gerenciamento de tributos, financial advisory e outsourcing. Domínio de pelo menos uma língua estrangeira, preferencialmente o inglês, além de noções de informática são requisitos.
ONDE Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Campo Grande, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos (SP) e São Paulo
recrutamento@bdobrazil.com.br
GE
QUANDO Até 15/3
VAGAS Não informado
*PRÉ-REQUISITOS Graduação concluída entre julho de 2011 e julho de 2013 nas áreas de administração, contabilidade, comércio exterior, economia, engenharia de produção, engenharia mecânica, tecnologia da informação, sistemas de informação, engenharia elétrica, engenharia industrial, marketing, publicidade e propaganda, relações públicas, relações internacionais, entre outros
ONDE Não informado
www.ge.com/br/careers/trainee.html
B2W
QUANDO Até 15/5
VAGAS Não informado
*PRÉ-REQUISITOS Recém-formados nas áreas de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, engenharias, estatística, informática (e todos os cursos relacionados à TI), marketing, relações internacionais, matemática e física, em diversas áreas da companhia
ONDE São Paulo e Rio de Janeiro
www.b2winc.com
Renner
QUANDO Até 15/4
VAGAS 63
*PRÉ-REQUISITOS Curso de graduação completo, concluído entre dezembro de 2008 e dezembro de 2012. O processo para trainee de compras exige domínio de inglês avançado. Os candidatos também devem ter identificação com moda e varejo, dinamismo e espírito de equipe, além de disponibilidade para mudanças e viagens
ONDE Todo o Brasil
www.traineerenner.com.br
Tetra Pak
QUANDO Até 17/3
VAGAS 4
PRÉ-REQUISITOS Recém-formado ou ter até dois anos de graduação nos cursos de administração de empresas, marketing, economia ou engenharia. Além disso, os candidatos precisam ter experiência anterior como estagiário em companhias de grande porte, disponibilidade para viagens e residência em outros estados, inglês fluente e conhecimento do espanhol
ONDE Campinas (SP)
http://www.dreves.com.br/tetrapak
Concursos públicos
ONDE Marinha
QUANDO até 15/3
VAGAS 2.200
NÍVEL Médio
SALÁRIO Não informado - aprendizes-marinheiros
www.ensino.mar.mil.br
ONDE Polícia Civil de São Paulo
QUANDO até 15/3
VAGAS 103
NÍVEL Médio
SALÁRIO R$ 2.848,36
www.vunesp.com.br
ONDE Serpro
QUANDO até 27/3
VAGAS 370
NÍVEL Médio e superior
SALÁRIO De R$ 2.339,11 a R$ 5.203,90
www.cespe.unb.br/concursos/serpro_13
ONDE Ministério Público Militar
QUANDO até 20/3
VAGAS 9
NÍVEL Superior
SALÁRIO Até R$ 24.057,33
www.mpm.gov.br/11cpjm
ONDE Prefeitura de Ribeirão Preto
QUANDO até 28/3
VAGAS 175
NÍVEL Médio e superior
SALÁRIO Até R$ 10.098,59
www.vunesp.com.br
ONDE Banco do Brasil
QUANDO até 12/4
VAGAS Cadastro de reserva
NÍVEL Médio
SALÁRIO R$ R$ 1.892
www.concursosfcc.com.br
Vagas em empresas
ONDE Drogaria São Paulo
QUANDO Inscrições abertas
VAGAS 400 - em todo o país para auxiliar de reposição, atendente de loja, operador de loja, balconista e farmacêutico
NÍVEL Médio e superior
SALÁRIO Não informado
curriculo@drogariasaopaulo.com.br
ONDE Manpower
QUANDO Inscrições abertas
VAGAS 300 - em São Leopoldo (RS) - área de tecnologia de informação
NÍVEL Superior
SALÁRIO Não informado
www.manpower.com.br
ONDE Confirp Consultoria Contábil
QUANDO Inscrições abertas
VAGAS não informado - em São Paulo - cargos de Coordenador de RH, Consultor Tributário, Analista Contábil Outsourcing, Analista Fiscal, Assistente Financeiro, Assistente Fiscal e Analista Fiscal
NÍVEL Superior
SALÁRIO Não informado
rh@confirp.com
ONDE Atento
QUANDO Inscrições abertas
VAGAS 8.675 - nos estados de SP, RJ, MG, GO, PR, RS e SC - cargos de teleoperador e promotores de vendas
NÍVEL Médio
SALÁRIO Não informado
www.atento.com.br
ONDE Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
QUANDO Até 12/4
VAGAS 375 - analista sociocultural - biblioteconomia (97 vagas), agente técnico de assistência à saúde (96) e analista administrativo (182).
NÍVEL Superior
SALÁRIO Entre R$ 1.269,02 e R$ 2.169,00
www.vunesp.com.br
ONDE Serpro
QUANDO Até 27/3
VAGAS 360 - diversos
NÍVEL Médio e superior
SALÁRIO De R$ 2.339,11 a R$ 5.203,90
http://www.cespe.unb.br/concursos/serpro_13

Fonte: Folha.

Mulheres fumam cada vez mais no Brasil


Enquanto homens, cada vez mais, têm conseguido largar o cigarro, o número de mulheres tabagistas só aumenta: já são cerca de 10 milhões



Mulher fumando
Mulher fumando um cigarro: tabaco é responsável por 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos no País

São Paulo - Proibir o fumo em ambientes públicos fechados gera queda nos nascimentos prematuros. O dado faz parte de pesquisa divulgada na última semana pelo British Medical Journal, uma das publicações da área médica de maior prestígio internacional. O estudo, feito por pesquisadores da Universidade Hasselt, na Bélgica, envolvendo 600 mil partos, vem à tona no início do Mês da Mulher.
A data não é por acaso. O público feminino é o mais atingido por problemas gerados pelo fumo. No Brasil, enquanto os homens, cada vez mais, têm conseguido largar o cigarro, o número de mulheres tabagistas, só aumenta: hoje, já são cerca de 10 milhões, segundo o IBGE. Como consequência, o cigarro é, atualmente, responsável por 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos no País.
"O fumo é uma epidemia mundial e, na comparação entre os gêneros, os efeitos são ainda mais devastadores à saúde da mulher que à do homem", comenta a diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), Paula Johns.
Além da questão dos partos prematuros, outro dado que assusta é a divulgação de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Milão, na Itália. Segundo a revista especializada Annals of Oncology , o câncer de pulmão vai ultrapassar o de mama, entre as mulheres europeias, até 2015. O aumento reflete o crescimento do número de mulheres que começaram a fumar nos anos 1960 e 1970.
Para reduzir esses números, Paula Johns afirma que é necessária a implementação da lei antifumo, em âmbito nacional, e a proibição dos anúncios de cigarros em pontos de venda. Experiências internacionais comprovam a eficácia dessas iniciativas.
"O aumento de consumo do cigarro entre mulheres está associado a uma série de fatores, seja para aliviar a ansiedade, o estresse e a depressão, ou, até mesmo, as tensões do trabalho e de casa. Há ainda razões mais subjetivas, relacionadas com identidade, auto-estima, aceitação social, sentir-se madura ou sexy. É sabido que a indústria pesquisa incansavelmente sobre as aspirações das mulheres e desenvolve produtos que procuram preencher essas lacunas emocionais", comenta a diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), Paula Johns.

No Brasil, a lei antifumo foi sancionada em 2011, mas ainda não entrou em vigor em todo o País. Falta, por exemplo, regulamentar, justamente, os locais onde não se poderá fumar.
Nos municípios ou estados onde há legislações específicas, estas valem e as experiências são positivas. Em São Paulo, o consumo de cigarro diminuiu pela metade já no primeiro ano de vigência da lei (2009).
No Rio de Janeiro a lei existe também há quase quatro anos. Em 2009, dois mil estabelecimentos comerciais foram multados porque permitiram a presença de fumantes. Em 2012, foram apenas três multas.
Sobre a propaganda em pontos de venda, o problema atinge, também, jovens e aqueles que estão tentando parar de fumar. Um estudo australiano constatou que 40% dessas pessoas relatam ter vontade de fumar ao ver os anúncios e mais de 60% compram impulsivamente cigarros.
Um outro estudo feito em 30 países subdesenvolvidos, entre eles, o Brasil, constatou que restrições parciais estão associadas a uma redução de 13,6% no consumo per capita, em comparação com 23,5% em países que optaram por proibições mais abrangentes.
Outra questão que merece destaque é o consumo precoce do cigarro entre as meninas. Cerca de um terço dos adolescentes brasileiros experimentam tabaco antes dos 12 anos e o percentual de meninas que começam a fumar antes dos 15 anos de idade é 22% maior do que a de meninos, em todas as regiões do país.
Para a ACT, nesse sentido, além da proibição da publicidade, há a necessidade de proibição definitiva e imediata dos aditivos nos cigarros.
“Os saborizados não fazem mais mal ao organismo que um cigarro comum, mas são usados para ‘atrair’ novos fumantes, principalmente os jovens, porque adicionar morango, menta, canela e açúcar diminui a irritabilidade, aumenta a aceitação ao produto e estimula a experimentação”, explica Paula Johns.
A Anvisa conseguiu, recentemente, suspender liminar que permitia à indústria do tabaco continuar a fabricar e vender os cigarros com sabor. A proibição, agora, volta a ser válida e os produtores deverão adequar-se e cumprir os prazos de retirada desse tipo de produto do mercado, ainda este ano.
As informações são da Exame.

Empresa americana de genoma identifica fatores genéticos associados à miopia


A partir da análise do DNA de mais de 50.000 pessoas, cientistas descobriram 20 condições genéticas que contribuem para o surgimento desse problema

Visão: estima-se que de 30% a 40% de toda a população ocidental tenha miopia
Visão: Contribuição genética para o surgimento da miopia existe e é complexa, revela pesquisa (Thinkstock)
A empresa de genoma dos Estados Unidos 23andMe, que sequencia o DNA de milhares de pessoas para identificar fatores genéticos associados a doenças, descobriu 20 novas associações genéticas que desempenham um papel importante no surgimento da miopia, o mais comum entre todos os distúrbios visuais. Segundo os cientistas responsáveis pela pesquisa, essa descoberta pode ajudar futuros estudos a compreender melhor as interações que levam ao desenvolvimento da visão e que podem desencadear problemas como a miopia.

Saiba mais

Anne Wojcicki, em evento da empresa 23andMe, em Nova York
Anne Wojcicki, em evento da 23andMe, em Nova York
23andME
A empresa de genoma pessoal do Vale do Silício foi fundada por Anne Wojcicki, que é casada com um dos fundadores do Google, Sergey Bin, e sua sócia, Linda Avey. O nome 23andMe se refere aos 23 pares de cromossomos que um ser humano tem e que carregam o nosso material genético. Inicialmente, as pessoas pagavam 999 dólares para que, a partir de suas salivas, tivessem seus DNAs sequenciados. Em 2008, no lançamento europeu da empresa, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, as personalidades presentes no evento, como Naomi Campbell, Thomas Friedman e Peter Gabriel, foram convencidas a cuspirem em um tubo esterilizado para terem seu genoma codificado.
Segundo os autores do estudo, a miopia é um problema muito complexo e suas causas ainda são pouco compreendidas. No artigo que descreve esse novo trabalho, publicado neste mês no periódico PLoS Genetics, eles afirmam que essa é a maior análise já feita sobre a associação entre o genoma e o problema — os resultados da pesquisa se basearam no DNA de mais de 50.000 clientes europeus da empresa 23andMe.
A miopia ocorre quando o diâmetro do globo ocular de uma pessoa é maior do que normal — ou seja, maior do que aproximadamente 22 milímetros. Quanto maior essa medida, mais grave o problema. O míope enxerga bem de perto, mas tem dificuldades em enxergar objetos que estão longe.
Na pesquisa, os cientistas da 23andMe estudaram o genoma de 45.771 pessoas e buscaram associações genéticas relacionadas à presença de miopia. Ao todo, eles encontraram 20 fatores genéticos significativos para o desenvolvimento do problema, sendo que dez deles se confirmaram em uma nova análise feita em outros 8.323 participantes. Segundo o estudo, esses fatores genéticos estão relacionados, por exemplo, à remodelação do olho, ao crescimento dos olhos e ao desenvolvimento da retina.
Os pesquisadores afirmam que, embora a miopia também seja influenciada por fatores ambientais, como muito tempo de leitura e de exposição a telas de computador ou de televisão, a base genética do problema é complexa e afetada por vários genes. “Esse estudo destaca a provável importância do desenvolvimento neuronal precoce na progressão da miopia e abre portas para pesquisas futuras sobre as interações envolvidas nesse processo”, diz Nicholas Eriksson, que coordenou o estudo.