sábado, 6 de abril de 2013

JORNALISTA TONI SILVA É O MAIS NOVO CONTRATADO DA TV VOTORANTIM

Jornalista Toni Silva 

O Jornalista Toni Silva sobe mais um degrau em sua carreira, graças ao seu profissionalismo, respeito e humildade, conseguidos através dos anos em que se propôs levar a noticia policial de maneira límpida e sem sensacionalismo.

Após desenvolver seu trabalho em vários veículos de comunicação, o ultimo, escrevendo em duas colunas policiais do Jornal Diário de Sorocaba, por quase dois anos, “Desfecho do Crime” e ”Na mira do MP”, onde o leitor sentirá muito sua falta, Toni Silva foi convidado para fazer um programa na TV Votorantim.

A negociação já vinha sendo cogitada desde o início do mês de março deste ano, na ultima quarta-feira (03/04), em reunião com o diretor da TV Votorantim, Werinton Kermes, os últimos acertos foram concretizados.

A população de Votorantim irá assistir ao programa, todas as sextas-feiras, no inicio da noite (horário ainda a ser definido), já os internautas assistirão pela internet, em tempo real e ao vivo através do site: www.tvvotorantim.com.br.

O programa irá noticiar ocorrências criminais de Votorantim, Sorocaba e cidades da região, também terá quadros importantes com a participação de autoridades, esclarecendo assuntos relacionados a atuação da polícia e como o cidadão pode colaborar com as autoridades no cumprimento da lei, e da ordem pública.

Toni Silva e o Diretor da TV Votorantim, Werinton Kermes
Outro quadro que promete sucesso é a participação do telespectador e internautas, emitindo opiniões sobre temas relevantes a respeito da segurança pública e o sistema de Justiça. Falando ao nosso blog, o jornalista Toni Silva declarou que a estreia será em breve, e o nome do programa já está definido, no entanto preferiu não revelar por enquanto, porque será uma surpresa, mas já garantiu que o programa na tela da TV será um sucesso, concluiu dizendo "será um programa com a cara e a alma de um jornalismo policial: verdadeiro, dinâmico, atuante é inédito em Votorantim, Sorocaba e região", finalizou.

As informações são do reporterpilardosul.blogspot.com.br

Como fazer um TCC nota 10


Para muita gente, o grande vilão do ensino superior é o Trabalho de Conclusão de Curso. No entanto, com método e dedicação, você vai perceber que esse caminho não é tão difícil de se percorrer


Simão Mairins, Revista Administradores, 
Quem já foi aprovado no vestibular, muito provavelmente ouviu da família ou de uma ex-professora, ainda na comemoração da conquista, algo mais ou menos assim: "Parabéns! Mas, olha, entrar na faculdade é fácil. Difícil mesmo é sair!".
Durante os três primeiros dos quatro anos que passou no curso de Publicidade e Propaganda, a pernambucana Virgínia Ramos nunca conseguiu entender muito bem o que haveria de ser tão complicado na graduação, como lhe advertiram ainda no Ensino Médio. Afinal, foi morar fora de casa, tornou-se mais independente, conheceu gente nova e – principalmente – não teve mais que fazer exames de Física, Química e Biologia!
Uma hora, entretanto, a situação se complicou. "No sexto período, comecei a cursar a disciplina do projeto. De lá até a apresentação do trabalho final foi só estresse. No fim, o curso foi ficando cansativo e ninguém aguentava mais. Todo mundo só queria saber de sair da faculdade logo", conta a publicitária.
O tal projeto a que Virgínia se refere é uma espécie de estudo preliminar que, na maioria das instituições de ensino, os estudantes precisam produzir antes de realizar o temido Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC. Essa fase, ao contrário do que a maioria pensa, pode ser menos martirizante. Fácil, evidentemente, não será. Mas, com a ajuda de algumas regras básicas, diversos obstáculos podem ser evitados, deixando o caminho a ser percorrido mais tranquilo.
tcc
Imagem: ThinkStock

Primeiros passos
Se o trabalho começa bem, é provável que também termine bem. Por isso, antes de começar a produzir o TCC, duas tarefas são fundamentais: definir um tema e preparar um bom projeto, que sirva – de fato – como um guia. Nele deverão estar especificadas questões importantes, como o assunto, os objetivos e o cronograma de atividades.
Para preparar o projeto, no entanto, é preciso definir o tipo de trabalho que será realizado. Dependendo do curso e da instituição de ensino, o TCC pode ser uma produção científica, uma atividade prática ou um estudo de caso. O professor Gildásio Mendes Filho, co-autor do livro "Como fazer monografia na prática", lembra que "há uma confusão muito grande nas instituições, porque cada curso tem a sua regra para a realização de TCC". Por esse motivo, é importante que o aluno se certifique dos padrões exigidos por sua faculdade, sob o risco de ter, no futuro, que voltar ao estágio inicial por inadequação às regras.
Escolhido o tipo de trabalho, a próxima tarefa é definir o tema. Esse passo é simples, porém, delicado. Decidir o que abordar leva pouco tempo, mas uma má decisão pode atrapalhar bastante o andamento da produção. "Se a escolha do tema é bem-feita, o trabalho acontece de maneira suave, sem obstáculos, e o seu desenvolvimento passa a ser bem mais agradável", afirma a professora Raquel Polito no livro "Superdicas para um Trabalho de Conclusão de Curso nota 10".
A autora lembra ainda que ter interesse real no assunto a ser abordado facilita a realização da tarefa. "Muitas vezes, ficamos horas pensando em um tema genial e nos esquecemos de que não existe a menor relação entre ele e a área de estudo em que estamos inseridos", afirma Raquel.
A formulação de um problema do qual se possa partir é outro pré-requisito muito importante. De acordo com o professor Antonio Carlos Gil, autor do livro "Como elaborar projetos de pesquisa", fazer-se perguntas é fundamental. "De modo geral, inicia-se o processo da pesquisa pela escolha de um tema, o que, por si só, não constitui um problema. Ao formular perguntas sobre o tema, provoca-se sua problematização", afirma.
O último passo dessa fase prévia é a escolha do orientador. Aqui, o conselho de Gildásio é optar pelo professor da disciplina em que o assunto definido se encaixa. "Se, por exemplo, um aluno vai fazer um trabalho em Microeconomia e escolhe um professor que é especialista em Macro, ele vai ter dificuldades porque o professor pode não ter segurança para orientar", explica.
Afinidade pessoal também é um ponto a ser levado em conta na hora de escolher o orientador. Mas Gildásio lembra que isso não deve ser mais importante do que a competência. "Quando eu estava fazendo minha dissertação de mestrado, lembro que fui apresentar meu projeto ao professor e ele simplesmente o rasgou bem no meio e me disse: 'leva a metade e faz o teu projeto'. Na hora, eu me senti agredido. Mas depois refleti e vi que, antes, eu havia mesmo sido muito prolixo", conta o professor.
Mão na massa
Com tema, projeto e orientador definidos, a hora é de arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Nessa fase, organizar o tempo é fundamental, principalmente nos casos em que é necessário dividir o dia entre os estudos e uma atividade profissional.
"Um bom início para o desenvolvimento do seu trabalho é imaginar como ele será realizado até o final. Antes de começar a escrever os textos, vislumbre como será o sumário. Considere todos os pontos que você deseja abordar. Por mais que esse sumário seja alterado, ele será o seu fio-condutor e você terá um raciocínio lógico a seguir", explica Raquel Polito.
Durante a produção do texto, também é importante prestar atenção em quesitos técnicos como ortografia, coesão entre as distintas partes e adequação às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas regras determinam como o trabalho deve ser organizado por meio de indicações para o uso de citações e a apresentação das referências bibliográficas, por exemplo.
Trabalhar com uma metodologia bem definida é outro facilitador na produção do TCC, principalmente quando é necessário fazer um estudo mais aprofundado. Como explica o professor Antonio Gil, "a pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos".
Apresentação
Texto pronto. Acabou? Ainda não. Vem aí o grand finale, que é a apresentação. Não vamos dizer aqui para não ficar nervoso ou nervosa. Afinal de contas, esse é um momento importantíssimo na vida de qualquer pessoa. A banca entenderá a ansiedade e qualquer professor com o mínimo de bom senso sabe da tensão que envolve uma defesa. O nervosismo exacerbado, entretanto, pode dificultar sua exposição e passar aos avaliadores uma impressão errada sobre o seu trabalho.
Montar um roteiro em uma apresentação de Power Point ou mesmo em um papel já ajuda. É importante, porém, estar ciente de que aquilo é apenas um guia. Simplesmente ler o que está escrito vai aparentar falta de domínio sobre o trabalho e insegurança. Outra dica é treinar. "Até hoje, eu planejo minhas palestras, calculo o tempo e falo para mim mesmo. E aí eu vejo como posso ampliar ou reduzir", conta o professor Gildásio.
Depois da apresentação, é comum que a banca faça perguntas. Respondê-las de forma satisfatória vai influenciar bastante na sua nota. Diante de críticas, escute e saiba reconhecer suas falhas. Caso discorde, posicione-se com argumentos sólidos e não recorra a subterfúgios emocionais, pois, não tenha dúvida: naquele momento, o que interessa é apenas o que você fez.
E, se você fez tudo direitinho, é só comemorar!
COMO DEFINIR UM TEMA
Passo 1 – Definir a grande área com a qual você tem afinidade: por exemplo, Marketing.
Passo 2 – Escolher uma vertente da grande área com a qual você mais se identifica, levando em conta a relevância e a viabilidade de realização do trabalho: Marketing de Guerrilha.
Passo 3 – Delimitar um contexto específico para trabalhar o tema: mercado digital.
Passo 4 – Definir uma abordagem: O uso do Marketing de Guerrilha na construção de novas marcas no mercado digital. 
Todas as informações são do administradores.com

Prefeitura de Sorocaba vai tentar derrubar a lei que criou hospital municipal


Prefeito Pannunzio determinou que o Jurídico entre com uma Adin na Justiça
Marcelo Andrademarcelo.andrade@jcruzeiro.com.br

O prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), determinou à Secretaria de Negócios Jurídicos a entrada na Justiça, em no máximo 30 dias, de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), contra a lei de iniciativa popular que cria o Hospital Municipal de Sorocaba. A determinação foi dada no início da tarde de ontem, poucas horas após a publicação no jornal Município de Sorocaba, órgão oficial de divulgação de atos e ações dos Poderes Executivo e Legislativo, da promulgação da nova lei, pelo presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), após a derrubada do veto, na semana passada.

Entre as argumentações que deverão constar na Adin, na tentativa de fazer com que a lei perca seus efeitos, estão a de que a implementação desse tipo de empreendimento é de exclusividade do Executivo e, principalmente, a de que não há no texto informação de onde sairão os recursos e a sua medida compensatória, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Vale destacar que em 30 dias a Prefeitura de Sorocaba conseguiu derrubar os efeitos de 14 leis municipais.
A promulgação da lei aconteceu na última quarta-feira, sendo afixada no quadro de avisos do Legislativo. Ela foi assinada pelo presidente da Casa, o vereador tucano José Francisco Martinez, após a derrubada do veto, em meio a uma sessão tumultuada no dia 25 de março, por 15 votos favoráveis e cinco contrários.

De acordo com a Lei Orgânica do Município (LOM), quando um veto do Executivo é derrubado, o presidente da Câmara, ou seu vice, tem prazo de 15 dias para promulgar a lei. E foi o que aconteceu, mas em apenas nove dias. A lei surgiu de uma iniciativa popular, com articulação feita, sobretudo, pelo vereador Izídio de Brito (PT) e que teve a adesão de 26.584 eleitores.
A lei possui três artigos, sendo que o primeiro determina a criação do Hospital Municipal de Sorocaba. O artigo seguinte destaca que as despesas com a execução dessa lei correrão por conta de verba orçamentária própria e, por fim, o último estabelece que a lei entra em vigor na data de sua publicação. Ou seja, desde ontem.

No início da noite de ontem, na própria Câmara, pouco antes de participar de um evento, ao ser questionado sobre o assunto, Pannunzio foi enfático: "Mas é lógico que vamos entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade." E completou: "O fato de ser de iniciativa popular não desobriga a legislação de obedecer os preceitos constitucionais. Por isso, vamos recorrer ao Tribunal (de Justiça). Além de problemas jurídicos, como a falta de apontamento de receita e medida compensatória e, ainda, o fato de que esse tipo de iniciativa é privativa do Poder Executivo, eu já havia assumido em campanha a construção de um hospital público. E, não se trata de jogo de palavras. Público é uma coisa e municipal é outra. No municipal todas as despesas são arcadas pelo município e o público nos permite que façamos parcerias com os governos estadual e federal, além da iniciativa popular. E é isso que vamos fazer."

Em trinta diasO secretário de Negócios Jurídicos do Paço, Anésio Aparecido Lima, disse que "já recebemos a determinação do prefeito e vamos cumprir. A expectativa é de que em até 30 dias a Adin seja protocolada na Justiça. "Essa sei promulgada hoje (ontem) tem todos os méritos de atender um fim social de enorme importância, que é a saúde. Porém, ela obriga o município a criar um empreendimento que demanda investimentos que não estão previstos em orçamento. Além disso, poderia a iniciativa popular, que não fosse o Executivo, promover despesas, como é evidentemente, a criação de um hospital. Não é só a criação, mas o funcionamento, aquisição de equipamentos... Por esse ponto de vista, um hospital criado por iniciativa de terceiros seria inconstitucional, como de fato é", ressaltou Anésio.

Decreto de desapropriaçãoNa mesma edição do jornal Município de Sorocaba, onde foi publicado a lei de iniciativa popular que cria o Hospital Municipal de Sorocaba, e que deverá ser alvo de uma Adin nos próximos dias, foi publicado o decreto assinado por Pannunzio que desapropria uma área de 26 mil metros quadrados onde deverá funcionar o Hospital Público de Zona Norte. O local fica na avenida Ipanema, no Jardim Botucatu, pertencente à antiga empresa Transportes Coletivos Sorocaba (TCS). A área está avaliada em R$ 9,6 milhões. "Esse é um compromisso que eu assumi em campanha e vou realizar. Agora, é preciso que esteja dentro dos preceitos constitucionais e dentro das melhores viabilidades do município", disse o prefeito.
Todas as informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Eletricista de autos se destaca pela honestidade e eficiência nos serviços

O profissional trabalha nesse endereço à sete anos, e esta matéria foi baseada em testemunhos de clientes da oficina.

Por Everton Soares

Apesar dos inúmeros profissionais existentes  no mercado de eletricidade de autos, um deles vem se destacando pelo trabalho rápido e de alta qualidade na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.        


Marcelo Pedretti, formado em eletricidade automotiva no ano de 1988, pelo SENAI de Sorocaba, há 24 anos vem trabalhando com eficiência e honestidade para com seus clientes, novos e antigos. Sua técnica especializada abrange todas as marcas e modelos de carros, nacionais e importados.


    





Não é raro em uma cidade de uma frota que está com quase 400 mil veículos automotores, encontrar clientes insatisfeitos que reclamam de maus profissionais,que se aproveitaram da oportunidade de criar problemas inexistentes ou de obter lucro em cima de peças de reposição. Diferentemente desses maus profissionais, Marcelo oferece a seus clientes, um preço justo e coerente, e quando há possibilidade de recuperação de peças o profissional oferece ao cliente a economia no preço total de serviços.

Perguntado sobre sua opinião quanto a desonestidade de alguns profissionais ele responde: lamentável! Não se ganha nada com isso, é uma ilusão pensar que se obtêm vantagens enganando seu cliente.

E sobre as vantagens em ser honesto ele responde: é muito satisfatório, você se sente bem consigo mesmo. É coisa de caráter mesmo! E seu cliente sai da oficina falando bem de você para outras pessoas, isso é muito gratificante!





Durante a entrevista, em alguns momentos pudemos registrar o trabalho eficiente de Marcelo.
    











   A oficina também oferece serviços de mecânica automotiva. Aqui Marcelo trabalha já à sete anos.    

O endereço fica na rua Oliveira César, n° 212 na Vila Santana, bem próxima da Igreja Católica Santa Rita.
O telefone de contato de Marcelo é o
 (15) 3012-9454
E-mail: markpt@ig.com.br                     

GCM de Sorocaba, detém grupo traficando dentro de centro de lazer


A Guarda Civil Municipal (GCM) deteve na tarde de ontem quatro jovens traficando dentro do Centro de Integração, Esporte e Lazer (Ciel), na Vila Santana. Após denúncia de moradores das imediações, agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) flagraram o desempregado Colmar de Moraes Moreira Junior, de 18 anos, e outros três adolescentes, remexendo buracos na quadra de areia do espaço de lazer.
 
Ao avistarem os guardas municipais, eles tentaram fugir mas foram detidos portando seis pedras de crack e R$ 91. Outros dois adolescentes que estavam do lado de fora da unidade percebendo a ação da GCM saíram correndo e acabaram detidos. Com cada um foram encontradas mais três pedras de crack.
 
Numa busca mais apurada, os guardas municipais localizaram no local onde Colmar mexia outras 59 porções de crack e mais 19 junto a uma trave de futebol. Num primeiro momento, Colmar mentiu a idade, alegando ter 17 anos. Mas, ao saber que seria conduzido à delegacia assumiu a maioridade e entregou os adolescentes como seus vendedores. Um dos adolescentes tem passagem pela Fundação Casa, onde ficou por dois anos por tráfico, furto e receptação.
 
Os jovens foram encaminhados ao Plantão Policial Norte, onde Colmar foi autuado em flagrante por tráfico de drogas para ser encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba. Os menores foram autuados por ato infracional e seriam liberados aos pais.

Todas as informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Os 10 pecados capitais do Marketing


As estatísticas nos mostram que 75% dos novos produtos, serviços e negócios fracassam. É uma porcentagem bem alta, não é mesmo? Pois, se você não quer fazer parte dessa estatística, é preciso analisar as práticas utilizadas no seu negócio e fazer os ajustes necessários para que ele não caia nessa porcentagem

Roberta Souza

Muitos novos empresários não conhecem conceitos básicos de Marketing e também não contratam especialistas na área para os aplicar no seu negócio, isso só aumenta o risco do negócio fracassar, entrando nessa dura estatística.
Abaixo estão listados os 10 pecados capitais do Marketing, listados por Philip Kotler, referência em Marketing na atualidade.
Confira todos os pecados e veja se sua empresa se encaixa em algum deles. Se isso ocorrer, não se preocupe! Ainda há tempo de ajustar os erros e colocar seu negócio “nos eixos”.
Pecado 1 – A Empresa não é focada no Marketing nem orientada para o cliente
Hoje em dia é muito importante lembrar do Marketing de Relacionamentos ao montar uma estratégia de Marketing em uma empresa. A estratégia de Marketing em si é muito importante, a divulgação da marca, dos serviços e benefícios de contratar a empresa devem ficar claros ao público-alvo. Porém, somente isso não basta, é preciso conhecer os clientes da empresa, suas necessidades e seus desejos. Para, dessa forma, poder alcançar a satisfação do cliente.
Pecado 2 – A Empresa não entende seu público-alvo
Outro ponto importante é conhecer o público-alvo da empresa. Muitas vezes as empresas cometem o erro de “disparar para todos os lados”, divulgam seus produtos e serviços em mídias, gastam fortunas com propagandas e, mesmo assim, não obtém o retorno desejado. Isso ocorre porque os profissionais de Marketing da empresa têm de ter bem definido qual é o seu público-alvo. Dessa forma as divulgações terão um foco e atingirão exatamente o cliente desejado.
Pecado 3 – A Empresa não monitora os concorrentes
Algumas empresas não possuem o costume de verificar o que a empresa concorrente está fazendo, como está vendendo seus produtos e serviços, e de que forma está atraindo consumidores. Monitorar a concorrência é importante para saber quais estratégias estão sendo utilizadas por ela, e detectar possíveis ameaças de mercado. Se isso não for feito, poderá ocorrer de alguma outra empresa entrar no seu segmento e passar a sua frente sem que você perceba.
Pecado 4 – A Empresa gerencia mal sua relação com parceiros
Como já comentei antes, o Marketing de Relacionamentos é muito importante, mas não deve ser aplicado apenas aos consumidores da sua empresa. É de extrema importância ter um relacionamento saudável com seus colaboradores, fornecedores e distribuidores. São eles que farão com que sua empresa tenha sucesso ou não. Cuide bem do relacionamento com eles!
Pecado 5 – A Empresa não é boa em encontrar novas oportunidades
Outro pecado importante. Muitas empresas pecam em trabalhar sempre da mesma forma, com os mesmos produtos e serviços. Inovar é preciso, novos produtos e serviços surgem a todo momento. Se sua empresa não fizer parte do grupo de inovação, ela pode correr riscos!
Pecado 6 – O processo de planejamento de Marketing da empresa é deficiente
Alguns empresários pensam somente em divulgar o negócio, obter mais clientes e, assim, mais lucro. Acabam esquecendo que ter uma boa estratégia de Marketing estrutura a empresa para lidar com situações inesperadas e obter respostas com maior facilidade, bem como chegar nos resultados esperados com maior eficiência.
Pecado 7 – As políticas de produto e serviços de sua empresa precisam de ajustes
Sua empresa pode possuir mais de um tipo de produto e/ ou serviço a ser ofertado. É importante analisar e determinar qual ou quais deles geram realmente lucro para o seu negócio. Muitas vezes as empresas continuam trabalhando com produtos ou serviços que não geram lucro, mas muito trabalho. Detecte estes produtos e serviços pouco lucrativos e diminua o tempo gasto com eles ou, se for possível, elimine-os de vez!
Pecado 8 – Os esforços de comunicação e de construção de marcas da empresa é fraco
É preciso que seu cliente potencial conheça a sua marca, seus produtos e seus serviços. Eles têm de conhecer bem a sua marca, e saber o que ela oferece a eles. O pecado 8 ocorre muitas vezes porque o público-alvo da empresa não foi definido, por isso não conhece a sua marca ou simplesmente não a diferencia dos seus concorrentes. Por isso, reveja seu planejamento de Marketing, defina seu público-alvo e mostre a ele o porquê sua empresa é a melhor opção para ele!
Pecado 9 – A Empresa não está adequadamente organizada para a prática do Marketing
De nada adianta sair fazendo propagandas “à la vonté” e distribuindo panfletos com seus serviços na rua. O Marketing não é só isso, e é preciso que todos os departamentos da empresa entendam. Montar um departamento específico para a prática do Marketing é de suma importância, para que haja um planejamento correto e focado nas ações que darão resultado.
Pecado 10 – A Empresa não usa ao máximo a tecnologia disponível
Atualmente há uma gama de produtos e serviços na área da tecnologia que existem para facilitar as nossas vidas. É inaceitável uma empresa que se recusa a utilizá-los, ou mesmo não os conhece. Principalmente os profissionais da área de Marketing da empresa têm a responsabilidade de utilizar estes recursos, facilitando a comunicação e o trabalho de todos os departamentos da empresa.
Rever essa lista é tarefa importante para saber se sua empresa já caiu ou está prestes a cair em um dos 10 pecados. Lembre-se de que, se sua empresa está cometendo alguns destes pecados, ainda há tempo de reverter a situação. Mas haja rapidamente, pois, como foi citado no início do texto, o número de novos negócios, produtos e serviços que fracassam é grande!
Todas as informações são do administradores.com

Vereador afirma que cidade de Sorocaba sofre com ‘estelionato eleitoral’

 

Izídio ressalta que na propaganda eleitoral o PSDB mostrou uma Sorocaba sem problemas em nenhum setor e com canteiros de obras na cidade toda (Foto: Arquivo DS)
 
 
Após participar da sabatina de quatro secretários municipais nesta semana na Câmara, o vereador Izídio de Brito (PT) afirmou que os depoimentos dos representantes do governo comprovam que os eleitores de Sorocaba foram vítimas de ‘estelionato eleitoral' durante as eleições para prefeito no ano passado.

Os secretários sabatinados pelos vereadores admitiram que a cidade está parada em vários setores, que há problemas graves de planejamento, organização e estrutura em áreas essenciais, como a saúde, e que não há solução a curto prazo.

"Na campanha eleitoral, tanto o ex-prefeito quanto o atual, que era o candidato da continuidade, venderam o paraíso para a população. Disseram que o município tinha arrecadação de sobra, tinha planejamento, tinha centenas de obras em andamento. Agora, poucos meses depois, vemos todas as obras paradas e os serviços públicos sucateados", critica Izídio.

Para o petista, na propaganda eleitoral o PSDB mostrou uma Sorocaba sem problemas em nenhum setor e com canteiros de obras na cidade toda. "Mostraram uma cidade maquiada e prometeram à população que, com a eleição do candidato Pannunzio, as obras iriam avançar e que os serviços públicos iriam funcionar com 110% da sua capacidade", afirma.

"Agora os secretários vêm aqui [na Câmara] e dizem que estão de mãos amarradas, que herdaram muitos problemas da gestão passada e que não podem fazer nada por áreas como saúde, esporte, gestão de pessoas e cultura. Isso é estelionato eleitoral", critica Izídio.

CPI DE OBRAS - Para o vereador, os depoimentos dos secretários reforçaram a necessidade da CPI sobre obras atrasadas. A Comissão Parlamentar de Inquérito foi aberta pela Câmara no final de março e deverá apurar as responsabilidades por atrasos e paralisações em obras contratadas pela Prefeitura.

Os membros da CPI são os vereadores José Crespo (DEM), presidente; Marinho Marte (PPS), relator; Francisco França, Izídio de Brito, Carlos Leite (todos do PT); e Irineu Toledo (PR).

Os quatro secretários sabatinados na terça-feira foram convocados por decisão da Câmara. Apenas o vice-líder do governo, Waldomiro de Freitas (PSD), foi contrário à convocação. Os secretários sabatinados foram Rodrigo Maldonado (Gestão de Pessoas), Armando Raggio (Saúde), José Simões de Almeida Junior (Cultura e Lazer) e Francisco Moko Yabiku (Esporte).

HERANÇA DA GESTÃO PASSADA - Os secretários relatam os planos para suas pastas, mas também ouviram muitas críticas dos vereadores. Maldonado tentou explicar as contratações políticas feitas pela Prefeitura e denunciadas pela imprensa, as demissões arbitrárias [incluindo uma gestante] e os problemas com a grade salarial dos servidores. O secretário disse que, em muitos casos, simplesmente "cumpre ordens".

O secretário de cultura destacou a falta de verbas em sua pasta. Já Yabiku disse que, quando assumiu o cargo, recebeu não uma secretaria [de Esportes], mas uma quitanda "de tanto pepino e abacaxi que tinha".

O secretário de Saúde, cujo depoimento durou cerca de três horas, admitiu que muitos contratos de serviços de saúde estão sendo revistos, que a rede pública tem problemas estruturais, que há muitas faltas de médicos ao trabalho e que a pasta está gerenciado falhas da administração passada.

Para Izídio, não é verdadeiro o argumento do governo municipal de que a Prefeitura teria de custear sozinha o funcionamento do hospital municipal. "Existem, sim, verbas estaduais e federais disponíveis não só para construção, mas também para custeio dessa modalidade de hospital. Basta ter boa vontade política e formular projetos eficientes de convênio, especialmente com o governo federal", defende o petista.

Todas as informações são do Jornal Diário de Sorocaba.

A receita da longevidade: comer peixe


Estudo de Harvard descobriu que pessoas que apresentam maiores níveis de ômega-3 no organismo vivem, em média, dois anos a mais do que as outras

Salmão peixe
Salmão é um dos peixes ricos em ômega-3: Segundo novo estudo, nutriente pode prolongar a vida das pessoas que o consomem com frequência (Thinkstock)
Uma pesquisa feita na Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que pessoas com mais de 65 anos que têm o hábito de comer peixe podem conquistar uma maior longevidade. De acordo com o estudo, indivíduos dessa faixa etária que apresentam maiores níveis de ômega-3, ácido graxo encontrado principalmente em peixes e frutos do mar, vivem, em média, 2,2 anos a mais do que aqueles que não consomem o nutriente. O trabalho foi publicado nesta segunda-feira no periódico Annals of Internal Medicine.
Segundo os autores da pesquisa, embora diversos estudos já tenham associado o ômega-3 a uma melhor saúde cardíaca, essa é a primeira vez que um trabalho analisa a relação entre o nutriente e marcadores biológicos no sangue que podem indicar risco de mortalidade por qualquer causa.
Para realizar o estudo, os pesquisadores avaliaram dados de 2.700 americanos com 65 anos ou mais, colhidos ao longo de 16 anos. Nenhum participante do estudo fazia uso de suplementos de óleo de peixe. Segundo os resultados, as pessoas com os maiores níveis de ômega-3 no organismo apresentaram um risco 27% menor de morrer, durante o período da pesquisa, por qualquer causa em comparação com quem apresentava os níveis mais baixos do nutriente. Elas também tiveram uma chance 35% menor de morrer por ataque cardíaco.
"Nossas descobertas sustentam a importância de se manter níveis sanguíneos adequados de ômega-3 para a saúde cardiovascular e sugerem que, ao longo da vida, esses benefícios podem prolongar a longevidade", afirmou Dariush Mozaffarian, professor associado do Departamento de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública de Harvard e coordenador do estudo. Ele recomenda que uma pessoa consuma cerca de duas porções de peixes ricos em ácidos graxos — como salmão, atum e sardinha — por semana. 
(Com agência France-Presse)
Todas as informações são da Veja.

Calvície pode estar relacionada a problemas cardíacos


Pesquisa feita no Japão concluiu que o risco de doença cardíaca é aumentado especialmente com a perda de cabelo no topo da cabeça

Perda de cabelo no topo da cabeça, formando a chamada 'coroa',pode estar relacionada a um risco maior de doença coronariana, diz estudo
Perda de cabelo no topo da cabeça, formando a chamada 'coroa',pode estar relacionada a um risco maior de doença coronariana, diz estudo (Thinkstock)
Um time de pesquisadores japoneses revisou diversos estudos sobre a relação entre calvície e problemas no coração e concluiu que, de fato, a queda de cabelo, especialmente quando ocorre no topo da cabeça (a 'coroa'), aumenta o risco de doenças cardíacas entre os homens. O trabalho, feito na Faculdade de Medicina da Universidade de Tóquio, no Japão, foi publicado nesta quinta-feira no periódico BMJ Open.

Saiba mais

DOENÇA CORONARIANA
Também chamada de coronariopatia, é uma frequente doença cardiovascular na qual o transporte que leva o sangue ao músculo cardíaco está bloqueado parcial ou completamente. É provocada pelo depósito de colesterol e outras gorduras nas paredes das artérias coronárias. Embora atinja os dois sexos, atinge os homens em geral dez anos mais cedo que as mulheres, que costumam desenvolver a doença após a menopausa. Idade avançada, pertencer ao sexo masculino, e ter histórico familiar na doença na família são alguns dos fatores de risco do problema, que também envolvem hábitos de vida, como tabagismo, má alimentação, sedentarismo e obesidade.
A pesquisa japonesa levou em consideração seis estudos feitos entre 1993 e 2008 que, ao todo, envolveram mais de 40.000 homens. Três desses trabalhos acompanharam voluntários por mais de dez anos. Segundo suas conclusões, os homens que, ao longo desse período, perderam a maior parte de seus fios de cabelo, em comparação com os que os mantiveram, apresentaram um risco cerca de 30% maior de ter uma doença coronariana. Essa condição ocorre quando o transporte que leva o sangue ao músculo cardíaco está bloqueado parcial ou completamente em consequência do depósito de colesterol e outras gorduras nas artérias.
Região específica — A revisão também concluiu que o risco de uma doença coronariana é mais elevado conforme a gravidade da calvície. Porém, segundo os autores, essa relação somente é válida se a queda de cabelo começa no topo da cabeça. Um homem com calvície grave no topo da cabeça pode ser quase 50% mais propenso a sofrer de uma doença coronariana do que um indivíduo que não sofre com a perda dos fios, por exemplo. Por outro lado, essa chance é 18% maior entre homens com calvície menos grave nessa região da cabeça.
Além disso, segundo o estudo, o risco de doença coronariana aumenta ainda mais caso o homem tenha calvície tanto na parte da frente, ou nas 'entradas', quanto no topo da cabeça — indivíduos com essas características são quase 70% mais propensos a desenvolver a condição do que homens sem calvície. 
As outras três pesquisas analisadas pelo time da Universidade de Tóquio observaram a saúde cardíaca de homens que já estavam carecas, ou então que caminhavam para isso, e a compararam com os resultados de saúde de homens que não haviam perdido seus fios de cabelo. De acordo como esses estudos, o primeiro grupo foi 70% mais propenso a apresentar alguma doença cardíaca em comparação com o restante dos homens. Esse risco foi maior entre os participantes mais novos, que apresentaram uma probabilidade 84% maior de ter problemas de saúde no coração.
Para os autores da revisão, é possível que a calvície masculina seja um indicador de resistência à insulina, um percursor do diabetes, um estado de inflamação crônica ou então que esteja associada a um aumento da sensibilidade à testosterona. Todos esses fatores estão direta ou indiretamente associados ao surgimento de doenças cardiovasculares.

Opinião do especialista

Luiz Antonio Machado César
Cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Coronariopatia Crônica do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP (Incor)

"Há centenas de fatores que estão associados à doença coronariana. Essa relação que o estudo encontrou entre calvície e o problema cardíaco é relevante, mas não substitui os outros fatores de risco. Ou seja, o fato de um homem ser ou não calvo não faz com que um médico deixe de considerar outros fatores, como tabagismo, sedentarismo, obesidade e hipertensão, na hora de avaliar se o paciente tem risco de uma doença coronariana.
O estudo tem um problema que é o fato de ele não ter levado em consideração esses outros fatores de risco para doenças cardíacas. Então não é possível dizer quem um homem calvo necessariamente terá uma doença coronariana ou então que um indivíduo sem calvície esteja livre do problema.
É possível que, além do fator genético, problemas como obesidade, diabetes, altos níveis de glicose no sangue e sedentarismo favoreçam a calvície. Por isso, uma forma de interpretar esses resultados é pensar que homens calvos, especialmente os mais jovens, com menos de 50 anos, já são propensos a ter doenças cardíacas.
O estudo é relevante, mas ele pode dar um peso para a calvície que, em relação ao risco de doença cardíaca, não é real na prática."
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Seul mobiliza navios para interceptar míssil do Norte


Fontes do ministério de Defesa do país indicaram que Pyongyang já instalou dois projéteis em plataformas de lançamento no litoral da península coreana

Tanques sul-coreanos passam por uma ponte temporária perto da fronteira com a Coreia do Norte. Nova presidente da Coreia do Sul prometeu forte resposta militar a qualquer provocação da Coreia do Norte depois que Pyongyang anunciou que os dois países estavam agora em estado de guerra
Tanques sul-coreanos passam por uma ponte temporária perto da fronteira com a Coreia do Norte. Nova presidente da Coreia do Sul prometeu forte resposta militar a qualquer provocação da Coreia do Norte depois que Pyongyang anunciou que os dois países estavam agora em estado de guerra - Kim Jae-Hwan/AFP
Coreia do Sul deslocou nesta sexta-feira dois navios de guerra com capacidade para interceptar mísseis balísticos para sua costa, depois de detectar indícios de que a Coreia do Norte pode estar preparando um ataque nos próximos dias. Segundo declarou um porta-voz do ministério da Defesa para a agência de notícias sul-coreana Yonhap, os destróieres com 7.600 toneladas foram divididos entre a costa leste e oeste do país e estão equipados com o sistema de radar Aegis, capaz de detectar e destruir mísseis em sua trajetória intermediária.

A preocupação da Coreia do Sul com um iminente ataque de míssil da rival do Norte aumentou exponencialmente nos últimos dias, após a observação de intensas manobras bélicas do outro lado da fronteira. Citando um alto oficial militar, a agência Yonhap aponta que, após um mês de ameaças, a Coreia do Norte transferiu de trem, no início desta semana, dois mísseis Musudan e os colocou em plataformas de lançamento móveis na costa leste, no que seria um dos últimos preparativos antes de um lançamento surpresa.

Míssil - Revelado pela primeira vez em um desfile militar em 2010, o Musudan tem um raio de ação estimado em 4.000 quilômetros, suficiente para atingir a Coreia do Sul, o Japão e a ilha de Guam. "Estamos vigiando de perto os preparativos da Coreia do Norte, embora ainda não esteja claro quando e de onde o projétil será disparado", disse o porta-voz do ministério da Defesa da Coreia do Sul, Kim Min-seok. Muitos analistas acreditam que Pyongyang pretende realizar o lançamento em meados deste mês, para comemorar o aniversário de Kim Il-sung, fundador do país, celebrado em 15 de abril.
Outro país que está levando a sério a retórica belicista do ditador Kim Jong-un são os Estados Unidos. Após ameaças de um ataque nuclear por parte da Coreia do Norte, Washington reforçou suas defesas no Pacífico, enviando um sofisticado sistema antimísseis para a região. “Pyongyang é um perigo real e claro para os interesses dos EUA e seus aliados”, afirmou o secretário de Defesa da Casa Branca, Chuck Hagel. Na quinta-feira, autoridades americanas também indicaram que Pyongyang pode lançar um ataque com míssil nos próximos dias.

(Com agência EFE)
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