sábado, 5 de outubro de 2013

Spray aos baldes

Historiador diz que a polícia da ditadura militar era menos violenta que a atual PM carioca - transformada, segundo ele, em guarda do poder

Felipe Werneck - O Estado de S. Paulo
RIO - Desde junho, o professor titular de História Contemporânea da UFRJ Francisco Carlos Teixeira da Silva acompanha de perto as manifestações no Rio. Ele prepara com o documentarista Eryk Rocha, filho de Glauber, um filme sobre o que acontece nas ruas. Na terça, porém, sua proximidade com o tema chegou a deixá-lo sem respiração. Silva recebeu um jato de pimenta de um spray gigante, recente aquisição da Polícia Militar, e precisou tirar a camisa e cobrir o rosto para se proteger das bombas de gás lançadas pelos policiais na Cinelândia.
'O jato parecia de extintor. Pus a camiseta na cara', diz o professor - Marcos de Paula/Estadão
Marcos de Paula/Estadão
'O jato parecia de extintor. Pus a camiseta na cara', diz o professor
O professor diz que o Rio virou o epicentro dos protestos no País por ser uma cidade essencialmente de classe média e porque houve total falta de sensibilidade das autoridades e perda de governabilidade no Estado. Também afirma não temer comparações entre o que ocorre hoje e os protestos estudantis do período militar: "A polícia da ditadura era menos violenta do que a polícia do governador Sérgio Cabral".
Especializado em história social, com pós-doutorado na Alemanha, Silva criou o Laboratório de Estudos do Tempo Presente da UFRJ e foi subsecretário de Educação no governo Brizola, na década de 1980. Conhece bem a causa dos professores, em greve há 51 dias. Para ele, o plano de cargos e salários da categoria do prefeito Eduardo Paes é "absurdo", assim como sua aprovação por uma Câmara de Vereadores sitiada. "Me deixa perplexo que o Legislativo não tenha tido pudor em continuar legislando com a rua tremendo de bombas."
O refluxo da maré
"Está claro que o Rio virou o epicentro das manifestações. Embora tenham começado em Porto Alegre e explodido em São Paulo, as maiores ocorreram no Rio. Teve um refluxo, mas nunca parou. E abriu-se um período de greves setoriais. A bancária é muito forte. O Rio centralizou isso porque, em primeiro lugar, é uma cidade de classe média, de funcionários, ao contrário de São Paulo, com base operária. Em segundo, porque houve total falta de sensibilidade e perda de governabilidade. A qualquer momento outra categoria pode explodir. Além disso, o Rio se tornou uma das cidades mais caras do mundo, com especulação imobiliária enorme, favorecida pelo governo. É possível que o governador, quando deixou black blocs e moradores de rua quebrarem muito em julho, tenha tentado afastar a classe média do movimento. Agora a coisa voltou. Outro elemento virou clamor público. Quando o Choque entrou na terça, a população gritava: "Cadê o Amarildo?". O nível de desmoralização é muito grande.
Secundarista, professor, universitário
"Falaram que havia mascarados. Vou te dizer: eu pus a camiseta na cara. Recebi um jato de pimenta que parecia de extintor, um troço industrial. A sensação é de paralisia respiratória. A maioria dos que tinham algo no rosto estava sem camisa. Era proteção contra o uso indiscriminado de bombas. Havia black blocs, mas não estavam quebrando. Depois duas agências bancárias foram destruídas, mas a PM já batia muito. Era uma reação. A maioria absoluta era de secundaristas, professores e universitários. Não tenho relação pessoal com o Black Bloc nem quero ter. Mas houve uma inflexão dos black blocs, uma mudança na atuação.
Casa sem pudor
"Tanta repressão, só vi uma vez na Bolívia e outra em Beirute, mas nunca no Brasil. Foi brutal. Me deixa perplexo que o Legislativo não tenha tido pudor em continuar legislando com a rua tremendo de bombas. A função da PM foi de uma guarda pessoal do poder convocada para cumprir não a lei do Estado, mas a vontade do dirigente. Fuzileiros navais fizeram o controle de multidão no Haiti, em situação bem mais difícil, sem esse tipo de ação. Quando o Choque entrou na Rio Branco e foi vaiado intensamente, deram tiro de escopeta para o alto. São funcionários públicos agindo como pretorianos do governador e do prefeito.
O PT e a guarda pretoriana
"É interessante ver o PT se transformar em partido que apoia o uso de guarda pretoriana para votar uma lei. O que o Rio está mostrando é que o PT perdeu as ruas. Se a oferta de um ministério ao Cabral se configurar, fica claro o total desdém da Dilma. Seria suicídio político.
Velho é o poder
"Lamentei que dois amigos, oriundos do PC, tenham dito que black blocs fazem o jogo da direita. É o que se falava na ditadura. Se nos anos 1970 eu brigava contra a PM e agora continuo brigando, sou jovem. Quem é velho é o poder. Estive em manifestações na Cinelândia em 1973 e 74. A polícia era menos violenta. Estou falando sério. A polícia da ditadura tinha mais critério e era menos violenta do que a polícia do Cabral."

Aos 25 anos, constituição resiste à falhas com garantia a cidadania.

Criada na transição do regime autoritário para a democracia, Constituição resiste a falhas e críticas com garantias à cidadania

O Estado de S. Paulo
Divulgação
"Essa Constituição terá cheiro de amanhã, e não cheiro de mofo." Para o então deputado Bernardo Cabral, relator da Assembleia Nacional Constituinte e depois ministro e senador, a profecia de Ulysses Guimarães foi realizada 25 anos depois.
A Assembleia Nacional Constituinte, que iniciou os trabalhos em fevereiro de 1987 e viu a Carta Magna ser promulgada em 5 de outubro de 1988, fora criada num momento em que o País clamava por democracia. Em plena transição pós-regime militar, a hora era de garantir os direitos individuais, a liberdade de expressão, proteger as minorias. Gerar os princípios para a garantia da cidadania.
O clima histórico ajuda a entender a complexidade da Carta Magna, cujo nível de detalhamento é elogiado por uns e tão criticado por outros.
Um dos princípios fundamentais da Constituição de 1988 é a harmonia entre os Poderes. Preservado nos artigos, o pressuposto é violentado ora pela politização do Judiciário, evidente no processo recente de julgamento do escândalo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, ora pela quase promíscua relação do Executivo e do Legislativo, que perde forças no presidencialismo de coalizão marcado pela mão forte das medidas provisórias, instrumento criado pela Constituinte.
Ainda que momentos de conflito tenham marcado a relação entre governo e Congresso de lá para cá, assim como as reclamações desses Poderes contra um eventual excesso de protagonismo do Judiciário, nenhuma crise ameaçou o pilar da democracia ao longo desse quarto de século.
Liberdade. "Você, que talvez não tenha se recordado, ou não tenha vivido os momentos difíceis da nossa Constituição, precisa se lembrar de que naquele tempo tudo era incerteza. Nós vivíamos em um regime autoritário, onde as pessoas não podiam definir o seu futuro. Hoje, nós estamos num regime de liberdade e nós devemos isso à nossa Constituição." O conselho foi dado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardozo em seu perfil no Facebook.
Constituinte na época, FHC, traduz a história para a juventude guiada pela era digital que quer ser conquistada pelos políticos: "O Brasil de hoje, esse Brasil dinâmico, moderno, que tem esperança, que olha o futuro com relativo, senão bom otimismo, começou ali. A democracia".
Fernando Henrique descreveu os debates na Assembleia Constituinte como um momento de otimismo. "Era o Brasil sonhando, era um Brasil quase que enlouquecido por um futuro melhor. Hoje nós podemos dizer que nós demos um passo essencial. Nossa Constituição garante liberdade, garante direito, garante acesso a muitos bens sociais. É uma Constituição que desenhou um Brasil melhor, mais feliz, que queria ter educação, saúde, reforma agrária...", escreveu o ex-presidente.
"(O País) precisa melhorar muito, mas o marco geral foi dado pela nossa Constituição. É uma Constituição, como dizia Ulysses Guimarães, cidadã, dá a cada um de nós a noção de direito. Agora nós temos que exercer."
Vitalidade. Também Constituinte que virou presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, ao celebrar a promulgação da Constituição em evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, enfatizou o caráter dinâmico da Constituição, também lembrando a frase de Ulysses. "Esse apenas um quarto de século já constitui o mais longo período de exercício das liberdades democráticas e do Estado de Direito da nossa República. Diante dos imensos desafios do Brasil, a vitalidade da Constituição é um feito a se lembrar."
Lula relembrou períodos de crise, como o afastamento do primeiro presidente eleito de forma direta em 29 anos, quando a Constituição nem havia completado meia década de vigência. "Eu lembro do impeachment do presidente Collor, quando muita gente tinha medo de que o Brasil não estava preparado para aquele gesto. O Brasil não só estava como fez o impeachment e continuou vivendo na normalidade democrática porque as instituições funcionavam."
A Constituição cidadã liderada por Ulysses Guimarães está longe de ser perfeita e, reconhecem os ex-constituintes, advogados e políticos, sofrerá constantes aperfeiçoamentos para garantir os direitos sociais e individuais. "O vigor da Constituição reside nessa combinação de liberdades políticas com direitos sociais coletivos e individuais, em que, em muitos aspectos, foi absolutamente inovadora para a sua época", sentenciou Lula.

Justiça decreta prisão de PMs acusados de matar Amarildo

Dez policiais, que vão responder por tortura seguida de morte e ocultação de cadáver, se apresentaram no início da noite no Quartel General da Polícia Militar

O major Edson Santos será substituído no comando da UPP da Rocinha
Major Edson Santos (Alessandro Costa/ Agência O Dia)
O Tribunal de Justiça do Rio decretou, nesta sexta-feira, a prisão preventiva dos dez policiais militares acusados de torturar e matar Amarildo de Souza, na Rocinha, Zona Sul do Rio. O pedreiro desapareceu no dia 14 de julho, após ser conduzido à sede da UPP da Rocinha. O inquérito concluído pela Polícia Civil afirma que os agentes usaram a tortura para conseguir informações de Amarildo sobre o esconderijo de armas e de traficantes na favela.
Todos os agentes se apresentaram no início da noite no Quartel General da Polícia Militar. Eles negam envolvimento no sumiço de Amarildo e afirmam que ele foi liberado pouco depois de chegar à UPP. Mas as câmeras de vigilância que ficam em frente à unidade e poderiam confirmar a versão não estavam funcionando.
Entre os acusados está o major Edson Santos, que era comandante da UPP - hoje coordenada pela major Priscila Azevedo. Também tiveram a prisão preventiva decretada os policiais Luiz Felipe de Medeiros, Jairo da Conceição Ribas, Douglas Roberto Vital Machado, Marlon Campos Reis, Jorge Luiz Gonçalves Coelho, Victor Vinícius Pereira da Silva, Anderson César Soares Maia, Wellington Tavares da Silva e Fábio Brasil da Rocha.
Em nota, o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame diz que a resolução do caso foi uma prioridade para o governo. "O caso está nas mãos da Justiça, que definirá se os policiais são culpados ou inocentes. Quanto ao crime, houve empenho da Secretaria de Segurança, através da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, que deu prioridade ao caso. Administrativamente, a PM tomará as providências que sempre toma, lembrando que constitucionalmente essas pessoas têm direito a ampla defesa, tanto administrativa quanto criminalmente. O importante agora é manter a integridade da UPP Rocinha, que tem a aprovação da grande maioria dos moradores."

Sorocaba contabiliza 205 áreas de risco

Defesa Civil monitora pontos de alagamentos, inundações e deslizamentos com vistas à prevenção no verão
A avenida Juvenal de Campos, beirando o rio Sorocaba, é pontos com risco de alagamento - Erick Pinheiro


     Giuliano Bonamin
giuliano.bonamin@jcruzeiro.com.br
Sorocaba possui 205 áreas consideradas de potencial risco de alagamentos, inundações e deslizamentos, todas monitoradas pela Defesa Civil. São 93 locais com ameaça de alagamento em vias públicas, 54 com chances de inundação de imóveis, 50 áreas de deslizamento e oito com risco tecnológico, como o aeroporto, a linha férrea, a represa de Itupararanga, linhas de transmissão de energia e até Aramar. Os pontos analisados fazem parte de um relatório detalhado produzido pela Defesa Civil, visando planos de prevenção e atuação para o verão 2013/2014.

O levantamento foi feito pela primeira vez em 2010 e deste então é atualizado pelos técnicos da Defesa Civil. Para o próximo verão, em relação ao relatório anterior, houve a exclusão das cinco vias públicas com potencial de alagamento e de cinco locais de inundação no bairro Santo André 2. A lista engloba toda a cidade. Os 205 pontos monitorados estão distribuídos em 54 bairros de Sorocaba, nas regiões norte, sul, leste, oeste, Centro, Brigadeiro Tobias, Éden, Cajuru e avenida Dom Aguirre.

Segundo a Defesa Civil, os locais são identificados de acordo com um registro de ocorrências apuradas durante o Plano Verão 2009/2010. Na ocasião, Sorocaba foi atingida por tempestades severas e registrou "elevado" número de casos atendidos pelo órgão. Outros pontos têm sido monitorados em relação à eficácia, antes de uma possível exclusão do mapa de risco. A Defesa Civil explicou que essas áreas são monitoradas durante chuvas e ventos intensos que atingem Sorocaba. Os pontos de deslizamento são acompanhados com mais atenção somente quando o acumulado de chuva em três dias ultrapassa 80 milímetros.

Nas áreas de inundação é feito um estudo para amenizar ou eliminar o risco. É o caso do bairro Santo André 2, em que houve a remoção de famílias que moravam nas proximidades do rio Sorocaba. Outro exemplo ocorreu no Jardim Vitória Régia. No local, a Prefeitura construiu um dique de contenção com válvulas de escoamento para minimizar a possibilidade de enchentes. As inundações praticamente fazem parte do cotidiano do frentista João Carlos Galvão, 42, funcionário de um posto de combustíveis na avenida Deputado Juvenal de Campos. 

"Trabalho aqui há dez anos e cansei de presenciar a pista encher de água com uma chuva forte e impedir o tráfego." Ao forçar a memória, Galvão lembra que a avenida ficou alagada em quatro situações entre novembro de 2012 e fevereiro deste ano. "O prefeito anterior falou em erguer a pista, mas só isso não adianta. Precisa ter um escoamento muito bom, senão a água vai ficar parada do mesmo jeito."

Outra área de risco é na rua Professor Enéas Proença de Arruda, Vila Hortência, onde um barranco íngreme, em área pública, tem potencial de deslizamento. O motorista Paulo Kawamoto, 53 anos, mora há 13 anos nas proximidades e disse nunca ter presenciado qualquer tipo de incidente. "Mas a casa que fica na parte de baixo desse barranco ganhou um reforço no muro, como medida de proteção", diz.
 
Voluntários 
Os trabalhos preventivos da Defesa Civil e de auxílio de vítimas em casos de catástrofes são feitos por 150 voluntários, distribuídos em sete coordenadorias nos bairros Vitória Régia, Parque São Bento, Jacutinga, Jardim Abaeté, Parque das Laranjeiras, Brigadeiro Tobias e Éden. Os coordenadores dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec) de Sorocaba são considerados o elo entre os voluntários e o poder público. Durante os eventos climáticos, eles são os responsáveis pelo monitoramento prévio e mantêm os funcionários da Prefeitura informados quanto a evolução das chuvas. Esse grupo também coordena as ações dos voluntários, no auxílio dos moradores nas áreas afetadas.

Em 25 de setembro, os coordenadores dos núcleos participaram da primeira reunião de trabalho promovida pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), com vistas às ações do Plano Verão 2013/2014. No encontro, realizado na sede da Guarda Civil Municipal, foram discutidos aspectos da atualização dos dados dos representantes e a realização de um curso de atualização, ainda no mês de outubro.

Sorocaba - Câmeras flagram assalto em loja de brinquedos no Largo do Líder

Por conta de outros dois roubos neste ano, lojista aumenta a segurança
Os funcionários foram obrigados a se esconder atrás de um balcão, enquanto um dos indivíduos os ameaçava com uma arma - Fábio Rogério


     Amilton Lourenço
amilton.lourenco@jcruzeiro.com.br

Os funcionários de uma loja de importados e de brinquedos infantis, localizada no Largo do Líder, viveram momentos de pânico na última segunda-feira (30). No meio da tarde, dois homens armados chegaram em uma motocicleta, renderam os funcionários e clientes e levaram perfumes, briquedos e mais o dinheiro que havia no caixa, causando um prejuízo de mais de R$ 8 mil. As imagens gravadas por um circuito interno de segurança, que foram liberadas nesta sexta-feira (4), mostram toda a ação. 

Os funcionários contam que foram obrigados a se esconder atrás de um balcão, enquanto um dos indivíduos os ameaçava com uma arma. O segundo marginal se encarregou de promover um verdadeiro arrastão na loja. "Não houve ameaças graves. O problema foi que um deles ficou batendo a arma no balcão com o cano apontado para as pessoas", relatou o assistente administrativo da loja, Antônio Júnior.

"Eles estavam de capacete e agiram com muita rapidez. Creio que toda a ação tenha durado uns seis minutos", relatou. Os atendentes perceberam que eles conheciam a loja. Um deles passou pelo caixa e foi direto ao local onde ficam os perfumes importados. Nas imagens de segurança é possível ver que carregavam duas mochilas, uma dentro da outra, para levar os perfumes. Todos os frascos que estavam expostos foram levados.

"Além dos perfumes, também pegaram alguns brinquedos de valor mais alto e o dinheiro que havia no caixa", conta Júnior. Os funcionários também tiveram que entregar seus objetos pessoais aos bandidos, como carteiras, celulares e joias. Uma moça ficou se a aliança de casamento. ""Fiquei muito nervosa e não conseguia tirar do dedo, e ele falou assim: tira logo essa aliança aí dona. Nessa hora fiquei com medo", ressaltou.
 
Mais segurança 
Além do circuito interno de vídeo, a loja também possui sistema de alarme. Para aumentar ainda mais a segurança, o proprietário decidiu contratar segurança particular. "Ele (o segurança) começou esta semana e vamos mantê-lo pelo menos até o final do ano", disse o funcionário, que lembra de outros prejuízos provocados por bandidos neste ano. 

"Antes de segunda-feira, já havíamos sido furtados outras duas vezes este ano. Eles arrombaram a porta e mesmo com todo sistema de segurança, ainda conseguiram levar uma grande quantidade de mercadora", afirmou Júnior. "Nós procuramos sempre investir em segurança, mas parece que não há o que segure os bandidos", disse.

Governo recebe pleito para pôr fim em testes com animais


Um número crescente de países já baniram os testes em animais para cosméticos - ARQUIVO



O grupo de proteção animal Humane Society International (HSI) enviou um relatório ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) pedindo a proibição no território nacional dos testes em animais para cosméticos. O CONCEA, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, irá debater o relatório na sua reunião plenária nos dias 23 e 24 de Outubro. A organização HSI está pedindo ao CONCEA para que tome medidas para pôr fim aos experimentos que causam sofrimento aos animais.

Helder Constantino, Gerente da Campanha da HSI Liberte-se da Crueldade, relata: "Nós esperamos que os membros do CONCEA analisem cuidadosamente o teor moral e científico do nosso pleito para uma proibição. A maioria dos brasileiros se opõe a estes testes ultrapassados e já está na hora do Brasil confinar estes testes aos livros de Historia."

Os testes em animais para cosméticos são antiéticos porque causam dor aos animais para o consumo de produtos não essenciais. O relatório fornece evidências que mostram que empresas de cosméticos não precisam testar seus produtos ou ingredientes em animais para inovar. Na realidade, um número crescente de países - os 28 Estados-Membros da União Europeia, assim como Israel e Índia - já baniram os testes em animais para cosméticos. Empresas livres de crueldade associam os testes sem animais já disponíveis, que fornecem resultados mais previsíveis do que os testes que fazem uso de animais, com ingredientes existentes que têm uma longa história de uso em cosméticos.

No Brasil, os coelhos ainda são largamente utilizados em testes de irritação ocular e cutânea para produtos de consumo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem em sua diretriz até mesmo um teste que se utiliza de substâncias químicas na genitália dos coelhos e, esse mesmo teste já foi abandonado amplamente em vários lugares.

"Liberte-se da Crueldade Brasil" faz parte da maior campanha mundial para acabar com os testes em animais para cosméticos. No Brasil, os grupos de defesa dos animais ARCA Brasil, ProAnima e o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal são parceiros da Liberte-se da Crueldade.

Sônia Fonseca, bióloga e Presidente do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, diz: "Todas as formas de experimento envolvendo o uso de animais são inaceitáveis, se considerarmos que é errado violar, ferir, mutilar, causar tormento e morte a seres indefesos. O que dizer, então, quando a finalidade de tanto mal é fútil? Esta iniciativa da HSI é determinante no processo de revoluções morais que a humanidade enfrenta." Em nível global, HSI juntamente com seus parceiros de campanha estão liderando os esforços para pôr fim a crueldade dos cosméticos na Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Rússia e outros países. Veja mais em:
www.hsi.org/libertesedacrueldade

Lago da Tanzânia transforma animais em pedra! Será ?

Será verdade essa história de um lago na Tanzânia que transforma em pedra todos os animais que se banham nele? Veja o que descobrimos.
Começando a se espalhar pela web na primeira semana de outubro de 2013, várias fotos de alguns animais que teriam virado estátuas de pedra após se banharem no lago Natron na Tanzânia.
As fotografias são incríveis e seu aspecto sombrio ganhou a atenção dos internautas, que se encarregaram de espalhar as imagens das bizarras estátuas pelas redes sociais.
De acordo com o texto que acompanha as fotos, o Lago Natron teria algumas propriedades especiais. Sua água teria um pH altamente alcalino que preservaria os bichos que se banham nela, por toda a eternidade.
Dá uma olhada em duas dessas imagens e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

natron_lago2
natron_lago
Animais que se banharam no Lago Natron se transformam em estátuas de pedra! Verdadeiro ou falso? (fotos: Divulgação/Nick Brandt)



Verdadeiro ou falso?

Da maneira como está sendo veiculada na web, a notícia dá a entender que os animais fotografados viraram estátuas apenas após um banho no lago, mas não é bem assim que acontece…

De fato, o Lago Natron existe e fica no Vale do Rift, ao norte da Tanzânia. São 3 metros de profundidade de águas com enorme quantidade de sal alcalino e, à medida que evapora na época da seca, aumenta muito a taxa de sal da região. Além disso, a presença de natrão (carbonato de sódio hidratado) e a temperatura elevada em alguns pontos (há locais que chegam a 60° C!) fazem com que poucos animais consigam viver ali.


No entanto, ao contrário do que afirmaram muitos sites, existe vida no lago. Vários microrganismos adaptados a ambientes salinos conseguem se desenvolver em lugares como esse, como por exemplo, algumas cianobactérias (que possuem uma cor avermelhada, bastante característica das águas do Natron).

Além delas, o Lago Natron também é lotado de flamingos (Phoenicopterus minor), que passam o dia comendo essas cianobactérias, e também de um tipo de tilápia (Oreochromis alcalica) que vive e se reproduz próximo às nascentes de água quente que brotam em certos pontos no lago.

A seguir, um vídeo publicado por Marc Szeglat no YouTube:

As estátuas fotografadas

Os animais que aparecem nas fotos são (ou foram) animais vivos que ficaram preservadas no sal com natrão, mas isso não aconteceu instantaneamente!
As fotografias foram feitas por Nick Brandt, fotógrafo e autor do livro Across the Ravaged Land (Por toda a terra devastada). Ele explica em seu livro que encontrou os animais mortos ao longo da costa do Lago Natron, e que ninguém sabe ao certo como eles morrem, mas ao que tudo indica, o lago reflete bastante luz e isso os confunde (igual ao pássaro que se machuca ao chocar-se com um vidro).
Ao cair no lago, os animais morrem afogados e com o tempo, ao invés de apodrecerem, acabam se calcificando, à medida que secam na margem. Os bichos ficam mesmo parecidos com estátuas de pedra.
Eu tirei essas criaturas de onde as encontrei no litoral e, em seguida, coloquei-as em posições ‘vivas, trazendo-as de volta para a ‘vida’, por assim dizer. Reanimados, vivos outra vez na morte.”, explica Nick Brandt em seu livro.

Conclusão

O natrão presente no lago é um poderoso bactericida e dessecante e chegou a ser usado pelos egípcios para a mumificação de faraós, mas na verdade, os animais que aparecem nas fotos morreram de outras causas e acabaram parando nas margens do lago. Com o tempo (e muito calor, natrão e sal) acabaram se desidratando e ficando com aparência de estátuas de pedra. As fotos são magníficas, mas foram montadas por Nick Brandt, que pegou os animais mortos no lago e os colocou em posições como se ainda estivessem vivos.


Read more: http://www.e-farsas.com/lago-na-tanzania-transforma-animais-em-pedra.html#ixzz2gqcax9z1

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Walmart é condenada a pagar R$ 22,3 mi por dano moral

Segundo processo, varejista americana obrigava funcionários a cantar hino motivacional antes de iniciar o dia

FERNANDO SCHELLER - O Estado de S.Paulo
A varejista americana Walmart foi condenada a pagar R$ 22,3 milhões em multas trabalhistas por "atos discriminatórios de toda a natureza" praticados contra funcionários da rede de hipermercados no Distrito Federal, no Paraná, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
A decisão, proferida pela 2ª turma de desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, foi motivada por um recurso do Ministério Público do Trabalho (MPT) do Distrito Federal.
A varejista ainda pode recorrer da sentença. Em primeira instância, a juíza Debora Heringer Megiorin, da 1ª Vara do Trabalho de Brasília, julgou improcedentes os pedidos do Ministério Público do Trabalho.
Segundo a decisão do TRT, a empresa infringiu várias regras da legislação trabalhista brasileira. O documento diz que o Walmart coagia funcionários a fazer horas extras, praticava fraude no registro de horário de trabalho dos empregados e pressionava os trabalhadores insatisfeitos a pedir demissão, entre outras práticas proibidas pela legislação.
Motivação obrigatória. Além disso, algumas práticas motivacionais da companhia também incomodavam os trabalhadores. Os funcionários das lojas da empresa eram obrigados a iniciar o dia entoando um hino motivacional, ao mesmo tempo em que dançavam uma coreografia.
A prática de animar uma equipe com um "grito de guerra" (cheer, em inglês), comum entre os praticantes de esportes americanos, não configura, por si só, o assédio moral, de acordo com a sentença. No entanto, o fato de os funcionários serem obrigados a participar - e estarem sujeitos a uma punição caso não o fizessem conforme o roteiro do empregador - constitui uma irregularidade.
A decisão também argumenta de que a presença de gerentes nessas reuniões motivacionais representa uma coação, pois mostra que a participação no "grito de guerra" não era uma escolha dos trabalhadores.
Discriminação. Outra irregularidade apontada pela sentença do TRT é o fato de os trabalhadores relatarem tratamento discriminatórios do empregador baseado em fatores como raça, condição familiar e relacionamentos afetivos.
"Expor o trabalhador a assédio moral mina a sua autoestima. Limitar o atendimento de necessidades fisiológicas do trabalhador expõe a risco sua integridade física. A terceirização ilícita expõe o trabalhador à precarização de seus direitos", diz, na sentença, o desembargador relator Mário Macedo Fernandes Caron, do TRT da 10ª Região.
Procurada pelo Estado, a rede Walmart afirmou, em comunicado, que "os procedimentos adotados em suas unidades ocorrem em total respeito aos seus empregados e à legislação vigente. A empresa acrescenta que obteve êxito em primeira instância, razão pela qual recorrerá da decisão recentemente proferida".

Sorocaba - TJ-SP manda prosseguir processo contra vereadores

Além de 3 vereadores, 5 ex-vereadores e dois secretários são processados
Irineu Toledo (PRB) - Adival B. Pinto


     Wilson Gonçalves Júnior
wilson.junior@jcruzeiro.com.br
Três vereadores, cinco ex-vereadores e dois atuais secretários municipais de Sorocaba viraram réus em ação de improbidade administrativa (desonestidade) movida pelo Ministério Público (MP/SP), diante a contratação de parentes na Câmara de Vereadores, o chamado nepotismo, no ano de 2005. O Tribunal de Justiça (TJ/SP) acatou, na segunda-feira passada, o recurso proposto pelo promotor Orlando Bastos Filho, em decisão do juiz da 4º Vara Civil de Sorocaba, José Carlos Metroviche, dada em 2009 e que rejeitou a ação e julgou extinto o processo. Com a decisão, o TJ ordenou que a ação seja acatada em primeira instância, com direito a ampla defesa e contraditório dos 34 réus, entre agentes políticos e seus familiares, para verificar se existiu dano erário e prática de improbidade administrativa. Caso sejam condenados, eles podem ter suspensos os direitos políticos e vão perder os mandatos, além ainda da restituição dos valores aos cofres públicos.

Foram citados na ação, que mantinham parentes empregados no Poder Legislativo, os vereadores Irineu Toledo (PRB), Neusa Maldonado (PSDB) e Cláudio do Sorocaba 1 (PR). Já os ex-vereadores, réus, são: Ditão Oleriano (PMN), João Donizeti Silvestre (PSDB), Francisco Perotti (PV), Júlio Cesar Ribeiro (PMN), Moacir Luís (PMDB) e Paulo Mendes (PSDB). Há ainda entre os citados o ex-vereador e atual secretário de Esportes, Moko Yabiku (PSDB) e o filho da vereadora Neusa Maldonado, o atual secretário de Comunicação, Rodrigo Maldonado. A Câmara de Sorocaba empregava em cargos em comissão, de livre provimento, sem concurso público, filhos, filhas, sobrinhos, sobrinhas e genros de vereadores.

Em primeira instância, o juiz da 4º Vara Civil de Sorocaba, José Carlos Metroviche, em 18 de agosto de 2009, decidiu que a ação proposta pelo MP não deveria ser acatada pela Justiça e julgou extinto o processo, antes do julgamento do mérito. Metroviche justificou sua decisão, ao dizer que em 2005, não havia ainda a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe o nepotismo nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A 13ª súmula vinculante do STF, que veda o nepotismo nos Três Poderes, no âmbito da União, dos Estados e dos municípios, começou a valer em agosto de 2008. "Enfim, o que reafirmo, portanto, é que até a entrada em vigor da Súmula nº 13, do Colendo Supremo Tribunal Federal, não se podia falar em nepotismo no âmbito dos poderes executivo e legislativo e, assim sendo, não se podia falar em improbidade administrativa, até porque não há e nem haveria como o Ministério Público dizer que a nomeação em si mesma do parente causa prejuízo ao erário público", argumentou o juiz em sua sentença.

O Ministério Público recorreu da decisão em março de 2010, pedindo que a ação fosse acatada em primeira instância e houvesse processamento do caso para julgamento do mérito. Nesta segunda-feira, dia 30, o acórdão da 4ª Câmara de Direito Público do TJ/SP foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Em decisão unânime, os desembargadores Ricardo Feitosa, Rui Stoco e Osvaldo Magalhães acataram o recurso do MP e pediram que a ação fosse aceita em primeira instância. Pelo Twitter, o promotor Orlando Bastos lembrou que depois desta ação, apesar da decisão em primeira instância, o nepotismo foi extinto em Sorocaba, tendo em vista que os vereadores exoneraram seus parentes. "Tal não impede, contudo, a punição por períodos anteriores, sendo este o objeto da ação. A correção de rumos não apaga os ilícitos de antes", explicou Bastos pelas redes sociais.

Já na decisão do TJ, o desembargador Ricardo Feitosa, relator do caso, citou uma decisão do ministro do STF, Ricardo Lewandowski, dizendo que a contratação de parentes próximos para cargos de confiança caracteriza ato de improbidade administrativa, independente da existência de lei municipal vedando a prática ou dos serviços terem sido prestados. Foi extinto da ação, decisão do TJ, o nome do vereador Waldomiro de Freitas (PSD), já que o parentesco entre ele e o contratado é distante.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

DIG identifica os acusados pela morte de PM no Cajuru em Sorocaba

A Polícia Civil pediu a prisão temporária de três acusados pela morte do policial militar Kleber de Salles Coelho, 32 anos, que aconteceu em frente a uma padaria, no bairro Cajuru.

O crime ocorreu no dia 31 de agosto deste ano. O tiro disparado pelo assaltante atravessou o braço esquerdo e atingiu o policial no peito. Ele estava armado com uma pistola calibre 380, de uso particular, mas não fez disparos.

De acordo com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), após investigações, uma testemunha informou que um rapaz, vulgo Neguinho, estaria com medo de sair nas ruas do bairro onde mora, pois policiais estariam à sua procura, por conta desse crime. 




Ainda segundo a testemunha, na noite do crime, ocorria um churrasco na rua onde Neguinho mora, quando acabou a bebida. Neguinho e outros dois indivíduos identificados como Kelvin e Davi, saíram para praticar o roubo, e conseguir bebidas para dar continuidade ao churrasco. A testemunha, ao ver as imagens captadas pelo sistema de segurança da padaria, reconheceu os acusados. Após investigação, a DIG identificou os envolvidos como David Henrique Carriel Bellon, 19 anos, Jocielson dos Santos de Jesus, 29 anos, vulgo Neguinho, e Kelvin Matheus Damião da Silveira Rosa, 19 anos.

Divulgação
topsaee
Kelvin Matheus Damião da Silveira Rosa (autor do disparo que matou o PM) e David Henrique Carriel Bellon


O autor do disparo foi Kelvin, na companhia de David. Jocielson foi quem cedeu o veículo e fez o transporte dos criminosos. Os três estão com a prisão temporária decretada.

Relembre o caso
O soldado era dono de um cybercafé, ao lado da padaria, e não estava uniformizado. Ele estava em frente à padaria, juntamente com um outro rapaz, quando surgiram os dois assaltantes, usando blusas de moletom com capuz e anunciaram o assalto, mandando que todos fossem apra o interior do imóvel.

O policial militar, percebendo o que iria acontecer, sacou a arma que estava em sua cintura. Um dos assaltantes efetuou o disparo, que atingiu Kleber. O PM caiu no salão da padaria e os dois rapazes saíram correndo. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu e morreu.


http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/506224/dig-identifica-os-acusados-pela-morte-de-pm

PF suspeita de envolvimento de deputados em esquema (Operação Miquéias)

Eduardo Gomes (PSDB-TO) e Waldir Maranhão (PP-MA) foram flagrados em conversas com chefe de quadrilha que fraudava fundos de pensão; inquérito foi remetido ao STF

Deputado Eduardo Gomes PSDB/TO
Gomes negou qualquer envolvimento com a quadrilha (Leonardo Prado/Agência Câmara)
A Polícia Federal (PF) suspeita que deputados estejam envolvidos no esquema de fraudes em fundos de pensão municipais desarticulado na Operação Miquéias, deflagrada em 19 de setembro. Segundo o despacho do desembargador Cândido Ribeiro, a PF flagrou conversas dos deputados federais Eduardo Gomes (PSDB-TO) e Waldir Maranhão (PP-MA), "dentre outros", com o doleiro Fayed Antoine Traboulsi, acusado de chefiar a quadrilha. 
Gomes, que atualmente está licenciado e ocupa o cargo de secretário estadual de Esportes e Lazer de Tocantins, teria recebido "comissão" da organização investigada. De acordo com o inquérito da Operação Miquéias, uma agenda do doleiro registra suposto pagamento ao congressista.
Supremo – Com base nos indícios de envolvimento de deputados e outras autoridades com foro privilegiado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu remeter os autos da operação ao Supremo Tribunal Federal (STF). 
"Com efeito, a análise do conteúdo das conversas entre Fayed e os deputados Eduardo Gomes e Waldir Maranhão indica o possível envolvimento desses parlamentares com os objetivos da organização investigada, sem falar no suposto pagamento de comissão por parte daquele investigado ao deputado Eduardo Gomes", afirmou o desembargador Ribeiro em seu despacho.
Em nota divulgada à imprensa de Tocantins, na semana passada, Eduardo Gomes negou irregularidades e explicou ter conhecido o doleiro há dois anos, quando "não pesavam" suspeitas sobre ele. Nesta quarta, os parlamentares não foram encontrados para comentar as suspeitas. 
(Com Estadão Conteúdo)

'Lei do Silêncio' já multou 20 estabelecimentos em Sorocaba

Clube sem autorização no bairro de Pinheiros perturba madrugadas de domingo da vizinhança
 
 
 

Sem alvará, sede do América tem burlado `Lei do Silêncio' com bailes e shows de rock, com som altíssimo nas madrugadas de domingo (Foto: Fernando Rezende)
 
 
Denúncias devem ser feitas através do 156

Quem mora próximo a bares, casas noturnas, lanchonetes e salões de festas não precisa mais acostumar-se com os sons que geralmente são emitidos nesses locais. Existe no Município a chamada "Lei do Silêncio", que limita os ruídos dentro de resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A lei 4.913, na verdade, foi publicada em setembro de 1995 e sofreu alterações ao longo dos anos, mas só passou a efetivamente surtir efeitos reais na cidade agora, depois da inclusão de normas mais rígidas, também com o advento da chamada `Lei dos Bares'. 

Até agora, a Prefeitura já notificou 56 estabelecimentos desde janeiro e 20 foram multados por descumprir as normas. O índice aumenta para 269 multas se contado os registros feitos desde 2006, numa média de 38 infrações por ano. Todos os estabelecimentos que emitem qualquer tipo de som, seja ele ao vivo ou mecânico, devem possuir um Laudo de Adequação Acústica, aprovado pela Prefeitura.  

ABUSOS E RECLAMAÇÕES - Quando o munícipe sentir-se incomodado com o volume do som, deve registrar uma denúncia junto ao número 156 ou diretamente no Setor de Fiscalização da Prefeitura, localizado na rua Pernambuco, 100. É somente dessa maneira que as autuações podem ser realizadas; a denúncia não pode ser anônima, porém. Se constatado que o estabelecimento está infringindo a lei, o Setor emite uma notificação e um auto de infração. O valor da multa é de R$ 408,19 e a fiscalização é mantida no local, segundo o Paço. Em páginas de reclamações da Internet, contudo, moradores de Sorocaba se mostram indignados com a falta de fiscalização em estabelecimentos. 

Em um relato feito em maio, uma moradora do Jardim Faculdade reclama do som vindo de um bar da rua Coronel José Pedro de Oliveira. Ela diz que aciona tanto a Polícia Militar, como o Setor de Fiscalização da Prefeitura, mas nenhuma providência é tomada. "Não há respeito nem ao menos pelas crianças portadoras de câncer internadas no Hospital do GPACI, situado imediatamente ao lado desse local", registra. A moradora ainda afirma que a Prefeitura teria sugerido que ela se reunisse com vizinhos e fizessem um abaixo-assinado para que o caso fosse estudado. 

SEM ALVARÁ - Nas últimas semanas, por outro lado, também a vizinhança da sede social do América Futebol Clube, localizado na rua Carlos André Isse, no bairro de Pinheiros, próximo ao Centro Esportivo "André Matiello" e do Clube do Idoso, não tem conseguido dormir, principalmente em noites de sábado e domingo, por causa de bailes e eventos musicais de rock ali realizados. O som se mantém altíssimo até quase o fim da madrugado, ouvido também do outro lado do rio Sorocaba, no Jardim Sandra e bairro do Vergueiro, nas imediações do Hospital Santa Lucinda e Faculdade de Medicina.  

De acordo com a Prefeitura, o local não possui alvará de funcionamento. 

Metalúrgicos iniciam primeira greve na Toyota de Sorocaba

600 trabalhadores já pararam e outros 900 decidem hoje
Ontem, os 600 trabalhadores do 2º turno rejeitaram a única proposta apresentada pela empresa - Sindicato dos Metalúrgicos


Os 600 metalúrgicos do segundo turno da Toyota decidiram, em assembleia realizada em frente à fábrica no final da tarde de ontem, começar uma greve por tempo indeterminado na unidade da montadora de veículos em Sorocaba. Eles tinham dado prazo até a última terça-feira para que a montadora atendesse as solicitações da categoria. Os trabalhadores exigem aumento do piso salarial, reajuste no adicional noturno e fornecimento de vale-compra. A montadora Toyota não quis se manifestar.

Hoje pela manhã, o Sindicato dos Metalúrgicos irá realizar uma nova assembleia em frente à Toyota para pedir a adesão dos 900 trabalhadores do primeiro turno à greve. A pauta com as reivindicações dos trabalhadores foi protocolada junto à empresa em março deste ano e reforçada com uma nova pauta em setembro. As negociações, no entanto, não evoluíram, segundo informações do próprio sindicato. Esta é a primeira greve dos metalúrgicos na montadora em Sorocaba, que foi inaugurada em agosto de 2012.

Em protestos realizados na quinta e na sexta-feira da semana passada, com os funcionários dos dois turnos, os trabalhadores resolveram em assembleia que dariam um prazo até a última terça-feira para que a montadora Toyota atendesse suas as reivindicações. Como não houve acordo, os trabalhadores decidiram iniciar a paralisação.
 
Proposta rejeitada 
Antes de iniciar a greve ontem, por volta das 17h, os trabalhadores da Toyota rejeitaram a única proposta apresentada pela empresa, sete meses após a entrega da pauta de reivindicações. Em reunião com diretores do Sindicato, na tarde de terça-feira, representantes da Toyota ofereceram proposta de reajuste do piso salarial de 8% retroativos a primeiro de setembro (6,07% de reposição da inflação nos últimos 12 meses e 1,82% de aumento real. Atualmente, o piso dos trabalhadores da Toyota é de R$ 1.560. O piso salarial da categoria passaria a R$ 1.684. Desses 8%, no entanto, 6,07% já estavam garantidos em acordo anterior, que tratou da campanha salarial da categoria.

Quanto aos demais tópicos da pauta - a criação do vale-cesta e o aumento do adicional noturno -, os representantes da empresa afirmaram que esses itens só poderão ser atendidos a partir de abril de 2014. Mesmo assim, a empresa não apresentou valor do vale-cesta. Já o adicional noturno, que atualmente é de 20% (o mínimo previsto pela CLT), seria elevado para 25% em abril do ano que vem. "Vale lembrar que várias montadoras do Estado, e também algumas sistemistas (fornecedoras) da Toyota já concedem adicional noturno de 25% ou 30%", comentou o vice-presidente do Sindicato, João de Moraes Farani.

A Toyota teria apresentado mudanças só para abril do ano que vem por conta do cumprimento do ano fiscal que é vai de abril a março. Segundo informações do Sindicato, alegaram também o cumprimento do planejamento da empresa nesse período e a questão das dívidas da instalação da planta em Sorocaba. Ainda segundo o Sindicato, na reunião com a direção sindical, a Toyota informou que atingiu a meta de 70 mil veículos, mas teria que atingir uma nova meta de 100 mil para justificar um aumento aos trabalhadores. Com relação ao vale-cesta, o argumento é que a Toyota não dá esse benefício em outras unidades e, se implantasse aqui, teria um problema a ser resolvido em outras unidades. 

Além dos 600 trabalhadores do segundo turno, a Toyota tem cerca de 900 funcionários que trabalham no primeiro turno, totalizando 1.500 trabalhadores. Inaugurada no dia 9 de agosto de 2012, a montadora esta instalada às margens da rodovia Castelo Branco. A montadora Toyota foi procurada via assessoria de imprensa na noite de ontem, mas informou que não irá se manifestar sobre o assunto.

Número de multas de trânsito cresce 25% em Sorocaba

Mais de 18 mil foram autuados por excesso de velocidade
Radares e amarelinhos aplicaram 48.684 multas no 2º quadrimestre - Arquivo JCS/Fábio Rogério


     Míriam Bonora
miriam.bonora@jcruzeiro.com.br
O número de multas aplicadas por infração de trânsito em Sorocaba aumentou 25% de maio a agosto de 2013, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo relatórios da Urbes Trânsito e Transportes do 2º quadrimestre do ano. Comparando os dados dos últimos cinco anos, o acréscimo foi de 76% em relação a 2009, e de 13% em relação a 2011, quando os agentes de trânsito chamados de "amarelinhos" começaram a atuar na cidade.

De acordo com o balanço, os radares e agentes de trânsito registraram no total 48.684 infrações no 2º quadrimestre deste ano, o que equivale a 396 multas por dia ou 16 a cada hora. Em 2012 esse número era de 38.941 em quatro meses, com média de 316 por dia e 13 por hora. A previsão total de arrecadação para o período de maio a agosto de 2013 é de R$ 5,8 milhões e, conforme o relatório, a aplicação de recursos já arrecadados foi de R$ 2,9 milhões em engenharia de tráfego, fiscalização, manutenção e educação para o trânsito.

A principal infração cometida pelos condutores de veículos no município continua sendo o tráfego em velocidade superior ao permitido na via: no 2º quadrimestre do ano foram 18.603 multas aos que superaram até 20% o limite de velocidade; 1.882 aos que excederam entre 20% e 50% a velocidade e 247 infrações cometidas por condutores que passaram de 50% do permitido na via. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor das multas varia de R$ 85,13 a R$ 574,61, dependendo de quanto o condutor ultrapassou do limite de velocidade. 

Porém, os números que mais subiram de um ano para cá foram pela infração de avançar o sinal vermelho do semáforo comum, com 73% de aumento, assim como desrespeitar o sinal vermelho dos semáforos com radar, em que as infrações foram 59% mais frequentes. Esses semáforos com fiscalização eletrônica foram implantados em alguns pontos da cidade em maio de 2012 e flagram motoristas que avançam o sinal vermelho e também os que param os veículos em cima da faixa de pedestres. Depois de um ano de funcionamento, as multas saltaram de 4.659 entre maio e agosto de 2012 para 7.392 este ano. 

Com os motoristas avançando mais vezes o sinal vermelho, o registro de multas dos que "freiam em cima da hora" e param em cima das faixas de pedestres quando há mudança de sinal diminuiu 36%, passando de 612 em 2012 para 394 de maio a agosto de 2013. Outra imprudência que preocupa é a de dirigir usando o telefone celular, que está na terceira posição do ranking, mas que diminuiu de um ano para cá: eram 4.679 em 2012 e este ano foram registradas 4.536, queda de 3%.

De acordo com o relatório da Urbes, 2.997 condutores foram multados por estacionar ou parar em locais/horários proibidos pela sinalização. Contudo, os que trafegam na cidade parecem estar mais conscientes quanto ao uso das vagas para idosos e deficientes: de 1.029 infrações registradas no 2º quadrimestre de 2012, o número caiu para 793 este ano, redução de 23%. Um outro dado positivo é referente ao uso do cinto de segurança: a imprudência registrada em relação aos condutores caiu 35% (passou de 2.226 para 1.444) e a dos passageiros diminuiu 6% (de 112 para 105).

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Polícia Rodoviária Federal faz maior apreensão de maconha do ano

DE SÃO PAULO

A Polícia Rodoviária Federal fez, na tarde desta quarta-feira, a maior apreensão de maconha em rodovias federais do ano. Os policiais encontraram cerca de sete toneladas do entorpecente dentro de um caminhão-tanque usado para transportar esterco.
A droga foi apreendida na cidade de Quatro Pontes, e, segundo depoimento do motorista, de 33 anos, à polícia, a carga seria levada para a cidade de Toledo, no mesmo Estado. O suspeito foi preso em flagrante e permanecerá retido enquanto aguarda decisão da Justiça.
Em setembro, foram apreendidas 5,1 toneladas em Mato Grosso do Sul, e em julho 4,3 toneladas, em Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná.
Divulgação/Polícia Rodoviária Federal
Polícia Rodoviária Federal encontra 7 toneladas de maconha em tanque de esterco no Paraná; esta é a maior apreensão do ano
Polícia Rodoviária Federal encontra 7 toneladas de maconha em tanque de esterco no Paraná; esta é a maior apreensão do ano
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu neste ano 87,4 toneladas de maconha. No ano passado, foram encontradas 88,1 toneladas da droga nas rodovias federais brasileiras. Os Estados com o maior volume de apreensões são Paraná e Mato Grosso do Sul, respectivamente.
A polícia diz que isso se deve porque ambos fazem fronteira com o Paraguai, considerado um dos maiores produtores mundiais de maconha.
Divulgação/Polícia Rodoviária Federal
Polícia Rodoviária Federal encontra 7 toneladas de maconha em tanque de esterco no Paraná; esta é a maior apreensão do ano
Polícia Rodoviária Federal encontra 7 toneladas de maconha em tanque de esterco no Paraná; esta é a maior apreensão do ano

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/10/1350895-policia-rodoviaria-encontra-7-toneladas-de-maconha-em-tanque-no-parana.shtml

Para Marco Aurélio, ministros indicados por Dilma vão mudar rumos do mensalão

Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso podem adotar entendimentos diferentes ao reanalisar alguns casos do processo


Bernardo Caram - Agência Estado
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) há 23 anos, Marco Aurélio Mello acredita que a nova formação da Corte, com Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso, trará mudanças às decisões anteriormente tomadas pelo Supremo no julgamento do mensalão. Os dois ministros, indicados pela presidente Dilma Rousseff, passaram a fazer parte do STF quando o processo já estava em andamento.
De acordo com Marco Aurélio, a primeira mudança já ocorreu e deve fazer com que parlamentares condenados no caso tenham o mandato preservado. O precedente foi aberto no caso do senador Ivo Cassol (PP-RO), condenado em agosto por fraude em licitação. O Supremo definiu que não deve haver cassação automática e a decisão caberá ao Congresso. O entendimento foi o oposto do que já havia sido decidido no caso do mensalão no fim de 2012, quando se definiu que os condenados deveriam perder os direitos políticos.
"Nós já temos aí um tema que, no julgamento dos embargos infringentes, fatalmente haverá modificação. A sociedade não vai entender esse segundo julgamento, para caminhar-se para a absolvição", afirmou o ministro ao Broadcast Político, quando também destacou o impacto negativo do processo para a imagem da Corte. "Houve, temos que reconhecer, uma decepção por parte da sociedade no que teremos depois de tantas discussões, mais de 60 sessões realizadas, nós teremos um novo julgamento".
Consultado pelo Broadcast Político, Luís Roberto Barroso explicou que o Supremo muda de composição rotineiramente ao longo da sua história e também muda algumas das suas orientações, como outras cortes constitucionais do mundo. O ministro disse que segue as leis em suas decisões. "O papel de um tribunal é aplicar a Constituição e as leis corretamente, e ter a percepção de que as multidões são volúveis. Fazer o certo não é estar subjugado à opinião pública, embora se deva ouvi-la" destacou, enfatizando que o processo do mensalão é um ponto fora da curva e despertou uma quantidade de paixões que o Poder Judiciário não é capaz de administrar.
Marco Aurélio Mello, entretanto, minimizou o conflito de ideias com os novos colegas. Segundo ele, não há incômodo entre os ministros. "Nós nos respeitamos, o efeito é só externo, internamente não", disse.