sábado, 26 de outubro de 2013

Dilma considera como 'barbárie' vandalismo em SP e cobra punição

Durante o quebra-quebra, 10 ônibus, 17 caixas eletrônicos e orelhões foram destruídos; na ação um coronel da PM também foi espancado por mascarados


Erich Decat, O Estado de S. Paulo - Brasília
A presidente Dilma Rousseff classificou neste sábado como "barbárie" os atos de vandalismo ocorridos na noite de ontem em São Paulo e cobrou punição dos responsáveis pelo quebra-quebra realizado por mascarados na região central da cidade.

"São barbáries antidemocráticas. A violência cassa o direito de quem quer se manifestar livremente. Violência deve ser coibida", disse a presidente por meio do microblog Twitter. "As forças de segurança têm a obrigação de assegurar que as manifestações ocorram de forma livre e pacifica", acrescentou.

Na sequência, ela cobrou que a Justiça puna os abusos, nos termos da lei. Os atos de vandalismo que geraram destruição no centro da cidade teve início durante o Ato do Movimento Passe Livre (MPL) em defesa do transporte gratuito.

A manifestação terminou em confronto entre policiais e mascarados. Ao todo 78 pessoas foram detidas. As cenas de destruição se concentraram no Terminal Parque Dom Pedro II quando manifestantes quebraram dez ônibus e a bilheteria.

Na ação também foram depredados 17 caixas eletrônicos e orelhões. No meio do quebra-quebra, o coronel da PM Reynaldo Rossi foi agredido com uma placa de ferro e após ser espancado por alguns mascarados deu entrada no Hospital das Clinicas com fratura na escápula e suspeita de traumatismo craniano.

A presidente Dilma também condenou as agressões sofridas pelo militar. "Presto minha solidariedade ao coronel da PM Reynaldo Simões Rossi, agredido covardemente ontem por um grupo de black blocs em SP", afirmou a presidente."Agredir e depredar não fazem parte da liberdade de manifestação. Pelo contrário", acrescentou.
Fonte:

Alckmin diz que agressão a coronel foi covarde e pede mudança na legislação

Coronel Reynaldo Simões Rossi da Polícia Militar foi espancado por vândalos mascarados na noite de sexta-feira; um suspeito foi preso pela polícia

Foto 2 / 28
AMPLIAR FOTOS
Coronel da polícia militar recebe ajuda após criminosos travestidos de manifestantes o agredirem e roubarem sua arma, no Terminal Pq. Dom Pedro II, na região central de São Paulo, durante manifestação da Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero - 25/10/2013
Coronel da polícia militar recebe ajuda após criminosos travestidos de manifestantes o agredirem e roubarem sua arma, no Terminal Pq. Dom Pedro II, na região central de São Paulo, durante manifestação da Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero - 25/10/2013 - Gabriela Batista

















O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), classificou como “covarde” a agressão ao coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi, espancado por vândalos mascarados na noite de sexta-feira, e defendeu uma mudança na legislação para endurecer o crime de ataque contra policiais.

Alckmin também afirmou que a PM abriu uma “ampla investigação” sobre o caso e confirmou que um dos suspeitos foi preso.

“As imagens covardes que vimos ontem do coronel Reynaldo sendo agredido mostram ações de vândalos e criminosos. Um dos agressores já foi indiciado por tentativa de homicídio e terá prisão preventiva decretada. Uma ampla investigação está em curso”, escreveu o governador em seu Twitter.

“Policiais são representantes do Estado, defensores da sociedade. Defendemos a mudança da lei federal para que o crime de agressão a policiais tenha agravante”, afirmou. “Desejo a mais rápida recuperação ao coronel Reynaldo Rossi e a outros policiais covardemente agredidos.”

O coronel Simões Rossi recebeu atendimento médico na madrugada deste sábado no Hospital das Clínicas e foi liberado. A agressão contra ele foi filmada.
O protesto organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL) na noite desta sexta degenerou em quebra-quebra e mais uma vez deixou um rastro de destruição na região central da capital paulista. O Terminal Parque Dom Pedro II foi destruído por vândalos mascarados. Também há relatos de roubos e um ônibus chegou a ser incendiado pelos black blocs. No total, 92 pessoas foram detidas.
A presidente Dilma Rousseff também manifestou solidariedade ao coronel pelo Twitter e criticou a ação dos black blocs.
Fonte:

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

iPhone auxilia GCM a capturar dois ladrões de veículos

Aparelho de telefonia móvel possuía dispositivo para rastrear sua localização
Smartphone possui rastreamento por GPS - Ilustração


A tecnologia ajudou a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba a prender dois homens que roubaram dois veículos na noite da última quinta-feira, em bairros diferentes da cidade. Uma das vítimas, avisou aos GCMs que dentro do carro havia um celular com rastreador. Com os dados da localização, os guardas conseguiram localizar e prender os bandidos.

O primeiro crime aconteceu por volta das 20 horas, no Parque Campolim, onde os assaltantes armados, renderam uma nutricionista, de 31 anos, proprietária de um Fiat Línea, ano 2010. Após ameaçar a vítima com arma de fogo, eles fugiram no veículo.

O segundo roubo aconteceu algum tempo depois, no Jardim Bandeirantes. Usando o mesmo procedimento do caso anterior, os assaltantes ameaçaram um técnico de manutenção, que trafegava pelo bairro em um gol, ano 2013. Os bandidos também levaram o veículo. Porém, eles não contavam com um detalhe - a vítima não teve tempo para tirar seu iPhone dentro do carro. Pelo aparelho a GCM acabou rastreando pelo sistema de GPS do smartphone, o local exato onde os ladrões se encontravam, na alameda Angatuba, no Jardim Saira.

Chegando ao local indicado, a equipe da GCM encontrou dois homens caminhando rapidamente. Os dois foram abordados e identificados como Bruno Carvalho Pinto, 22 anos, e Diego Gonçalves Rocha, 24 anos. Bruno estava com um revólver Taurus, calibre 38, municiado e com numeração raspada, além da chave do veículo gol. Com Diego Gonçalves, a GCM encontrou o iPhone e outros objetos roubados das vítimas.

Ao serem interrogados, os indivíduos assumiram a autoria dos roubos no Parque Campolim e no Jardim Bandeirantes. Em seguida, eles revelaram onde estavam os veículos. Ambos foram levados para Delegacia de Polícia Sul, onde foram autuados em flagrante por roubo qualificado e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba. Os veículos e os objetos apreendidos foram devolvidos às vítimas. 

Fonte:

PM prende dois homens que furtavam estepes em Sorocaba


PM também apreendeu ferramentas utilizadas nos furtos - Fábio Rogério


Em patrulhamento de rotina, no bairro Jardim Saira, na manhã desta sexta-feira (25), a Polícia Militar prendeu dois indivíduos por furto de cinco estepes de veículos. Além dos pneus e rodas, os policiais também apreenderam várias ferramentas, que seriam usadas para subtrair os estepes dos carros.

Por volta das 11 horas, os policias militares da 4ª Companhia faziam ronda pela alameda Angatuba, no Jardim Saira. Ao avistar um veículo Ford Ecosport, a PM decidiu vistoriar o veículo. No seu interior haviam cinco jogos de rodas e pneus, que haviam sido furtados pelos indivíduos identificados como L. A. e D. R. V., ambos moradores da capital. No carro, também foram encontradas várias ferramentas, que seriam utilizadas nos furtos dos estepes.

Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia Sul, onde foram indiciados por furto.

Fonte:

Endividamento dos brasileiros cresce e bate novo recorde em agosto

Valor total das dívidas correspondeu a 45,36% da renda do trabalhador no período, segundo o BC

Eduardo Cucolo, da Agência Estado
BRASÍLIA - O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro cresceu em agosto pelo oitavo mês consecutivo e bateu novo recorde. O valor total das dívidas correspondia, naquele mês, a 45,36% da renda do trabalhador nos últimos 12 meses, segundo dados do Banco Central, ante 45,10% em julho (recorde anterior). No final do ano passado, estava em 43,44%. Em agosto de 2012, em 43,80%.
Se forem descontadas as dívidas imobiliárias, o endividamento ficou em 30,38% da renda em agosto, ante 30,41% em julho. Nesse caso, o recorde continua sendo os 31,51% registrados em agosto de 2012.
Comprometimento de renda. O BC também informou que o comprometimento de renda dos brasileiros, que considera valores mensais para renda e para as prestações pagas aos bancos, recuou pelo terceiro mês seguido em agosto. As prestações correspondiam a 21,40% da renda mensal dos trabalhadores em agosto, ante 21,46% em julho (dado revisado). É o porcentual mais baixo desde junho de 2011 (21,17%). O recorde para esse indicador são os 22,98% registrados em janeiro do ano passado.
Fonte:

Maioria das pessoas com psoríase sofre de outro problema de saúde

Pesquisa brasileira revela que a psoríase, uma inflamação crônica da pele, está relacionada a condições como obesidade, hipertensão e depressão

Psoríase: lesões podem cobrir de 3% a 10% do corpo
Psoríase: lesões podem cobrir de 3% a 10% do corpo (Thinkstock)
Uma pesquisa inédita revelou que 70% dos brasileiros que têm psoríase — uma doença inflamatória crônica da pele — apresentam ao menos um problema de saúde relacionado à doença, como obesidade, hipertensão e depressão. A psoríase afeta de 1,5% a 3% da população mundial e se caracteriza pela formação de placas vermelhas principalmente nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo. Em alguns casos, há também inflamação nas articulações.

Saiba mais

PSORÍASE
A psoríase é uma doença autoimune, crônica e não contagiosa que afeta de 1,5% a 3% da população mundial. Ela se caracteriza por inflamações na pele manifestadas por manchas vermelhas, espessas e descamativas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Em outros casos, pode se espalhar por toda a pele e também atingir as articulações.
A enfermidade atinge igualmente homens e mulheres, e costuma surgir antes dos 30 e após 50 anos. As causas não são exatas, mas a doença tem um forte componente genético e pode ser desencadeada por infecções, medicamentos anti-inflamatórios, obesidade, clima (mais comum em lugares frios), stress e consumo de cigarro e álcool.
O tratamento pode ser feito com cremes, medicamentos orais e fototerapia. Há também a opção dos imunossupressores, mas estes são muito caros (o tratamento pode custar até 100 000 reais por ano) e não cobertos pelo SUS para pessoas com psoríase. Os imunossupressores são recomendados a pacientes que não responderam às outras abordagens. 
Ainda não se sabe ao certo por que a psoríase está associada a outras doenças. Para especialistas, uma possível causa é a mudança de comportamento do paciente ao ser acometido pela psoríase.
"A pessoa se sente envergonhada com as lesões na pele, fica mais retraída e desenvolve um comportamento depressivo ou hábitos que levam à obesidade", diz Ricardo Romiti, dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e um dos autores do estudo, divulgado nesta quinta-feira.
Outra possível explicação é que a lesão cutânea ajuda a desencadear processos inflamatórios no resto do organismo, aumentando o risco de doença coronariana, por exemplo.
Alto risco — De acordo com o estudo, feito pelo laboratório Janssen, dentre as pessoas com psoríase que apresentam alguma enfermidade associada, a maioria (75%) tem sobrepeso ou obesidade. Outras associações comuns são hipertensão (32%), colesterol alto (25%) e diabetes (17%), fatores de risco para cardiopatias.
A pesquisa também forneceu evidências de que pessoas com psoríase apresentam um risco maior de desenvolver problemas emocionais, como ansiedade (39%), depressão (26%) e alcoolismo (17%).
"Isso não significa que uma pessoa com uma lesão decorrente de psoríase vai enfartar, mas sim que pacientes com formas graves da doença correm um maior risco de ter algum problema cardíaco ou psicológico", diz Romiti.


Os dados foram baseados em um levantamento com 877 pacientes atendidos em 26 centros especializados em psoríase localizados em dez estados brasileiros. Os participantes tinham, em média, 48 anos. Metade deles apresentava um grau leve da doença, ou seja, as feridas cobriam até 10% do corpo – para efeito de comparação, a palma da mão cobre 1%. O restante manifestava formas moderada ou grave da condição.
Fonte:

Déficit em conta corrente soma US$ 2,629 bi em setembro

Nos nove primeiros meses do ano, o déficit em conta corrente está em 60,416 bilhões de dólares, o que representa 3,63% do Produto Interno Bruto (PIB)

Dólares
Setor externo: investimentos estrangeiros diretos somaram 4,770 bilhões de dólares em setembro (Divulgação)
O resultado das transações correntes seguiu negativo no mês de setembro ao registrar um déficit de 2,629 bilhões de dólares. O número ficou dentro das previsões de analistas, que iam de um saldo negativo de 1,2 bilhão a 4,4 bilhões de dólares. A mediana estava em 1,950 bilhão de dólares. Trata-se do menor saldo negativo mensal do ano, que é explicado, segundo o Banco Central, pela melhora da balança comercial e ao ingresso de remessas de lucros e dividendos de empresas.
Nos nove primeiros meses do ano, o déficit em conta corrente está em 60,416 bilhões de dólares, o que representa 3,63% do Produto Interno Bruto (PIB). Já no acumulado dos últimos doze meses até setembro de 2013, o saldo é negativo em 80,507 bilhões de dólares, o equivalente a 3,60% do PIB.
Em setembro, o saldo da balança comercial foi positivo em 2,146 bilhões de dólares, enquanto a conta de serviços ficou negativa em 4,529 bilhões de dólares. A conta de renda também ficou deficitária no mês passado em 406 milhões de dólares. O resultado da conta corrente inclui as transações do país com o exterior, como comércio, serviços e operações unilaterais.
IED — Os Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) somaram 4,770 bilhões de dólares em setembro, resultado que ficou acima dos 4,393 bilhões de dólares de igual mês de 2012. Os aportes externos voltados ao investimento produtivo ficaram dentro das estimativas do mercado financeiro, que iam de 3,5 bilhões a 5 bilhões de dólares, com mediana de 4,8 bilhões de dólares.
No acumulado do ano até o mês passado, o IED soma 43,782 bilhões de dólares, o equivalente a 2,63% do Produto Interno Bruto (PIB). No mesmo período do ano passado, o IED acumulado somou 47,597 bilhões de dólares (2,84% o PIB). Nos 12 meses até setembro, o IED está em 61,457 bilhões de dólares, o que corresponde a 2,74% do PIB.
O saldo de remessas de lucros e dividendos ficou positivo em 274 milhões de dólares em setembro, informou há pouco o Banco Central. As receitas (3,029 bilhões de dólares) superaram as remessas (2,755 bilhões de dólares) no mês passado. No mesmo período de 2012, o resultado foi uma saída líquida de 1,129 bilhão de dólares. No acumulado de 2013, o saldo está negativo em 17,025 bilhões de dólares, ante 15,352 bilhões de dólares em igual período de 2012.
O BC informou ainda que as despesas com juros externos somaram 714 milhões de dólares em setembro e 9,571 bilhões de dólares no acumulado do ano. Em 2012, o gasto com juros totalizou 726 milhões de dólares em setembro e 7,547 de dólares bilhões nos primeiros nove meses do ano.
(com Estadão Conteúdo)
Fonte:

Lucro da Petrobras cai 45% no 3º trimestre — a R$ 3,3 bilhões

Analistas esperavam ganhos de 5 a 6 bilhões de reais no período; no acumulado do ano, lucro ultrapassa 17 bilhões de reais

Presidente da Petrobras Maria das Graças Silva Foster
Presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster (Sebatião Moreira/EFE)
A Petrobras anunciou na noite desta sexta um lucro líquido de 3,395 bilhões de reais no terceiro trimestre. O resultado veio abaixo das expectativas de mercado, que oscilavam entre 5 e 6 bilhões de reais para ao período. Trata-se de uma queda de 45% em relação ao lucro do segundo trimestre, que ficou em 6,2 bilhões de reais. No acumulado do ano, os ganhos da estatal somam 17,2 bilhões de reais.
A receita líquida da empresa somou 77,7 bilhões de reais de julho a setembro, uma alta de 6% em relação ao segundo trimestre. Já o lucro operacional (antes de impostos) ficou em 5,4 bilhões de reais, queda de 51% em relação ao trimestre anterior.
A empresa atribui o resultado ao baixo nível de produção no terceiro trimestre, impactado pelo atraso no início da operação da plataforma P-63, de 15 de julho para 31 de outubro, ao atraso de fornecimento de equipamentos por parte da empresa norueguesa Subsea 7 e ao aumento da demanda por diesel, o que fez com que a estatal tivesse de aumentar importações num período de dólar apreciado e preço do barril de petróleo em alta.
Defasagem - A empresa reconheceu que absorver as oscilações de preço no mercado internacional prejudicou o resultado. "O consumo recorde de diesel no Brasil, superando 1 milhão de barris por dia (pico de 1,169 milhão em 30 de agosto), levou ao aumento das importações, em período de forte depreciação do real e de aumento do preço do petróleo , ampliando a defasagem dos preços domésticos em relação à paridade internacional", afirmou.
"Ainda que tenhamos tido quatro reajustes de preço de diesel e dois de gasolina nos últimos 16 meses, totalizando 21,9% e 14,9% de aumento, respectivamente, a forte depreciação do real verificada desde maio de 2013, chegando a 22% de desvalorização, fez com que a defasagem voltasse a crescer nos últimos meses. Essa situação tem impactado nosso fluxo de caixa e alavancagem", informou a empresa.
O comunicado ainda afirma que a estatal apresentou ao Conselho de Administração presidido pelo ministro Guido Mantega uma metodologia de precificação que permita maior previsibilidade do alinhamento dos preços domésticos do diesel e da gasolina aos preços internacionais.
Libra - O documento ainda enaltece o leilão de Libra, vencido por um consórcio único liderado pela Petrobras. Segundo o comunicado da presidente, Graça Foster, trata-se de um "desafio" para a empresa. "E isso torna vital a aplicação de boas práticas de gestão, dentre elas, a otimização dos custos e dos prazos nas fases de exploração, avaliação e desenvolvimento da produção", afirma.
Fonte:

Enem: governo vence ações e blinda redação

Processos que exigiam recurso e possível mudança em nota foram derrubados com liminar


Paulo Saldaña e Victor Vieira - O Estado de S.Paulo
A correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - centro de controvérsias nas edições passadas - já enfrentou três ações civis públicas neste ano. O exame começa neste sábado, 26, e 7,1 milhões de participantes são esperados.
As ações propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) no Ceará e pela Defensoria Pública do Rio pedem, além do acesso à correção, direito a recurso para mudar a nota - o que é vetado pelo edital do Enem, assim como ocorre em outros vestibulares. Desde 2012, o exame tem vista da redação, com detalhe das notas de cada uma das cinco competências. O acesso é só para fim pedagógico.
Em dois processos, o governo conseguiu tutela antecipada e, em outro, uma liminar contrária ao Enem foi cassada em segunda instância. Desde 2009, foram 13 ações civis públicas contra o exame.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Claudio Costa, diz que houve grande avanço nesse ponto da prova. "Prefiro pensar que essas ações foram uma onda, que estamos superando", diz ele. "O ponto principal é que aprimoramos."
Costa cita a mudança no edital para anular redações com deboche, como a que trazia uma receita de macarrão instantâneo, aumento do tempo de treinamento da equipe e novos critérios para corretores. Agora, os textos seguem para a terceira correção caso haja diferença de cem pontos nas duas primeiras leituras - antes, eram 200 (em escala de 1 mil). Discrepância de 80 pontos nas competências também resulta em outra correção.
O professor de Letras Benedito Antunes, da Unesp, diz que o grande número de textos é um desafio. "Com todos numa sala, é mais fácil ajustar o trabalho dos corretores", diz. No Enem, eles trabalham de casa. "Mas a matriz com os critérios a serem avaliados é muito boa."
Fonte:

Sorocaba - Incidência de roubos a transeuntes e comércios deixa polícia em alerta

Nos últimos cinco meses, foram registrados 250 de assaltos a pedestres, o que representa 42 casos por mês
Polícia recomenda cuidado com objetos pessoais em locais públicos, que podem atrair ladrões - Fábio Rogério


     Amilton Lourenço
amilton.lourenco@jcruzeiro.com.br
Passos rápidos, olhar atento, carteira com pouco dinheiro, uso de celular apenas em local seguro e bolsa bem junto ao corpo. A postura defensiva é recomendada tanto pela Polícia Civil como pela Militar, que buscam reduzir a incidência de roubos nas ruas e estabelecimentos comerciais da cidade. Os cuidados sugeridos pelos policiais se justificam pelo número de ocorrências desse tipo de crime nos últimos cinco meses. Foram registrados 250 de assaltos a transeuntes no período, o que representa 42 casos por mês. 

Na maioria dos casos, aponta a Polícia Civil, as vítimas indefesas são abordadas por indivíduos que chegam armados e em motocicletas adulteradas. Esse tipo de veículo também é frequentemente utilizado em assaltos a estabelecimentos comerciais, já que facilitam a fuga dos bandidos. Para tentar conter o aumento desses dois tipos de crime, a Polícia Militar deflagrou na sexta-feira passada a operação Cavalo de Aço, que o objetivo de coibir condutores inabilitados, veículos sem procedência ou com falta de documentação. As blitze prosseguem em pontos e horários indefinidos.

"Mapeamos a cidade e priorizamos os locais onde há maior incidência de assaltos, envolvendo esse tipo de veículo. Inicialmente, a operação prossegue até esta sexta-feira, mas será repetida com frequência até o final do ano, já que neste período também aumenta a movimentação nas ruas e comércio da cidade", informou o tenente da Polícia Militar, Divaldil de Souza Rocha Segundo. O balanço da operação, informa o tenente, será divulgado somente no final. 

Mas além dos bloqueios, a PM pretende lançar uma campanha de orientação aos transeuntes e comerciantes. "Além de combater o crime com a intensificação da fiscalização nas ruas, pretendemos lançar um material de orientação contra roubos e assaltos", afirma Divaldil de Souza. O material, adiantou o tenente, trará informações sobre como evitar golpes em caixas eletrônicos, cuidados na utilização de aparelhos celulares e eletrônicos em locais públicos e atenção na condução de veículos em locais de risco.
 
"Muitas vezes as pessoas andam de carro com o vidro aberto e com bolsas e aparelhos celulares à mostra. Muitos também deixam as agências bancárias e caixas eletrônicos contando dinheiro que acabaram de sacar. Esses são apenas dois exemplos de procedimentos inadequados e que são atrativos para os bandidos", afirma o policial militar. 

Cuidados em vias públicas 
Na opinião do delegado Fábio Cafisso, a prevenção é uma das principais armas contra os bandidos. "A polícia deve se esforçar ao máximo para oferecer segurança à população, mas os cidadãos também podem contribuir. São medidas simples, mas eficazes contra os bandidos", diz o delegado. 

Na lista de orientações, ele cita: evitar locais suspeitos como ruas escuras em horários de pouca movimentação; não ostentar objetos de valor quando estiver caminhando pelas ruas; não estacionar e permanecer dentro de veículos em locais com pouca iluminação; nunca reagir em caso de assaltos; não andar com celular na mão; e evitar caminhar durante a madrugada. 

"Parece redundante, mas se analisarmos os boletins de ocorrência, principalmente, os de casos de assaltos a transeuntes, podemos constatar que houve certa imprudência da vítima em grande parte dos casos."

Fonte: