sábado, 30 de novembro de 2013

Polícia prende um dos suspeitos de matar vendedor após briga em boate

Leandro de Castro Nogueira, de 25 anos, foi espancado ao lado da casa noturna Vitrine, na Vila Matilde, depois de desentendimento


O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - A Polícia Civil prendeu na manhã deste sábado, 30, um dos suspeitos de participar das agressões que resultaram na morte de um vendedor de 25 anos na casa noturna Vitrine Show, na Vila Matilde, zona leste da capital. Leandro de Castro Nogueira foi encontrado morto em um canteiro de obras a 30 metros do estabelecimento, na madrugada de domingo, 24, depois de se envolver em uma briga dentro da danceteria.
A Justiça decretou a prisão temporária, por cinco dias, do acusado e de um segundo suspeito, que está sendo procurado, informou a Secretaria de Segurança Pública. O caso é investigado pelo delegado Paulo Sérgio Lew, do 21° D.P (Vila Matilde).
O caso. O vendedor foi morto por espancamento uma hora depois de se envolver em uma briga dentro da casa noturna.  Imagens do circuito interno do balada mostram Nogueira sendo expulso da festa e fugindo dos agressores no estacionamento.
O corpo do vendedor foi encontrado por volta das 4h30. Antes, por volta de 3h30, ele estava na pista de dança da balada com outros amigos, quando resolveu tirar satisfações com um grupo do camarote, que jogava gelo nas pessoas abaixo. Os seguranças perceberam a confusão e colocaram para fora da casa Nogueira e mais dois amigos.
Fechamento. Depois do crime, a Secretaria Municipal de Coordernação das Subprefeituras fechou a boate por desrespeito à lei do Programa de Silêncio Urbano (Psiu), que trata sobre os limites de ruído.
De acordo com a Prefeitura, o fechamento da casa noturna ocorreu após "diversas vistorias". O local "foi multado e fechado administrativamente" na quarta-feira, 27, "inclusive com reforço policial e abertura de boletim de ocorrência".
A secretaria informou ainda que "caso o estabelecimento não respeite a medida, a próxima ação realizada pelo Psiu será o emparedamento do local.
Fonte:

Sorocaba - PS muda sistema de atendimento neste domingo

Pacientes devem procurar primeiro as Unidades Pré-Hospitares (UPHs) e Pronto-Atendimentos (PAs)
Pronto-Socorro receberá casos de maior gravidade que precisem de atenção hospitalar - Arquivo JCS/Adival B. Pinto


     Giuliano Bonamim 
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br 

A Prefeitura de Sorocaba inicia amanhã a readequação do atendimento no Pronto-Socorro Municipal (PSM), situado na Santa Casa de Misericórdia. O local não será aberto à livre demanda e ficará acessível apenas aos pacientes encaminhados pelas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e pelos Pronto-Atendimentos (PAs), por meio da Central de Regulação de Urgência e Emergência. 

A médica e coordenadora técnica da Secretaria da Saúde, Áurea Íscaro Andrade, explica que o objetivo do atendimento do PSM continua o mesmo. "Serão mantidos os atendimentos às mesmas especialidades, como ortopedia, pediatria e clínica médica. A única diferença é que o paciente não poderá buscar espontaneamente o atendimento no Pronto-Socorro. Ele tem de buscar esse atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Pré-Hospitalares (UPH) e Pronto-Atendimentos (PA) para daí ser referenciado para lá", comenta. 

Segundo Áurea, a ideia é que os casos leves, com a possibilidade de fazer a medicação e observação em uma UPH, não cheguem com demanda espontânea no Pronto-Socorro. "Deixaremos esses leitos do Pronto-Socorro aos casos realmente mais complexos", conta. 

A mudança faz parte da reorganização do sistema de urgência e emergência de Sorocaba. A intenção é evitar a superlotação do PS Municipal e garantir um melhor atendimento àqueles que realmente necessitem de atenção hospitalar. Além disso, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) informa que a alteração irá racionalizar o atendimento do PSM, inclusive o espaço físico e a utilização dos leitos. 

Na prática, as portas de entrada do sistema de saúde dos sorocabanos serão as UBSs, as UPHs e os PAs. "Se o paciente necessitar de internação, será por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), referenciado pela Central de Regulação de Leitos", diz Áurea. "Hoje nós temos outros fluxos, com a contratualização dos hospitais, como os hospitais Evangélico, Santa Lucinda e Gpaci. Dependendo do caso, o paciente será referenciado a um desses hospitais", completa. 

O secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, explica que o objetivo é de não colocar no leito do PS Municipal quem pode ser atendido na estrutura das UBSs, UPHs e PAs. "Vamos usar melhor o espaço da Santa Casa e utilizar a sua tecnologia para quem tem necessidade de procedimentos hospitalares", ressalta. 

As mudanças no atendimento voltado à saúde em Sorocaba tiveram início no início de novembro. A UPH da Zona Norte ficou focado somente aos pacientes adultos e deixou de atender os casos de urgências e emergências na área de pediatria. Esse processo passou a ser centralizado na UPH Zona Oeste. Já a UPH Zona Leste manteve o atendimento tanto adulto quanto pediátrico.

Endereço e especialidades de cada unidade

Pronto-Socorro Municipal
Serviço: Atende apenas pacientes encaminhados das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto-Atendimentos (PAs) e pela Central de Regulação de Urgência e Emergência do município. Especializado em ortopedia, pediatria e clínica médica.
Endereço: avenida São Paulo, 750, bairro Árvore Grande - ao lado da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba

Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte
Serviço: Atende somente pacientes adultos
Endereço: avenida Itavuvu, 101, no Jardim Ana Maria 

Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste
Serviço: Atendimento pediátrico
Endereço: avenida General Carneiro, 1.670, na Vila São Caetano

Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste
Serviço: Atendimento misto, tanto pediátrico quanto adulto
Endereço: avenida Nogueira Padilha, 2.585, Vila Hortência 

Pronto-Atendimento do Éden
Endereço: rua Salvador Leite Marques, 933, Éden

Pronto-Atendimento do Laranjeiras
Endereço: rua Sônia Bernuncio, 24, Parque das Laranjeiras

Pronto-Atendimento de Brigadeiro Tobias
Endereço: rua Ana Gomes Corrêa, 55, bairro Brigadeiro Tobias

Fonte:

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Nova forma mais agressiva do HIV causa aids mais rápido

AE - Agência Estado
Uma nova variedade mais agressiva do vírus HIV descoberta na África Ocidental causa uma progressão mais rápida da síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), declararam nesta terça-feira pesquisadores suecos da Universidade de Lund.
A nova variedade do vírus causador da aids, chamada A3/02, é uma fusão de duas cepas muito comuns do vírus, encontrado em Guiné-Bissau em estudos de longo prazo acompanhando pessoas soropositivas no país. Até agora, a nova cepa foi encontrada somente na África Ocidental.
"Indivíduos infectados com o novo tipo do vírus desenvolvem aids dentro de cinco anos, o que é cerca de dois anos a dois anos e meio mais rápido do que a doença causada por uma das cepas que deram origem", disse a cientista responsável pelo estudo Angélica Palm.
Vírus recombinantes têm origem quando uma pessoa é infectada por duas formas diferentes, cujo DNA se funde para criar um novo tipo. "Estudos mostram que sempre que há um recombinante, ele parece ser mais agressivo do que as cepas parentais", diz Palm no estudo publicado no Journal of Infectious Diseases.
Segundo os pesquisadores, a velocidade com que a A3/02 leva as pessoas adoecerem não tem impacto sobre a eficácia dos medicamentos. "Até onde sabemos, os medicamentos disponíveis hoje no mercado funcionam igualmente para todas as formas do vírus HIV", explica Palm.
O estudo adverte que tais cepas recombinantes podem estar se espalhando com velocidade, especialmente em regiões com altos níveis de imigração, como Europa e Estados Unidos.
A nova forma de vírus foi descoberta em 2011 pelo grupo sueco em Guiné-Bissau.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 35,3 milhões de pessoas pelo mundo são infectadas pelo HIV, que destrói o sistema imunológico e causou mais de 25 milhões de mortes desde seu surgimento, no início dos anos 1980. Fonte: Dow Jones Newswires. 
Fonte:

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Fifa nega que tenha vetado Camila Pitanga e Lázaro Ramos no sorteio da Copa

Para entidade, propostas foram apresentadas pela agência GEO, em coordenação com TV Globo
Jamil Chade
GENEBRA – A Fifa nega as acusações de que tenha vetado os nomes de Camila Pitanga e Lázaro Ramos para apresentar o sorteio do dia 6 de dezembro das chaves da Copa e insiste que o evento irá “refletir a diversidade do Brasil”.
A coluna Radar on Line, da Veja, revelou que a Globo teria sugerido à Fifa de que o casal Lázaro Ramos e Camila Pitanga apresentassem o sorteio. Mas a Fifa teria preferido outra dupla, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert. A notícia provocou uma enxurrada de manifestações, acusando a Fifa de racista.
A Globo não se pronunciou. Mas, segundo a Fifa, a versão divulgada no Brasil não seria correta. “A Fifa nunca vetou ninguém, já que as propostas para os apresentadores são feitas pela agência GEO, em coordenação com a TV Globo”, indicou a entidade em um comunicado enviado ao Estado. “Dependemos do país sede e os apresentadores e artistas vão refletir a diversidade do Brasil”, afirmou.
A Fifa ainda explicou que “a definição dos apresentadores e do corpo artístico do sorteio foi feita após a sugestão de diversos nomes pela GEO, agência responsável pelo conceito artístico do show. Em momento algum a FIFA vetou o nome dos artistas citados”.
*A escolha do casal Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima se deveu, principalmente, pela experiência positiva no lançamento da logo da Copa do Mundo da FIFA, em 2010, e no Sorteio Preliminar, em 2011. A própria definição da lista de artistas que participarão do Sorteio Final demonstra a diversidade da sociedade e da cultura brasileira”, declarou.
Para provar que a diversidade da cultura e da sociedade brasileira estarão no palco, a Fifa aponta que Margareth Menezes e Olodum estarão no evento na Costa do Sauipe, na Bahia, no dia 6 de dezembro de 2013.

Babá brasileira virou professora universitária e luta por direitos dos domésticos nos EUA

DEPOIMENTO A
JOANA CUNHA
DE NOVA YORK


Há 20 anos, a brasileira Natalicia Tracy desembarcou nos EUA acompanhada de um casal de médicos, também brasileiros, que a contrataram para ser babá por um período de dois anos, enquanto eles realizariam pesquisas em um hospital de Boston.
Ela pretendia aproveitar a oportunidade para ir à escola, aprender inglês e, assim, procurar um novo emprego quando voltasse. Porém, foi impedida de estudar, de falar com a família e submetida a condições degradantes. Hoje, ela é ativista, diretora do Centro do Imigrante Brasileiro em Massachusetts e Connecticut e uma das lideranças na ampliação dos direitos dos trabalhadores domésticos no país. Leia o depoimento dela:
*
Eu entrei nos Estados Unidos há 20 anos com documentação em dia: tinha um visto pelo contrato de babá para cuidar da criança de um casal de médicos brasileiros, que veio morar aqui para desenvolver pesquisas em um hospital em Boston.
Quando ainda estávamos no Brasil, eles me prometeram que eu poderia estudar, conhecer a cultura americana e aprender inglês, que era o que eu mais queria, porque eu só tinha estudados até a oitava série.
Viajei cheia de expectativas, mas não foi isso o que aconteceu quando cheguei.
Além de cuidar da criança de três anos, fiquei responsável por todo o trabalho doméstico: cozinhar, lavar e passar. Isso acontecia de segunda a segunda, sem folga.
Não me deixaram ir para a escola. E logo tiveram uma segunda criança, o que aumentou o meu trabalho e acabou com o meu sonho de estudar inglês.
No começo, me deram um quarto, mas depois, como recebiam muita visita, me colocaram para dormir em um colchão no chão da varanda.
O local era protegido apenas por um vidro bem fininho, e quando chegou o inverno, eu tinha que cobrir o chão com jornais e usava o aquecedor portátil.
Fiquei doente e tive uma reação alérgica por causa de um produto para limpar o tapete. Não me levaram ao médico, mas permitiam que eu usasse o restante do produto de inalação da criança.
Helenita Morais - 24.out.2013/Folhapress
Natalicia superou passado de exploração e hoje é professora universitária
Natalicia superou passado de exploração e hoje é professora universitária
Comida, me davam só quando sobrava. Caso contrário, eu tinha de comprar.
Mas eu só podia escolher um sanduíche de US$ 1,00 no McDonald's porque o meu salário era de US$ 25 semanais.
Pegaram o meu passaporte dizendo que iam renovar o meu visto de trabalho, mas nunca renovaram. Eu fiquei ilegal nos Estados Unidos.
Quando eu pedia para estudar, a mãe dizia que eu era ingrata e que qualquer pessoa na minha situação beijaria o chão onde ela pisasse por ter me dado a oportunidade de estar em um país de primeiro mundo.
O pior de tudo foi terem me impedido de me comunicar com a minha família no Brasil. Diziam que o telefone era muito caro e não permitiam que eu colocasse meu nome na caixa de correio da casa deles. Naquela época, o carteiro não deixava as correspondências se o nome não estivesse na lista.
Dois anos se passaram e, quando chegou a hora de eles voltarem ao Brasil, eu pedi para ficar no país.
Quando eu andava na rua, sem saber falar inglês com ninguém, pensava até que seria melhor se um carro me atropelasse. Então, aprendi algumas palavras com um pequeno dicionário que eu trouxe na bagagem.
Achei no jornal de anúncios um emprego de babá para uma família americana. Eles me deram quarto, roupas novas, me pagaram o transporte para eu ir à escola e não aceitaram a minha oferta para trabalhar de graça. O meu salário era de US$ 100 por semana.
Fui para a faculdade, me casei com um americano, fiz mestrado e estou terminando o meu doutorado em sociologia na Boston University. Conheci a comunidade brasileira e me envolvi com o centro de imigração.
Hoje, sou professora na University of Massachusetts Boston e diretora-executiva do Centro do Imigrante Brasileiro em Massachusetts e Connecticut.
Em parceria com outras organizações, lutamos para ampliar os direitos dos trabalhadores domésticos nos Estados, uma questão sensível para a comunidade brasileira.
Muitos trabalham por hora na limpeza doméstica, mas os direitos são pouco reconhecidos nesses contratos. Me engajei nisso por causa da minha própria existência.
A gente que vem de família mais simples está muito acostumado a respeitar autoridade. Eu sabia que eu era invisível para eles, mas não questionava.
Hoje, depois de estudar, eu compreendi que o que os meus patrões brasileiros fizeram comigo naquela época foi tráfico humano.

Economia de Sorocaba recebe R$ 443 milhões com 13º salário

Dinheiro extra deve ser usado para saldar dívidas e impostos
Fábio Gonçalves irá usar o dinheiro extra na viagem de férias - Aldo V. Silva

Marcelo Roma
marcelo.roma@jcruzeiro.com.br

Até o dia 20 de dezembro, prazo final para o pagamento da segunda parcela do 13º salário, serão inseridos cerca de R$ 443 milhões na economia de Sorocaba. A estimativa é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), subseção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (Smetal). O salário extra é pago a assalariados com carteira assinada e movimenta, principalmente, o comércio no fim do ano. Na cidade, são 199.483 trabalhadores que deverão receber o 13º salário, conforme o Dieese. A estimativa de R$ 443 milhões é 15,7% superior ao valor do ano passado.

O prazo final para a primeira parcela, a quem não a recebeu antecipadamente, é o dia 30 de novembro. O dinheiro deve ser usado prioritariamente pelos assalariados para saldar dívidas acumuladas ao longo do ano. Algumas pessoas consultadas disseram que pretendem poupar a maior parte do 13º, para o pagamento de impostos e despesas extras no início do ano.
Para chegar a esses números, o economista Fernando Lima, do Dieese, considerou dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ambos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e a média de variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre 2012 e 2013. Não entraram no levantamento, os autônomos e assalariados sem carteira assinada ou trabalhadores "com outras formas de inserção no mercado de trabalho que, eventualmente, recebem algum tipo de abono de fim de ano, nem os valores envolvidos nesses abonos, uma vez que esses dados são de difícil mensuração", informou o Dieese.

Também não há distinção de categorias que recebem antecipadamente parte do 13º, nas férias ou por definição em Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) ou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Desta maneira, os R$ 443 milhões são "uma projeção do volume total de reais que entram na economia ao longo do ano e não necessariamente nos dois últimos meses de 2013." A maior parte, porém, é paga no fim do ano.

Serviços é maioria

A maior parte dos trabalhadores em Sorocaba, cerca de 82 mil ou 41,5% do total, são do setor de serviços e deverão receber R$ 164 milhões referentes ao 13º, conforme a estimativa do Dieese. O setor industrial emprega 65 mil, sendo 36 mil em indústrias metalúrgicas. O pagamento do salário extra para os trabalhadores industriais na cidade deve somar R$ 198 milhões. Desse total, a maior parte - R$ 130,5 milhões - é para os metalúrgicos. Os 8.586 trabalhadores da construção civil deverão ter R$ 13,4 milhões de 13º e os 868 trabalhadores do setor agropecuário em torno de R$ 1,2 milhão.

Dívidas, presentes e viagens

Trabalhando há um ano em Sorocaba, o assistente de engenharia, Jeferson Serradilha, pretende guardar a maior parte do 13º para pagar o seguro do carro e também o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Calcula que irá gastar nisso cerca de R$ 3 mil. Também irá reservar um pouco do dinheiro para presentes para a família e a namorada, além de uma viagem no fim do ano para Curitiba.

A balconista de uma loja de conveniência, Nayra Laiza Alves, começou no emprego há dois meses e deve receber o 13º proporcional ao período trabalhado. Ela diz que, com o dinheiro, cerca de R$ 300, irá comprar roupas para o filho de oito meses e também viajar no Natal para o Paraná, na cidade de Jacarezinho, onde tem parentes. Renato Leme de Azevedo, limpador de vidros, quer usar o 13º para se ver livre das dívidas. Ele comprou eletrodomésticos para a casa e pensa em guardar o dinheiro que sobrar.

O primeiro salário, depois de ficar mais de um ano desempregada, deve chegar em janeiro para a auxiliar de limpeza Sônia Fogaça de Almeida Cruz, que começou a trabalhar na última segunda-feira. Ela não poderá contar com o 13º, mas já tem destino certo para a maior parte dos salários que receber em 2014. Será para o pagamento da dívida do banco. Sem informações sobre juros, ela fez empréstimo pessoal e o valor ficou muito alto. Pretende negociar a dívida para poder pagá-la.

O motorista de ônibus, Fábio Gonçalves, tem investimento previsto para o dinheiro extra. Irá aproveitá-lo na viagem de férias, em junho, que irá fazer com a esposa para a Paraíba. Por causa dos preços altos das passagens de avião, devido à Copa do Mundo no Brasil, vai de carro. Acredita que gastará cerca de R$ 2 mil, na ida e volta, com combustível, pedágio e outras despesas. Devido à viagem planejada, pensa em economizar no fim do ano e guardar o dinheiro.

Redução de compras no Natal 

Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), realizada em outubro, indicou que a maioria dos consumidores brasileiros, 62%, ante 61% no ano passado - pretende utilizar o 13º para pagar dívidas. O crédito mais fácil elevou o nível de endividamento das famílias e este ano o uso prioritário do dinheiro será para honrar os compromissos assumidos. A mesma pesquisa também mostrou que o brasileiro pensa em reduzir gastos no Natal, comprando menos no comércio.
O economista e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Sorocaba, Geraldo Almeida, acredita que, com o maior endividamento registrado neste ano, o consumidor terá critérios na hora de comprar, evitando comprometer o orçamento com as prestações futuras. "É nessa época que há mais propaganda e sorteio de prêmios, que cumprem seu objetivo de movimentar o comércio." Almeida sugere controle e planejamento para as compras. Lembra ainda que no início do ano as lojas fazem promoções, com preços menores, de mercadorias que não foram vendidas no Natal.

Na região, 13º dos metalúrgicos deve somar cerca de R$ 150 mi

O pagamento do 13º salário aos 44.300 trabalhadores metalúrgicos de Sorocaba e região deve somar R$ 150,1 milhões até o final de 2013. O levantamento também foi realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), subseção do Sindicato dos Metalúrgicos Sorocaba e Região (Smetal).

A região abrangida pelo sindicato é formada por 14 municípios. Sorocaba concentra 82,3% dos metalúrgicos, que deverão receber um total de R$ 130,5 milhões. Nos demais 13 municípios - São Roque, Votorantim, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Ibiúna, Tapiraí, Sarapuí, Araçariguama e São Miguel Arcanjo - o valor a ser pago a 7.839 metalúrgicos será de R$ 20 milhões, conforme a estimativa do Dieese. (M.R)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Sorocaba - Justiça acata ação do "fura-fila da saúde"

Vara da Fazenda Pública dá prazo de 15 dias para ex-prefeito e 20 vereadores e ex-vereadores se manifestarem
André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br

A Justiça de Sorocaba acatou a ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB) e 20 vereadores da legislatura atual e passada, ou seja, eles passaram à condição de réus na acusação de tráfico de influência no caso que ficou conhecido como "fura-fila da saúde". A ação, de autoria do promotor Orlando Bastos Filho e baseada em 20 meses de investigação, denuncia esquema em que os políticos estariam utilizando o cargo público para acelerar o agendamento de consultas e exames em unidades da rede municipal de saúde. O juiz da Vara da Fazenda Pública, José Eduardo Marcondes Machado, estipulou que os citados no caso possuem 15 dias, a partir da notificação, para se posicionarem. O inquérito elaborado pelo promotor, que o jornal <BF>Cruzeiro do Sul<XB> teve acesso na íntegra, contém documentos como guias de encaminhamento por indicação de parlamentares, filmagens de reportagens de veículos de comunicação com flagrantes do caso, além de depoimentos de servidores da rede municipal de saúde e de pacientes e familiares que confirmam o esquema. A abertura de investigação foi tomada em março de 2012 por Bastos Filho, após conhecimento de uma denúncia mostrada por reportagem da TVTem, que revelou o caso com o recurso de câmeras escondidas.
Entre os citados na ação, além de Lippi, estão os vereadores Anselmo Neto (PP), Antônio Carlos Silvano (SDD), Gervino Gonçalves (PR), José Francisco Martinez (PSDB), Francisco França (PT), Irineu Toledo (PRB), Izídio de Brito (PT), José Antonio Caldini Crespo (DEM), Marinho Marte (PPS), Neusa Maldonado (PSDB), Luis Santos (Pros), além de Hélio Godoy, atual secretário de Habitação, Francisco Moko Yabiku, secretário de Esportes, e os ex-vereadores Benedito de Jesus Oleriano, Emílio Souza de Oliveira (o Ruby), Geraldo Reis, João Donizete Silvestre, Rozendo Oliveira, Vitor do Super José e Claudemir José Justi.

O processo agora corre pela Vara da Fazenda Pública, que deverá decidir sobre a condenação ou não dos acusados. Caso o juiz entenda que realmente houve improbidade administrativa e tráfico de influência por parte dos citados, eles poderão ser penalizados com a perda de suas funções públicas e a suspensão de seus direitos políticos por cinco anos. Além disso, uma multa de 100 vezes o valor de suas remunerações nominais brutas foi estipulada para cada um dos réus. Com isso, no caso dos vereadores, eles correm o risco de pagar até R$ 933.904 cada.

Depoimentos

Para reafirmar a veracidade da denúncia, o MP inseriu no inquérito o depoimento de seis pessoas que foram favorecidas pelo esquema do "fura-fila". Em todos eles, as pessoas - que não tiveram seus nomes revelados - informam que realmente buscaram o auxílio dos parlamentares, por meio de seus assessores ou outros funcionários diretos, pois havia muita demora na marcação de suas consultas ou exames. Porém, admitem que prefeririam que isso acontecesse sem precisar da ajuda dos vereadores, portanto acabaram criticando o sistema de saúde pública oferecido na cidade.

Em uma das declarações, um usuário beneficiado pelo "fura-fila", de 45 anos, relata que esperou por mais de um ano para que uma consulta com um cardiologista da Policlínica Municipal fosse marcada, então resolveu procurar por ajuda de alguém do Legislativo e foi atendido pelo irmão de um vereador, que era assessor na época. Dessa forma o usuário conseguiu com que sua consulta fosse marcada depois de uma semana do contato com o assessor. No inquérito, o homem declara que "preferia ter conseguido a consulta sem precisar valer-se de vereador".
Em outro caso, um usuário de 42 anos procurou o Legislativo, por indicação de um amigo, pois ficou seis meses esperando para marcar uma consulta. Ele, que tinha problemas no estômago, conseguiu passar pelo médico cerca de 20 dias depois de ter ido à Câmara. "O declarante achou péssimo ter que valer-se de vereador para obter a consulta, mas não tinha outra solução", informa o inquérito.

A ação ainda cita outros casos, sendo que em todos eles o prazo máximo para a marcação da consulta, após o contato com a equipe dos parlamentares, era de 20 dias. O promotor ainda dá destaque para um caso, que em um único documento, solicitou nove agendamentos. "O sistema era automático, político. Nenhum paciente ouvido sequer teve contato com algum vereador. Nenhum paciente foi revisto por médico na Secretaria da Saúde. Nenhuma indicação de vereador jamais foi negada, uma vergonha absoluta, patrocinada pelo prefeito réu", ressaltou o promotor Orlando Bastos Filho.
Fonte:

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dívida pública atinge maior patamar da história em outubro

Estoque de 2,023 trilhões de reais é inédito na série histórica do Tesouro — dívida dobrou nos últimos 10 anos

Produção de cédulas de notas de 50 reais na Casa da Moeda no Rio de Janeiro
Dívida pública: patamar de 2 trilhões foi ultrapassado em outubro (Marcelo Sayão/EFE)
A dívida federal, que contabiliza os endividamentos do governo nos mercados interno e externo, avançou 1,69% em outubro ante setembro, para 2,023 trilhões de reais, o maior da série histórica, informou o Tesouro Nacional nesta segunda-feira. A dívida chegou ao patamar de 2 trilhões apenas uma vez, em dezembro de 2012, segundo a série do Tesouro. Mas ainda ficou abaixo dos 2,02 trilhões verificados em outubro. A série mostra ainda que a dívida pública dobrou entre 2004 e 2013. 
Segundo o Tesouro, a dívida pública interna cresceu 1,91% em outubro, atingindo 1,934 trilhão de reais — impulsionada pelas emissões de títulos públicos no valor de 18,62 bilhões de reais e pagamento de juros de 17,53 bilhões de reais. Do total das emissões feitas no mês passado, o Tesouro emitiu 2,350 bilhões de reais para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), usada para financiar a redução das tarifas de energia. Já a dívida externa diminuiu de 2,73% em outubro para 88,5 bilhões de reais – contra 91,3 bilhões de reais no mês anterior.
Uma das principais causas do aumento da dívida na última década foi o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que recebeu 300 milhões de reais em repasses do Tesouro nos últimos quatro anos — na década, a dívida total aumentou em 1 bilhão de reais, ou seja, o BNDES responde por 30% do aumento.
Composição da dívida — Em relação à composição da dívida, os títulos prefixados atingiram 40,74% do total, ante 40,36% em setembro. Os papéis corrigidos pela inflação somaram 35,04% do total, ante 35,10% no mês anterior. Já os títulos atrelados aos juros básicos ficaram em 19,95% do total, menor que os 20,04% no mês anterior.
Entre os detentores dos papéis, a participação dos investidores estrangeiros caiu em outubro para 16,91%, frente 17,22% em setembro.
(Com Reuters)
Fonte: 

Sorocaba - Menino de 5 anos é atropelado e fica em estado grave

Um menino de cinco anos foi atropelado na tarde desta segunda-feira (25), na avenida São paulo, na altura do número 1570, na Árvore Grande. A vítima foi encaminhada ao Hospital Regional em estado grave.

O acidente aconteceu por volta das 14h30, quando uma pick-up branca insufilmada passava pela avenida e atingiu a criança. Segundo populares, o motorista não parou para prestar ajuda.

Segundo informações apuradas pela Polícia Militar, a criança estava em companhia da avó, quando soltou de sua mão e tentou atravessar a avenida.
 
Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local do acidente, e encaminhou o menino ao Pronto Socorro do Hospital Regional. 

Segundo um boletim do Hospital Regional - divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde - a vítima L.H.S.J teve parada cardíaca e respira através de aparelhos. 

Segundo a Polícia Militar, imagens das câmeras de segurança instaladas no local do acidente serão acionadas para localizar o veículo envolvido no acidente. Um inquérito será aberto pela Polícia Civil para investigar o caso.


Fonte:
http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/517076/menino-de-5-anos-e-atropelado-e-fica-em-estado-grave