sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Abelhas continuam a sumir na região de Sorocaba

Estudos indicam que problema está nos agrotóxicos; apicultores criam Frente Parlamentar
Na região, são produzidas 12.500 toneladas de mel, diz Alves - ARQUIVO JCS/ADIVAL B. PINTO


     Marcelo Roma
marcelo.roma@jcruzeiro.com.br 

As abelhas continuam a sumir das colmeias na região de Sorocaba, quando não são dizimadas totalmente de alguma propriedade. O problema tem a ver com o uso de agrotóxicos nas plantações, diz o presidente da Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região (Coapis) e também da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (Faamesp), Alcindo Alves. No dia 3 de dezembro, ele e outros representantes de apicultores estiveram em Brasília para o lançamento da Frente Parlamentar da Cadeia Apícola e da Cajucultura. Segundo Alves, faz parte da frente o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB), representando São Paulo. Há proposta de criar também uma bancada para a cadeia da apicultura. 

De acordo com o presidente da Coapis e da Faamesp, o desaparecimento e a mortandade das abelhas será uma das pautas da frente parlamentar. O problema afeta a produção de mel e, mais grave, poderá reduzir a produção agrícola em geral, pois a abelha, assim como outros insetos, é responsável pela polinização das plantas. Também participaram do lançamento da frente parlamentar o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), José Gumercindo Cunha, e o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Nésio de Medeiros. Eles querem também que seja regulamentada a profissão de apicultor. Conforme Alves, o Congresso aprovou projeto nesse sentido, mas que foi vetado pelo presidente Lula. 

Além do sumiço, na região, das abelhas das colmeias com fins comerciais, entre 8% e 10% ao ano, está ocorrendo mortandade em algumas propriedades, diz Alves. Há cerca de um mês, um apicultor de Itapetininga perdeu todas as abelhas de 70 colmeias, aproximadamente 5 milhões, conta ele. Cada colmeia tem entre 60 mil e 90 mil. Os insetos foram encontrados mortos havia alguns dias, portanto, em estado de decomposição. Por isso, não foi possível realizar análise do que causou a mortandade, diz Alves. As colmeias, em caixas de madeira, foram levadas pelo apicultor de Itapetininga para perto das plantações de laranja, para a polinização da florada. Segundo Alves, nesse caso específico não há como a mortandade não ter relação com o uso de agrotóxicos nos laranjais. Com a perda das abelhas, o apicultor deixou de colher em torno de 1,7 tonelada de mel. 

Em Gavião Peixoto, região de Araraquara, produtores de mel estimaram a mortandade das abelhas em 2 milhões nos últimos meses. A suspeita também é de uso indiscriminado de defensivos agrícolas nas plantações de laranja e de cana-de-açúcar. O presidente da Faamesp lembra que, no ano passado, colmeias também foram dizimadas em Itatinga, perto de Avaré, e em municípios de Santa Catarina. O problema começou em 2011 na região de Sorocaba e vem se intensificando, diz Alves. Tratado pelo termo científico de Desordem do Colapso das Colônias, foi detectado inicialmente nos Estados Unidos em 2006, e atingiu também países da Europa. 

Pesquisadores trabalham para confirmar as causas, mas já houve indícios que tem a ver com o uso maior de agrotóxicos, conforme o presidente da Faamesp. Já se falou em vírus e influência das redes de celular e internet sem fio. "No caso de Itapetininga, provocou a morte de todas as abelhas, perto das colmeias; em relação ao desaparecimento, os agrotóxicos parecem afetar o instinto de orientação delas, por isso, somem", diz ele. 

As grandes empresas de citricultura, que têm plantações na região, já consideram o problema como consequência do agrotóxico. Representantes das empresas avisam os apicultores para fechar as colmeias ou transferi-las para outros lugares nos dias de pulverização dos laranjais, quando a concentração do defensivo é maior, diz Alves. Segundo ele, é uma medida restrita, pois não há um cadastro geral de apicultores em cada município. A Coapis tem 12.500 associados em 47 municípios e Alves considera que existam mais 5 mil apicultores não associados. 

A citricultura depende da polinização da florada pelas abelhas, por isso os agricultores querem tê-las por perto. O presidente da Faamesp estima em cerca de 30% a queda na produção de laranjas numa propriedade, sem a presença das abelhas. Alves ressalta que o problema não é só dos apicultores, mas também da agricultura e do meio ambiente de maneira geral. 

A frente parlamentar tem o objetivo de fortalecer a cadeia da apicultura no País e apoiar projetos que incentivem o consumo de mel e derivados. Nos 47 municípios da região, abrangidos pela Coapis, são produzidas 12.500 toneladas de mel por ano, conforme Alves. "No Brasil, o mel é considerado mais remédio do que alimento. Temos que mudar isso." O produto ainda é caro para padrões brasileiros. O pote de 400 gramas custa, em média, R$ 15 nos supermercados, feiras e lojas especializadas. No atacado, porém, sai mais barato, em torno de 40%. A própria Coapis comercializa mel, no atacado. O telefone é (15) 3234-5036.

Ministério suspende embargo a obras na Raposo Tavares, no interior de SP

Laudo de um dos operários que morreram não indicou relação com as condições de trabalho


José Maria Tomazela - O Estado de S. Paulo
SOROCABA - O Ministério do Trabalho liberou nesta sexta-feira, 13, as obras de duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), na região de Presidente Prudente, que tinham sido embargadas na tarde de quarta-feira, 11, após a morte de dois operários no canteiro de obras.
Laudo divulgado pelo Hospital Regional de Presidente Prudente apontou a meningite bacteriana como causa do primeiro óbito. O laudo dos exames realizados no segundo operário morto ainda não ficou pronto.
De acordo com o gerente regional do Ministério, Elson Ito, o embargo havia sido adotado em caráter provisório, até que houvesse uma explicação para as mortes, ocorrida entre segunda e quarta-feira desta semana. Os óbitos levaram cerca de 700 trabalhadores da empreiteira a cruzar os braços e bloquear a rodovia. Segundo o representante do Ministério, como a causa das mortes não está relacionada com as condições de trabalho, não há razão para manter o embargo.
As obras, a cargo de empreiteira contratada pelo Consórcio Auto Raposo Tavares (CART), são realizadas entre as cidades de Maracaí e Regente Feijó. Os serviços foram retomados na tarde desta sexta-feira.

STF se prepara para criar a 'partidocracia' no Brasil

Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal rejeitaram doações de empresas para partidos e campanhas políticas; julgamento está suspenso

Laryssa Borges, de Brasília
Ministro Luiz Fux profere voto sobre crimes de lavagem de dinheiro
Ministro Luiz Fux, relator da ação que questiona doações a partidos e candidatos (Felipe Sampaio/SCO/STF)
Apenas em 2012, o erário repassou aos partidos mais de 286 milhões de reais por meio do fundo partidário. Até novembro deste ano, outros 268 milhões de reais foram enviados às legendas
A menos de um ano das eleições de 2014, o Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para impor, à revelia do Congresso Nacional, um novo modelo de financiamento de campanhas políticas no Brasil. Em suma, a Corte deverá proibir doações feitas por empresas e fixar parâmetros inéditos para a doação que pessoas físicas e os próprios candidatos podem fazer em eleições. A decisão tem consequências lógicas: sem os recursos privados, os partidos políticos e candidatos ficarão mais dependentes de dinheiro público. Ou seja, na prática, a mudança nas regras ficaria muito próxima de um sistema de financiamento público de campanhas, o sonho antigo do Partido dos Trabalhadores.

O STF começou a julgar a ação direta de inconstitucionalidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que contesta trechos da Lei Eleitoral (9.504/1997) e da Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995). Até o momento, os ministros Luís Barroso, José Dias Toffoli, Luiz Fux e Joaquim Barbosa, presidente do Supremo, consideraram que empresas e pessoas físicas não poderão mais financiar campanhas eleitorais nem injetar recursos no caixa de partidos políticos. O julgamento está paralisado por um pedido de vista do ministro Teori Zavascki. Não há data para que os debates sejam retomados.

Leia também: Doações de empresas não são 'disparate'. É o padrão
Reinaldo Azevedo: STF decide tomar o lugar do Congresso
A opção pelo financiamento majoritariamente público – permitindo doações pontuais de pessoas físicas ou dos próprios candidatos – beneficiaria atualmente o PT, já que o tamanho da bancada de parlamentares na Câmara dos Deputados deverá ser, a exemplo do que já acontece com o fundo partidário, o principal critério utilizado para a divisão do bolo. E diante desse cenário parlamentares já se articulam para a aprovar às pressas no Congresso uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que assegure as doações de empresas. Mais: em retaliação, ameaçam acelerar a tramitação de projetos que limitam os poderes do Supremo, colocando rédeas no que classificam como "ativismo judicial".

No novo embate entre Judiciário e Legislativo, iniciado na última quarta-feira, o STF não poupou críticas à relação entre financiador e financiado e, tomando para si a tese de que é preciso baratear as campanhas políticas e combater a corrupção, indicou que promoverá uma estatização do sistema político, institucionalizando um regime que poderá ser batizado de "partidocracia". 
“Todas as razões invocadas pelo STF são para combater uma suposta anomalia. Mas, para o governo, é sensacional a decisão de se induzir para um futuro financiamento público porque se chega à distorção de que o partido que é maior ficará cada vez maior, tendo um privilégio consolidado pelo seu passado”, afirma o advogado Ricardo Penteado, especialista em legislação eleitoral. “Não teria alternância de poder”, completa.

De acordo com o ministro Gilmar Mendes, do STF, a aniquilação das doações por empresas traz como consequência nefasta o privilégio para os detentores do poder, que já têm a máquina pública em suas mãos. “Quem está no poder tem a mais-valia. Sabemos que se usa essa situação de forma descarada. Se bloquearmos o atual modelo de financiamento em uma sociedade plural, temos também que proibir a propaganda institucional, porque ela hoje nada mais é do que propaganda eleitoral”, disse Mendes, durante o julgamento na Corte nesta semana. “Se formos adotar como verdade que democracia só existe se houver financiamento público de campanha, obviamente estaríamos retirando os Estados Unidos e a Alemanha deste rol, o que é um problema”, ponderou.

Embora a tendência do Supremo seja permitir que eleitores e candidatos repassem, de forma controlada, recursos para políticos de sua preferência, caberá ao erário suprir a maior parte dos gastos com agremiações políticas. Ainda que não se criem mais impostos para financiar esse custo, restará a sensação de que mais dinheiro público está sendo usado para custear políticos em vez de priorizar áreas historicamente carentes, como saúde e educação.

“O Supremo está em vias de promover a estatização completa dos partidos políticos, que já são semiestatais porque recebem dinheiro público do fundo partidário e têm propaganda eleitoral”, pondera o sociólogo Demétrio Magnoli. “O resultado é que os partidos vão se tornar autônomos em relação aos eleitores, se tornando imunes ao escrutínio popular e sem mais a necessidade de convencer as pessoas a fazer parte deles ou os financiar."

Caixa – Atualmente, os principais financiadores de campanhas políticas, sejam de oposição ou situação, são empresas privadas, embora o contribuinte, ainda que desconheça, já tenha de arcar com milhões de reais no financiamento público de partidos políticos. A propaganda eleitoral gratuita, por exemplo, não é gratuita – emissoras de rádio e televisão pagam menos impostos quando interrompem sua programação para os telespectadores acompanharem o rosário de promessas de candidatos. O Tesouro Nacional também abre o cofre para financiar cada um dos partidos políticos, seja o minúsculo PSDC ou o gigante PMDB. Apenas em 2012, o erário repassou aos partidos mais de 286 milhões de reais por meio do fundo partidário. Até novembro deste ano, outros 268 milhões de reais foram enviados às legendas.
Nos votos proferidos até o momento, favoráveis à proibição de doações por empresas, os ministros do Supremo se apegam ao argumento de que companhias privadas fazem doações em troca de benefícios futuros, em um eterno jogo de ‘toma lá, dá cá’. Com a decisão de limitar as doações, porém, os magistrados, incluindo o futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antonio Dias Toffoli, utilizam os notórios defeitos do modelo político nacional para aumentar ainda mais os poderes dos atuais beneficiários.

Com o financiamento predominantemente público nas campanhas, salvo regulamentação específica do Congresso Nacional, permanecem impasses de como e a quem distribuir o dinheiro entre os diversos candidatos: se políticos representativos e oportunistas teriam a mesma verba, se o eleitor seria compelido a financiar fanáticos ou saudosistas do regime militar ou que opção teria o contribuinte se achasse que seu dinheiro está sendo usado para eleger um político que não vale a pena.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ilhados pela chuva, caminhões são saqueados no acesso ao Rio

Roubos a veículos de carga nas vias de acesso ao Rio agravam situação da cidade. Polícia Rodoviária Federal enviou reforços para a Via Dutra

Pâmela Oliveira, do Rio de Janeiro
Foto 1 / 23
AMPLIAR FOTOS
Caminhão é saqueado durante enchente em Irajá, no Rio de Janeiro
Caminhão é saqueado durante enchente em Irajá, no Rio de Janeiro - Agência O Globo
















Com áreas alagadas, as principais vias de acesso à capital bloqueadas e com uma contagem de desabrigados ainda em curso, o Rio de Janeiro enfrenta, desde as primeiras horas desta quarta-feira, os transtornos da chuva que caiu da noite de terça-feira até esta manhã. Os motoristas que ficaram engarrafados na Avenida Brasil e na Rodovia Presidente Dutra têm mais um problema: a ação de criminosos que comandam saques aos veículos de carga.
Moradores de Irajá registraram, em vídeo, o momento em que um caminhão tem a carga roubada por dezenas pessoas que surgiram à beira da Avenida Brasil. O Batalhão de Policiamento de Vias Especiais (BPVE) informou ao site de VEJA que, devido aos alagamentos e ao bloqueio de vias, não consegue enviar policiais para o local dos saques.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou ao site de VEJA ter reforçado o policiamento na Dutra, a partir de denúncias de saques. Um helicóptero da PRF foi usado para transportar policiais de áreas secas para regiões ilhadas pelos alagamentos.
Não há previsão para liberação dos trechos alagados. Na altura de Belford Roxo, o alagamento interrompeu o trânsito na pista marginal sentido Rio. Na altura de Nova Iguaçu, também no sentido Rio, foi suspenso o tráfego na pista expressa. O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB), declarou estado de calamidade pública. O excesso de água na pista também interditou o tráfego na altura de Jardim América, Zona Norte do Rio de Janeiro.
O prefeito Eduardo Paes recomendou à população que evite deslocamentos desnecessários.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

30 pessoas serão indiciadas criminalmente por boatos sobre o Shopping Cidade Sorocaba

Imagem site Jornal Da Zona Norte


Por diversos dias, uma falsa notícia vem sendo espalhada e deixando em dúvida os frequentadores do Shopping Cidade Sorocaba. Um boato de que o Complexo estaria com problemas na estrutura e que poderia até vir a cair, vem sendo inconsequentemente espalhado pelas redes sociais.
Hoje (10), em uma coletiva de imprensa no próprio Shopping, o empresário Paulo Walter Leme, desmentiu e já começou a esclarecer a origem dos boatos.
"Já sabemos que o boato não surgiu de morador da Zona Norte, originou de pessoas de outras regiões da cidade, que até nem conheciam o Shopping.  Cerca de 30 pessoas serão indiciadas criminalmente por espalharem esse boato pelas redes sociais. A polícia continua investigando o caso e todos os culpados serão punidos", diz Paulo Walter.
O empresário aproveitou para ressaltar a grandiosidade de seu complexo. "Verdadeiro centro de compras, gastronomia e lazer, com 11 lojas âncoras, 21 megalojas, 330 lojas médias, lojas de fast food e um restaurante, além de seis salas de cinema, uma área exclusiva para o entretenimento das crianças e suas famílias. 
O empreendimento é uma realização de um sólido grupo de investidores, sob a administração e resultado da experiência da maior administradora independente de shopping centers do país, a AD Shopping"
Nos primeiros 60 dias de funcionamento, o Shopping recebeu cerca de 1,4 milhão de pessoas.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Muito tempo no celular prejudica desempenho acadêmico de universitários, diz estudo

Pesquisa também encontrou relação entre o uso frequente de smartphones e maiores níveis de ansiedade entre os estudantes

Muito tempo de uso do celular prejudica os estudos e causa ansiedade em universitários, diz estudo
Muito tempo de uso do celular prejudica os estudos e causa ansiedade em universitários, diz estudo (Thinkstock)
Um estudo americano associou o uso de celulares por estudantes universitários a um desempenho acadêmico ruim, além de quadros de ansiedade e infelicidade. A pesquisa, realizada na Universidade Estadual Kent, nos Estados Unidos, será publicada na próxima edição da revista Computers in Human Brain Behavior.
O estudo teve acesso ao desempenho acadêmico de mais de 500 universitários. Os autores mediram o nível de ansiedade dos participantes e pediram para cada um fazer uma autoavaliação, relatando o quão satisfeito estava com sua vida. Depois, compararam as notas e as respostas à frequência com que os estudantes usavam seus smartphones.
Os pesquisadores concluíram que, quanto mais tempo um universitário usa o celular, mais prejudicadas são suas notas na faculdade, maior é seu nível de ansiedade e menos satisfeito ele diz estar com sua vida.
Andrew Lepp, coordenador do estudo, publicou no início do ano uma pesquisa que associou o uso de celulares a prejuízos à capacidade cardiorrespiratória dos jovens. Para o pesquisador, ambos os trabalhos sugerem que os estudantes precisam monitorar o tempo de trocas de mensagens, uso de redes sociais e acessos à internet nos smartphones. 

Casal é preso por furto em hipermercado de Sorocaba

Um casal foi preso na tarde de sábado depois de furtarem produtos do hipermercado Extra, situado no Jardim Santa Rosália. O homem, de 37 anos, e a esposa, de 45 anos, que é funcionária pública municipal em Salto, foram detidos por seguranças que registraram a prática do delito pelo sistema de monitoramento do estabelecimento. A Polícia Militar esteve no local e conduziu o casal até o Plantão Norte de Sorocaba, onde foram indiciados por furto e recolhidos na cadeia: ele em São Roque, e ela, na Cadeia Pública Feminina em Votorantim. O pintor tentou livrar a esposa do flagrante, alegando que somente ele havia praticado o furto, mas as câmeras também registraram a ação da mulher. 

O crime aconteceu por volta das 17h. Assim que o casal passou pelo caixa foi detido pelos seguranças. Chegaram a pagar algumas mercadorias, mas as demais passaram sem pagar. Arrebentaram, com o auxílio de um alicate, as travas do alarme fixado aos produtos. De acordo com a polícia, o pintor disse que tinha o hábito de furtar o Extra da cidade Itu, porém, nunca foi preso. Quatro pares de sandálias, um kit de proteção para skate, um ciclocomputador (velocímetro para bicicleta), três óculos de sol, duas bermudas, cinco camisetas, um carrinho de brinquedo movido a pilha, um xampu, um desodorante e um óleo de proteção solar foram recuperados pelos seguranças. Se fosse pagar a compra furtada, o casal desembolsaria a quantia de R$ 540,27.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/519718/casal-e-preso-por-furto

Sorocaba - Rapaz é executado no Nova Esperança

Um homem foi executado a tiros domingo à noite na Vila Nova Esperança. A Polícia identificou o corpo como sendo de Wantuir Teixeira Santos, 31 anos. Ele caminhava pela rua José Eduardo Bertolacini por volta das 19h15, quando foi atingido por disparos vindos de uma motocicleta ocupada por dois indivíduos com capacetes nas cabeças. A delegacia Investigações Gerais (DIG) trabalham no caso, cujas primeiras informações dão conta que a vítima tinha registro de passagem pela polícia por tráfico de drogas. 

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/519847/rapaz-e-executado-no-nova-esperanca