sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Turistas são roubados e humilhados por ladrões na Castelo Branco

Adriane Mendes
adriane.mendes@jcruzeiro.com.br 

O que seria uma viagem de turismo ou de compras, se tornou num pesadelo para 31 passageiros que embarcaram quarta-feira à noite no Terminal da Barra Funda com destino a Foz do Iguaçu (PR), e foram assaltados quando já estavam no km 62 da rodovia Castelo Branco, no município de São Roque. Ninguém ficou ferido, mas muitos dos passageiros foram humilhados ao se verem obrigados a se despir, ficando praticamente seminus. Entretanto, a polícia já teria identificado dois dos assaltantes, que estavam entre os viajantes. Resta saber se as identidades apresentadas no momento do embarque são verdadeiras. Mas eles não agiram sozinhos, tendo outros cinco homens se juntado ao grupo. 

Conforme consta no boletim de ocorrência, a viagem seguia tranquila até alcançar o município de São Roque, onde os dois homens, identificados pelas passagens como sendo Rafael Gonçalves, 24 anos, e Adriano Antonio da Silva, 26 anos, que sentavam entre as últimas poltronas, anunciaram o roubo. Naquele trecho, cinco homens que vinham atrás num Chevrolet Vectra preto e numa camionete cuja marca e cor não foram observados, se juntaram aos dois assaltantes. O bando então obrigou o motorista da empresa Kaiowa a seguir para uma estrada secundária, para então poderem fazer a coleta dos produtos a serem roubados. Com postura agressiva, dizendo que atirariam, fizeram com que diversos passageiros se despissem, sendo que um dos viajantes teve a calça e os calçados roubados. Também naquela estrada chegaram a render um casal e dois filhos que passavam pelo local. Essa família também foi obrigada a se juntar aos turistas. 

Os ladrões, que fugiram naqueles dois veículos já citados, levaram dezenas de bolsas, eletroeletrônicos como máquinas digitais, uma TV de 17 polegadas, celulares, dinheiro, além da vestimenta de parte dos passageiros, como roupas e calçados. 

A ocorrência foi registrada na Delegacia de São Roque, e após seu término - que se estendeu madrugada adentro - parte dos passageiros optou por seguir viagem para Foz do Iguaçu, e outros resolveram retornar para São Paulo. A Polícia Civil de São Roque investiga a autoria do assalto coletivo. 

Por determinação da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), é lei em todo País que em toda viagem interestadual o passageiro não apenas preencha a passagem com o nome e RG, como apresente a identidade ao motorista antes do embarque, para assim confirmar a veracidade das informações.


Fonte:  http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/521685/turistas-sao-roubados-na-castelo-branco

País ganha seu primeiro curso online, gratuito e em massa de Humanas. Professor responsável é da USP

Mooc de Ciência Política da ECA-USP está disponível gratuitamente na plataforma Veduca; no próximo semestre, serão lançados dois Moocs com a FEA-USP e o ITA


Bárbara Ferreira Santos - O Estado de S.Paulo
O portal de educação Veduca lançou na quarta-feira, 18, o primeiro Mooc (sigla em inglês para curso online, gratuito e em larga escala) brasileiro na área de Humanas: o curso de Ciência Política do professor Clóvis de Barros Filho, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).
No próximo semestre, outro curso gratuito com Barros Filho deve ser lançado: o Mooc de Ética, também ministrado na ECA-USP. A plataforma anunciou ainda uma parceria com a Fundação Lemann para mais dois cursos dessa modalidade, também no primeiro semestre: o Mooc de "Fundamentos da administração", com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e o curso de Eletromagnetismo da professora Lara Kühl Teles, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O Mooc de Ciência Política, lançado nessa quarta, já está disponível no site www.veduca.com.br. Ele está dividido em oito videoaulas, com quizzes e exercícios ao final de cada módulo e indicação de bibliografia e leituras complementares. As videoaulas foram gravadas no primeiro semestre de 2013, no curso de graduação em Relações Públicas da ECA-USP.
Segundo a curadora do Veduca, Luciene Antunes, o professor foi convidado após a equipe assistir a uma entrevista dele sobre ao tema felicidade. "Depois de ver esse depoimento nós o convidamos e soubemos que o Mooc estava mais fácil de acontecer do que pensávamos, porque ele grava todas as suas aulas e palestras e tem um grande acervo em vídeo. Adaptamos o Mooc em cima desse conteúdo."
Segundo o professor, a iniciativa de gravar as aulas partiu dele na USP. "Há muita oferta de Moocs de Humanas na Web, mas, aqui no Brasil, é mais difícil ter esse tipo de aula porque é uma iniciativa muito pessoal dos professores. Essa ideia de filmar as aulas é minha, não tive incentivo institucional para essa iniciativa".
Reflexão. Barros filho explica que conseguirá acompanhar o Mooc de Ciência Política quem tiver conhecimento equivalente ao do ensino médio. "As aulas cuidam de uma reflexão sobre o poder, sobre dominação, sobre ideologia e sobre as instituições políticas do País, com ênfase para os partidos políticos e para os poderes do Estado", explica.
Além das videoaulas os alunos terão um caderno virtual para anotações pessoais e ferramentas para interagir com outros estudantes, como o fórum de discussão.
Quem quiser receber um certificado do curso poderá fazer uma prova presencial. As datas e locais ainda serão informados. Para realizar a prova, não há pré-requisitos de escolaridade - qualquer pessoa pode se inscrever.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Réplica da estátua da Liberdade muda paisagem e vira referência em Sorocaba

Com 25 metros de altura, monumento chama a atenção na avenida Itavuvu
Estátua da Liberdade destaca-se na av. Itavuvu e atrai curiosos - PEDRO NEGRÃO


     Sthefany Lara
programa de estágio 

Uma nova "moradora" da avenida Itavuvu mudou a paisagem da zona norte. A réplica da estátua da Liberdade, com 25 metros de altura - a original na cidade de Nova York tem mais de 90 metros, sendo 46 sem o pedestal - tem chamado a atenção dos que residem ou passam por aquele lado da cidade. Nas redes sociais, as pessoas têm publicado fotos do monumento, outras passaram a chamar a região de "Zona York". 

A réplica da estátua que faz parte da decoração da fachada das Loja Havan, que inaugura no próximo sábado, dia 21, inspirada na arquitetura da fachada da Casa Branca, sede do governo norte-americano e residência da presidência. 

A estátua além de enfeitar o ambiente, também se tornou para um sinal de referência para moradores, como o caso do aposentado Raimundo Piaurim Silva, 63, que mora próximo ao local, conta que agora quando precisa informar onde reside ele fala "é só olhar para a estátua da Liberdade e descer a rua que fica bem em frente." Para o aposentado é o progresso que está chegando à cidade. "Quem imaginou que um dia eu iria até dar entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul para falar da estátua da Liberdade?" E ele não ficou atrás, assim como muitas pessoas levou sua neta para tirar foto em frente à nova atração. 

A residência do aposentado Wilson Ferreira Lucas, 53 anos, fica a 700 metros da avenida onde está a estátua, por isso, assim como Raimundo, ao ser indagado sobre o local de sua residência, Lucas já tem a resposta pronta. "É só seguir a estátua da Liberdade e virar a esquerda. Não tem como se perder." Segundo ele, depois que a escultura foi colocada no local, a paisagem ficou mais bonita. "Está valorizando a cidade, o movimento está crescendo." 

A "Zona York" - como agora a região é chamada em tom de brincadeira -, onde está localizada a loja, também "agregou valor", como afirma a estudante Tainara Borges, 16 anos. "Antes no nosso lado não tinha nada e tudo o que a gente queira fazer tinha de ir até o centro. Agora o pessoal de fora que vem para cá." 

Para alguns, a chegada do monumento virou motivo de gozação. A dona de casa Kelly Oliveira, 39 anos, mudou o seu endereço. "Agora eu moro em Zona York. Não é todo mundo que mora perto da estátua da Liberdade. Temos essa vantagem", afirmou. A Havan é uma loja que vende, em um mesmo espaço, roupas, eletrodomésticos, ferramentas, brinquedos e cosméticos. (Supervisão: Admir Machado)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Brasil vai escolher caças suecos

Teriam pesado na decisão a insatisfação do governo brasileiro em parceria com franceses para equipamentos da Marinha e denúncias de espionagem americana; anúncio oficial será às 17 horas

Tânia Monteiro - O Estado de S. Paulo
Brasília - O caça de fabricação sueca Gripen, da Saab, será o escolhido para firmar parceria para a compra do caça FX-2. O anúncio oficial sobre a concorrência que já foi adiada por cerca de 10 anos será feito nesta quarta-feira, 18, às 17 horas, pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Além dos suecos, estavam na disputa caças da França, o Rafale, e dos Estados Unidos, o F-18.
Na Força Aérea, o Gripen sempre foi considerado favorito porque, apesar de ter muitos componentes norte-americanos, é um projeto a ser desenvolvido em parceria conjunta com o Brasil.
Na semana passada, segundo informações obtidas pelo Estado, a presidente Dilma Rousseff teria mandado recado para o presidente francês François Hollande, que não desejava tratar deste assunto durante a visita porque estaria insatisfeita com problemas na parceria para compra de equipamentos da Marinha.
Da mesma forma, a presidente Dilma está muito insatisfeita com os Estados Unidos por causa da espionagem sobre ela e empresas do seu governo. Este fato praticamente enterrou a parceria com os norte-americanos.
Desta forma, sobrou o avião sueco. "O que precisamos é de um caça, o mais rápido possível porque a partir de dezembro o nosso deixa de operar. Estamos muito felizes com a notícia", comemorou um brigadeiro, após ouvir a notícia dada pela presidente Dilma. 

Bando explode caixas eletrônicos em shopping de Itu

Um grupo armado invadiu um shopping localizado no km 72 da Rodovia Castelo Branco, em Itu, rendeu os seguranças e explodiu quatro caixas eletrônicos instalados na galeria de lojas, na madrugada desta quarta-feira (18). De acordo com as imagens captadas pelas câmeras de monitoramento, de 10 a 15 pessoas participaram do assalto.

O shopping estava fechado no momento da ação e as explosões causaram danos no estabelecimento. Os seguranças foram dominados e mantidos sob a mira de armas. Após a explosão, a quadrilha fugiu em vários carros. O valor levado pelos ladrões não foi informado. Alguns explosivos intactos abandonados no local foram recolhidos por peritos da Polícia Militar. A polícia fez um cerco na região, mas nenhum suspeito foi preso. (AE)


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/521428/bando-explode-caixas-eletronicos-em-shopping-de-itu

Sorocaba - Estabelecimentos serão obrigados  a ter local reservado para bicicletas


Paraciclo instalado no Centro é uma das opções em ser implantadas - FÁBIO ROGÉRIO


     César Santana
cesar.santana@jcruzeiro.com.br 
     programa de estágio 


Em seis meses, os estabelecimentos particulares abertos a circulação de grande público em Sorocaba deverão contar com estacionamento para bicicletas. A determinação é prevista pela lei municipal n.º 10.655, de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB). e sancionada pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) no último dia 11. A norma vale para hospitais privados, agências bancárias, indústrias e instalações deportivas privadas, e revoga a lei n.º 8.729, de 2009, que previa a obrigatoriedade da presença destes dispositivos apenas em shoppings centers e supermercados. 

De acordo com o texto, os estabelecimentos deverão contar com os bicicletários públicos ou privado, que são utilizados por períodos de longa duração, ou com os paraciclos, que são dispositivos mais simples e podem ser utilizados por períodos de curta e média duração. O prazo para adequação se encerra na primeira quinzena de junho de 2014. O não cumprimento da norma acarretará multa de R$ 500 a cada 30 dias. 

Na justificativa para a sanção da lei, Pannunzio destaca que a medida visa promover o uso da bicicleta em Sorocaba. O prefeito ressalta a extensão do sistema de ciclovias do município e a importância de dar maior suporte ao sistema de mobilidade urbana com outros dispositivos. O chefe do Executivo aponta, ainda, que os estacionamentos para bicicletas deverão "ocupar bolsões isolados dos estacionamentos de carros e motos" e ser de fácil acesso, com localização no piso mais próximo da calçada.(Supervisão: Rosimeire Silva)