sábado, 10 de maio de 2014

Cemitério da Saudade em Sorocaba ainda é alvo de desocupados

Cemitério da Saudade é o mais antigo da cidade de Sorocaba


Por Everton Soares


Há tempos atrás foi denunciado crimes de vandalismo praticados em cemitérios da cidade de Sorocaba. Com o aumento do número de queixas, a prefeitura mandou a GCM fazer a segurança dos cemitérios para afugentar marginais, que saqueavam túmulos e depredavam o patrimônio da cidade. Veja a matéria do Jornal Cruzeiro do Sul: matéria sobre cemitérios.

Com o tempo a prefeitura contratou uma empresa para cercar os muros com arame cortante, e assim evitar que pessoas mal intencionadas entrassem, assim como também mandou consertar o portão de entrada principal, que estava quebrado e também servia para entrada de desocupados.

Mas o tempo passou e novamente podemos ver que os desocupados continuam entrando através de atalhos que os mais ousados criaram através do cercado. Vejam as imagens:



Trecho da rua Hermelino Matarazzo, esquina com rua Baltazar Fernandes

Imagem mais precisa da imagem acima

Trecho da rua Comendador Oéterer, ao lado do portão lateral do cemitério.


Dentre outros que também existem no muro, que já apresentam outras tentativas anteriores de infiltração de desocupados. 


Para quem conhece as Vilas Santana e Carvalho, sabe muito bem que os trechos próximos ao cemitério se tornou reduto de muitos viciados e vagabundos. E para quem precisa passar por ali na ida e na vinda do trabalho deve tomar cuidado. 

Estes são os problemas que tendem a aumentar, em razão do crescimento da cidade! Muitos progressos, mas também novos problemas sociais, advindos de novos moradores fora dos padrões locais e cívicos.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

A sociedade e o crime organizado

Vivemos em um país onde o crime organizado anda a passos rápidos


Por Everton Soares


As últimas notícias sobre crimes consumados e ameaças estão assolando a sociedade e colocando em xeque a capacidade do governo brasileiro em resolver o problema. Parece que finalmente entramos em tempos bíblicos, onde a Palavra diz que nos últimos tempos os homens seriam implacáveis e cada vez piores em sua conduta. 

Estamos próximos da famosa "saidinha" do dia das mães, onde sabemos que alguns sairão realmente para ver suas famílias e retornarão para terminar de cumprir suas penas, mas também sabemos que para uma grande parte, resta o matar ou morrer! Sim, isso mesmo! Grande parte dos bandidos que agora estão presos, estão com uma missão a cumprir, arrecadar dinheiro para a organização criminosa, e também matar policiais. Há diversos boatos, dizendo que até o dia das mães, muitos policiais devem ser mortos, como vingança do crime organizado. Na cidade de Sorocaba, do dia 27 ao dia 30 foram registradas 15 mortes, sendo que o PCC pode estar envolvido em algumas delas. Tudo se deu após a morte do policial militar, Sandro Gomes, assassinado enquanto patrulhava um dos bairros da periferia da cidade. Temos hoje na cidade viaturas da ROTA ( rondas ostensivas Tobias de Aguiar), fazendo o patrulhamento das zonas mais sensíveis, que vieram da Capital para reforçar o policiamento em Sorocaba.

Para alguns a ROTA é motivo de esperança, pois muitos estão cansados de ver as ruas infestadas de criminosos. Mas para uma sociedade que está em decadência, a ROTA não é bem vinda. Nas redes sociais podemos ver a insatisfação de muitas pessoas, pois com um forte esquema de policiamento, os traficantes se acuam, se escondem. Dizem os populares que são 30 bandidos para cada policial na cidade, talvez haja algum ponto de verdade nesses boatos. Vamos supor que exista, mas e a parcela da sociedade que é contra o trabalho da segurança pública? 

Claro que para muitos a presença policial é opressora, injusta e desnecessária. Mas vamos citar situações específicas nesta análise:

  1. Moradores que compram maconha e cocaína para consumir em suas casas ou ruas do bairro onde residem;
  2. Alunos de faculdades que precisam dos traficantes, para fornecer maconha, cocaína ou ecstasy para serem consumidas durante todo o ano, ou nas famosas festas em locais privativos.
  3. Moradores que dirigem sem CNH, ou possuem veículos irregulares circulando pelas ruas da cidade.

Foto: divulgação

Bem, essas são apenas algumas situações onde a polícia não é bem vinda! Mas para cada ação existe uma reação, levando em consideração que muitas vezes viciados em drogas assaltam residências e pessoas nas ruas, para que possam obter meios de troca para satisfazer o desejo por mais drogas. Com o avanço do crime, e a desmoralização da polícia, o cidadão de bem vive com medo, temos um governo que não defende os seus policiais, paga salários injustos para homens e mulheres que diariamente arriscam suas vidas para proteger uma sociedade, que aparentemente é ingrata.

Há muitos que desejam vir para o Brasil para tentar uma vida melhor, mas relatos em redes sociais afirmam que, diante dos crimes e da violência banal, muitos já desistiram. Os boatos dizem que durante a Copa do Mundo de futebol, haverá retalhações, criminosos sairão as ruas para se vingar, assaltar e sequestrar. Resta ao brasileiro, cidadão de bem vigiar seus passos, seus hábitos e sua conduta.

E que Deus nos proteja para que nenhum de nós seja atingido nessa guerra que parece não ter um fim!