sexta-feira, 24 de junho de 2016

A divisão social por classe profissional no Brasil

Apesar de ser recorrente, o preconceito social com classes profissionais consideradas inferiores, não será um grupo político que mudará isso e sim a educação familiar.



Outro dia estava conversando com um funcionário de empresa de coleta de lixo na cidade onde moro, e ele estava muito chateado por ser constrangido por pessoas que o chamam de lixeiro. Ele teve outras profissões no passado, e como hoje a idade já avançou não vê muitas oportunidades de trabalhar em outro ramo. Conversei com ele a respeito do comportamento da sociedade que hipocritamente despreza profissionais de outras profissões que julgam pertencer a uma classe social de pessoas sem cultura, de pouca inteligência e capacidade profissional. Ele entendeu e se sentiu melhor, não querendo entrar em detalhes sobre nossa conversa com vocês aqui.

Mas você já parou pra pensar sobre as pessoas que varrem o chão nas ruas, que trabalham como agentes de limpeza nas empresas, recolhem o lixo que a cidade e empresas produzem, que ficam nas portarias e vigilância privada e até mesmo policiais? Existem pessoas e não são poucas que ignoram e desprezam essas e outras categorias profissionais, pela pura ignorância a que foram ensinadas pela educação fraca de sua família.

Se pararmos pra analisar, se todas essas profissões deixarem de existir os banheiros das empresas e piso se tornariam chiqueiros, se o lixo não for recolhido viveríamos em cidades tomadas por ratos, baratas, escorpiões e todo tipo de bicho asqueroso que se possa imaginar, e a segurança estaria nas mãos de criminosos e não do Estado. 

As profissões terceirizadas fazem parte de um grupo que sofre com discriminação social nas empresas, devido a falta de educação de alguns grupos que se sentem superiores, assim como alguns orgânicos que trabalham em profissões semelhantes, mas que também são vistos como pessoas inferiores. A falta de educação familiar adequada sugere que, as pessoas que não fazem parte de um grupo profissional elitizado não são dignas de respeito, e que essas profissões onde se ganha uma remuneração inferior não é digna.

Mas engana-se que pensa assim, nossa sociedade é doente e precisa melhorar muito pra se tornar justa. Não existe profissão indigna, o que existe é comportamento indigno, que não denigre a classe profissional a que pertence. Pense nisso se tiver algum desses comportamentos estúpidos para com outras pessoas, e se você se sente infeliz por trabalhar em uma profissão das citadas acima, não fique assim, pois a dignidade de uma pessoa está em seu caráter e não em sua profissão.

Imagem da Internet







Everton Soares


quarta-feira, 22 de junho de 2016

A doutrina do Capitalismo incorporada a igreja protestante

De acordo com o momento histórico atual, comparado ao passado coloca a igreja como arrecadadora de dinheiro para fins empresariais.




O título do artigo pode até parecer um momento socialista em minha mente, mas não é! A arrecadação em dinheiro passou a agradar o clero religioso desde os tempos em que Cristo esteve na Terra, o que desagradou em muito sua opinião sobre a utilização de recursos para a finalidade do templo. Apesar de Max Weber ter escrito a respeito do protestantismo e sua inclinação para o Capitalismo diferentemente do catolicismo que pendia para o causas mais humanistas, a história deixa bem clara que o gosto pelo dinheiro já era algo muito proveitoso para o catolicismo romano. Porém, o conteúdo histórico não deixa dúvidas de que este é o problema da humanidade que acaba por se afastar da essência da religião que é para levar esperança e amor as pessoas e que a arrecadação em dinheiro deve ser focado em causas humanitárias.

Não se trata de confrontar a ambição de católicos e protestantes na exploração capitalista em desfavor dos fiéis, mas sim de demonstrar o quanto a corrupção do gênero humano pode irradiar uma aura perversa em que transforma uma igreja em fonte de grande lucro financeiro. Basta misturar um pouco de descrédito ao que está escrito na bíblia, com a psicologia da persuasão e dizer o que as pessoas gostariam de ouvir, fazer promessas de prosperidade e armar uma grande encenação teatral misturada com uma doutrinação semanal na mente dos fiéis. Sim, e com um bom administrador financeiro você pode criar uma igreja para fins comerciais e faturar alto com isso, e até agregando com o tempo empresas para que o negócio seja ainda mais lucrativo, com um público que cresce e que gosta de fazer doações para causas nobres. O gosto pelo dinheiro tomou conta até mesmo de instituições respeitadas e tradicionais, que embora neguem e demonstrem relatórios de ajuda humanitária, basta ser membro de uma pra ver o quanto arrecadam semanalmente, além do dízimo moderno inventado para fazer a máquina crescer, as ofertas voluntárias e também as coletas de emergência para causas sociais e humanitárias. 

Imagem da internet
Imagens como essa tem sido usadas em redes sociais e em palestras em igrejas para constranger as pessoas a doar mais dinheiro, para que essas pessoas possam construir uma igreja mais confortável para adorar a Deus, em contraste com a igreja de uma cidade grande no ocidente onde existe conforto e tecnologia. Mas não se enganem, sempre há dinheiro para construir templos, o que não há é transparência das contas de arrecadação e o uso correto do dinheiro. Pois enquanto você anda de carro barato, tem muito dirigente de igreja mostrando as ''bençãos dos Céus'' através de versões de luxo na porta das igrejas. Não estou dissertando sobre esse assunto com a finalidade de demonstrar o quanto uma instituição é corrupta e que não é um lugar bom pra você, mas para mostrar que você não está totalmente seguro ao pertencer a uma denominação religiosa. O mesmo posso afirmar sobre os rumos da música gospel que se tornou apenas um show com um misto do sagrado com o mundano, e isso também está dando muito dinheiro.

Não é fácil entender esse paradoxo entre o bom e o ruim em um só lugar, porque o processo de doutrinação semanal faz com que as pessoas percam temporariamente as habilidades de julgamento, e um dos motivos é o pensamento subjugado de que os líderes e pastores de igrejas são mais inteligentes e mais sábios que elas e por esse motivo são induzidas a fazer como seus mestres recomendam. É verdade que o cristianismo em sua essência prega o bem comum entre todos, isso parece até a ideia marxista implantada em alguns países, mas com as palavras de Jesus não há lugar para política e nem doutrinação ideológica mundana.

 A igreja de Cristo está em todos os lugares independente de templos ou montes, mas em espírito e em verdade! João cap. 04: 21




Everton Soares

segunda-feira, 20 de junho de 2016

A preparação financeira Pré Crise

Parece coisa de profeta, mas não é! Prever um acontecimento ainda que pareça quase impossível em uma economia próspera em uma país emergente não é coisa de pessimistas, mas de visionários.



Durante o curso na faculdade de Marketing, além de aprender como resolver problemas de competitividade mercadológica, também aprendi a fazer previsões de problemas futuros. Mas em um país capitalista onde até os comunistas adoram abusar do consumo como resistir ao hábito do consumismo exagerado e desnecessário?

As campanhas de Publicidade e Propaganda, com a pincelada do Marketing estratégico traçam um plano quase infalível para que as pessoas sintam o desejo de consumo de muitos itens oferecidos, diariamente em revistas, internet, rádio, televisão, banners, outdoors, etc.... O processo repetitivo na frente de nossos olhos faz com que a sedução ganhe poder, sim, você está sendo seduzido a todo instante para consumir, as vezes isso pode desencadear um processo patológico já existente em você, que te leva a comprar sem necessidade, apenas por prazer.

Compramos então roupas caras só pra poder ostentar uma marca famosa, o celular mais top da loja, os calçados mais sofisticados e de marcas mais caras, o carro mais top da categoria e tudo isso apenas pra realizar o processo de satisfação pessoal e também de ostentação social. Mas e esses itens citados acima que ainda estão em seu poder e acabaram de ser substituídos por outros? Vamos tomar por exemplo o carro, afinal o brasileiro adora carros. A falta de ética profissional das agências não tem limites, fazem com que você veja seu carro que ainda está bom com maus olhos, e que você será mais valorizado pelas pessoas se possuir o carro do ano e dos mais caros. E acredite, realmente o culto ao materialismo faz com que as pessoas gostem de você pelo que possui em bens materiais e não pelo lado humano que você possui.

Mas cadê os preparativos para um momento de crise como a que está ocorrendo no Brasil? Você parou pra se planejar e guardar dinheiro pra um possível desemprego a médio e longo prazo? 

Imagem da Internet


Ser pão duro pode ser mau visto pela família e amigos, mas na hora das privações todos verão que você estava o tempo todo certo. Estar o tempo todo endividado não permitirá que você possa fazer um planejamento financeiro, uma poupança para emergências. O carro velho se tiver manutenção preventiva ainda vai te levar longe, lembre-se que os carros no Brasil são vendidos a preços absurdos, pagamos impostos em todos os bens de consumo.











Veja bem onde estão seus objetivos de vida, quais são as suas prioridades. Pessoas enriquecem através de pessoas que não pensam no futuro, que apenas gastam o tempo inteiro, o cartão de crédito está sempre no limite, e se não for impossível, muitas pessoas ainda vão até o gerente do banco pedir pra que aumente o limite de crédito. Daí não adianta jogar a culpa em terceiros pelas escolhas, pois esse perfil de consumidor está sempre cometendo os mesmo erros. Antes que me esqueça, a mídia manipulativa sempre distrai as massas através de futebol, novelas e carnaval. Não se pensa em futuro, apenas ilusões efêmeras que te levarão a frustração futura, onde vai faltar dinheiro pra muita coisa, e no caso de alguns, nunca faltará o dinheiro para o cigarro e a bebida. 

Pense no futuro!


Everton Soares

domingo, 19 de junho de 2016

O mau uso dos recursos financeiros no Brasil

Apesar de possuir uma das maiores cargas tributárias do mundo, o retorno aos cidadãos não é proporcional as necessidades do povo. Pagamos muitos tributos, mas não temos a assistência correta do governo.


Com a crise econômica, desemprego em alta, empresas falidas e impostos desproporcionais aos nossos ganhos, além de cortes orçamentários na educação, saúde e segurança, podemos reavaliar a forma de se escolher governantes não é mesmo?

O que os últimos governantes estão fazendo com o dinheiro público? Quais as necessidades prioritárias do cidadão brasileiro? Voltando um pouco no tempo, vemos que Lula fez um esforço muito grande pra trazer a Copa do Mundo para o Brasil, e que Dilma investiu muito dinheiro para que isso se tornasse realidade. Altos investimentos em estádios de futebol, no total foram doze, e a FIFA ainda ganhou a isenção de impostos. Que maravilha, mas o que isso mudou a vida do cidadão que precisa de estradas decentes pra viajar e ruas decentes pra ir ao trabalho, e o brasileiro que precisa de uma instituição de ensino com qualidade, um sistema de saúde pública que tenha investimentos proporcionais aos nossos impostos?

Agora o governo do Rio de Janeiro decretou estado de calamidade pública, falido e sem condições para a realização das olimpíadas de 2016. E a população que precisa de moradias, que precisa de segurança. O governador pede ajuda de 03 bilhões de reais para que o estado saia do vermelho. Qual a prioridade de uma nação afinal e que tipos de governantes temos no Brasil, o que fazem com os recursos?



Imagem da Internet
Quando se fala de política, praticamente é impossível desassociar a corrupção desse meio, ainda que existam poucos políticos honestos, o que mais vemos são escândalos após escândalos de diversos partidos políticos. Mensalão, mensalinhos, Petrolão, e por último a Lava Jato, onde a cúpula dos mais poderosos mafiosos desse país está sendo encurralada, mas enquanto a PF for subordinada ao Ministério da Justiça, nunca poderá fazer a limpeza necessária nesse país.
Não esquecendo é claro, que a corrupção começa com o povo brasileiro e que os eleitos 

democraticamente são colocados  ali no poder por um povo que não  sabe votar ou vota por interesse espúrios.





Imagem da Internet
 As riquezas brasileiras são transportadas pelo interior do Brasil dessa forma, e essa foto é uma das muitas estradas por onde passam os caminhões. E você já parou pra pensar o quanto isso atrasa o desenvolvimento econômico do Brasil ?







A política nacional precisa sim de uma reforma, uma nova forma de se fazer política. Mas não com os já conhecidos e já velhacos da vida pública. Precisamos de renovação, mas não de discípulos desses canalhas que só enganam a nação e fazem fortuna enquanto estão no poder, propinas e mais propinas. Em 2016 haverá eleições municipais, em 2018 ou antes teremos as presidenciais, teremos novamente os mesmo caciques velhacos maltratando o povo brasileiro?


Everton Soares