quinta-feira, 30 de junho de 2016

A corrupção dentro das camadas da sociedade e suas instituições

Entra governo e sai governo, mas a corrupção continua existindo. Quase nada muda e continuamos morando em um país rico e ao mesmo tempo pobre, rico de recursos e pobre de espírito.


Creio que seja impossível fazer uma análise política e social e antropológica sobre uma nação e seus cidadãos sem no entanto, deixar transparecer nossa opinião pessoal sobre determinados assuntos. Quando se trata de escrever sobre o Brasil e sua história de corrupção aliado a um povo com muitas deficiências culturais e com largo analfabetismo político, aliado a pobreza, miséria e divisão de renda extremamente injusta na sociedade, percebo que o texto pode virar um livro. Mas quero me concentrar em escrever apenas sobre os poderes institucionais brasileiros e sua gama de corrupção.


Imagem da Internet

Toda vez que escolhemos um governante temos a esperança de que a justiça será feita e a corrupção e a desigualdade terão fim. Pois todas as pessoas desejam morar em um país sério e com justiça social e sem pobreza extrema. Errado. Pois nem todos desejam um país assim, pois se fosse verdade o Brasil não teria um histórico de governantes corruptos tão grande assim, que vai desde um vereador a um presidente da república.

Citando aqui a famosa frase do célebre filósofo Conde Joseph-Marie de Maistre:  
''Cada povo tem o governante que merece''.

De nada adiantará candidatos honestos com pouco dinheiro disponível disputar eleições, enquanto que o povo comum prefere os holofotes de candidatos já conhecidos e suspeitos de muitas coisas ilícitas e que possuem um financiamento de campanha vindo de empresas privadas que após as eleições são beneficiadas com projetos de lei que os farão ainda mais ricos. O Brasil possui algo que muitos países não possui, que é a famosa fábrica de bandidos, e temos uma das maiores populações carcerárias do mundo onde quase não existe recuperação pra presos. A desigualdade, a pobreza, o desespero, as drogas, a falta de estrutura familiar e valores morais desintegrados trazem as mais profundas mazelas do caráter em prática. Todos os dias muitas pessoas são presas pelos mais diversos crimes de nosso CCB E CPB, mas é como enxugar gelo. As forças policiais não podem resolver esse problema que é causado por uma sociedade corrupta, que inverte valores e é manipulada por uma imprensa suja, que é vendida para os que pagam o preço sugerido, claro que não posso esquecer de citar as pessoas que recebem favores de políticos e parecem não possuir mais nenhum valor moral, pois vê os cidadãos afundando e mesmo assim não deixam de apoiar os corruptos.

Todas as camadas da sociedade estão tomadas por corruptos, seja da sociedade civil ou não, todas as instituições nacionais de todas as naturezas, incluo aqui as igrejas e templos também. Alguns entre eles repudiam a corrupção quase generalizada desses recintos, mas os que pretendem fazer o certo são a minoria e por isso travam uma batalha que nunca acaba. No tocante ao poder judiciário vemos que aquela velha e conhecida frase que diz que prisão no Brasil é para pobres, negros e putas tem muitas bases para se afirmar. Os marginalizados de nossa sociedade são considerados perigosos para viverem livres pois podem matar e ferir as pessoas em qualquer momento, por isso são presos e condenados ao cumprimento deficiente das penas graças ao nosso código de processo penal desproporcional e cheio de falhas. Mas e os ricos e políticos que cometem os mais diversos crimes?

Não, eles são tratados de forma diferenciada, mesmo que tenham subtraído verbas imensas que iriam pra uma casa de saúde e matado muitas pessoas que ficaram sem cuidados médicos e sem remédios, máquinas quebradas, etc... Vemos diariamente um STF que toma as mais estranhas decisões que favorecem os poderosos dessa nação, não se pode confiar em mais ninguém que usa Toga, e nem em quem senta na cadeira de governante. Quando um juiz decide fazer justiça, vem outro mais poderoso e desqualifica seu julgamento e coloca o corrupto em liberdade, daí eles conseguem tempo suficiente pra colocar os ''bois de piranha'' pra assumir a culpa no lugar deles. 

Um país que foi tomado a força e recebeu a escória da sociedade européia pra fazer o trabalho sujo, não poderia ter deixado um legado melhor. E todas as vezes que vemos os pretensos revolucionários que prometem justiça social e igualdade derrubando tudo isso, vemos que quando tomam o poder tornam-se ainda piores do que os que condenavam antes. A diluição da corrupção na sociedade nunca chegará a zero, pois a corrupção está em todos os lugares do mundo, mas no Brasil ainda existe todo esse descaso com os pobres que morrem nos hospitais públicos e com a falta de educação de qualidade nas escolas e da segurança pública. Políticos que fazem projetos que favorecem bandidos e seus simpatizantes, corrupção policial ocasionada em parte pelo descaso dos governos estaduais, desvalorização dos policiais e baixos salários. Pessoas desonestas cometem crimes tendo a certeza de que o estelionato é algo que quase nunca será punido. Isso é que podemos chamar de confiança na impunidade.

A seguir abaixo um texto copiado do site de referência:


Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição .
     
  Fonte: www.jusbrasil.com.br

Todo o poder emana do povo, assim diz o artigo 1° de nossa constituição, mas quando vamos as ruas em protesto contra a corrupção de nossos governantes, eles se assustam e dizem que farão mudanças que nunca ocorrerão, pois são mentirosos e debocham do povo nas ruas. O cidadão de bem que quer um futuro para seus filhos não pode deixar o Brasil afundar no fogo da corrupção, até quando deixaremos bandidos assumirem o lugar dos mocinhos em nossos governos?


Everton Soares


segunda-feira, 27 de junho de 2016

Análise do filme Independence Day - Ressurgimento

Repetindo o enredo de ficção e uma pitada de humor, o filme agrada muito ao público jovem e adulto


Sempre que vemos algum lançamento de filme no cinema, ficamos na dúvida se vai valer a pena ou não assistir o filme. Fomos então assistir após analisar os trailers e assistir ao primeiro filme também para relembrar. Lembro que quando eu era garoto o primeiro filme fez sucesso, e agora após todos esses anos reviveram a história, trazendo novos e bons efeitos especiais ao filme, com uma pitada de humor em algumas personagens, e o filme traz de volta alguns dos atores do primeiro filme com uma nova realidade. Algumas mortes indesejadas para os fãs ocorrem durante o filme, mas o filme todo tem muita ação e cenas de batalha interessantes, até mesmo as pessoas mais exigentes poderão sair das salas de cinemas elogiando o filme.

Abaixo podemos ver um trailer do primeiro filme:




Abaixo podemos ver um trailer do segundo filme:





Everton Soares

domingo, 26 de junho de 2016

Espaços públicos a mercê de usuários de drogas em Sorocaba

Usuários de drogas se espalham pela cidade e pelos parques e centros esportivos, sem seres incomodados pela polícia.


A redundância em tocar no assunto, passou a ser desgastante, mas enquanto a sociedade se cala, o número de viciados aumenta. Todas as cidades e bairros possuem usuários de drogas, mas em alguns locais isso passa a ser gritante, dia e noite com uma movimentação maior durante a noite nos bairros, podemos ver pessoas a pé, ou motorizadas ou mesmo de bicicletas comprando ou usando drogas. 

Em destaque, desejo frisar o constante uso de maconha em ambientes públicos voltados ao esporte e lazer em família, Em Sorocaba além de existir um número alarmante de moradores de rua e que na maioria possui dependência química, temos também muitos jovens em idades cada vez menores que fazem uso regular de maconha. Basta alguma família ou atleta ir em um dos pontos de centros esportivos da cidade ou até mesmo em praças com aparelhos de ginástica ao ar livre, ou mesmo o Parque das Águas que poderão ver jovens, as vezes até menores de idade usando maconha e bebida alcoólica. E muitos poderão até dizer que eles usam e não mexem com ninguém, ficam entre eles fumando e falando bobagens. Mas o que as pessoas parecem ignorar, é o fato desses jovens desrespeitarem a presença de pais e crianças nos ambientes de lazer voltados a família, em que a fumaça da maconha vai diretamente nas crianças e outros jovens que praticam atividades esportivas.

Até mesmo algumas já conhecidas e influentes revistas destacam um certo tipo de apoio ao uso e liberação legal da maconha, e de políticos corruptos que também apoiam esse projeto de Lei que permitirá legalizar o comércio de maconha, ajudando a fortalecer os cofres públicos através dos impostos. Como já citado em outro artigo meu, isso nunca impedirá de existir o mercado negro e os traficantes que oferecerão a preços mais baixos que o governo caso esse projeto seja aprovado, e que muitos políticos também ficarão muito alegres com o dinheiro que irá entrar em seus bolsos. 
Imagem da Internet

No centro esportivo Dr. Pitico, é possível ver diariamente jovens viciados e até traficantes ao redor vendendo drogas, e ao lado em uma viela é possível notar uma biqueira com diversos homens usando drogas.

No centro esportivo de Vila Gabriel, os jovens são mais discretos, preferem usar em localização mais discreta, mas já vi famílias deixando o local com receio das consequências do mundo das drogas.



No Parque das Águas existe o policiamento da GCM, porém é apenas preventivo e os jovens podem usar maconha a vontade sem serem incomodados, não existe mais um policiamento repressivo e é isso que está fazendo o número de usuários aumentar. Mas não se engane pensando que é apenas em bairros periféricos que os espaços estão tomados por jovens drogados, pois no bairro nobre do Campolim e da Santa Rosália, isso já ocorre a muito tempo.

Não culpo a polícia por não fazer o trabalho de repressão do uso em locais públicos, mas culpo sim os políticos que impedem a polícia de trabalhar livremente. Dos juristas que decidiram que isso não é importante, e que aos poucos apenas os envolvidos com o crime organizado ou facções criminosas é que serão recolhidos as cadeias. O Brasil ocupa uma posição entre os países onde mais se usa entorpecentes, e a tendência é a de piorar, pois os governantes estão mais interessados em poder e dinheiro, propinas e corrupção. E a corrupção de alto escalão é o que torna o trabalho das polícias ineficiente no combate as drogas.

Somente quando há uma denúncia formalizada através de um veículo de comunicação influente é que os políticos permitem que a polícia faça a repressão. O uso de maconha é encorajado nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação, basta observar as matérias tendenciosas espalhadas na rede. A fuga é algo compartilhado, não somente a maconha ou cocaína, mas o cigarro e a bebida. Todas essas coisas fazem mal a mente e corpo, e não existe um parâmetro seguro para seu uso, o melhor mesmo é não usar nenhuma dessas drogas sejam lícitas ou ilícitas, pois todas elas escravizam o ser humano.

De que adianta discriminar o jovem de escola pública ou faculdade pública que usa drogas, se aqueles que frequentam faculdades privadas também são flagrados usando? Nada acontece a eles, pois as instituições estão mais interessadas nas mensalidades desses alunos.

Em alguns locais do Brasil, as coisas saíram do controle a ponto do governo transformar colégios comuns em colégios militares para colocar fim ao caos. E isso deu certo! 
Por isso ainda reflito e penso: não seria melhor um governo militar pra trazer a ordem de volta ao país?


Everton Soares