domingo, 31 de março de 2013

'Terapia do Riso' transforma a vida dos acamados

 

O presidente Eduardo Stevanin e o vice-presidente Vinícius Gamito do grupo "Terapia do Riso" (Foto: Fernando Rezende)
 
 
É sexta-feira à noite e, após trabalhar durante toda a semana, um grupo de 12 voluntários reúne-se em um hospital da cidade. Eles entram nos banheiros e, logo, funcionários públicos, executivos, advogados, donas de casa e gerentes dão lugar a palhaços. Antes de sair distribuindo sorrisos e alegria pelos quartos, fazem uma oração. Após cerca de três horas animando os pacientes internados no hospital, os palhaços despedem-se e voltam para casa. Esta é a rotina dos integrantes do grupo “Terapia do Riso”, que há seis anos visita o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), asilos, orfanatos e hospitais psiquiátricos da cidade. 

A ideia de transformar momentos difíceis em alegres surgiu em 2006 quando o executivo Eduardo Stevanin, presidente do grupo, junto a 30 amigos, arrecadou 900 brinquedos, que foram doados a uma comunidade pobre da cidade. Ao final da ação intitulada “Natal Solidário”, todos se reuniram num jantar comemorativo. “Lá eu manifestei a vontade de fazer algo parecido ao ‘Doutores da Alegria’ e três amigos toparam de imediato. No início de 2007, demos início ao processo de autorização para visitar hospitais, mas até hoje realizamos a ação de Natal.”

PALHAÇOS – Todos os integrantes escolhem codinomes para suas personagens, como Stevanin, que vira o Dr. Minhoca e o advogado e vice-presidente do grupo, Vinícius Gamito, que se transforma no Dr. Abralhaço. Cada um tem uma especialidade, como contar histórias, ilusionismo, mímicas e músicas. Eles explicam que visitam cerca de 40 quartos de pacientes no pós-operatório no Hospital Regional, divididos em masculinos e femininos. “Eu entro antes para ver como está a situação e pedir autorização aos enfermeiros. Só depois entramos o grupo todo fazendo festa”, explica o presidente. 

No início, ele confessa que sentiu receio quanto ao que iria encontrar, afinal, os pacientes estão em recuperação e sentem dor, estão fragilizados e as ações do grupo dependem da recepção do público. “Trabalhamos bastante com improviso e espontaneidade. Nossa primeira apresentação foi numa entidade e na segunda fomos ao hospital, que foi espetacular!”. Ao longo desses anos, algumas situações marcaram a vida dos integrantes que lembram, por exemplo, os olhos azuis de uma senhora que, aos 74 anos, havia saído do coma na manhã de uma sexta-feira. Durante a visita, ela mexeu a cabeça afirmando que gostaria de ouvir uma música do Roberto Carlos. “Cantamos ‘Calhambeque’ e saímos do quarto. No dia seguinte, o filho dela nos ligou agradecendo, pois disse que o último sorriso da mãe foi conosco. Isso não tem preço”, declara Gamito. 

Outra situação foi quando entraram num quarto masculino e entre os pacientes havia um senhor usando uma touca com o símbolo do Corinthians e respirando com a ajuda de aparelhos. Durante a apresentação do grupo, um médico foi conversar com o filho do homem, informando que ele não havia resistido e precisava desligar o equipamento. “Quando observamos a situação, paramos com a música e começamos a sair”, conta Stevanin. A reação que não esperavam era de que o jovem pedisse que eles permanecessem no quarto e cantassem o hino do time de coração do senhor. “Havia apenas um corintiano entre nós, mas todos cantaram até o fim.” 

MOTIVAÇÃO – Mas o que leva o grupo a doar seu tempo a pessoas que não conhecem? Segundo eles, mesmo que o objetivo seja levar alegria e ver sorrisos estampados em rostos que antes podiam ter semblante de tristeza, quem ganha são os palhaços. “Vamos dispostos a doar energia e quando saímos da personagem, não temos nem força para andar direito. Ao final também oramos e quando saímos parece que estamos flutuando... Entro no carro e choro, sempre...”, relata Stevanin. 

A partir da segunda apresentação do Terapia, Gamito passou a integrar a equipe, convidado por um amigo que conhecia seu comportamento espontâneo e divertido. Na época, ele acabará de terminar um namoro e ainda estava abalado. Mesmo assim, resolveu arriscar na visita ao hospital. “Foi um choque a primeira vez, que eu travei. Depois comecei a me soltar e percebi que era uma bagunça organizada! Hoje é muito gratificante e descobri que vim ao mundo para fazer isso.” Após ouvir o relato entusiasmado do amigo, o presidente declarou que admira os jovens que integram a equipe, pois são responsáveis e têm um ideal. “Somos todos de universos diferentes e viramos amigos. Costumo dizer que são 12 guerreiros, anjos sem asas.” 

PARTICIPAR – O Terapia possui um espaço onde guarda brinquedos doados, roupas e fazem reuniões. Uma marca registrada é que sempre deixam um objeto com pacientes e pessoas que encontraram durante as visitas. Há algum tempo uma empresa doava bolinhas terapêuticas em formato de coração, o que, além de exercitar, também era uma lembrança. “Até hoje tem gente que nos encontra e fala que tem a bolinha”, afirma Stevanin. Atualmente recebem doação de pequenos palhaços feitos com material reciclável, mas gostariam de trabalhar simultaneamente com as bolinhas. Quem tiver interesse em participar das ações, pode entrar em contato pelo site www.grupoterapiadoriso.com.br ou página no Facebook, procurando por Grupo Terapia do Riso. 

As informações são do Jornal Diário de Sorocaba.

Trem rápido de Sorocaba custará 22,5% menos que viagem de ônibus e tarifa deverá ser de R$ 18


Obras para a implantação do sistema terá início em 2016
Marcelo Andrademarcelo.andrade@jcruzeiro.com.br

O trem expresso que ligará Sorocaba a São Paulo terá tarifa em torno de 22,5% mais barata que a cobrada atualmente com o transporte de ônibus, além de fazer a viagem em 40 minutos, ante os cerca de uma hora e vinte minutos em dias normais e sem congestionamento. A tarifa para quem pretender se deslocar de Sorocaba à capital por meio do trem regional custará R$ 18. Atualmente, para realizar uma viagem até a cidade de São Paulo por meio de ônibus o valor cobrado pela principal concessionária que atua nessa linha é de R$ 22. As obras para a implantação do sistema deverão ter início daqui a três anos por meio de Parceria Público-Privada (PPP), mas o Governo do Estado informou que fará essa linha mesmo que tenha que ser com recursos públicos. Um total de 14 empresas estão interessadas e deverão apresentar até o dia 23 de julho estudos e modelagem para a implantação do sistema de trens intercidades. Para especialistas, a implantação dos trens regionais tornará o sistema de transporte público mais competitivo, com ganhos em qualidade e custo ao usuário.

O valor previsto para o custo inicial da tarifa do trem rápido no trecho que ligará Sorocaba a São Paulo, num trecho de 90 quilômetros de via, foi divulgado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. O custo será o mesmo estimado para o trecho entre São Paulo a São José dos Campos. Apesar de uma economia de R$ 4 ante a viagem de ônibus atualmente, o preço da tarifa no trecho de Sorocaba será um dos mais caros, segundo o cronograma dos trens regionais. De acordo com o relatório da pasta de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o trecho que ligará cidades da região do Grande ABC e a capital custará R$ 4, enquanto que o trecho Jundiaí-Campinas-São Paulo será de R$ 15. Mesmo valor para o trecho de Santos.

Ainda de acordo com o cronograma previsto pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, deverão ser realizadas 22 mil viagens por ano no trecho previsto entre Sorocaba e São Paulo, o equivalente a 60 viagens por dia. Cada trem terá capacidade de 300 a 900 passageiros, todos sentados, e atingirá a velocidade máxima de até 180 km/h em alguns trechos.

O secretário de Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini, ressaltou que o governo trabalha com a prioridade de realizar a obra com investimentos por meio da iniciativa privada pelo instrumento de PPP. Porém, não descartou a realização com investimentos públicos caso não haja dificuldades em realizar tal procedimento. "Se optar por realizar o projeto pela obra pública, sem investimentos privados, o Estado analisa e compara os cenários pretendendo reduzir e anular os riscos de atraso na oferta de serviço e equipamentos públicos", ponderou. Em relação ao fato de o trecho São Paulo-Jundiaí ser considerado prioritário pelo Estado, o titular da pasta informou que o Estado aportou recursos na realização de estudos e projetos e busca financiamentos através das PPPs para esse trecho por ser aquele com os estudos mais adiantados e por atender a uma região com alta demanda de passageiros.

As interessadas
Um total de 14 empresas manifestaram interesse em desenvolver estudos e modelagem para a implantação do sistema de trens intercidades, conhecido como trem rápido de passageiros, que ligará Sorocaba a São Paulo e mais oito cidades. As empresas terão prazo até o dia 23 de julho deste ano para a apresentação do projeto, que será analisado pelo Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado. Em novembro do ano passado, o consórcio formado pelo banco de investimentos BTG-Pactual e a Estação da Luz Participações (EDLP) havia se antecipado ao edital e apresentado uma Manifestação de Interesse por Parte de Agente da Iniciativa Privada (MIP). Caso não houvesse interessadas, quem deveria assumir a elaboração de projeto e execução das obras seria esse consórcio, o que não aconteceu.

Além do consórcio formado pelo banco de investimentos BTG-Pactual e a Estação da Luz Participações (EDLP), manifestaram interesse as empresas Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, Construcap-CCPS Engenharia e Comércio S/A, Construtora Andrade e Gutierrez S/A, Construtora Ferreira Guedes S/A, Contern Construções e Comércio Ltda., CR Almeida S/A Engenharia de Obras, Empresa Global de Projetos Ltda., KPMG Structured Finance S/A, Mitsui & CO (Brasil) S/A, Planos Engenharia S/S Ltda., Prointec, S/A, Samsung C&T do Brasil Construtora Ltda. e ainda a Socicam Administração, Projetos e Representações Ltda. 

O objeto do estudo é a construção da infraestrutura, a implantação de equipamentos e sistemas, a compra de material rodante, operação e manutenção de uma rede integrada de aproximadamente 431 quilômetros de linhas de trens intercidades. Pelo edital, a rede integrada de linhas ferroviárias de passageiros deverá abranger as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba, e se conectará a uma estação central na cidade de São Paulo. Seriam quatro trechos de operação: São Paulo, Jundiaí, Campinas; São Paulo, ABC, Santos; São Paulo, Sorocaba; São Paulo, São José dos Campos.

Entre os estudos a serem apresentados pela eventual empresa interessada está a identificação das intervenções previstas e das necessidades de complementação de infraestrutura, com respectivos impactos nos investimentos a cargo do governo do Estado e ainda por parte da empresa privada; cronograma de obras; levantamento das áreas de influência do traçado proposto, identificação dos imóveis a serem desapropriadas e suas respectivas valorizações; estudos de impacto ambiental; taxa de renovação e fator de expansão. 
O economista Flávio Augusto de Souza é taxativo ao comentar sobre os valores estimados para a tarifa do trecho entre Sorocaba e São Paulo pelo trem regional: "Uma economia de R$ 4 por viagem é muito significativa. Além disso, há ainda a vantagem do menor tempo gasto com o trajeto. Também será fundamental para estimular a competitividade, resultando em melhora da qualidade e de preço."
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.