sábado, 8 de junho de 2013

Sorocaba - Viação Cometa disponibiliza novos ônibus a partir de hoje




        Ana Paula Yabiku Gonçalves
ana.goncalves@jcruzeiro.com.br
       programa de estágio

Novos ônibus da Viação Cometa estão à disposição dos passageiros a partir de hoje. A empresa que conta com 40 ônibus na cidade, será 100% renovada nas rotas de Sorocaba para São Paulo e da capital para Sorocaba. Visando a segurança e o conforto dos passageiros, o serviço exigiu um investimento de mais de R$ 30 milhões.

Os veículos zero-quilômetro contarão com três câmeras de segurança, que lhes permitirão monitorar tanto o movimento da estrada quanto a sua parte interna. Uma das câmeras estará instalada ao lado de fora, enquanto as outras duas ficarão do lado de dentro do ônibus, viradas para a cabine e o salão. Outras novidades são o controle de acesso, uma opção para melhorar a compra e reserva automática de passagens; e os equipamentos GPS, que também gerarão relatórios diários sobre a operação e manutenção dos veículos. "Os atrasos no início da viagem serão relatados e resolvidos por meio destes relatórios", explica o diretor-executivo da Cometa, Anuar Helayel.

Alguns destes 40 ônibus já estavam, inclusive, rodando pelas ruas do município ontem. Os veículos antigos, há quase dois anos em funcionamento, serão encaminhados para outras linhas, nas quais passarão a desempenhar papéis periódicos de reserva técnica. A renovação faz parte de uma meta da concessionária para este ano: entregar 170 ônibus novos nos quatro estados em que atua (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais). No total, a Cometa conta com mais de mil veículos atualmente.

Cerca de 15 a 20% da frota total da concessionária é renovada anualmente. Só no ano passado, lembra Anuar, foram entregues 150 novos veículos em outras cidades. "A vida útil depende de cada veículo, mas costumamos trocá-los a cada três anos e meio, no máximo", esclarece. A rota entre Sorocaba e São Paulo é utilizada por cerca de duas mil pessoas no município todos os dias. Os ônibus ficam disponíveis das 4h até a madrugada, com demanda maior entre as 5h e as 9h, quando saem de cinco em cinco minutos. Os horários de pico do retorno a Sorocaba englobam das 16h30 às 21h.
 
Comissão 
Apesar de já estar nos planos da Cometa há algum tempo, a renovação da frota sorocabana foi acelerada por uma comissão, criada pelos vereadores Rodrigo Manga (PP), Muri de Brigadeiro (PRP) e Francisco França (PT), no dia 2 do mês passado, para lutar por melhorias em todas as áreas do transporte. O grupo de parlamentares esteve no Terminal Rodoviário de Sorocaba para conversar com os usuários do serviço intermunicipal e averiguar as queixas recebidas quanto à ônibus quebrados e maus tratos. Em seguida, a comissão esteve na sede da Viação Cometa para entregar um relatório da fiscalização à empresa. (Supervisão: Admir Machado)
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Sorocaba - Estatística, cidade tem quase uma arma apreendida por dia

André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br
Praticamente uma arma de fogo por dia foi apreendida em Sorocaba, nos primeiros quatro meses deste ano. Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), a Polícia pegou um total de 113 armas nas mãos de criminosos e até mesmo de pessoas comuns na cidade. O maior número de apreensões ocorreu no mês de janeiro, quando 40 armas foram apreendidas durante operações policiais. O delegado da Seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, acredita que esse número é elevado, levando em conta que esse total de artefatos foi retirado das mãos de bandidos, podendo, assim, ajudar na diminuição de crimes violentos, como o homicídio.

Se analisados os números mês a mês, é possível notar que o total de apreensões foi diminuindo ao longo dos meses. O ano começou com 40 apreensões de armas de fogo em janeiro, caindo para 30 armas em fevereiro. Em março, os registros totalizaram 27 artefatos apreendidos, culminando com 16 em abril. 

O coordenador operacional do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), capitão Atílio Gracco, ressalta que, das 16 apreensões ocorridas no mês de abril, 15 aconteceram durante operações da Polícia Militar (PM). Ele revela dados de maio, que ainda não foram computados pela SSP, que totalizou 19 armas apreendidas. "Nós estamos investindo nas operações, para que possamos abordar o maior número de pessoas. Estamos trabalhando forte nisso e a produtividade está sendo grande."

O delegado da Seccional destaca que o principal benefício dessas apreensões seria de que foram retiradas de circulação 113 armas consideradas como ilegais, por terem numeração raspada ou por não estarem cadastradas, e também por evitar que elas continuem sendo utilizadas para a ação criminosa. "Quanto mais armas se retira das ruas é melhor. Se há o uso da arma para praticar o crime, como os crimes violentos como o homicídio e latrocínio, então com as apreensões nós conseguimos fazer com que a violência diminua na cidade", considera Carriel.

Ele revela que essas armas foram apreendidas por estarem sendo utilizadas, ilegalmente, em diversas frentes criminosas, como no tráfico de drogas e nos roubos. "Mas nós temos, também, aqueles casos em que a origem da arma é investigada por ter sido usada na prática do homicídio", afirma. Entre os armamentos que foram apreendidos, Carriel relata que os de calibre 38 são os mais encontrados com criminosos pela Polícia. Depois desse tipo de arma vem a pistola, a de calibre 12 e por fim as de calibre 32. "Não é comum se apreender, em Sorocaba, armamento mais pesados, como submetralhadoras e armas automáticas. São casos muito raros quando isso ocorre", informa.
 
Destinação 
Após apreendido, o armamento passa por uma perícia, segundo o delegado da Seccional Sorocaba, para constatar se foi feito algum disparo recente. Caso o resultado seja positivo, a partir da numeração - "que é como se fosse o chassi do carro" -, é possível identificar o responsável pelo artefato, já que existe todo um cadastro que envolve a arma, mostrando quem a comprou. O problema seria que na maior parte das ocorrências, a numeração está raspada, conforme diz Carriel. Coletadas essas informações, é feito um laudo, para ser incorporado ao inquérito policial, que quando encerrado, é encaminhado às Varas Criminais da cidade, juntamente com a arma.

O armamento, então, fica à disposição da Justiça, sendo o juiz o responsável por definir quando ela será enviada ao Exército Brasileiro, para ser destruída. "Antigamente essas armas poderia ser cedidas à própria Polícia, mas com o advento do Estatuto do Desarmamento (promulgado em 2003), isso foi proibido", explica o delegado.

Carriel orienta que todas as pessoas que possuem uma arma sem estar cadastrada, podem entregá-la em qualquer instituto criminal, como a própria delegacia Seccional, que fica na avenida General Carneiro, sem qualquer tipo de punição. "Mas antes ela deve retirar, nos mesmos locais, uma autorização de transporte da arma, para não problemas com a Polícia durante o trajeto", relata. Ele ainda diz que a pessoa é ressarcida pelo governo federal por esse ato, sendo que o valor da remuneração depende do tipo da arma.

Número de apreensões
Janeiro - 40
Fevereiro - 30
Março - 27
Abril - 16
TOTAL - 113

- Fonte: Secretaria de Estado de Segurança Pública


As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.