quarta-feira, 17 de julho de 2013

Campanha da Urbes incentiva motoristas a respeitar pedestres

 

Atores disfarçados sinalizavam o momento em que queriam atravessar a via e, assim que o pedido era atendido, os demais atores entravam em cena (Foto: Fernando Rezende)
 
 
Com o objetivo de conscientizar motoristas para que respeitem pedestres que aguardam para fazer a travessia pelas ruas da cidade, a Urbes-Trânsito e Transportes iniciou ontem a campanha “Mão na faixa, pé no freio”. Por meio de intervenções nas ruas com o intuito de incentivar a população a pedir passagem de maneira segura e contribuir com o trânsito da cidade, a campanha será permanente. Atores do grupo de teatro “Nativos Terra Rasgada” representaram duas ações ontem, e hoje estão marcadas mais duas, das 9 ao meio-dia no cruzamento da rua Monsenhor João Soares com a praça Arthur Fajardo, Largo do Canhão, e das 13 às 16 horas entre as ruas Doutor Álvaro Soares e Souza Pereira. 

LANÇAMENTO - Ontem à tarde, a intervenção que ocorreria no cruzamento das ruas Eugênio Salerno e Maranhão, foi transferida pelo grupo sem aviso prévio para o cruzamento das ruas São Bento e XV de Novembro, pois alegaram ter mais movimento. Atores descaracterizados esticavam a mão sinalizando para os motoristas pararem. Quando o pedido era atendido, entravam em cena as demais personagens, portando faixas, apitos, instrumentos de percussão, megafone e uma mão cenográfica. Todos agradeceram a boa ação dos motoristas. A ação chamou a atenção de quem passava pelo local, alguns chegaram a parar para observar. 

Colocando em prática o que tinham acabado de presenciar, a funcionária pública Nilze Martins e os filhos Victor, 11 anos, e Nathália, de 15, imitaram o gesto com as mãos e conseguiram atravessar em segurança. “Andamos bastante a pé e é muito difícil atravessar. Achamos muito legal a iniciativa e acho que vai melhorar o trânsito”, acredita Nilze. Agora está em férias, mas em período letivo a estudante Nathália sai da Escola Estadual "Dr. Júlio Prestes de Albuquerque", o "Estadão", e segue direto para a Fundação de Desenvolvimento Cultural Sorocaba (Fundec), onde recebe aulas de música. Durante o trajeto também enfrenta dificuldade quando precisa atravessar as ruas. “Ficamos preocupados, mas não tem outro jeito. Espero que daqui a algum tempo Sorocaba se assemelhe a outras cidades menores, onde os motoristas respeitam mais os pedestres”, afirma a mãe. 

A secretária Mariângela Martins conta que também caminha pelas ruas para chegar e voltar do trabalho e, por diversas vezes, espera muito tempo para conseguir atravessar as ruas. “Mas eu prefiro esperar bastante até sentir segurança para continuar.” Para ela, é necessário haver uma conscientização dos motoristas e pedestres, pois vê casos de negligência das duas partes. 

As informações são do Jornal Diário de Sorocaba

terça-feira, 16 de julho de 2013

Sorocaba - Trio é preso após roubar carro que não sabia dirigir

Dois homens e um adolescente foram presos ontem à noite, na Vila Carvalho, após roubarem um carro com câmbio automático e não saberem dirigir.

Por volta das 21h, um gerente de 36 anos conversava na frente da casa do amigo, quando os dois homens e o menor chegaram anunciando o roubo do seu carro, um Toyota Corolla prata, placas FFG-0590, de Sorocaba. Ainda conforme consta no boletim de ocorrência, o homem que anunciou o assalto, depois identificado como sendo Carlos César Leme Padilha, de 26 anos, estava armado de revólver, aparentemente calibre 38.

O adolescente, de 16 anos, foi o primeiro a entrar no carro, seguido pelo também comparsa Lucas Rodrigues, de 18 anos. Foi Carlos quem ordenou as vítimas entrarem na casa, enquanto ele se unia aos outros dois, já dentro do Corolla.
Entretanto, já seguros dentro da residência, as vítimas acionaram a Polícia Militar, passando as características dos rapazes, que abandonaram o veículo após algumas tentativas em fazê-lo rodar. Os soldados Cardoso e Vendramini , da 5ª Companhia, atenderam ao chamado e conseguiram localizar o trio ainda nas proximidades. No Plantão Norte, o delegado Francisco Fraga Silveira autuou os dois homens, encaminhando-os para o Centro de Detenção Provisória (CDP), e também pediu a apreensão do menor junto à Fundação Casa, por entender que o crime foi praticado sob grave ameaça.


As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul