sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sorocaba - Shopping Cidade é inaugurado hoje na Zona Norte


Na tarde de ontem, eram feitos os últimos ajustes na fachada do Shopping Cidade Sorocaba (Foto: Fernando Rezende)
 
 
Após meses em construção, o Shopping Cidade finalmente abre suas portas hoje, às 10 horas, à comunidade sorocabana, especialmente da Zona Norte, e de cidades vizinhas, sobretudo do eixo Castelo Branco, ávida, curiosa e na expectativa pela grandiosidade do empreendimento. Localizado nos alto da avenida Itavuvu, conta o novo Shopping com 118 mil metros de área construída e 2 mil vagas de estacionamento. Orçado em cerca de R$ 300 milhões, o empreendimento tem 21 megalojas, sendo 11 âncoras, mais praça de alimentação, cinema 3D, academia e área de lazer. 

Os comerciantes estão esperançosos com o novo complexo de compras, já que a Zona Norte da cidade não para de crescer, tanto em tamanho, como em quantidade de moradores. Mas toda a população da região é esperada no Shopping Cidade, que investiu R$ 1,5 milhão em melhorias viárias em seu entorno.  

Haverá também a abertura de marcas inéditas na cidade, como Quem disse Berenice?, Academia Smart Fit (do grupo Bio Ritmo), Dunes Calçados, Tip Top, RLX Store, Spasso Cosméticos, Gold Finger e Zum. As sete salas de cinema serão administradas pela Rede Cinematográfica Araújo e equipadas com tecnologia de ponta. São 2 mil metros de área reservada aos filmes, sendo uma sala exclusiva para exibição em 3D. O empreendimento estima a geração de 11.500 empregos, sendo 1.500 diretos e 10 mil indiretos. 

SERVIÇO - O Shopping Cidade Sorocaba fica na avenida Itavuvu, 3.365, no Jardim Santa Cecília, e hoje já fica aberto das 10 às 22 horas.  

Metalúrgicos da Toyota param por três horas

Eles pedem adicional noturno, vale-cesta e aumento do piso salarial
Trabalhadores decidiram ontem dar prazo até terça-feira - Sindicato dos Metalúrgicos


Cerca de 600 metalúrgicos do segundo turno da Toyota, montadora de veículos instalada às margens da rodovia Castello Branco, em Sorocaba, paralisaram a produção por três horas durante o final da tarde e início da noite de ontem. O protesto, liderado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, tem como objetivo pressionar a montadora a atender uma pauta de reivindicações específica, elaborada pelos próprios trabalhadores, juntamente com a entidade sindical, e entregue à direção da empresa no dia 28 de março.

As principais reivindicações da pauta são o adicional noturno, fornecimento de vale-cesta e aumento do piso salarial. A paralisação de ontem, em frente à portaria 1 da empresa, começou às 17h, horário de entrada do pessoal do segundo turno. Após esclarecimentos feitos por diretores do Sindicato sobre as negativas da Toyota em atender às reivindicações, às 18h30, os trabalhadores decidiram prorrogar a paralisação por mais uma hora, até às 19h30.

Após a assembleia, às 20h, os metalúrgicos decidiram encerrar temporariamente a paralisação e entraram para o trabalho. De acordo com o Sindicato, os trabalhadores decidiram dar prazo até a próxima terça-feira, dia 1º, para que a empresa faça uma proposta de acordo que atenda às expectativas dos trabalhadores. Caso contrário, deverá haver greve, que seria a primeira na montadora em Sorocaba, que foi inaugura em agosto de 2012.

O Sindicato também não descarta novas paralisações e protestos nos próximos dias, em qualquer horário, caso a empresa persiga os trabalhadores internamente devido ao movimento de ontem. "Desde o mês de abril nós estamos tentando negociar com a empresa, mas ela não apresenta propostas. A intenção deste protesto é fazer essa pauta andar", afirmou João de Moraes Farani, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Para o dirigente sindical Alex Sandro Fogaça, a decisão dos trabalhadores de prorrogar a paralisação "é uma prova da insatisfação deles para com a empresa". Além dos 600 trabalhadores do segundo turno, a Toyota tem cerca de 900 funcionários que trabalham no primeiro turno, totalizando 1.500 trabalhadores.