sexta-feira, 25 de outubro de 2013

França e Alemanha querem pacto antiespionagem com EUA

'O objetivo desse marco será estabelecer regras para o futuro', disse Hollande. 'Princípio deve ser: não se espiona, nem no futuro', assinalou Angela Merkel

François Hollande e Angela Merkel participaram nesta quinta da reunião de cúpula dos líderes da União Europeia em Bruxelas
François Hollande e Angela Merkel participaram nesta quinta da reunião de cúpula dos líderes da União Europeia em Bruxelas (Yves Hernman/Reuters)
França e Alemanha acertaram nesta quinta-feira que irão impulsionar uma negociação com os Estados Unidos até o final do ano para criar um marco de cooperação sobre as práticas dos serviços secretos, em resposta às recentes denúncias de que os dois países foram espionados pela Agência de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês). A ideia é firmar um acordo que previna a espionagem mútua entre os países. O anúncio conjunto dos governos francês e alemão foi feito no mesmo dia em que o jornal britânico The Guardian noticiou que 35 líderes mundiais foram monitorados pela NSA, segundo documentos fornecidos pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden, delator do programa de espionagem dos EUA.
"O objetivo desse marco será estabelecer regras para o futuro", disse o presidente francês François Hollande em entrevista coletiva, na qual ressaltou que "há comportamentos e práticas que não podem ser aceitas". Segundo Hollande, a iniciativa está também aberta para os outros países europeus que queiram se unir para revitalizar o grupo criado há meses pela União Europeia para discutir o assunto com Washington.
"Vamos fazer todo o possível para conseguir antes do fim de ano um entendimento comum sobre a cooperação dos serviços de inteligência dos Estados Unidos e Alemanha e Estados Unidos e França, respectivamente", confirmou a chanceler alemã, Angela Merkel. "O princípio deve ser: não se espiona, nem no futuro", assinalou Merkel, exigindo dos EUA "verdadeiras mudanças" em relação às práticas dos serviços de inteligência.
Merkel teve o celeular grampeado, apontam indícios colhidos pelo governo alemão e revelados pela revista Der Spiegel. As denúncias levaram a chanceler a ligar para Barack Obama para pedir explicações. O presidente americano reiterou que os EUA "não estão espionando e nem espionarão" o telefone da chanceler, mas não deixou claro se o país chegou a ouvir as chamadas feitas pela chefe de estado no passado.
No caso francês, as relações com a Casa Branca foram estremecidas após reportagem do jornalLe Monde afirmar que, de acordo com documentos também fornecidos por Snowden, os EUA monitoraram 70 milhões de telefonemas na França entre o fim do ano passado e início deste ano. Para o presidente François Hollande, é imperativo conseguir "resultados" nas conversas com Washington para firmar o pacto sobre espionagem, pois "a confiança é essencial entre aliados". 
O primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, explicou por sua vez que os líderes da União Europeia pactuaram uma "declaração final que se somará às conclusões do Conselho e que confirma que os europeus querem saber a verdade".
Fonte:

Ligação entre a SP-79 e a SP-270 está em análise


A rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79) já é utilizada para o desvio de caminhões em Votorantim - Adival B. Pinto


As prefeituras de Sorocaba e de Votorantim e o Grupo Votorantim planejam em conjunto a construção de uma ligação entre as rodovias Raimundo Antunes Soares (SP-79) e Raposo Tavares (SP-270). O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) confirma o recebimento do pedido e está analisando a solicitação. Informações referentes aos prazos e aos valores da obra, além de quem financiará o projeto, não foram divulgados. 

O projeto prevê a construção de uma rodovia de aproximadamente 17 quilômetros de extensão. O traçado começa na Raposo Tavares, nas proximidades da rodovia Celso Charuri (SP-91/270), e segue à margem das regiões leste e sul da zona urbana de Votorantim. O caminho cruza o acesso da SP-103/79, próximo à entrada da fábrica Santa Helena, e termina na SP-79.

Segundo a Prefeitura de Votorantim, várias reuniões têm sido realizadas com o Grupo Votorantim para a definição final do traçado. "Já que mais da metade da nova rodovia passará por áreas da empresa", diz a nota. O objetivo da nova rodovia, de acordo com a Prefeitura, é desviar o tráfego de caminhões nas áreas urbanas de Votorantim e de Sorocaba. Os acessos da região são usados como destino às cidades de Piedade, Tapiraí, Salto de Pirapora, Pilar do Sul e ao litoral sul do país. A ideia também é atrair novas indústrias ao município.

O Grupo Votorantim confirma que há conversas em andamento com a Prefeitura de Votorantim sobre o estudo de traçado para a interligação entre as rodovias Raimundo Antunes Soares e Raposo Tavares. A empresa não divulgou mais detalhes. O motorista Reinaldo Ferreira, 53 anos, faz diariamente o transporte de carga da fábrica Santa Rita aos municípios de São Paulo, Osasco e Campinas. Segundo ele, a criação dessa nova rota facilitará o tráfego entre as principais vias da região.

Atualmente, para chegar à rodovia Castelo Branco (SP-280), Ferreira precisa passar pela Raimundo Antunes Soares (SP-79), acessar a João Leme dos Santos (SP-264), a Raposo Tavares (SP-270), a Celso Charuri (SP-91/270) e a José Ermírio de Moraes (SP-75) para seguir rumo a São Paulo. "Demora muito, é perigoso, pois ando com um caminhão grande e carregado no meio de carros de passeio. Se essa estrada for construída será uma maravilha", comenta.

O projeto de construção de uma estrada para ligar a SP-79 e a Celso Charuri também alegrou o pedreiro Aguinaldo Alves de Almeida, 46, que mora na divisa entre Votorantim e Salto de Pirapora. "Sempre vou a Sorocaba para fazer compra e esse novo caminho seria ótimo. A distância ficaria bem menor e o tempo de viagem cairia bastante", conta.

Fonte: