quinta-feira, 9 de abril de 2015

Deficiente físico é pisoteado no metrô de São Paulo

Caso ocorreu no horário de pico na Estação Itaquera. Homem de 51 anos precisou ser socorrido pelos guardas do metrô e levado para o hospital

Homem é pisoteado em vagão do Metrô na Estação Itaquera
Homem é pisoteado em vagão do Metrô na Estação Itaquera(TV Globo/Reprodução)
Um homem de 51 anos com deficiência de locomoção foi empurrado e pisoteado nesta quinta-feira quando tentava entrar em um vagão do metrô na Estação Itaquera, Zona Leste de São Paulo. O incidente ocorreu por volta das 6h30, em pleno horário de pico. Após ser atropelado pelos usuários, ele ficou deitado no chão e precisou ser socorrido por agentes de segurança do metrô, que o levaram para o Pronto Socorro Santa Marcelina.
Segundo a assessoria do metrô, o caso foi relatado pelo próprio usuário. Diante do flagrante desrespeito ao usuário com deficiência, o metrô afirma que o homem não estava na área de embarque destinada a passageiros com necessidades especiais - tão lotada quanto as demais no horário de rush. O incidente não afetou a circulação dos trens, porque a estação conta com duas plataformas: enquanto uma estava paralisada, a outra funcionava normalmente.
(Da redação)
Artigo e imagem são da Revista Veja

quarta-feira, 25 de março de 2015

Campinas ganha aeronave destinada a resgates médicos

Estado passa a contar com 22 helicópteros para agir em situações de resgate

Campinas recebeu um helicóptero Esquilo destinado a resgates médicos


Foto: A2 Fotografia / Edson Lopes Jr.
A região de Campinas acaba de ganhar mais um reforço para situações de resgate e emergência. O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 25, uma aeronave para o Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau), a "tropa de elite" do resgate médico estadual. Com o novo equipamento, o Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar passam a contar com 22 helicópteros.
"Estamos entregando o primeiro helicóptero do Grau, novo, zero quilômetro, todo adaptado, o mais moderno, com alta potência, guincho para socorrer pessoas com cesta, atendimento rápido e estabilização. Temos profissionais muito bem preparados e qualificados," afirmou Alckmim. 
O helicóptero, modelo AS350 B2 Esquilo, alcança um raio de 60 km em apenas 20 minutos, permitindo o rápido acesso das equipes de saúde às vitimas, bem como sua transferência para o hospital mais adequado ao tratamento, além de garantir agilidade às transferências inter-hospitalares.
O Esquilo também dispõe de uma tecnologia avançada como o sistema VEMD (Vehicule and Engine Multifunction Display), que permite a visualização dos parâmetros do motor e da aeronave agrupados em tela de cristal líquida e, consequentemente, garante maior facilidade e segurança ao vôo. Também possui GPS Garmim 500, que oferece recursos de maior precisão sobre trajetos, além de kits aeromédicos homologados.
Mais de 130 médicos recém concursados foram capacitados para atuar como tripulantes operacionais nessas aeronaves, em conjunto com pilotos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foram investidos R$ 10 milhões para aquisição do veículo, que vai reforçar o atendimento aeromédico e otimizará tanto as ações em saúde quanto as de policiamento.
O governador também destacou que a Região Metropolitana de Campinas contará com duas aeronaves, “uma somente para a segurança, e a outra somente para o atendimento de saúde". 
Todas as informações são:
Do Portal do Governo do Estado de São Paulo