quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Quatro são presos por explosões em caixas eletrônicos


Foram presos nesta quinta-feira Eferson José severino da Silva, Emerson Messias Severino da Silva, Everton Souza de Carvalho, e Josué Luiz Ferreira - Divulgação/Polícia Civil


A Polícia Civil prendeu quatro integrantes de uma quadrilha apontada como responsável por todos os furtos de caixas eletrônicos em municípios das cinco Delegacias Seccionais abrangidas pelo Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-7) com sede em Sorocaba. As prisões ocorreram em Votorantim e em Sumaré na quarta-feira, quando os 70 policiais da operação denominada "Explosão de Caixas Eletrônicos" também apreenderam cinco carros e duas motos de valores elevados.

Foram presos ontem Eferson José severino da Silva, Emerson Messias Severino da Silva, Everton Souza de Carvalho, e Josué Luiz Ferreira.

Dos integrantes, dois foram presos em 2013 por tráfico de drogas e posse de explosivos. Um deles morreu em desentendimento com o próprio bando e outros dois já foram identificados.

Conforme foi divulgado durante entrevista coletiva concedida na DIG de Sorocaba, os municípios investigavam os crimes em suas cidades e a partir de junho do ano passado, com a identificação de dois integrantes do bando pela Delegacia Central de Paranapanema, houve um cruzamento de informações, o que resultou na centralização dos serviços pela DIG de Itapetininga.

De acordo com o delegado Roberto Theodoro de Oliveira, titular de Paranapanema, no distrito de Campos de Holambra, após três furtos a caixas eletrônicos entre 2012 e 2013, em 29 de junho investigadores descobriram um rancho no km 230 da rodovia Castello Branco (Paranapanema), onde havia motos de 600 cilindradas, dinheiro chamuscado, capuz, projéteis e resquícios de dinamites. Os responsáveis pelo local eram os irmãos Eferson José Severino da Silva, 28 anos, e Emerson Messias Severino da Silva, de 32 anos, vulgo Fio, e quem seria o líder da quadrilha. Os dois têm antecedentes criminais, respectivamente, por receptação, e porte de entorpecentes. 

Após a identificação, as investigações foram ampliadas a outras delegacias, que perceberam a mesma forma de agir nos casos de explosões, como o disparo de tiros para o alto, sempre no início da madrugada.

Nesta quarta-feira, os policiais civis prenderam em Votorantim os irmãos Severino da Silva, e Josué Luiz Ferreira, de 34 anos, que já conta por passagem por roubo.

Em Sumaré, região de Campinas, foi preso Everton Souza de Carvalho, 26 anos, que possui, pelo estado do Mato Grosso do Sul (MS), antecedentes criminais por receptação, porte de arma, porte e tráfico de entorpecentes, e lesão corporal. Esses dois últimos são apontados da participação em crime ocorrido em Sarapuí em janeiro do ano passado.

Em Votorantim, com os três homens, foram apreendidos uma caminhonete Nissan Frontier, placas LKP-6517, de Votorantim, dois Sienas de placas MSU-8068, de São Paulo e DMB-4586, de Votorantim, e dois Passats, com placas HVV-8866, de Sorocaba, e DVD-3044, de Tatuí, além de duas motos: uma Yamaha de placa EEC-9238, de Votorantim, e uma Suzuki de placa ESF-8575, de Sorocaba, ambas de 750 cilindradas. 

Compra de veículos

De acordo com o delegado titular da DIG de Itapetininga, Victor Hugo Siqueira Paulino, todos os veículos teriam sido adquiridos para uso próprio dos acusados, o que sugere que os furtos sempre rendiam um bom valor em dinheiro. Pelo menos num dos furtos, o valor subtraído foi informado: R$ 90 mil.

O delegado não revelou as identidades dos dois acusados ainda foragidos.

De acordo com os policiais civis que apontaram as participações dos quatro homens presos ontem nos furtos de caixas eletrônicos em Campos de Holambra e em Sarapuí, não estão descartadas as possibilidades de que o bando tenha agido entre 2012 e 2013 nas cidades de Iperó, Porto Feliz, Buri, Cesário Lange, e Elias Fausto, assim como não está descartada a hipótese da quadrilha ter participado, mesmo que indiretamente, dos casos ocorridos este ano em Sorocaba. (Informações de Adriane Mendes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário