quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sorocaba - Plano Diretor prevê nova rodoviária para 2020

Obra faz parte de projeto do Terminal Intermodal, que inclui também estacionamento e estação ferroviária para atender ao trem regional
Com o Terminal Intermodal, a atual rodoviária seria dedicada ao transporte suburbano, ou seja, entre cidades mais próximas de Sorocaba  -


     Míriam Bonora
miriam.bonora@jcruzeiro.com.br 

A construção de um novo Terminal Rodoviário em Sorocaba só deve começar daqui a seis anos, em 2020, segundo prevê o projeto do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade, apresentado na última sexta-feira. A rodoviária vai integrar o Terminal Intermodal, que também contará com uma nova estação ferroviária para atender ao trem regional, além de áreas para estacionamento de veículos. Não há previsão de tamanho nem de capacidade de atendimento. O local para sua instalação será em uma área ainda a ser definida no bairro Brigadeiro Tobias, próximo ao entroncamento rodoviário formado pela rodovia Dr. Celso Charuri, que liga as rodovias Raposo Tavares e a José Ermírio de Moraes (Castelinho). 

Em dezembro, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) afirmou que uma nova rodoviária é necessária, mas que não é a prioridade na área do transporte, mas sim o BRT (ônibus rápido). Ainda assim, o prefeito previa que neste ano fossem tomadas providências para o planejamento da nova rodoviária e que ela seria construída durante seu mandato. Com prazo para 2020, o local só deve começar a ser erguido no último ano do próximo governo, em época de eleições municipais. 

A Urbes - Trânsito e Transportes confirmou que a construção do Terminal Intermodal está associada à conclusão da implantação do trem regional, que fará a ligação entre Sorocaba e São Paulo. Segundo a empresa pública, a previsão informada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é de que o trem regional esteja concluído em 2020. 

PPPs 

A construção da rodoviária deve ser executada por meio de Parceria Público Privada (PPP), gerida pelo governo municipal. O terminal ferroviário será de responsabilidade do Estado, também por meio de PPP. Apesar do prazo para o Terminal Intermodal, ainda não foram iniciados os estudos para a elaboração dos projetos técnicos e nem há previsão para tanto, uma vez que tudo depende da programação da CPTM e do trem regional, de acordo com a Urbes. A Urbes aponta que a escolha da área para a construção da nova rodoviária também está atrelada à programação da CPTM e deve ser definida durante a elaboração do projeto básico do Terminal Intermodal. 

Rodoviária atual 

Com a construção do Terminal Intermodal, a atual rodoviária, na região central da cidade, será dedicada aos serviços de transporte suburbano, ou seja, entre cidades mais próximas de Sorocaba, como Piedade, Salto de Pirapora e Votorantim. Por conta do trem regional, deve passar por reformas e adaptações para receber a linha em 2020, confirmou a Urbes. Mas enquanto o novo local não sai do plano das ideias, os usuários convivem com um espaço reduzido, que não comporta todas as linhas locais. A rodoviária foi inaugurada em 1973 para uma população de 170 mil habitantes; hoje o município tem 619 mil moradores, 364% a mais do que naquela época. 

Durante a campanha eleitoral de 2012, todos os quatro candidatos a prefeito afirmaram que, caso eleitos, mudariam a estação de local, construindo um equipamento urbano mais amplo, de melhor acesso e que atenderia a uma cidade do porte de Sorocaba. Pannunzio, inclusive, frisou na época que a construção da nova rodoviária ajudaria a descongestionar as avenidas Dom Aguirre e Juscelino Kubitscheck.

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