quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Réplica da estátua da Liberdade muda paisagem e vira referência em Sorocaba

Com 25 metros de altura, monumento chama a atenção na avenida Itavuvu
Estátua da Liberdade destaca-se na av. Itavuvu e atrai curiosos - PEDRO NEGRÃO


     Sthefany Lara
programa de estágio 

Uma nova "moradora" da avenida Itavuvu mudou a paisagem da zona norte. A réplica da estátua da Liberdade, com 25 metros de altura - a original na cidade de Nova York tem mais de 90 metros, sendo 46 sem o pedestal - tem chamado a atenção dos que residem ou passam por aquele lado da cidade. Nas redes sociais, as pessoas têm publicado fotos do monumento, outras passaram a chamar a região de "Zona York". 

A réplica da estátua que faz parte da decoração da fachada das Loja Havan, que inaugura no próximo sábado, dia 21, inspirada na arquitetura da fachada da Casa Branca, sede do governo norte-americano e residência da presidência. 

A estátua além de enfeitar o ambiente, também se tornou para um sinal de referência para moradores, como o caso do aposentado Raimundo Piaurim Silva, 63, que mora próximo ao local, conta que agora quando precisa informar onde reside ele fala "é só olhar para a estátua da Liberdade e descer a rua que fica bem em frente." Para o aposentado é o progresso que está chegando à cidade. "Quem imaginou que um dia eu iria até dar entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul para falar da estátua da Liberdade?" E ele não ficou atrás, assim como muitas pessoas levou sua neta para tirar foto em frente à nova atração. 

A residência do aposentado Wilson Ferreira Lucas, 53 anos, fica a 700 metros da avenida onde está a estátua, por isso, assim como Raimundo, ao ser indagado sobre o local de sua residência, Lucas já tem a resposta pronta. "É só seguir a estátua da Liberdade e virar a esquerda. Não tem como se perder." Segundo ele, depois que a escultura foi colocada no local, a paisagem ficou mais bonita. "Está valorizando a cidade, o movimento está crescendo." 

A "Zona York" - como agora a região é chamada em tom de brincadeira -, onde está localizada a loja, também "agregou valor", como afirma a estudante Tainara Borges, 16 anos. "Antes no nosso lado não tinha nada e tudo o que a gente queira fazer tinha de ir até o centro. Agora o pessoal de fora que vem para cá." 

Para alguns, a chegada do monumento virou motivo de gozação. A dona de casa Kelly Oliveira, 39 anos, mudou o seu endereço. "Agora eu moro em Zona York. Não é todo mundo que mora perto da estátua da Liberdade. Temos essa vantagem", afirmou. A Havan é uma loja que vende, em um mesmo espaço, roupas, eletrodomésticos, ferramentas, brinquedos e cosméticos. (Supervisão: Admir Machado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário