sábado, 13 de julho de 2013

Falsos clientes roubam joalherias em shopping

Duas joalherias foram roubadas no Shopping Ibirapuera, em Moema, zona sul de São Paulo, no fim da tarde desta sexta-feira (12). Os roubos aconteceram simultaneamente em dois andares diferentes do centro de compras. Os assaltantes usaram a mesma tática: fingiram que eram consumidores para se aproximar dos lojistas e atacaram.

Até as 21h, nenhum suspeito havia sido preso. Os falsos clientes chegaram ao Ibirapuera por volta das 17h15. Os alvos foram a joalheira Monte Carlo Jóias e The Graces. Testemunhas contaram à polícia que, após mostrar interesse em alguns produtos das lojas, os casais sacaram armas e anunciaram o assalto.

A funcionária de uma das joalherias disse que os ladrões perguntavam pelo cofre da loja. Outros impediram que os funcionários acionassem os alarme ou avisassem a segurança. O shopping informou que "não houve disparo de tiros ou reféns".

Após recolher algumas peças, os grupos saíram em direção à porta dos fundos do centro de compras, que dá para a Alamedda dos Jurupis. A Polícia Militar informou que três veículos foram usados na fuga - um deles é um Toyota Corolla prata. Um suspeito teria fugido à pé pela Avenida Ibirapuera, em direção à Avenida Moreira Guimarães, ainda segundo informações de testemunhas. O shopping disse que já colabora com as investigações. Policiais do 27.° DP (Campo Belo) querem saber se alguma câmera gravou a ação dos bandidos.

Ataques

Este foi o terceiro assalto ocorrido dentro de shoppings da capital só no mês de julho. Em um dos casos, no dia 2, os criminosos também se apresentaram como um casal interessado em comprar joias antes de anunciar o roubo na joalheira Sayegh do Morumbi Shopping, zona sul, abrindo caminho para cinco pessoas armadas com metralhadora e fuzil. 

Doze horas depois, a loja de eletrônicos A2you, no Shopping Pátio Paulista, foi alvo de ladrões. Em 9 de fevereiro, outra joalheria do Ibirapuera havia sido roubada. Quatro pessoas invadiram a Sayegh e fizeram os funcionários reféns. (AE)


As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul

Sorocaba - Apresentados integrantes de quadrilha que roubavam residências na Cidade


O assaltante e um comparsa foram flagrados em uma chácara em Porto Feliz



Jhônatan foi reconhecido por outro roubo no dia da apresentação (Foto: Fernando Rezende)
 
GRUPO DESFEITO

Os objetos roubados somaram uma quantia de R$ 100 mil

O infrator Jhônatan Gabriel Sampaio dos Santos, 19 anos, foi apresentado nesta sexta-feira (12) na Delegacia de Investigações Gerais de Sorocaba (DIG). Ele é acusado de compor uma quadrilha que vinha roubando residências em bairros da cidade e região. Ontem também, uma vítima o reconheceu como participante de um furto no Jardim Astro no ano passado.
Alisson foi flagrado junto com Jhônatan em Porto Feliz (Foto: Fernando Rezende)
Alisson/foto: Fernando Rezende

O último crime em que Santos envolveu-se foi no dia 26 de junho, na Vila Barão. Na manhã do dia do acontecimento, duas mulheres, ao saírem do local onde moravam, antes de fecharem o portão do prédio, foram abordadas e rendidas por dois indivíduos que impediram a passagem. Eles fizeram com que as vítimas voltassem para dentro da casa e, ao entrarem, amarraram-nas com peças de roupas.

Enquanto elas ficaram imobilizadas, os assaltantes começaram a pegar aparelhos eletroeletrônicos, como telefones celulares e notebooks; todos os pertences eram levados para o interior do automóvel das mulheres, um Hyundai Tucson, e depois de recolherem os objetos, que somou cerca de R$ 100 mil, os criminosos fugiram. 

Os suspeitos chegaram ao lugar com um carro GM Zafira preto, contudo, horas depois, os dois veículos foram localizados na zona norte, onde agentes, além de apreenderem os automóveis, pegaram um adolescente de 14 anos, acusado de ser um dos autores do crime. Há também a suspeita de que Everton Gonçalves Amoroso Silveira, 23 anos, que se envolveu em um roubo no dia 21 de junho e era foragido, e Alisson Felipe Archanjo, de 19, sejam integrantes do grupo de assaltantes. 

Everton já era envolvido em outros crimes (Foto: Fernando Rezende)
Everton/ foto: Fernando Rezende
PRESOS DEPOIS – Um dia depois do roubo na Vila Barão, Jhônatan e Archanjo foram presos em flagrante com os objetos roubados; eles estavam em uma chácara na cidade de Porto Feliz, onde os pais de Santos são caseiros. As peças apreendidas, de acordo com o delegado José Humberto Urban Filho, são produtos de crimes praticados em Sorocaba, Cerquilho e Tietê.

O delegado explicou que havia um revezamento entre os integrantes do quarteto na hora do roubo na zona norte, para não ser lembrados e dificultar as possíveis apurações. Contudo foram reconhecidos através da troca de informações e cruzamento de dados dos registros de ocorrências. 
Ontem, Santos teve sua prisão preventiva decretava e foi levado para o CDP (Centro de Detenção Provisória), no bairro Aparecidinha. Everton está detido por tráfico de drogas e Alisson aguarda reconhecimento das vítimas para ter a prisão decretada. A Justiça segue com as investigações para identificar outros crimes que o grupo possa ter praticado.

Urban Filho explica a importância de se elaborar um bom boletim de ocorrência; ele pediu que, quando a pessoa apresentar os dados, seja clara e bem detalhada, isso, de acordo com o delegado, ajuda nas investigações.

As informações são do Jornal Diário de Sorocaba

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Reunião do Mercosul vira palanque contra espionagem

Países criticam vigilância americana e desvio de rota imposto a avião presidencial de Morales

Presidentes dos países membros do Mercosul em reunião em Montevidéu
Presidentes dos países membros do Mercosul em reunião em Montevidéu (Iván Franco/EFE)
Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, do Uruguai, José Mujica, da Argentina, Cristina Kirchner, e do Brasil, Dilma Rousseff, reuniram-se nesta sexta-feira em Montevidéu para uma reunião de cúpula do Mercosul. Como o combalido bloco pouco tem a comemorar em termos econômicos, o encontro acabou voltando seu foco para o assunto do momento: a espionagem do governo americano denunciada pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. Não faltaram críticas aos Estados Unidos e à defesa do “direito ao asilo político”.
A presidente Dilma voltou a dizer que a espionagem americana “fere a soberania e atinge os direitos individuais da população” e pediu ações para “coibir” ações desse tipo. “Defendemos que a soberania, a segurança de nossos países, a privacidade de nossas comunicações, de nossos cidadãos, de nossas empresas, devem ser preservadas. Esse é o momento de demarcar também um limite para o Mercosul. O governo e o povo brasileiro não transigem com sua soberania, como eu tenho certeza que o governo dos povos que integram o Mercosul não transigem com a deles. Por isso saúdo a decisão de rechaço tomada pelo Mercosul para todas as questões relativas ao ferimento tanto da nossa soberania como do direito individual dos nossos povos. Mais do que manifestações devemos também adotar medidas cabíveis, pertinentes para coibir a repetição de situações como esta”.
Os países do bloco defenderam o direito universal ao asilo político e o compromisso de todos os países latino-americanos com esta possibilidade, no momento em que países como Venezuela, Nicarágua e Bolívia oferecem asilo a Snowden. A Bolívia, estado associado, mereceu atenção especial nos discursos dos presidentes devido ao episódio em que o avião presidencial de Evo Morales teve sua rota desviada para a Áustria depois de ser impedido de voar no espaço aéreo da França, da Itália e da Espanha e de pousar em Portugal para reabastecer, sob a suspeita de que levava a bordo o delator americano. Os países repudiaram o tratamento dispensado ao presidente da Bolívia e decidiram chamar para consulta seus embaixadores nos países europeus envolvidos no caso Morales.
Paraguai - O discurso de que o Paraguai poderá voltar a fazer parte do bloco depois da posse de Horacio Cartes, em agosto, foi mantido. O país está suspenso desde junho do ano passado, quando ocorreu o impeachment de Fernando Lugo. A suspensão, oficialmente, foi uma reação ao impeachment, mas, na verdade, não passou de um golpe de Brasil e Argentina para permitir a entrada da Venezuela, já que o Parlamento paraguaio havia paralisado o processo ao não aprovar a integração. Se o país não estivesse suspenso, a presidência pró-tempore caberia ao Paraguai.
Nicolás Maduro, que assumiu a presidência temporária do bloco, disse que “uma tarefa imediata é a reincorporação do Paraguai como membro pleno e ativo". "Nós vamos colocar nisso todo nosso coração e boa fé. Amamos o povo paraguaio e se houve algum problema no curso dos eventos transcorridos no mês de junho do ano passado, temos que colocar nossa melhor boa vontade para superá-lo”, afirmou. 
Dilma Rousseff fez questão de lembrar que não houve retaliação econômica ao governo paraguaio e acrescentou que isso demonstra a “maturidade” do bloco.
A presidente defendeu ainda um “cronograma mais acelerado” para a entrada de outros países ao Mercosul e para fechar um acordo com a União Europeia. Isso, depois de a mandatária ter concluído que o episódio com o avião de Morales poderia atrapalhar negociações entre os países da América Latina e da Europa. Quanto à adesão de novos países, vale lembrar que além dos associados Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru, também estão nessa condição Guiana e Suriname. 

As informações são da Veja

Sorocaba - Concorrência entre postos e férias escolares fazem baixar o preço da gasolina nas bombas

Postos reduzem a margem de lucro para manter o rendimento no volume vendido, informa o Sincopetro
Donos de postos compram combustível da distribuidora em grande quantidade e à vista - Fábio Rogério



     Marcelo Roma
marcelo.roma@jcruzeiro.com.br
A concorrência e as férias escolares fizeram o preço da gasolina baixar em alguns postos de Sorocaba. Nesse período, os pais deixam de levar os filhos à escola e o consumo desse combustível diminui. Em algumas regiões da cidade, a concorrência entre postos é mais acirrada e isso contribui para a redução do preço. 

Por causa da safra de cana-de-açúcar e maior produção de etanol, boa parte dos proprietários de veículos optou pelo combustível há algumas semanas, mas o preço da gasolina tem se tornado vantajoso. O rendimento do motor é maior com o combustível fóssil e por isso a diferença tem que ser significativa. Especialistas afirmam que compensa abastecer com o etanol quando custa menos de 70% do valor da gasolina, o que acontece agora, na média.

Em pelo menos dois postos da cidade, o litro da gasolina era vendido na última quarta-feira por menos que o mínimo observado em pesquisa pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em 30 postos de Sorocaba entre os dias 30 de junho e 6 de julho. A pesquisa da ANP apontava média de R$ 2,67, sendo mínima de R$ 2,52 e máxima de R$ 2,84. Para o etanol, a média era de R$ 1,74, mínima de R$ 1,59 e máxima de R$ 1,99.

No posto Shell da avenida Nogueira Padilha, no bairro Vila Hortência, a gasolina era vendida a R$ 2,49 no dinheiro ou cartão de débito, e em outro posto na avenida São Paulo (sem bandeira), no Além-Ponte, por R$ 2,46. O posto somente aceita dinheiro como pagamento. A concorrência foi o motivo apontado pelos dois gerentes para o preço mais baixo da gasolina do que a média dos postos em Sorocaba. 

O gerente do posto da avenida Nogueira Padilha, Reginaldo Silva, disse que o volume de etanol vendido ainda é maior, mas o preço mais baixo da gasolina tem atraído clientes inclusive de bairros mais distantes. As férias escolares reduzem um pouco as vendas. A diferença, porém, é pequena, avalia o gerente. O etanol era vendido a R$ 1,69 na quarta.

A compra de combustível da distribuidora em grande quantidade e à vista permite fazer um preço mais baixo da gasolina e do etanol, conforme o gerente do posto da avenida São Paulo, Ricardo Hafez. A rede em que ele trabalha tem 14 postos e as condições de negociação exigem que o pagamento seja feito também à vista. O etanol custava R$ 1,52 nesse posto da avenida São Paulo.
 
Sincopetro 
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sincopetro) de Sorocaba, Jorge Marques, lembra que a gasolina teve pequena redução de preço entre abril e maio devido à ampliação de 20% para 25% do álcool anidro na mistura. Agora, em julho, há uma queda sazonal no consumo por causa das férias, observa Marques. Em consequência, postos reduzem a margem de lucro para manter o rendimento no volume vendido.

A redução do volume varia de posto para posto, em geral menos de 5%, mas é significativa, de acordo com o presidente do Sincopetro. "Por outro lado, nas férias o consumo de combustível aumenta em cidades turísticas". Marques também cita a concorrência entre os postos, mais acirrada em determinadas áreas da cidade. Com isso, o consumidor tem o poder de pesquisar para encontrar o melhor preço da gasolina e do etanol.

As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul

Microsoft ajudou FBI e NSA a interceptar mensagens, diz jornal

Reportagem do Guardian traz detalhes sobre colaboração da companhia com agências de inteligência do governo americano. Empresa nega

Manifestantes seguram foto de Edward Snowden, que revelou informações sobre os programas secretos de vigilância dos EUA e da Grã-Bretanha, durante um protesto a favor do americano em Hong Kong
Manifestantes seguram foto de Edward Snowden, que revelou informações sobre os programas secretos de vigilância dos EUA e da Grã-Bretanha, durante um protesto a favor do americano em Hong Kong (Bobby Yip/Reuters)
Desde que revelou a existência de programas secretos de vigilância do governo americano, no início de junho, o jornal britânico The Guardian tem frequentemente publicado novos detalhes sobre as operações, tendo sempre como fonte o ex-técnico da CIA e consultor da Agência de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden. Nesta quinta-feira, o jornal divulgou informações sobre como a Microsoft colaborou com os serviços de inteligência americanos na interceptação da comunicação de usuários de seus serviços.
Os documentos citados pelo jornal apontam que a empresa ajudou a NSA a burlar sua própria criptografia, uma vez que a agência temia não conseguir interceptar conversas no novo Outlook.com. A companhia também trabalhou com o FBI este ano para facilitar o acesso da NSA ao serviço de nuvem SkyDrive, que tem mais de 250 milhões de usuários no mundo todo. E, no ano passado, o Skype, que foi comprado pela Microsoft em outubro de 2011, trabalhou com as agências de inteligência para permitir a coleta de vídeo e áudio de conversas. 
A Microsoft afirmou anteriormente que não forneceu à NSA acesso direto a informações de seus usuários. Nesta quinta, a empresa reafirmou, em comunicado à agência Reuters e ao próprioGuardian, que só fornece dados em resposta a solicitações judiciais do governo americano. “Temos princípios claros que orientam a resposta da companhia a demandas do governo tanto para questões de segurança nacional como para aplicação da lei”, afirmou a companhia. A Microsoft, assim como o Facebook e o Google fizeram pedidos públicos para que as autoridades americanas autorizassem a divulgação do número de pedidos recebidos pelas empresas e do alcance dessas solicitações de informações. Todas negaram liberar o acesso direto do governo a seus servidores.
Paradoxo  – O delator Snowden deixou os Estados Unidos antes mesmo que as informações sobre os programas de vigilância fossem divulgados pela imprensa. Primeiro, foi para Hong Kong. De lá, voou para a Rússia, onde estaria até agora, na zona de trânsito do aeroporto de Moscou, impedido de sair porque seu passaporte foi suspenso pelo governo americano. Snowden recebeu ofertas de asilo político em países como Venezuela, Nicarágua e Bolívia. A iniciativa desses países latino-americanos é um paradoxo, notou o Wall Street Journal nesta semana. O fugitivo é tido como um defensor da liberdade de expressão por presidentes que não concedem esse mesmo direito em sua própria terra. “É uma ironia que esses governos tentem parecer que são paraísos da liberdade de expressão enquanto jornalistas locais estão sendo pressionados, processados por difamação e tendo sua atuação restrita por novas leis de comunicação”, disse ao jornal Carlos Lauría, do Comitê para Proteção de Jornalistas, grupo que monitora os direitos da imprensa. A reportagem cita vários exemplos de cerceamento da liberdade de expressão, como a recente aprovação no Equador de uma legislação que cria o delito de “linchamento midiático” e reduz a participação do setor privado no setor de comunicação. O governo de Rafael Correa foi o primeiro a considerar uma oferta de asilo ao americano, mas recuou. 
As ofertas de abrigo apresentadas por presidentes que aproveitam para reforçar sua retórica contra os Estados Unidos, no entanto, não acabaram com o impasse, pois há muitas questões diplomáticas e comerciais envolvidas, ressalta a rede CNN. “Eu acho que eles estão preocupados com as consequências, que seriam sérias. Os Estados Unidos deixaram isso muito claro”, disse Michael Shifter, presidente do think tank Diálogo Interamericano, com sede em Washington. No caso da Venezuela, por exemplo, a emissora destacou que, apesar das bravatas do presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Hugo Chávez, recentemente houve alguns sinais de reaproximação entre os dois países, com o encontro entre o secretário de Estado John Kerry e o chanceler venezuelano Elias Jaua. Os EUA importaram quase 40 bilhões de dólares da Venezuela no ano passado. O Equador, que nos mês passado disse que não iria se curvar a pressões americanas e rejeitaria benefícios comerciais para não serem manipulados, também tem importantes relações econômicas com os EUA. Cerca da metade das exportações do país tem como destino final o território americano, e o comércio entre os dois países superou os 16 bilhões de dólares no ano passado. 
China – Outra análise publicada pelo jornal The Washington Post mostra que a NSA está preocupada com a possibilidade de o delator ter tido acesso a arquivos sobre operações de espionagem contra autoridades chinesas. O temor é que ele possa divulgar métodos específicos das agências de inteligência, o que permitiria aos governos estrangeiros saber quais são suas vulnerabilidades. “Nós estamos muitos preocupados. Quanto mais informações se tornarem públicas, mais vamos perder”, disse um alto funcionário de inteligência, que não foi identificado.
Em entrevistas ao Guardian, o americano disse não ter nenhuma pretensão de divulgar especificações técnicas dos programas. Também negou ter repassado informações para os regimes da China ou da Rússia. No entanto, ele poderia repassar esses dados a outras pessoas, o que também é motivo de preocupação para a administração Obama. O fato de os Estados Unidos espionarem a China não seria nenhuma novidade para os chineses, mas enfraqueceria as críticas dos americanos contra espionagem industrial chinesa – assunto abordado em conversas esta semana com o país asiático. Além disso, revelar dados sobre como a NSA entra nas redes chinesas seria especialmente prejudicial: “Não é interessante para os EUA que os chineses saibam exatamente como fazemos isso, quais são as fontes e os métodos usados”, disse a fonte ao Washington Post.

As informações são da Veja

Sem apoio popular, centrais sindicais têm ato esvaziado

Sem adesão popular, as maiores centrais sindicais apresentaram reivindicações trabalhistas; grupos bloquearam rodovias em pelo menos dezoito estados

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram o prédio Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram o prédio Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) - Ueslei Marcelino/Reuters


Depois de convocar dezenas de categorias e prometer parar o país, as oito principais centrais sindicais não conseguiram mobilizar a população em defesa de suas bandeiras trabalhistas nesta quinta-feira, no chamado “Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações".
Ao contrário dos protestos de junho, que nasceram espontaneamente nas redes sociais e foram alavancados pelo Movimento Passe Livre, o ato desta quinta foi convocado e propagandeado pelo movimento sindical. A pauta das passeatas também foi outra: no lugar da redução das tarifas de transporte público entraram antigas reivindicações trabalhistas, como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e o fim do fator previdenciário. Nas ruas, a militância uniformizada não teve apoio da população e os atos reuniram apenas militantes de partidos de esquerda e filiados a sindicatos.
Os dirigentes das centrais, capitaneados pela CUT, o braço sindical do PT, também firmaram um acordo para poupar a presidente Dilma Rousseff de críticas. Apenas a Força Sindical, liderada pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), atacou a área econômica do governo, o que tampouco é novidade para a central.
O "Dia Nacional de Lutas" é promovido anualmente pelas centrais, mas tradicionalmente se concentrava em Brasília. Neste ano, entretanto, após a onda de manifestações de junho, os sindicalistas tentaram pulverizar suas ações. Outros movimentos ligados aos partidos de esquerda também tentaram pegar carona nas mobilizações, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).
Mobilizações - Com atos em todos os estados e no Distrito Federal, o dia de greve não registrou confrontos com a polícia nem a série de cenas de depredação do mês anterior. No Rio de Janeiro, a marcha concentrou 10.000 pessoas e teve cenas isoladas de vandalismo protagonizadas por manifestantes infiltrados - encapuzados e sem os logotipos das centrais sindicais. Doze pessoas foram presas e oito menores apreendidos após os confrontos.
Em São Paulo, a principal passeata reuniu 7.000 pessoas e bloqueou a Avenida Paulista por três horas. A cidade, entretanto, que havia se programado para um dia de caos, não registrou problemas no trânsito e as linhas de trens e de metrô circularam normalmente.
Rodovias - Os transtornos acabaram sendo registrados nas estradas: pelo menos dezoito estados tiveram rodovias interditadas, a maioria nas regiões Sul e Sudeste. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram afetados: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia,  São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba e Santa Catarina.
O balanço final da PRF informa que ocorreram 66 interdições em dezessete estados, nas rodovias federais. Somente no Rio Grande do Sul, foram dezenove pontos de bloqueio. No Paraná, quatro pessoas foram presas ao descumprir um mandado judicial que determinava a liberação da BR-277, em São Luiz do Purunã. Foram as únicas pessoas detidas pela corporação durante os atos desta quinta-feira.
Cerca de 5.000 pessoas fizeram uma das maiores interdições na Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos (SP). Mas, na maioria dos casos, grupos pequenos provocaram transtornos e filas quilométricas bloqueando as vias com pneus incendiados. No Sul do país, trabalhadores rurais usaram máquinas agrícolas para bloquear a rodovia BR-116.
Rodovias estaduais, que não são controladas pela PRF, também foram alvo de interdições, como a Anchieta, Cônego Domênico Rangoni e Mogi-Bertioga, que ligam a capital ao litoral paulista.
O acesso aos portos de Santos (SP), Suape (PE) e Itaguaí (RJ) foram fechados. Cerca de 250 estivadores invadiram pelo mar um terminal em Santos. A Polícia Federal teve de negociar. A categoria suspendeu atividades em Suape.
Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS) tiveram problemas com transporte coletivo. Ônibus funcionaram sem a frota total nas três cidades e metrô e trens ficaram parados nas capitais mineira e gaúcha. Por causa das interrupções, empresas, escolas e universidades suspenderam atividades.
Partidos - Depois de ser hostilizado nas manifestações de junho, o PT conclamou militantes a ir às ruas, mas recomendou que não usassem ostensivamente bandeiras, bonés e camisas da sigla, segundo o presidente do diretório paulista, Edinho Silva. A participação de petistas foi tímida na capital e mais presente no ABC paulista e em Brasília. No Rio, militantes do PSTU e PSOL protestaram contra o governador Sérgio Cabral (PMDB).
Os sindicalistas marcharam seguindo carros de som e empunhando faixas, balões e bandeiras vermelhas (CUT), laranjas (Força Sindical) e brancas (União Geral dos Trabalhadores - UGT).
“Nossas principais reivindicações são o fim do fator previdenciário, da terceirização e redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário. Brigamos por elas”, disse o presidente da CUT, Vagner Freitas.


(Com reportagem de Renata Honorato, Felipe Frazão, Gabriel Castro, Cecília Ritto, Pâmela Oliveira e Eduardo Gonçalves)

As informações são da Veja

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Garota de 15 anos cria lanterna alimentada pelo calor das mãos

Projeto foi desenvolvido para um concurso promovido pela Google para incentivar a inovação entre estudantes.
Garota de 15 anos cria lanterna alimentada pelo calor das mãos

Fonte da imagem: Reprodução/Queenie Andini (YouTube)

Ann Makosinski tem 15 anos, estuda na St. Michaels University School e mora na cidade de Victoria, capital da província canadense de Colúmbia Britânica.
A jovem estudiosa ganhou a atenção de muitas pessoas em todo o mundo por criar uma lanterna que usa o calor da mão de quem a está segurando para gerar a energia necessária para acender as luzes de LED.
O projeto da garota foi criado para concorrer ao Google Science Fair, um concurso promovido pela gigante de Mountain View com o objetivo de incentivar e premiar as melhores inovações pensadas por estudantes de várias faixas etárias.
Makosinski disse, em entrevista para a emissora CBC, que está animada para apresentar seu projeto, que é um dos 15 finalistas, aos jurados da Google. Ela contou que tem participado do concurso nos últimos quatro anos, sempre com novas tecnologias relacionadas a formas de energia alternativa.




Quanto a como surgiu a ideia de capturar o calor humano e fazer com que ele se tornasse fonte de alimentação da lanterna, a adolescente explicou que pensou no dispositivo depois de ter aprendido sobre as pastilhas termoelétricas Peltier, as quais são capazes de produzir eletricidade quando aquecidas de um lado e resfriadas do outro.
Em setembro, Ann irá até a sede da Google em Mountain View, na Califórnia, para acompanhar a cerimônia de premiação. O dono do melhor projeto ganhará US$ 50 mil (cerca de R$ 110 mil) para investir em seus estudos e uma viagem para as Ilhas Galápagos.

 Fonte: CBC

As informações são do site Tec Mundo