sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Prefeitura de Sorocaba recebe 40 pedidos de corte de árvores por semana

 

Técnica analisa árvore para ver se precisa cortar ou podar (Foto: Emerson Ferraz/Secom)
 
 
Em média, 40 pedidos de corte de árvores são feitos por semana na Prefeitura de Sorocaba pelos mais variados motivos. De risco de quedas até o fato de que as folhas fazem "sujeira" e entopem as calhas das residências, já apareceu de tudo nas solicitações. Porém os critérios da Secretaria do Meio Ambiente para autorizar os serviços são muito rigorosos. De acordo com a equipe de Controle Ambiental e Licenciamento da pasta, responsável por analisar os pedidos, aproximadamente 80% das solicitações são indeferidas.

"Acredito que a consciência ecológica do povo sorocabano vem mudando bastante, principalmente porque estão começando a associar as questões ambientais com aspectos que se traduzem em melhor qualidade de vida. Porém, em relação às árvores nas calçadas, é preciso ainda mais conscientização para que o número de solicitações de corte de árvores seja reduzido", destaca Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.

"Sorocaba é uma cidade muito quente, cuja localização geográfica contribui para que seja ainda mais quente, o que faz com que, em determinadas épocas do ano, o calor fique insuportável. As árvores nos proporcionam um grande conforto térmico. Quem nunca procurou a sombra de uma árvore? Esse é um dos vários benefícios que elas nos proporcionam", explica.

Os principais aspectos levados em consideração no deferimento ou indeferimento da solicitação são o estado fitossanitário (a saúde da planta) da árvore, oferecimento de perigo à população (possível queda de ramos sobre pedestres, por exemplo), o grau da interferência da árvore em edificações existentes e a falta de alternativa técnica para implantação de projeto de edificações.

Conforme Dhébora Sanches, fiscal ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, os motivos alegados pelos munícipes para a necessidade do corte das árvores são os mais variados; pessoas que se utilizam da árvore para usar drogas ilícitas ou que o exemplar serve de abrigo para morcegos. "As pessoas reclamam até que a árvore balança muito ou que é alta demais", comenta.

No caso de interferência dos galhos na fiação aérea e o entupimento de calha, o problema pode ser resolvidos com a poda do exemplar arbóreo e a manutenção periódica de calhas, respectivamente. Com relação ao cupim, Ana Rita de Cássia Leite, chefe de divisão de Controle Ambiental e Licenciamento da Sema, ressalta que a princípio esse tipo de praga convive harmonicamente com a árvore. "Mas há casos em que ocorrem infestação, o que acaba deixando a árvore oca. Aí, então, é feita uma análise para verificar a necessidade do corte da árvore", declara.

Por último, ressalte-se que toda árvore, assim como os outros seres vivos, tem um ciclo de vida, ou seja, nasce, cresce e morre. Esse processo pode levar décadas ou mais de mil anos, dependendo da espécie. Um exemplo disso foram as 32 árvores da Praça Frei Baraúna, no Centro, que tiveram de ser suprimidas por estarem no final do ciclo de vida. 

PEDIDO NEGADO - O aposentado Arlindo Nunes da Silva, morador do Retiro São João, fez a solicitação de corte de dois exemplares arbóreos da espécie canelinha, que estão em frente a sua casa. O pedido foi feito com um sentimento de tristeza, já que ele mesmo plantou as árvores há 24 anos. "Gosto demais delas, não queria que tivesse que cortar. Se você soubesse a felicidade que tenho de todo dia ter que varrer a 'sujeira' que elas fazem...", brincou.

A solicitação foi feita porque tinham medo de que as árvores caíssem, já que uma está com uma aparência "seca" e a outra apresentava uma lesão. A fiscal ambiental da Secretaria do Meio Ambiente analisou as duas árvores e negou o pedido de corte, porém vai solicitar a poda e fazer o monitoramento delas. 

Segundo Eliana, a família não desejava o corte das árvores. "Agora fico mais tranquila, principalmente porque a funcionária da Prefeitura disse que, quanto mais a árvore balança, melhor é, pois é sinal de que ela está bem", afirmou. De acordo com a fiscal ambiental, enquanto a árvore tem elasticidade, o risco de queda de galhos é menor. "Na medida em que os ramos ficam rígidos, o risco de quebra e consequente queda de galhos são maiores", explica Dhébora.

"Em época de calor essas árvores nos dão sombra e na primavera aqui fica cheio de passarinho. Os vizinhos reclamam e muitos nesta rua não têm árvores em frente as casas, mas muita gente senta aqui em nossa sombra em dias quentes. O grande problema é que as pessoas não sabem o bem que essas árvores fazem para a gente", explicou Eliana.

O CORTE - Para suprimir ou podar árvores no município é necessário obter uma autorização da Secretaria do Meio Ambiente. O corte ou a supressão feitas sem autorização é passível de multa.

Qualquer munícipe que necessita de poda ou remoção de uma árvore deve fazer o pedido no Setor de Protocolo Geral da Prefeitura de Sorocaba, localizado no andar térreo do Paço Municipal. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h45.

Quando o munícipe solicita a retirada de árvores localizadas em passeio público e esta solicitação é deferida, cabe ao morador o plantio ou doação de três mudas de árvore ao viveiro municipal localizado no Parque Municipal "Chico Mendes". Nesse caso, o serviço e os custos de retirada são de responsabilidade da Prefeitura de Sorocaba.

A Secretaria do Meio Ambiente explica que o munícipe deve arcar com as despesas pelo serviço contratado para o corte da árvore quando ela estiver no quintal da sua residência. Para realizar o corte de árvore, mesmo em área particular, deve ser obtida uma prévia autorização da Secretaria do Meio Ambiente. 

O conteúdo é do Jornal Diário de Sorocaba

Atividade Delegada realiza 610 operações em Sorocaba

Dados foram divulgados pelo capitão Vanclei Franci, chefe da seção de assuntos civis do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior - ALDO V.SILVA


A Atividade Delegada, através da qual 30 policiais fiscalizam estabelecimentos comerciais em conjunto com a prefeitura fora de seu horário do expediente, realizou 610 operações nos primeiros quatro meses desde que foi implantada em Sorocaba. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (6) pelo capitão Vanclei Franci, chefe da seção de assuntos civis do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7ºBPM/I).

Desde o dia 3 de maio até o último dia 30 de agosto, 65 bares foram fiscalizados. 40 deles foram notificados, 9 autuados e dois interditados. A operação vistoriou ainda quatro chácaras por promoverem baile funk.

Já na operação "Desmanche", desde o dia 1 de julho, foram 32 estabelecimentos vistoriados, dos quais três foram fechados por fallta de documentação e um notificado por falta de inscrição municipal. Além disso, um veículo foi apreendido por apropriação indevida.


 
Atividade Delegada
Implantada em Sorocaba no dia 3 de maio, a Atividade Delegada consiste na contratação do policial militar durante a sua hora de folga para trabalhar nas prefeituras. O profissional pode desempenhar a função no máximo 12 dias por mês, com carga horária de até oito horas. Além disso, eles ganham a permissão para atuar como fiscais do município, em diversas áreas, com estabelecimentos comerciais, bares, desmanches e vendedores ambulantes.

O objetivo da Atividade Delegada é aumentar o efetivo fardado nas ruas. Em Sorocaba, um total de 30 policiais militares desempenham a função diariamente, em conjunto com agentes de fiscalização da prefeitura e guardas civis municipais. Essa parceria entre o governo de São Paulo e a Prefeitura de Sorocaba tem a intenção de contribuir para a redução de indicadores criminais e para o aumento da sensação de segurança na população.
O conteúdo é do Jornal Cruzeiro do Sul

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Agência dos EUA derruba barreiras de proteção na internet, diz "New York Times"

DE SÃO PAULO

A NSA, Agência de Segurança Nacional dos EUA, consegue corromper parte da proteção digital do comércio global e dos sistemas bancários, além de proteções automáticas de e-mails, pesquisas na web, chats na internet e chamadas de telefone de americanos e cidadãos ao redor do mundo, afirma reportagem publicada nesta quinta-feira (5) pelo "The New York Times".
O jornal americano afirma ter tido acesso aos mais novos documentos divulgados por Edward Snowden. O esquema revelado pelo ex-técnico da CIA (agência de inteligência americana) mostra que diversos programas da NSA permitiram a investigação de dados e conteúdo de conversas entre milhões de pessoas em todo o mundo --até mesmo a presidente Dilma Rousseff teria sido alvo de monitoramento da NSA, o que causou uma crise diplomática entre os países.
As denúncias foram publicadas pela primeira vez em junho deste ano, pelos jornais britânico "Guardian" e americano "Washington Post". Procurado pelos EUA desde então, Snowden recebeu asilo em agosto do governo russo.
Segundo o "NYT", o NSA consegue corromper a criptografia, que protege dados e confere privacidade na internet, utilizando supercomputadores, truques técnicos, ordens judiciais e persuasão nos bastidores.
A agência trata seus recentes sucessos em decifrar dados protegidos na internet como informação sigilosa, já que, segundo o jornal, a NSA quer manter a crença dos usuários de internet de que seus dados estão a salvo do governo.
Em 2000, poucos anos após perder uma batalha pública para inserir uma espécie de porta de acesso em todos os sistemas de segurança de informação utilizados na internet, a NSA decidiu investir bilhões de dólares em escutas clandestinas.
Este investimento incluiu supercomputadores e colaboração com empresas de tecnologia nos EUA e em outros países para construir portas de entrada que a NSA pudesse acessar. Segundo o jornal, que cita entrevistas com membros da indústria e outros documentos, os papeis não deixam claro quais empresas foram contratadas.
O jornal afirma ainda que a NSA entrou ilegalmente em computadores específicos para criar pontos de acesso antes que eles fossem protegidos e usou sua influência como uma das maiores criadoras de códigos (sua especialidade desde sua criação, em 1952) para inserir pontos fracos em sistemas de segurança que se tornarão o padrão utilizado por desenvolvedores de hardware e software em todo o mundo.
Os documentos citados pelo "NYT" indicam ainda que a NSA trabalhou por várias vezes em conjunto com analistas britânicos. Segundo um memorando de 2010 obtido pelo jornal, a Central de Comunicações do Governo britânico foi informada sobre os esforços da agência americana e que "vastas quantidades de informação na internet que eram até então descartadas agora podem ser exploradas".
Outro documento citado pelo jornal, um documento de orçamento da inteligência americana, indica que a campanha da NSA para quebrar a proteção da internet continua até os dias de hoje.

O conteúdo é da Folha de S. Paulo

TelexFree: edital de ação civil pública é lançado no Acre

Os interessados em participar da ação devem comparecer à 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, no Acre, ou entrar em contato por telefone ou e-mail

Carro com marca da TelexFree no estado do Mato Grosso
Carro com a marca da TelexFree em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso (Ivan Pacheco)
Clientes de todo o país que tenham sido prejudicados pela TelexFree, investigada por formação de pirâmide, já podem consultar o edital da ação civil pública que tramitará contra a empresa e seus sócios. A 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco publicou o documento no Diário da Justiça na última segunda-feira. A ação foi proposta pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) em julho deste ano.
Os interessados em participar da ação devem comparecer à 2ª Vara localizada na Rua Benjamin Constant, nº 1165 no centro de Rio Branco ou entrar em contato por e-mail ou pelo telefone (68) 3211-5471. O edital tem validade de 20 dias.
Em julho, a promotora de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual do Acre, Alessandra Garcia Marques, divulgou nota pedindo que os investidores prejudicados pelo bloqueio de bens da TelexFree não entrassem com ações individuais contra a empresa. A justificativa era de que o próprio MP do Acre já havia ajuizado uma ação civil pública com o propósito de ressarcir os mais de mil "investidores" envolvidos.
A orientação veio poucos dias após o advogado Samir Badra Dib, de Rondonópolis (MT), ter conseguido na Justiça uma decisão favorável que previa a devolução da quantia que foi investida por ele no negócio (101 mil reais). Este foi o primeiro caso de um participante que conseguiu recuperar o investimento após o bloqueio de bens da empresa, em 18 de junho.
Na nota, Alessandra lembrou ainda da importância de se guardar todos os comprovantes de pagamentos feitos à empresa, o contrato firmado com a TelexFree e comprovantes de investimentos feitos de forma eletrônica. 
O MP pediu ainda que as pessoas prejudicadas não tentem intervir nas demandas coletivas ajuizadas pelo órgão, alegando que isso só "tumultuará a resolução do conflito e retardará o fim esperado dos processos". O pedido ocorreu depois que alguns investidores tentaram derrubar o bloqueio judicial da empresa, para que pudessem continuar recebendo seus rendimentos.
STF - Na última semana, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de uma ação cautelar, com pedido de liminar, ajuizada pela TelexFree com o objetivo de suspender bloqueio de bens da empresa decretado pela Justiça do Acre. Segundo a decisão do ministro, publicada no Diário da Justiça do STF, a cautelar era "inadmissível", pois não se enquadrava na jurisprudência do STF. Segundo Barroso, não é competência da Corte conceder medida cautelar para suspender recursos (no caso, o bloqueio de bens) de processos ainda não julgados pelo tribunal de origem - que, neste caso, é o do Acre, que foi autor do pedido.
O conteúdo é da VEJA

David Uip assume secretaria e diz que saúde não combina com política

Ele deu a declaração ao ser questionado sobre o impacto do programa \"Mais Médicos\", do governo federal


Fernanda Bassette - O Estado de S. Paulo

O médico infectologista David Uip tomou posse hoje pela manhã como novo secretário de Estado da Saúde de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes, na capital, afirmando que “saúde não combina com política, saúde combina com política pública” ao ser questionado sobre o impacto do programa “Mais Médicos”, do governo federal.
Em uma cerimônia com mais de 800 pessoas, disse que gestão será marcada pelo “cuidar de gente” e confirmou que há projetos para ampliar o programa de residência médica do Estado, a fim de ampliar a formação de médicos especialistas. 

Conforme antecipado pelo Estado na edição do último sábado, o programa, que vem sendo chamado de “Mais Residentes”, seria uma resposta ao programa federal, e reforçaria o contingente atual de 7 mil profissionais em formação no Estado (o que representa metade do total do País). “É uma forma de qualificar o serviço”, disse Uip. “Vamos investir em algumas especialidades, como pediatria e ortopedia. Residência não é mão de obra barata, é treinamento intensivo.”

O secretário afirmou também que uma de suas primeiras ações será visitar pessoalmente alguns hospitais do Estado para identificar problemas, entre eles os hospitais gerais de São Mateus, de Ferraz de Vasconcelos, de Taipas e o de Bauru. 
Uip substitui o médico e professor Giovanni Guido Cerri, que estava na pasta desde o início do governo, em 2011. 

Diretor do Instituto Emílio Ribas, Uip se aproximou do PSDB no fim dos anos 90 quando tratou do câncer do então governador Mário Covas. Com um perfil mais combativo, Uip é visto como mais preparado para enfrentar o debate sobre o programa “Mais Médicos” do governo federal e defender a pasta de eventuais ataques do PT.

O conteúdo é do ESTADÃO

Operação em São Roque cumpre 30 mandados de busca

Duas pessoas foram presas e dois adolescentes detidos por tráfico, além de várias porções de drogas apreendidas
A operação contou com 110 policiais civis de toda a Seccional de Sorocaba - Divulgação

Policiais civis cumpriram hoje em São Roque 30 mandados de busca após uma investigação sobre o tráfico de drogas na cidade. 
Duas pessoas foram presas e dois adolescentes detidos por tráfico, além de várias porções de drogas apreendidas. A operação foi denominada Mont Blanc, em alusão à cidade francesa Chamonix-Mont Blanc, que possui centro de ski, assim como a cidade de São Roque.

Há cerca de um mês, policiais da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Sorocaba iniciaram uma investigação para levantar os pontos de venda de drogas em São Roque e assim fazer um mapeamento do tráfico na cidade.

Hoje, foram apreendidos 300 frasconetes de cocaína, crack e algumas porções de maconha. Uma das pessoas presas por tráfico também é acusada de dois homicídios em São Roque. Com ela, foi apreendido um Citroen C4, que era utilizado para levar drogas para o bairro Amador Bueno, em Itapevi.

Além dos mandados de busca, havia dois mandados de prisão temporária, sendo que apenas um deles foi cumprido, resultando na prisão de um acusado de tentativa de homicídio.

Segundo o delegado titular da Dise, Alexandre Cassola, agora começa uma segunda etapa na investigação, de levantar quem são os fornecedores e traficantes na cidade. Por isso, os nomes dos acusados e presos não foram divulgados.

A operação contou com 110 policiais civis de toda a Seccional de Sorocaba, três cães farejadores da Polícia Civil e do Helicóptero Pelicano da Polícia Civil da capital. A coordenação foi da Dise Sorocaba, com os delegados Alexandre Cassola e Basílio César de Sá Cassar e dos delegados Marcelo Pontes e Oscar Garcia, da Delegacia de São Roque.

As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul

MEC confirma regras mais duras para o Enem 2013

Candidatos que fugirem ao tema proposto pelos examinadores para a redação terão suas provas anuladas

Marcela Mattos, de Brasília
Estudante antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
Estudante antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) (Douglas Magno/Futura Press)

Segundo as regras do Guia do Participante, todos os candidatos que fugirem ao tema proposto para a redação terão suas provas anuladas. No ano passado, casos como esse chegaram a receber 500 pontos, metade da nota máxima.O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta quinta-feira que adotará regras mais rígidas na correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. A medida já havia sido anunciada em maio, logo depois que vieram à tona textos da edição 2012 do exame em que os participantes haviam introduzidos em suas dissertações receitas de macarrão e até hinos de clube de futebol — obtendo, a despeito disso, notas consideradas razoáveis.
O guia apresenta, em detalhes, os critérios de correção adotados pelo MEC e esclarece dúvidas comuns dos candidatos, como a quantidade mínima de linhas para a elaboração do texto e as exigências quanto à aplicação do acordo ortográfico e ao respeito ao tema proposto. O material enumera, ainda, as cinco competências avaliadas pelos corretores, como a capacidade de organizar um argumento em defesa de um ponto de vista e de construir um texto com a aplicação de conceitos de diversas áreas.

As 5 competências avaliadas na redação do Enem

1 de 5

Domínio da norma padrão da língua escrita

O título da primeira competência avaliada pelos examinadores pode parecer complexo à primeira vista. Trata-se, na verdade, de um conceito simples. O que o Enem busca avaliar aqui é a capacidade dos estudantes de diferenciar os registros oral e escrito da língua. Um exemplo simples: no cotidiano, usamos a expressão "pra" (contração da preposição "para" e do artigo "a"). Ela pode se adequar perfeitamente a nossas conversas diárias, mas não fica bem quando precisamos fazer um discurso na formatura do colégio ou ainda ao escrever uma carta para a direção da empresa na qual trabalhamos. Nessas situações, deve-se primar pela clareza e pela precisão, possíveis graças à norma culta da língua. O examinador do Enem quer saber se o candidato conhece essas diferenças – e se sabe escrever usando o português correto.
Comentário do professor:
"É imprescindível obedecer às regras gramaticais no Enem. Não há espaço para brincadeiras aqui", afirma Tiago Fernandes, professor de redação do CPV Vestibulares.
Os candidatos encontrarão também exemplos de redações que obtiveram nota máxima no Enem 2012, com a exposição do texto e a análise dos corretores. Apesar de ter endurecido as regras de correção, alguns tipos de erros serão permitidos. Em um dos exemplos do guia, uma candidata escreveu a palavra “espanhóis” sem acento após, em duas situações anteriores, ter usado a grafia correta. A desatenção foi poupada pelos corretores.
"Um jovem que está fazendo o Enem está em um processo de domínio pleno da norma culta e tem de considerar as cinco competências que dão a qualidade da redação que ele está desenvolvendo. Quando houver um erro excepcional, específico, o candidato perderá ponto. Nesse caso ele repete a palavra corretamente e depois esquece, o que demonstra domínio da norma. É um caso limite", afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Luiz Cláudia Costa, ressaltou que o exemplo de desatenção foi colocado no guia com “finalidade pedagógica”.
Para a edição 2013 do exame, o número de corretores de redação cresceu 52%. A ampliação do quadro de avaliadores passou a ser necessária após as discrepâncias na nota total acima de 100 pontos passarem a exigir um terceiro corretor – em 2012 a nova avaliação ocorria apenas com diferenças a partir de 200 pontos. Todos os profissionais passaram por avaliação on-line e tiveram de apresentar desempenho superior a 7, em uma escala de 0 a 10, para serem classificados.
As inscrições para o Enem terminaram em maio e receberam 7,1 milhões de participantes. Os candidatos serão avaliados em quatro provas objetivas e uma de redação.
Gestantes – Outra situação que recebeu atenção especial do MEC foi a possibilidade de partos justamente no dia da prova — como aconteceu na edição do ano passado, quando uma candidata deu à luz durante a avaliação com ajuda de uma fiscal de prova. O ministério fez um levantamento entre as mulheres para checar quantas gestantes prestarão o exame.
Em outubro, mês da aplicação da prova, serão 3.018 grávidas, segundo pesquisa do MEC. Dessas, 517 candidatas têm o parto previsto entre os dias 20 e 31 de outubro – o exame será aplicado nos dias 26 e 27. “Precisamos colocar um suporte para a eventualidade de ter um novo parto e uma estrutura para chegar a tempo”, afirmou Mercadante.

Enem 2013 — Nos dias de prova

1 de 8

Local da prova

O local onde o candidato deverá realizar a prova constará do cartão de confirmação de inscrição — enviado pelo correio. É importante lembrar que é o participante do Enem quem escolhe, no ato da inscrição, o município onde fará a prova. Os locais também podem ser consultados no site do Inep

Para ter acesso a mais conteúdo acesse a VEJA:

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sorocaba - Preso acusado de roubar pizzaria no Éden

O cabeleireiro José Marcos de Arruda, 43 anos, vulgo "Fantasma" foi preso hoje após ser reconhecido no roubo a uma pizzaria no Éden, no último dia 15 de agosto. Policiais cumpriram mandado de prisão temporária na casa do acusado, na rua Sorocaba, Vila Astúrias. Um adolescente de 17 anos, que também teria participado desse roubo, também foi detido. 
José estava foragido da Penitenciária "Nestor Canoa", conhecida como Mirandópolis I, desde o dia 2 de abril deste ano. Ele já possuía passagens por roubos em São Caetano do Sul e Alumínio, além de furto e tráfico. 



Além do roubo a pizzaria, José e o adolescente foram reconhecidos no roubo de uma farmácia, também no Éden, no dia 10 de agosto. Neste dia, os dois roubaram o celular de uma cliente e o celular de uma funcionária. Hoje, quando o jovem foi detido, ele negou a participação, porém, o celular da cliente foi encontrado em sua posse. Ele já possuía passagem pela Fundação Casa por roubo, e hoje após detido, foi liberado. 

Na pizzaria, ambos foram reconhecidos através do monitoramento que existia no estabelecimento. José aparece vestido de preto, com cachecol, e o adolescente usava boné branco. Na ocasião, um casal de clientes e o comerciante foram rendidos por um homem armado sem capuz juntamente com outros dois indivíduos. Da pizzaria, foram levados R$ 1500 em dinheiro, um computador, dois celulares e uma carteira com documentos, que foram localizados no dia seguinte ao roubo. Hoje, quando foi preso, José confessou o roubo.


As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul

Comissão do Senado dos EUA aprova ação militar na Síria

Por 10 votos a 7, Comissão de Relações Exteriores aprovou projeto para intervenção


Cláudia Trevisan, correspondente em Washington
WASHINGTON - A Comissão de Relações Exteriores do Senado dos EUA aprovou nesta quarta-feira, 5, uma resolução para a intervenção militar na Síria. O projeto, aprovado por 10 votos a 7, dá a autorização para o presidente Barack Obama realizar uma ação militar limitada, sem enviar tropas americanas ao território sírio ou ultrapassar 90 dias de ataque.

Comissão do Senado aprova ação militar na Síria - Susan Walsh/AP
Susan Walsh/AP
Comissão do Senado aprova ação militar na Síria
O texto modifica a proposta enviada pelo presidente americano no sábado, quando ele anunciou que buscaria autorização do Congresso, depois de quase uma semana de movimentação que indicava uma ação iminente. Além do limite de tempo e da proibição de tropas, a proposta de resolução aprovada também exige que o governo apresente ao Congresso sua estratégia para que uma "solução política" seja alcançada na Síria.
O texto terá que ser votado pelo plenário do Senado na próxima semana, quando acaba o recesso parlamentar.
Obama justifica que uma ação na Síria é essencial para impedir que armas químicas sejam usadas novamente. Washington afirma ter provas de que o governo do presidente sírio, Bashar Assad, usou gás sarin no ataque de 21 de agosto, no qual 1.429 pessoas morreram.
Essa foi a primeira vez que legisladores votaram por autorizar uma ação militar desde outubro de 2002, quando o presidente George W. Bush foi autorizado a invadir o Iraque.
Na Câmara, está em andamento audiência pública na Comissão de Relações Exteriores com os secretários de Estado, John Kerry, de Defesa, Chuck Hagel, e o chefe do Estado Maior das Forças Armadas, general Martin Dempsey.
Número considerável de parlamentares dos partidos Democrata e Republicano levantam dúvidas sobre a eficácia da ação pretendida por Obama e os riscos que ela envolve, entre os quais uma possível reação de Assad que pode arrastar os americanos para a guerra civil síria.
Assista ao vídeo da votação na Comissão de Relações Exteriores do Senado americano:
 

O conteúdo é do ESTADÃO

terça-feira, 3 de setembro de 2013

MP denuncia pastor Marcos por associação para o tráfico

Foi pedida também a prisão preventiva dele e do traficante Marcinho VP

















O Ministério Público (MP) do Rio denunciou à Justiça, com pedido de prisão preventiva, o traficante Márcio Nepomuceno dos Santos, o Marcinho VP, e o pastor Marcos Pereira da Silva, da Assembleia de Deus dos Últimos Dias (Adud), pelo crime de associação para o tráfico. De acordo com o MP-RJ, a associação da dupla começou em 1993, quando pastor Marcos fazia trabalho de evangelização em presídios, delegacias e comunidades dominadas pelo tráfico.
Naquela época, Marcinho VP começava a ascender na estrutura do Comando Vermelho, maior facção criminosa do Rio, da qual é hoje um dos principais chefes. A denúncia diz que, no início, o pastor agia como "pombo-correio", levando ordens de chefes do tráfico que estavam presos para as comunidades onde atuavam.
Ele tiraria proveito do fato de ter acesso aos presos como pastor. No início dos anos 2000, o religioso passou a filmar as supostas ações de resgate, nas quais ele aparecia para salvar alguém que havia sido condenado à morte pelo "tribunal do tráfico" ou para conter rebeliões em unidades prisionais. De acordo com o MP, tudo não passava de encenação.
Segundo a denúncia do MP, em 2006 o pastor repassou ordens de traficantes presos aos comparsas soltos em favelas para promover os ataques a bases policiais e ônibus no Rio. A onda de violência foi uma forma de os traficantes protestarem contra o programa de isolamento deles em presídios federais, com a implantação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). O religioso está preso preventivamente desde maio acusado de estuprar duas fiéis da igreja.

(Com Estadão Conteúdo)

Câmara aprova por unanimidade fim do voto secreto em todas as votações

PEC tramita há doze anos na Casa, mas jamais foi prioridade entre os deputados; matéria agora segue para apreciação do Senado

Marcela Mattos, de Brasília
Câmara rejeita a PEC 37
Após votação na Câmara, PEC agora precisa ser aprovada no Senado (Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o fim do voto secreto para todas as votações do Congresso. Compareceram ao plenário para apreciação em segundo turno da matéria 452 deputados mais o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) – que não tem o voto contabilizado. Todos votaram pela aprovação da matéria, sem nenhuma alteração. 
A proposta de emenda à Constituição (PEC) tramita há doze anos na Casa, mas jamais foi prioridade entre os deputados. No entanto, na tentativa de reverter a constrangedora situação de ter criado a figura do deputado presidiário ao livrar o deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO) da cassação, na última quarta-feira, o tema voltou à pauta. Para entrar em vigor, porém, a PEC ainda tem de ser votada pelo Senado.
A proposta prevê o fim do sigilo nas deliberações da Câmara dos Deputados, do Senado e ainda das sessões conjuntas do Congresso. Também terão de abrir o voto as assembleias legislativas e as câmaras municipais. Atualmente, no parlamento, deputados e senadores têm o direito de se resguardar sob o anonimato em votações importantes, como a de cassações, análise de vetos presidenciais, indicações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e na eleição dos integrantes da Mesa Diretora, que elege os presidentes da Câmara e do Senado.
O texto que será encaminhado ao Senado chegou à Câmara em 2001 e foi aprovado, em primeiro turno, em 2006, na esteira das absolvições em massa de deputados mensaleiros. Na época, doze dos quinze parlamentares foram absolvidos das acusações de terem recebido recursos do esquema do valerioduto. Apenas José Dirceu, Roberto Jefferson e Pedro Corrêa foram cassados pelos pares, o que motivou pressões da opinião pública para que os parlamentares divulgassem publicamente se tinham votado contra ou a favor da perda de mandato dos mensaleiros. Desde então, a proposta foi retirada de pauta inúmeras vezes e permaneceu engavetada.
Blindagem – A sessão da última quarta-feira, porém, trouxe o tema novamente à tona. Blindados pelo voto secreto e também pelo alto índice de abstenções, os deputados mantiveram o mandato de Donadon, preso desde o fim de junho pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Nesta manhã, o presidente da Câmara anunciou a votação da proposta – o que causou imediato descontentamento de alguns parlamentares durante a reunião de líderes. Em uma votação realizada de forma aberta, como ocorre em casos de PECs, os deputados preferiram subir à tribuna nesta noite para defender a medida e tentar se descolar da responsabilidade de manter Donadon no cargo. 
A aprovação do fim do voto secreto se dá às vésperas do encerramento do julgamento do mensalão e pode ter impacto direto na votação da cassação de quatro deputados já condenados: João Paulo Cunha (PT-SP), José Genoino (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). Para ter efeitos, porém, a medida tem de ser anteriormente aprovada pelo Senado. “Vou conversar com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para que ele possa agilizar essa votação lá”, afirmou Alves. Dos mensaleiros condenados, apenas Henry compareceu à sessão.
Outra proposta –  Outra PEC sobre o fim do voto secreto também pode chegar ao plenário da Câmara em breve. Essa, de autoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), limita o voto aberto e determina o fim do sigilo apenas em casos de cassação de mandato. A proposta já foi aprovada no Senado e aguarda o tempo regimental de análise dentro da comissão especial para ser votada pelos deputados.
O presidente da Câmara afirmou nesta terça que a PEC do voto aberto para cassações de mandato poderá ser votada no próximo dia 18. Como a medida já foi aprovada no Senado, assim que receber o aval dos deputados, ela passará a entrar em vigor. A aprovação, no entanto, já encontra barreiras. “Se eu já votei voto aberto para tudo, eu não vou votar uma segunda PEC que é restritiva. É um negocio contraditório, não aceito”, avisou o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), responsável pela coordenação da segunda maior bancada da Câmara.
Ao longo desta terça-feira, parlamentares integrantes da Frente Parlamentar do Voto Aberto realizaram diversos atos para amenizar as críticas e convencer os parlamentares a aprovarem também essa proposta. 
O conteúdo é da VEJA

Música ajuda a melhorar saúde cardíaca

Pesquisa afirma que ouvir música durante a prática esportiva ajuda na manutenção e na recuperação dos vasos sanguíneos

música
Ouvir música em conjunto com um treinamento físico diário foi um tratamento mais efetivo para a saúde cardíaca do que a realização dos exercícios sem o acompanhamento musical (Thinkstock)
Uma nova pesquisa apresentada neste domingo no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizado em Amsterdã, na Holanda, mostrou que a audição de música pode ajudar na recuperação de pacientes com doença arterial coronariana. O ritmo e a banda não importam, desde que sigam o gosto musical do paciente — e que a música seja acompanhada por uma série de exercícios físicos.

Saiba mais

DOENÇA CORONARIANA
Também chamada de coronariopatia, é uma frequente doença cardiovascular na qual o transporte que leva o sangue ao músculo cardíaco está bloqueado parcial ou completamente. É provocada pelo depósito de colesterol e outras gorduras nas paredes das artérias coronárias. Embora atinja os dois sexos, acomete os homens em geral dez anos mais cedo e, geralmente, acomete as mulheres após a menopausa. Idade avançada, pertencer ao sexo masculino, e ter histórico familiar na doença na família são alguns dos fatores de risco do problema, que também envolvem hábitos de vida, como tabagismo, má alimentação, sedentarismo e obesidade.
Os pesquisadores já sabiam que a atividade física é uma importante ferramenta para melhorar a função das células endoteliais — que cobrem o interior dos vasos sanguíneos e são responsáveis por criar novas veias e recuperar as danificadas. Por isso, os exercícios costumam fazer parte do tratamento receitado a pacientes que tenham passado por doenças coronárias. "O treinamento físico tem sido usado para melhorar a função endotelial, e é a pedra fundamental de um programa multifacetado de reabilitação cardiovascular. No entanto, pouco se sabe sobre o papel da música na reabilitação desses pacientes”, diz Marina Deljanin Ilic, pesquisadora da Universidade de Nis, na Sérvia, e autora do estudo.
Em sua pesquisa, a cientista avaliou os efeitos da música sobre a recuperação de 74 pacientes com doença arterial coronariana. Para isso, ela mediu o nível em seu sangue de marcadores que indicam a ação das células endoteliais e, portanto, a recuperação de seus vasos sanguíneos.
Os pacientes foram divididos em três grupos. Dez foram submetidos a um tratamento que envolvia a audição de suas músicas preferidas durante 30 minutos por dia, 33 passaram por um treinamento físico aeróbico diário, e outros 31 pacientes foram submetidos a um tratamento que combinava tanto os exercícios físicos quanto a audição de música.
Três semanas após o início do experimento, os pesquisadores perceberam que os marcadores analisados haviam aumentado sua concentração no sangue dos três grupos de pacientes. Os voluntários que obtiveram os melhores resultados — apresentando uma taxa de função endotelial significantemente maior que os outros — foram aqueles que combinaram o tratamento musical com os exercícios físicos.
Eles foram seguidos pelo grupo que utilizou apenas os exercícios físicos e, em último lugar, apareceu o grupo que se utilizou apenas da música em seu tratamento. "Os benefícios da música para a saúde vascular podem ter acontecido por causa das endorfinas liberadas pelo cérebro quando ouvimos as músicas que gostamos”, diz Ilic.
Segundo a pesquisadora, a audição de música pode ser usada em conjunto com os exercícios físicos para melhorar a função endotelial e ajudar na recuperação de pacientes com doenças coronárias. “Não há uma música ideal para todos; os pacientes devem escolher aquelas que aumentem suas emoções positivas e os deixem felizes e descontraídos."
O conteúdo é da VEJA