sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Sorocaba - Lojas do Centro fazem "Liquida Tudo 2014" a partir de 2ª feira

A promoção abrange cerca de 750 lojas de Sorocaba
 "Esse estoque tem de se transformar em capital, pois temos compromissos para pagar" - Hudson Pessini  Pessoas vão encontrar preços bons, garante Hudson Pessini - ADIVAL B. PINTO


    Anderson Oliveira
anderson.oliveira@jcruzeiro.com.br 

Estabelecimentos comerciais da região central de Sorocaba iniciam, na próxima segunda-feira, o Liquida Tudo 2014. A iniciativa, que se estende até o dia 18, sábado, é organizada pela Associação do Centro de Sorocaba (Aceso) e tem o objetivo de alcançar a meta de vendas das lojas da região, que tiveram prejuízo no último mês. As promoções abrangem vários setores do comércio e cada loja terá, pelo menos, um produto com 50% de desconto. Cerca de 750 lojas devem participar da ação, de acordo com a Aceso, e poderão ser identificadas por meio de uma faixa colocada na entrada. 

Segundo Hudson Pessini, diretor de Relações Públicas da Aceso, a iniciativa em conjunto das lojas do Centro é resultado do baixo faturamento do último mês. "Quem empatou com as vendas de 2012, comemorou muito, soltou rojão, mas todo mundo ficou abaixo do esperado." Segundo ele, o Liquida Tudo também deve ajudar a liquidar o grande estoque que acabou ficando nos estabelecimentos comerciais. "Esse estoque tem de se transformar em capital, pois temos compromissos para pagar. A folha de pagamento agora de janeiro é altíssima, os impostos e as contas de luz e água também", destaca. 

A ideia é que as lojas coloquem, ao menos, um produto com 50% de desconto, revela Pessini. "Pelo menos um tem de ter esse desconto, mesmo que os demais sejam menores - mas podem até ser maiores -, pois isso foi o que caracterizou o sucesso do Liquida Tudo do ano passado." Ele garante, ainda, que "as pessoas que forem até o Centro vão ter a oportunidade de encontrar produtos com preço bom." 

Previsão 

Além da queda nas vendas do mês de dezembro, os lojistas do centro preveem que o mau desempenho nas vendas se repita neste ano, revela Hudson Pessini. "Não vai ser um ano muito fácil, porque vai passar muito rápido e o foco será prejudicado". Segundo ele, a ocorrência do Carnaval em março é um fator ruim, pois "o ano começa para os lojistas só após esse período." 

De acordo com ele, a Copa do Mundo no Brasil também deve atrapalhar o comércio, com exceção do setor de esportes, que será bastante beneficiado. "O Dia das Mães e o Dia dos Namorados estarão com o foco totalmente dividido." E acrescenta: "E depois começa também a eleição governamental e presidencial, que desfocam também e mexem com a rotina dos brasileiros e prejudicam as vendas." 

Diante disso, o representante da Aceso explica que o comerciante deve buscar segurança nesse ano. "O lojista vai ter que estar bem seguro; vai ter de comprar não muito a prazo, mais à vista, manter o estoque dentro do necessário e tentar fazer um controle financeiro maior para que não se complique". Ainda segundo Pessini, "o crescimento maior vai ser em 2015, por conta de todos os gastos deste ano. "Vamos ter a Copa, as eleições, e todo esse capital vai aquecer a economia, mas só deverá chegar aqui no próximo ano", finaliza. 

Dicas do Procon 

Para os que desejam aproveitar as promoções do pós-Natal, o Procon de São Paulo fornece uma série de dicas importantes. O órgão alerta, no entanto, para o comprometimento do orçamento com gastos típicos desta época do ano, como os impostos (IPTU e IPVA) e os uniformes e materiais escolares. Mas se ainda assim o consumidor tiver a possibilidade de ir às compras, as dicas são: 

- Verificar as ofertas antecipadamente e definir previamente o que precisa adquirir; 

- Não ter pressa e atentar para o estado do produto que está sendo comprado; 

- Todo produto durável possui garantia de 90 dias (mas não se esquecer do certificado); 

- Em caso de produtos vendidos com pequenos defeitos, exigir que o vendedor descrimine o problema na nota fiscal; 

- As lojas não são obrigadas a trocas produtos por motivo de cor, tamanho e gosto, a não ser que tenham se comprometido a isso por escrito, em etiquetas ou na nota fiscal; 

- Se o produto apresentar problemas, o fornecedor tem 30 dias para resolver a situação; caso contrário, ele deverá trocar a mercadoria ou devolver a quantia paga com correção monetária; 

- Sempre perguntar ao vendedor quais são as opções de pagamento oferecidas pela loja e escolher aquela que mais se encaixa ao orçamento; lembrando que o melhor é sempre pagar à vista; 

- Caso não pague à vista, o consumidor deve observar o contrato de financiamento e os juros cobrados; 

- Nos pagamentos com cartão de crédito, o valor do produto não deve sofrer alteração.

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