segunda-feira, 20 de junho de 2016

A preparação financeira Pré Crise

Parece coisa de profeta, mas não é! Prever um acontecimento ainda que pareça quase impossível em uma economia próspera em uma país emergente não é coisa de pessimistas, mas de visionários.



Durante o curso na faculdade de Marketing, além de aprender como resolver problemas de competitividade mercadológica, também aprendi a fazer previsões de problemas futuros. Mas em um país capitalista onde até os comunistas adoram abusar do consumo como resistir ao hábito do consumismo exagerado e desnecessário?

As campanhas de Publicidade e Propaganda, com a pincelada do Marketing estratégico traçam um plano quase infalível para que as pessoas sintam o desejo de consumo de muitos itens oferecidos, diariamente em revistas, internet, rádio, televisão, banners, outdoors, etc.... O processo repetitivo na frente de nossos olhos faz com que a sedução ganhe poder, sim, você está sendo seduzido a todo instante para consumir, as vezes isso pode desencadear um processo patológico já existente em você, que te leva a comprar sem necessidade, apenas por prazer.

Compramos então roupas caras só pra poder ostentar uma marca famosa, o celular mais top da loja, os calçados mais sofisticados e de marcas mais caras, o carro mais top da categoria e tudo isso apenas pra realizar o processo de satisfação pessoal e também de ostentação social. Mas e esses itens citados acima que ainda estão em seu poder e acabaram de ser substituídos por outros? Vamos tomar por exemplo o carro, afinal o brasileiro adora carros. A falta de ética profissional das agências não tem limites, fazem com que você veja seu carro que ainda está bom com maus olhos, e que você será mais valorizado pelas pessoas se possuir o carro do ano e dos mais caros. E acredite, realmente o culto ao materialismo faz com que as pessoas gostem de você pelo que possui em bens materiais e não pelo lado humano que você possui.

Mas cadê os preparativos para um momento de crise como a que está ocorrendo no Brasil? Você parou pra se planejar e guardar dinheiro pra um possível desemprego a médio e longo prazo? 

Imagem da Internet


Ser pão duro pode ser mau visto pela família e amigos, mas na hora das privações todos verão que você estava o tempo todo certo. Estar o tempo todo endividado não permitirá que você possa fazer um planejamento financeiro, uma poupança para emergências. O carro velho se tiver manutenção preventiva ainda vai te levar longe, lembre-se que os carros no Brasil são vendidos a preços absurdos, pagamos impostos em todos os bens de consumo.











Veja bem onde estão seus objetivos de vida, quais são as suas prioridades. Pessoas enriquecem através de pessoas que não pensam no futuro, que apenas gastam o tempo inteiro, o cartão de crédito está sempre no limite, e se não for impossível, muitas pessoas ainda vão até o gerente do banco pedir pra que aumente o limite de crédito. Daí não adianta jogar a culpa em terceiros pelas escolhas, pois esse perfil de consumidor está sempre cometendo os mesmo erros. Antes que me esqueça, a mídia manipulativa sempre distrai as massas através de futebol, novelas e carnaval. Não se pensa em futuro, apenas ilusões efêmeras que te levarão a frustração futura, onde vai faltar dinheiro pra muita coisa, e no caso de alguns, nunca faltará o dinheiro para o cigarro e a bebida. 

Pense no futuro!


Everton Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário