quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sorocaba - Pátio Cianê abre no Centro, mas só 25% das lojas estão prontas

Até dezembro, 50% das lojas devem estar abertas
Curiosos ficaram nas portas aguardando a abertura das portas do novo shopping - Aldo V. Silva

André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br

Com 25% das lojas em funcionamento, o Pátio Cianê Shopping abriu as portas ao público na tarde desta quinta-deira. Na inauguração, 70% das 21 operações na praça de alimentação, além de todas as âncoras e as cinco salas de cinemas, estavam disponíveis ao público. Segundo o superintendente do shopping, Maurício Ramos, a previsão é de que até o início de dezembro, 50% dos empreendimentos instalados no local estejam em funcionamento.

O empreendimento implantado pela empresa Saphyr Shopping Centers e Hemisfério Sul Investimentos (HSI), sob um investimento de R$ 360 milhões, tem 27 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), espaço que comporta o funcionamento de 207 lojas, 12 megalojas e 7 lojas âncoras, além de um espaço com bares e restaurantes ao ar livre.
Segundo informações da assessoria de imprensa do empreendimento, o número baixo de lojistas que abriram no primeiro dia se deu por falta de mão de obra na construção civil. "Algumas lojas não foram inauguradas devido à dificuldade dos lojistas em encontrar mão de obra disponível neste período, que foi marcado por outras inaugurações. Muitos deles possuem lojas em mais de um empreendimento."

O shopping, que foi construído na área da antiga fábrica de tecelagem Cianê, é composto por dois blocos - um deles com dois pisos - e um life style. O estacionamento possui 1.240 vagas, sendo a maioria delas coberta. Isso é possível já que foram instalados no empreendimento três subsolos na chamada área A e mais um na ala B.
De acordo com o superintendente do Pátio Cianê, praticamente 100% das áreas locáveis para lojas e megalojas já foram comercializadas, sendo que gradativamente serão inaugurados os espaços ao público. "Praticamente estamos com toda a ABL locada, só temos alguns espaços livres. No início de dezembro teremos cerca de 100 lojas abertas", relata. Todas essas atrações serão responsáveis por atrair um público diário estimado em 40 mil pessoas. "Mas nesse início, quando há essa vontade de conhecer o shopping, há uma expectativa um pouco maior", afirma.

Durante a inauguração ocorrida ontem, ainda havia alguns trabalhadores dando os toques finais no empreendimento, que, segundo Ramos, está em plenas condições de atender ao público. "Tudo está sendo acompanhado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, nós respeitamos todas as colocações, tudo o que foi pedido nós preservamos", diz. Dentro do shopping dá para perceber a preservação das características históricas de alguns locais do prédio, como no chão da praça de eventos, onde foi encontrado um pedaço da estrutura da antiga fábrica. Um piso de vidro foi colocado ali para as pessoas poderem conferir os arcos de tijolo e concreto.

Concorrência

O Pátio Cianê é o terceiro shopping inaugurado nos últimos três meses em Sorocaba, porém, o presidente da Saphyr, Paulo Stuart, não vê isso como algo negativo. "Sorocaba ficou muitos anos sem muitos shoppings centers e houve uma concentração de inaugurações nos últimos tempos. O conjunto desses shoppings oferece o privilégio da escolha. Acho que isso é uma das belezas da nossa atividade, trabalhar com o objetivo de satisfazer o consumidor. Aqui vai ganhar quem fizer melhor, tendo uma área de atendimento e um mix de lojas que atenda à necessidade do consumidor", afirma. 

Pela localização do empreendimento, que está ao lado do terminal de ônibus Santo Antônio, Stuart acredita que o sucesso do Pátio Cianê é praticamente garantido. "Nós temos uma localização privilegiadíssima, com um modal do terminal de ônibus, com quase 100 mil usuários por dia; temos a avenida Afonso Vergueiro, cruzando a cidade de leste a oeste; e o Centro, que fica a duas quadras do shopping", alega.

Para atrair ainda mais o público ao shopping, Stuart revela que deverá apostar nas áreas de lazer e cultura. Isso já teve início com uma ação em parceria com o artista plástico carioca Sidnei Tendler, há 13 anos radicado na Bélgica. Ele terá duas exposições no empreendimento, além de suas obras estamparem os tapumes das lojas que ainda não foram abertas. "O Centro é um espaço que está concentrando diversos eventos culturais, por isso, estamos buscando estabelecer, com a Secretaria de Educação e Cultura, uma parceria que nos possibilite trazer para o shopping muitos desses eventos", revela.

Familiares de vítimas de desabamento protestam em frente de shopping

- Pedro Negrão

Representantes de uma das sete famílias que perderam parentes no acidente provocado pela queda do muro lateral do shopping Pátio Cianê, em dezembro do ano passado, fizeram um protesto em frente ao empreendimento, que foi inaugurado hoje. A chuva, conforme os manifestantes, impediu que um número maior de pessoas engrossasse o ato. Terezinha Maria Marquine Airola, mãe de Evelin, Suelen e avó de Tiago, contou que recebeu assistência durante dois meses, mas a ajuda foi suspensa depois desse período sem maiores explicações.

Ela ingressou com ação no qual reclama indenização pelos danos que alega ter sofrido, mas reclama do "descaso". "Não fomos procurados mais, nem retornaram nossos contatos. Simplesmente nos ignoram. Não é justo passarmos por tanto sofrimento. Estamos todos muito abalados e não podemos passar por essa situação. Acho que um pouco de respeito seria necessário, até em nome da dignidade", disse. A reportagem tentou contato com a administração do shopping e encaminhou e-mail procurando saber do posicionamento sobre o protesto, porém ainda não obteve retorno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário