sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ônibus ainda desobedecem sinal vermelho na saída de terminal em Sorocaba

Presença de policiais militares no local inibe prática e avanço sobre faixa de pedestres
Presença de policiais inibe a invasão de faixa de pedestres - PEDRO NEGRÃO


     Leandro Nogueira
leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br 

Uma parte dos ônibus urbanos que sai do terminal Santo Antônio continua ignorando o semáforo vermelho para ingressar à direita na avenida Dr. Afonso Vergueiro, conforme constatado por volta das 17h30 de ontem pelo Cruzeiro do Sul. Hora esperam o semáforo abrir para fazer essa mesma manobra, hora não. Pela manhã, à obediência ao semáforo era mais constante. À tarde, ao menos dois ônibus entraram à direita com o farol vermelho: um antes da orientação de policiais militares e outro depois que os militares deixaram o local. 

Ao ser consultado por fiscais do transporte coletivo, por volta das 17h45 de ontem, um dos policiais que estava em patrulhamento no terminal opinou que os ônibus não poderiam invadir a faixa de pedestres com o sinal fechado. Os policiais estavam em uma viatura com a inscrição "trânsito", mas a serviço da Prefeitura, já que atuavam contratados pelo convênio Atividade Delegada. Diante da informação dos policiais, enquanto o semáforo estava fechado os ônibus aguardavam antes da faixa de segurança, garantindo a tranquilidade dos pedestres que passavam. 

Uma equipe de fiscais do terminal disse que há anos os ônibus entram à direita com o sinal vermelho, mas a presença dos policiais os deixou em dúvida se poderia haver multas. Assim que a viatura da Polícia Militar deixou o local, às 17h52, um único ônibus transpôs a faixa de pedestres com o farol vermelho. Até às 18h15, enquanto a reportagem permaneceu no terminal, os motoristas continuavam parando antes da faixa. Durante a manhã de ontem chegou a formar uma fila no interior do terminal devido à obediência ao semáforo. 

Na noite do último sábado, dia 11, um ônibus que deixava o terminal para ingressar na avenida Afonso Vergueiro à direita, apesar do sinal vermelho, atropelou e matou na hora a recepcionista Débora Aparecida Ferreira, 39 anos. O motorista disse à polícia que é de praxe os condutores ignorarem o semáforo para virar à direita. Dois dias depois, o presidente da Urbes, Renato Gianolla, afirmou haver orientação para os condutores agirem dessa forma. "O motorista tem razão quando diz que pode entrar. Ele não está entrando no vermelho, tem autorização para fazer uma direita livre", informou Gianolla à rádio Cruzeiro FM. 

Para o técnico eletrônico José Carlos de Sousa Campos, de 40 anos, ficou claro o descuido do motorista ao sair do terminal. "Minha esposa está tirando a carteira de habilitação e eu sempre digo a ela: é preciso olhar por você e pelos outros, tentar descobrir qual vai ser a atitude das pessoas que estão próximas a você no trânsito", ressalta. 

Já a vendedora Mayra Stuchi, 18 anos, relata que tem dificuldades em prestar atenção no trânsito, pois costuma usar o celular enquanto caminha pela rua. "Já fui atropelada por um carro, andando distraída pela rua. Estou sempre utilizando meu celular e por isso não consigo prestar muita atenção ao que está em minha volta", conta. 

José Medeiros, de 53 anos, relata que tem dificuldades em atravessar a faixa naquela saída do terminal, pois o fluxo de ônibus ali é grande. "Quando o ônibus invade a faixa de pedestres, tenho que dar a volta por trás, entrando no terminal", afirma ele. (colaborou Guilerme Maganhato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário