terça-feira, 26 de março de 2013

Prefeitura de Votorantim anuncia criação de parques



A Prefeitura de Votorantim pretende criar novos parques municipais nos próximos anos e entre as propostas está a área da cachoeira da Chave. Alguns dos bairros também serão beneficiados, como o Jardim Karolyne, Jardim São Lucas e Jardim Europa, informou ontem o diretor de planejamento e educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Ricardo Naccarati, que esteve presente na limpeza e plantio de mudas em um trecho da margem do rio Sorocaba em Votorantim, atividade que fez parte da Semana da Água da cidade.

"Já neste ano faremos todo o plano de especificações, o planejamento, contando, por exemplo, com embasamento técnico e elaboração do programa", revela. De acordo com Naccarati, dentre várias ações da Sema, será retomado o funcionamento da Sala Verde, anexa à Biblioteca Municipal situada no complexo Urbanístico José de Oliveira Souza, s/nº, que fica ao lado do Paço. "A Sala Verde funciona como um centro de educação ambiental para crianças, onde acontecem atividades e palestras." 

Além disso, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Votorantim também retoma seu funcionamento, após permanecer inativo o ano de 2012. As reuniões do conselho consultivo e deliberativo acontecem uma vez por mês, envolvendo 14 membros do poder público e da sociedade civil organizada. "Os principais temas que permeiam o Comdema são a formulação de diretrizes para a política municipal do meio ambiente, a proposição de normas legais, a conscientização ambiental da sociedade, a orientação do poder Executivo municipal nas ações ambientais, entre outros", comenta.

A programação da Semana da Água contou com o plantio de 60 mudas nativas, que aconteceu na parte da tarde de ontem, numa área atrás do terminal de ônibus. A ação também marcou o Dia do Rio Sorocaba em Votorantim. Naccarati conta que o objetivo dessas atividades é recuperar a vegetação na margem do rio, proporcionando a redução do assoreamento do leito do rio, bem como auxiliar a manutenção da qualidade das águas e a recomposição do habitat da fauna silvestre. "O que também é legal é que todo o lixo reciclável retirado das margens irá para a empresa Coopervoty. Além disso, queremos fazer uma recuperação da mata ciliar, criando um corredor ecológico, melhorando o trânsito da fauna", explica. 

Nesta terça-feira, acontece uma atividade com a população e escolas municipais na Feira das Águas, no Aquário Cultura, das 8h às 17h. Os participantes poderão conferir uma exposição de materiais e ações ambientais e participar de palestras, atividades interativas e lúdicas, atividades culturais, e aula de alongamento e yoga. O Aquário Cultura está localizado na praça de eventos Lecy de Campos, na avenida Moacir Oséias Guitte, 41.
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário