segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sorocaba - Roubos de veículos crescem e lideram estatísticas

Até setembro são 617 casos no ano, 55,4% a mais que o mesmo período de 2012
Setembro teve o maior número de roubos de veículos, 79, contra 65 em agosto - Arquivo JCS/Adival B. Pinto


     Rosimeire Silva
rosimeire.silva@jcruzeiro.com.br
O aumento de roubos de veículos continua a liderar os índices da criminalidade em Sorocaba. Segundo levantamento divulgado sexta-feira pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), até setembro foram 617 ocorrências, número 55,4% maior que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 397 casos. Em dois anos, o crescimento desse tipo de delito chega a 94%. Em setembro foi registrado o maior número de ocorrência no ano, com um total de 79 roubos de veículos, 21% acima dos 65 casos registrados no mês anterior.

Outros dois crimes considerados violentos também têm apresentado uma evolução crescente, que é o tráfico de entorpecentes e o homicídio doloso (quando existe a intenção de matar). Até setembro foram totalizadas em Sorocaba 905 ocorrências de tráfico, contra 576 registradas no mesmo período de 2011, uma alta de 57%. Em relação ao ano passado, o número de casos (703) subiu 28%. 

Em setembro também foi registrado o maior número de ocorrências do ano de homicídios culposos, com dez casos. No ano, as estatísticas da SSP somam 52 casos, 30% a mais que as 40 ocorrências registradas em igual período de 2011. Em relação ao ano passado, a alta é de 13%. As ocorrências de tentativa de homicídio tiveram redução de 3,8% em relação ao ano anterior, passando de 78 para 75 casos, mas ainda estão 15,3% acima do número de casos registrados em 2011 (65).
 
Ações efetivas 
O delegado assistente da Seccional de Sorocaba, Fábio Cafisso, afirmou que em relação às ocorrências de tráfico de entorpecentes, o aumento que consta nas estatísticas da criminalidade se referem às prisões efetuadas, o que demonstra maior eficiência nas ações das policiais civil, militar e da guarda municipal, no combate a esse tipo de crime. Ele argumentou que não é possível dimensionar o tráfico e o volume de drogas em circulação, pois esse tipo de crime só aparece quanto há a apreensão dos autores. 

Em relação ao crescimento dos casos de roubos de veículos, o delegado afirmou que está associado ao aumento da frota de veículos em circulação, tanto de motos como de carros. Para combater esse avanço, ele diz que as polícias estão intensificando as ações de repressão. No caso da Polícia Civil, citou que o serviço de inteligência tem atuado no monitoramento diário dos locais com maior número de ocorrências e no estudo de semelhanças entre os crimes praticados para direcionar as investigações. Já a Polícia Militar atua no policiamento ostensivo de forma preventiva e na varredura de locais suspeitos para localização de veículos.

Quanto aos homicídios, a polícia nem sempre atua de forma preventiva, pois muitas vezes estão relacionados a crimes passionais ou desentendimentos que acabam em morte, ou ainda casos de briga de trânsito. "Um tipo de crime imprevisível." O Cruzeiro do Sul encaminhou ao comando da Polícia Militar questionamentos sobre o aumento nos índices de criminalidade de Sorocaba, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário