sábado, 2 de novembro de 2013

Sorocaba - Interrupção no abastecimento de água atingirá 95% da cidade

Saae faz manutenção na ETA/Cerrado e deve faltar água nos próximos dias
Após a intervenção na ETA, restabelecimento do sistema será gradativo ao longo da semana - Arquivo JCS/Divulgação


Sthefany Lara
sthefany.lara@jcruzeiro.com.br

programa de estágio 

O abastecimento de água será interrompido em 95% dos imóveis de Sorocaba durante todo o dia de amanhã. Das 6h às 16h, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) realizará intervenções para a ampliação da capacidade de bombeamento da Estação de Tratamento de água Dr. Armando Pannunzio (ETA/Cerrado). Sorocaba tem aproximadamente 200 mil ligações de água (residencial, comercial e industrial). Somente os bairros Éden, Cajuru, Aparecidinha e Brigadeiro Tobias não enfrentarão o problema da falta de água, pois são abastecidos por outro sistema produtor - a Estação de Tratamento de Água Engenheiro Celso Eufrásio Monteiro (ETA/Éden). 

As intervenções do Saae acontecerão com a troca dos quatro transformadores da estação e seus cabos aéreos, que atualmente são de 500 quilowatts cada um, enquanto que os novos terão potência de mil quilowatts. Com isso, a capacidade de instalação de 2 mil será ampliada para 4 mil quilowatts. "Essas intervenções se fazem necessárias nesse momento para darmos início ao processo de substituição de todo o sistema de bombeamento da ETA/Cerrado, composto por transformadores, painéis, cabos e cinco grandes conjuntos de bombas de recalque, permitindo que ampliemos a capacidade de bombeamento da unidade em 48%, fato que vai refletir em melhorias no abastecimento da cidade como um todo", explica o diretor-geral da autarquia, Wilson Unterkircher Filho. 

Durante a operação, a ETA deixará de funcionar e, consequentemente, haverá total interrupção no processo de tratamento e distribuição de água. De acordo com o Saae, nos dias seguintes às intervenções programadas o abastecimento de água também permanecerá prejudicado em alguns períodos do dia, até que seja restabelecidos o sistema como um todo, o que deverá acontecer gradativamente ao longo semana. As bombas da ETA/Cerrado precisam ser acionadas, novamente, uma de cada vez, para que não haja risco de rompimento das tubulações. Além dessa paralisação total nas operações de tratamento e distribuição, haverá necessidade de interromper o funcionamento da ETA por mais outras duas vezes, para a continuidade da ação de substituição de equipamento. Porém, as datas para realização deste trabalho ainda não estão definidas. 

O Saae orienta que os moradores mantenham os reservatórios de seus imóveis em sua capacidade máxima até a noite de hoje e procure fazer uso da água com a máxima economia. A autarquia irá deixar os 51 reservatórios de distribuição existentes na cidade em sua capacidade total neste sábado, o que significa mais de 86 bilhões de litros de capacidade instalada de reserva de água. (Supervisão: Eduardo Santinon)

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário