quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sorocaba - Falta de segurança gera protesto




       Carlos Araújo
carlos.araujo@jcruzeiro.com.br
Um protesto realizado ontem à noite contra a falta de segurança reuniu mais de 50 moradores e comerciantes de Brigadeiro Tobias, bairro da zona leste de Sorocaba. Eles reivindicam posto policial no bairro. As citações de arrombamentos e assaltos são frequentes. No término do protesto, uma carreata de cerca de 30 carros teve quase todos os motoristas multados pela Polícia Militar, o que gerou reclamação dos participantes.

Segundo Leandro Aparecido Bussula, que também recebeu multa, a PM argumentou que os carros na rua prejudicaram o trânsito. A multa é de categoria gravíssima e corresponde a R$ 187, com perda de 7 pontos na carteira de habilitação.Quanto às razões do protesto em uma praça da avenida Bandeirantes, Bussula disse que na noite de anteontem um comércio foi arrombado e levaram mercadorias e dinheiro que havia no caixa.
 
Os outros registros são alarmantes. Segundo Bussula, um posto de gasolina foi assaltado cinco vezes e uma loja de artigos de R$ 1 foi roubada várias vezes. "Não tem posto policial, precisamos de posto policial aqui.", ele afirmou. Ele é vidraceiro e toma medidas de segurança, como instalação de alarme e pessoas que ficam atentas à movimentação do seu estabelecimento.

Em uma farmácia da avenida Bandeirantes, uma mulher, preferindo não se identificar, confirmou as informações de Bussula. "Brigadeiro é esquecido pelas autoridades", criticou a mulher, também reivindicando posto policial. "A gente dá um duro danado para ter as coisas", ela acrescentou, comparando o trabalho para obter o sustento e o patrimônio perdido nos roubos e furtos.

Outro problema que moradores e comerciantes apontam é a demora na chegada da polícia nos momentos em que ocorrem os problemas. Segundo eles, a polícia demora de uma a duas horas para chegar. Brigadeiro Tobias é um dos bairros mais tradicionais de Sorocaba. O bairro leva o nome de um personagem histórico da cidade, o Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fundador da Polícia Militar. O Casarão de Brigadeiro Tobias é outro marco do bairro, que fica ao lado da rodovia Raposo Tavares.

As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário