segunda-feira, 15 de julho de 2013

Academia da Força Aérea tem vagas para ambos os sexos


Curso da AFA dura 4 anos - Divulgação


O local de entrada para a carreira na Aeronáutica, ou Força Aérea Brasileira, é a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), localizada em Barbacena (MG). É exigido do candidato do sexo masculino o Ensino Fundamental completo. As inscrições ocorrem de junho a julho e o curso, que seria equivalente ao Ensino Médio, dura três anos. A prova para ingressar na Escola é composta por questões de português e matemática. 

Para quem quiser continuar investindo na carreira militar, por meio da Força Aérea, pode recorrer aos cursos de Oficiais Aviadores, Intendentes e Infantaria, oferecidos pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), para pessoas de ambos os sexos. Os cursos duram quatro anos e as inscrições ocorrem de maio a junho. A prova tem questões de português, inglês, matemática e física. 

O Ensino Médio completo é exigido pela Escola de Especialistas da Aeronáutica, localizada em Guaratinguetá (SP), que tem cursos de formação de sargentos. O curso básico tem duração de dois anos, as inscrições ocorrem de março a abril e setembro a outubro, e, na prova, são exigidos conhecimentos em português, inglês, matemática e física. O curso para a especialidade básica em Controle de Tráfego Aéreo tem duração de um ano e as inscrições ocorrem de abril a maio. O concurso tem uma prova de português, inglês, física e conhecimentos em informática. A Escola ainda fornece um estágio de adaptação à graduação de sargento da Aeronáutica, que dura 24 semanas. As inscrições ao concurso ocorrem de março a abril, composto por uma prova de português, inglês, conhecimentos especializados e prova prática da especialidade. 

A Aeronáutica ainda fornece cursos de nível superior em Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, da Computação e Aeroespacial, que possuem duração de cinco anos. As inscrições são realizadas em abril e a prova do processo seletivo é composta por questões de português, inglês, matemática e química. Os cursos acontecem no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). 

Para quem já é graduado nas áreas de Medicina e Enfermagem, o Centro de Instrução e Adaptação Aeronáutica, em Belo Horizonte (MG) oferece cursos para que esses profissionais estejam preparados para servir as Forças Armadas. A seleção é feita por meio de concurso público.

O conteúdo é do Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário