terça-feira, 16 de julho de 2013

Panamá encontra armamentos em navio da Coreia do Norte

Material bélico estava escondido entre o açúcar em embarcação vinda de Cuba

Presidente do Panamá postou imagem de parte do material bélico encontrado no navio
Presidente do Panamá postou imagem de parte do material bélico encontrado no navio (Reprodução / Twitter)
As autoridades do Panamá apreenderam na noite de segunda-feira um navio de bandeira norte-coreana que carregava armamentos escondidos debaixo de uma carga de açúcar mascavo. A embarcação vinha de Cuba com destino à Coreia do Norte e foi retida no porto de Manzanillo, localizado no lado do Atlântico do canal do Panamá.

O presidente panamenho Ricardo Martinelli confirmou a retenção e detalhou que "material bélico e balístico" foi encontrado em dois contêineres do navio. Martinelli pediu para as autoridades portuárias investigarem o caso e acrescentou que o capitão do navio e os 35 tripulantes ofereceram resistência antes de serem detidos. "Que o mundo saiba que material bélico não declarado não pode passar pelo Canal do Panamá", afirmou. O presidente postou em sua conta no Twitter uma foto de um grande tubo verde, que seria parte do material encontrado no navio.

Tentativa de suicídio - Em depoimento para a CNN, o ministro da Defesa do país, Jose Mulino, relatou que o capitão da embarcação tentou cometer suicídio quando o carregamento de armas foi descoberto. O ministro também informou que o material bélico foi encontrado entre uma carga de 250 quilos de açúcar mascavo.

Os marinheiros detidos foram levados à antiga base aeronaval americana de Sherman, atualmente dirigida pelo Serviço Naval do Panamá, para aguardar os desdobramentos da investigação. O Panamá pedirá suporte à ONU para avaliar qual o tipo de armamento que estava sendo transportado na embarcação e para determinar qual será o destino da tripulação.
As informações são da Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário