quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sorocaba - Nova UPH é inaugurada hoje e começa a funcionar amanhã

Unidade de urgência e emergência na zona leste vai atender 24 horas
UPH Zona Leste terá capacidade de até 30 mil consultas ao mês - Aldo V. Silva


     Giuliano Bonamim
giuliano.bonamin@jcruzeiro.com.br
A saúde de Sorocaba terá um reforço. Será inaugurada hoje, às 16h30, a terceira Unidade Pré-Hospitalar da cidade, na zona leste do município. O prédio fica numa área entre a avenida Carlos Sonetti, no Jardim Prestes de Barros, e a rua Nogueira Padilha, nas proximidades da rodovia Raposo Tavares (SP-270) e da Área de Transferência da Vila Hortência. Apesar da cerimônia, os atendimentos emergenciais e de urgência à população terão início somente amanhã, a partir das 7h.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a UPH Zona Leste funcionará 24 horas e oferecerá atendimentos a adultos e crianças, com médicos plantonistas na área de clínica geral e pediatria. Na retaguarda, serão 17 leitos disponíveis para observação, sendo 10 para adultos, cinco infantis e dois de isolamento. A unidade conta com setores como sala de espera, ala de atendimento e de urgência, sala de eletrocardiografia, sala de gesso/imobilização de fraturas, sala de exames de radiologia, posto de enfermagem e sala de inalação. O atendimento aos pacientes será feito pela entrada da rua Nogueira Padilha. Já o acolhimento aos socorridos pelas ambulâncias acontecerá pela entrada da avenida Carlos Sonetti.
 
Desafogar o sistema 
A UPH Zona Leste integrará a rede municipal de urgência e emergência e contribuirá para desafogar o sistema. A Prefeitura de Sorocaba acredita que será reduzida, inclusive, a procura pelo Pronto-Socorro Municipal, instalado na Santa Casa de Sorocaba. O planejamento da Prefeitura prevê que a nova UPH atenda os moradores das regiões leste e centro-sul de Sorocaba, cuja população é estimada em cerca de 150 mil habitantes. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, a unidade terá a capacidade de realizar até 30 mil consultas por mês. "Imediatamente, estamos estimando que a UPH Zona Leste será capaz de fazer 60% desse atendimento no primeiro semestre do convênio, ou seja, 18 mil atendimentos por mês. Esperamos que o número de atendimentos vá aumentando até alcançar os 30 mil durante o período do convênio", diz.

A nova UPH do município funcionará em prédio de propriedade do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). O local possui 1.967,63 metros quadrados de área construída e o BOS, por meio de convênio celebrado com a Prefeitura de Sorocaba, nos moldes da contratualização, será o responsável pela operacionalização e gerenciamento da unidade. De acordo com o presidente do BOS, Sérgio Gabriel, o local não será direcionado a internações de pacientes. "Funcionará com os mesmos moldes das unidades pré-hospitalares das zonas oeste e norte." Conforme o convênio firmado entre a prefeitura e o BOS, a administração pública repassará neste ano o valor de R$ 7.742.402,70. Para 2014, a quantia será de R$ 23.227.208,52. 

Prestação de contas 
Em 5 de junho, a Câmara Municipal aprovou lei que autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com o Banco de Olhos de Sorocaba. O texto diz que o BOS deverá enviar ao Legislativo um relatório mensal de suas atividades, estatístico, uma planilha das metas de qualidade e um relatório trimestral com a análise e as propostas de intervenções sobre o comportamento das metas físicas. O convênio terá vigência pelo prazo de 18 meses. Ele poderá ser renovado desde que haja parecer favorável da Comissão de Avaliação e Acompanhamento, até o limite de três anos.
O conteúdo é do Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário