sábado, 12 de outubro de 2013

Parque Quinzinho de Barros festeja 45 anos

Hoje é dia do lobo-guará - Arquivo JCS/Adival B. Pinto


     Lucas Spirim
lucas.spirim@jcruzeiro.com.br
     programa de estágio

Classificado pelo Ibama na "categoria A" entre os zoológicos brasileiros e referência na América Latina, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros completa 45 anos de fundação neste mês. E para comemorar a data, será realizada a partir de hoje uma programação especial para toda a população, que irá até o dia 25 de outubro. O objetivo é entreter os visitantes com atividades realizadas no próprio local, entre elas: visitar os bastidores do zoo; homenagens aos animais símbolos do parque; educação ambiental com jogos e brincadeiras e troca de experiências com profissionais que atuam nas áreas de educação ambiental e conservação.

Para abrir a programação, hoje, às 15h, será a comemorado o Dia Nacional do Lobo-Guará, na qual apresentará ao público os dois filhotes machos de lobo-guará recém nascidos. Além disso, divulgarão os nomes mais votados para os filhotes, numa campanha que vem desde setembro no parque. Neste dia, também serão realizadas oficinas de tinta de terra, bolas de semente nos quiosques do parque, e ainda a exposição "A Casa do Lobo-Guará".

De 15 a 19, será mostrado ao público o que acontece nos bastidores e no dia a dia do zoológico, na edição "Curtindo o Zoo". As visitas são realizadas nos períodos da manhã e da tarde. Para participar é necessário se inscrever pelo número 3227-5454, que é gratuita. Já no dia 19, das 10h às 16h, terá a atividade "Tarde Recreativa no Zoo". Nessa data a programação é feita especialmente às crianças, com jogos e brincadeiras voltadas à educação ambiental e ao lazer.

No dia 20, que é comemorada a fundação do zoológico, os visitantes poderão conferir as homenagens feitas aos animais símbolos do parque, dentre eles os elefantes, hipopótamos e lobos-guará. Então, um bolo de aniversário será dado para esses animais com uma dieta especial de sua alimentação. E a Companhia Artística Semeando Encanto apresentará, às 15h, uma história com temática socioambiental.

A fim de fazer as pessoas utilizarem a arte para que se conectem com seu entorno e a comunidade, o zoológico abrirá suas portas, em 21 de outubro, para que todas as pessoas participem da atividade "The Big Draw - O Grande Desenho". Além disso, artistas da região que quiserem mostrar seu trabalho poderão grafitar nos contêineres do parque. O evento começa às 10h e a inscrição deve ser feita pelo telefone 3227-5454.

Fechando a programação, um simpósio Educação e Conservação - desafios e possibilidades será realizado com renomados profissionais que atuam na área de educação ambiental e conservação, com o objetivo de discutir os principais problemas encontrados, assim proporcionando um aprendizado a quem os ouve. O simpósio acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, das 9h às 16h30. As atividades são organizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. (Supervisão: Admir Machado)
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário