sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sorocaba - Incidência de roubos a transeuntes e comércios deixa polícia em alerta

Nos últimos cinco meses, foram registrados 250 de assaltos a pedestres, o que representa 42 casos por mês
Polícia recomenda cuidado com objetos pessoais em locais públicos, que podem atrair ladrões - Fábio Rogério


     Amilton Lourenço
amilton.lourenco@jcruzeiro.com.br
Passos rápidos, olhar atento, carteira com pouco dinheiro, uso de celular apenas em local seguro e bolsa bem junto ao corpo. A postura defensiva é recomendada tanto pela Polícia Civil como pela Militar, que buscam reduzir a incidência de roubos nas ruas e estabelecimentos comerciais da cidade. Os cuidados sugeridos pelos policiais se justificam pelo número de ocorrências desse tipo de crime nos últimos cinco meses. Foram registrados 250 de assaltos a transeuntes no período, o que representa 42 casos por mês. 

Na maioria dos casos, aponta a Polícia Civil, as vítimas indefesas são abordadas por indivíduos que chegam armados e em motocicletas adulteradas. Esse tipo de veículo também é frequentemente utilizado em assaltos a estabelecimentos comerciais, já que facilitam a fuga dos bandidos. Para tentar conter o aumento desses dois tipos de crime, a Polícia Militar deflagrou na sexta-feira passada a operação Cavalo de Aço, que o objetivo de coibir condutores inabilitados, veículos sem procedência ou com falta de documentação. As blitze prosseguem em pontos e horários indefinidos.

"Mapeamos a cidade e priorizamos os locais onde há maior incidência de assaltos, envolvendo esse tipo de veículo. Inicialmente, a operação prossegue até esta sexta-feira, mas será repetida com frequência até o final do ano, já que neste período também aumenta a movimentação nas ruas e comércio da cidade", informou o tenente da Polícia Militar, Divaldil de Souza Rocha Segundo. O balanço da operação, informa o tenente, será divulgado somente no final. 

Mas além dos bloqueios, a PM pretende lançar uma campanha de orientação aos transeuntes e comerciantes. "Além de combater o crime com a intensificação da fiscalização nas ruas, pretendemos lançar um material de orientação contra roubos e assaltos", afirma Divaldil de Souza. O material, adiantou o tenente, trará informações sobre como evitar golpes em caixas eletrônicos, cuidados na utilização de aparelhos celulares e eletrônicos em locais públicos e atenção na condução de veículos em locais de risco.
 
"Muitas vezes as pessoas andam de carro com o vidro aberto e com bolsas e aparelhos celulares à mostra. Muitos também deixam as agências bancárias e caixas eletrônicos contando dinheiro que acabaram de sacar. Esses são apenas dois exemplos de procedimentos inadequados e que são atrativos para os bandidos", afirma o policial militar. 

Cuidados em vias públicas 
Na opinião do delegado Fábio Cafisso, a prevenção é uma das principais armas contra os bandidos. "A polícia deve se esforçar ao máximo para oferecer segurança à população, mas os cidadãos também podem contribuir. São medidas simples, mas eficazes contra os bandidos", diz o delegado. 

Na lista de orientações, ele cita: evitar locais suspeitos como ruas escuras em horários de pouca movimentação; não ostentar objetos de valor quando estiver caminhando pelas ruas; não estacionar e permanecer dentro de veículos em locais com pouca iluminação; nunca reagir em caso de assaltos; não andar com celular na mão; e evitar caminhar durante a madrugada. 

"Parece redundante, mas se analisarmos os boletins de ocorrência, principalmente, os de casos de assaltos a transeuntes, podemos constatar que houve certa imprudência da vítima em grande parte dos casos."

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário