segunda-feira, 27 de maio de 2013

Em Sorocaba, Unesp aplica prova para 2.367 candidatos

A lista dos classificados nesta 1ª fase será divulgada no dia 10 de julho
Carolina Santana
carolina.santana@jcruzeiro.com.br 

A prova da primeira fase do vestibular do meio de ano 2013 da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) aconteceu neste domingo. Na cidade foram 2.367 candidatos que disputaram vagas espalhadas por todo o Estado. O resultado da primeira fase será divulgado no dia 10 de julho na página da Vunesp e no endereço www.vestibular.unesp.br. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 22 e 23 de junho.

Lucas de Santos Mendes, 17 anos, está concorrendo a uma vaga para o curso de Zootecnia que é aplicado na cidade de Dracena. No câmpus de Sorocaba, são 100 vagas para os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Controle e Automação.
Lucas, que é da cidade de Itapetininga, considerou a prova razoável no quesito dificuldade. Já formado no Ensino Médio, o jovem conta que faz cursinho preparatório para o vestibular. Além das aulas convencionais, o candidato fica na escola também no período da tarde. "Acho mais fácil estudar, me concentrar na escola do que em casa", justifica. Apesar de estar concorrendo a uma vaga no curso de Zootecnia, o que Lucas quer mesmo é fazer Veterinária. "Se eu passar não sei se vou fazer. Ainda vou fazer as provas da Unesp para Veterinária que acontecem no final do ano", revela. O jovem contou ainda que fazer a prova foi mais um teste para o final do ano. Além da Unesp, ele vai tentar outras instituições, como a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Londrina (UEL). 

Também pensando nas provas do final do ano, Letícia Barbieri, 16 anos, prestou vestibular neste domingo para o curso de Agronomia, em Registro. "O que eu quero mesmo é fazer Química na Unicamp (Universidade de Campinas). Hoje (ontem) a prova foi para ver se estou estudando direito", revela a jovem que é de Itu e cursa o último ano do Ensino Médio.

Treineiros
Entre os que fizeram a prova neste domingo estavam também os treineiros, pessoas que fazem o vestibular apenas para treinar, como o próprio nome diz. Por isso, não concorrem efetivamente a uma vaga. Essa opção normalmente é escolhida por jovens que ainda não terminaram o Ensino Médio e querem conhecer na prática a dinâmica de um vestibular. Gustavo Galdino, 17 anos, é um dos treineiros. Como opção de curso ele escolheu Engenharia de Controle e Automação, oferecido em Sorocaba. "É uma forma de nos prepararmos para quando a prova for para valer", comentou o jovem que pretende fazer o curso de Economia. Sobre a prova, Gustavo a considerou razoável. Cursando o terceiro ano do Ensino Médio o jovem conta que caso não passe em nenhuma faculdade no final do ano vai fazer cursinho preparatório. "Sempre ajuda, direciona nossos estudos", complementa.

Também como treineira Deisy Daniela Siqueira, 20 anos, prestou prova para o curso de Zootecnia. "Não achei nem fácil nem difícil", disse. Como faz cursinho pré-vestibular, a jovem disse não ter tido dificuldade para completar as 90 questões de múltipla escolha da primeira fase. 
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário