terça-feira, 7 de maio de 2013

Número de casos da dengue sobe para 569 em Sorocaba

Abner Laurindo
abner.laurindo@jcruzeiro.com.br

Sorocaba fica ainda mais perto de uma epidemia de dengue. Na última semana a Prefeitura confirmou mais 26 casos da doença, totalizando 569 casos, ante 543 na semana anterior. Dentro do total de infectados pela dengue em 2013, 476 são autóctones e 93 importados. Desde o início do ano até o dia 3 de maio, foram notificados 11.263 casos suspeitos, sendo que 10.694 foram descartados. A prefeitura reconhece um único óbito pela doença. As ocorrências ainda configuram surto de dengue na cidade.

Os números foram divulgados ontem à tarde pela Secretaria de Comunicação (Secom) no Boletim Epidemiológico da Área da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES). De acordo com a Vigilância, o número de casos de dengue confirmados nas últimas semanas está menor do que o registrado no mesmo período de 2011, ano em que a cidade também enfrentou um surto.

A diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, alerta para que os sorocabanos mantenham os hábitos preventivos contra a doença mesmo com a queda da temperatura ocorrida nos últimos dias. "O combate ao mosquito da dengue, especialmente nos domicílios, deve ser feito semanalmente. Mesmo com as temperaturas mais amenas, é necessário que cada cidadão faça sua parte e elimine de sua casa todos os materiais que possam acumular água da chuva e, assim, possam ser criadouros do mosquito da dengue", diz Daniela. ¤ 

Probabilidade de epidemia 
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e o secretário da Saúde, Armando Raggio, anunciaram em entrevista coletiva em 15 de fevereiro que a epidemia poderia ocorrer entre março e abril, quando havia a probabilidade de os casos de dengue atingirem mais de 600 registros - e que poderiam chegar a 1.000 ou mais. 

Devido a essa expectativa, Pannunzio anunciou um conjunto de medidas para que o município se preparasse para uma situação mais preocupante. Entre elas, ampliou o horário de atendimento de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais três horas -das 7h às 22h, ante o horário normalmente praticado das 7h às 19h. Segundo a Área da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) 569 casos ainda configuram o surto da doença - uma fase anterior à epidemia.


As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário