domingo, 5 de maio de 2013

PMs participam de programa que foca qualidade de vida


No início do programa foram tiradas medidas dos PMs participantes (Foto: Divulgação/PM)
 

 

CONSCIENTIZAÇÃO QUE GERA SAÚDE

O Comando de Policiamento do Interior (CPI-7) deu início, na última semana, a Campanha de Controle e Busca do Peso Ideal, referente ao Programa Permanente de Valorização Profissional e Qualidade de Vida dos Profissionais de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O evento tem duração de 12 encontros com encerramento previsto para o dia 4 de junho. Em Sorocaba, cerca de 30 PMs estão participando das atividades que focam a reeducação alimentar. Após esse programa, outros com novos objetivos serão aplicados.

Em toda terça e quinta-feiras pela manhã, antes de começar a trabalhar, policiais militares, cuja maioria é do setor administrativo, reúnem-se no pátio do CPI-7, localizado na Vila São Caetano, para desenvolver atividades físicas, que são aplicadas no intuito de conscientizar cada participante sobre a importância da reeducação alimentar que resulta na boa qualidade de vida. De acordo com a 1ª tenente PM Cristiane Ribeiro Sampaio Brisida, chefe do setor de assuntos civis do comando, a ideia não é emagrecer ninguém e sim, alertar sobre os perigos da obesidade e doenças associadas. “Para esta campanha, temos profissionais que orientam sobre nutrição e a importância da atividade física regular.”

Oficiais e praças da Escola de Educação Física da PM, formados em Educação Física, são os responsáveis pelo condicionamento físico dos participantes, com treinamento aeróbico leve a moderado, treinamento de circuitos, resistência, RML, etc. Porém a corporação oferece ainda ensinamentos com profissionais da área da saúde física e emocional. “São orientações com psicólogos sobre ansiedade, por exemplo; e também com médicos sobre a obesidade.” A cada encontro, um desses especialistas reúne o grupo de PMs para a conversa especial.

Na última semana, os participantes passaram também por medição do índice de massa corpórea, que será novamente medida no final do programa, em junho. Deste acontecimento participaram PMs das cidades vizinhas de Itapetininga, Avaré e Itapeva. Nas próximas atividades, os policiais dessas cidades farão seus exercícios nas próprias corporações. “Eles voltam a se encontrar no encerramento do programa para a medição final. Enquanto isso recebem os profissionais em suas cidades para a pratica dos exercícios.”

NOVOS PROGRAMAS – No decorrer deste ano, novas atividades deverão ser oferecidas aos PMs voluntários. Conforme acabar um evento, outro terá início logo em seguida. Segundo a tenente Cristiane, depois da Campanha de Controle e Busca do Peso Ideal, será a vez da Campanha e Clínica de Reeducação Postural. Logo em seguida vem a Preventiva contra o Câncer, a de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes, a Antitabagismo, a contra o Estresse, e a de Fortalecimento da Imagem Institucional. “Todos os programas seguem a padronização do Estado de São Paulo e as atividades são aplicadas ao mesmo tempo. Ao acabar uma, terá início outra.”

As informações são do Jornal Diário de Sorocaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário